10 de junho de 2011

 

Começa hoje I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas da Bahia

Hoje, sexta, às 20h, no Hotel Fiesta, Itaigara, começa o I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas da Bahia. Paulo Henrique Amorim (do CONVERSA AFIADA e da Rede Record) vai proferir a conferência “Democratização da Mídia e Marco Regulatório”. O encontro acontece com apoio do Governo Wagner. A inscrição é gratuita. Amanhã, sábado (11), às 9h, Robinson Almeida, secretário de Comunicação fala sobre “Políticas Públicas de comunicação e democratização das verbas publicitárias”. Às 10h30 começam os grupos temáticos. O deputado Emiliano José (PT), membro da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão está no Grupo II, sobre “Regulação na Internet”, junto com o professor Penildon Silva.

9 de junho de 2011

 

Segunda-feira, 13, István Mészáros faz conferência e lança livros na Faculdade de Filosofia da UFBA

István Mészáros, um dos maiores pensadores marxistas da atualidade, na próxima segunda-feira, 13 de junho, 18h, estará presente no II Encontro de São Lázaro, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia. Ele foi a São Paulo e irá também a Fortaleza e Rio de Janeiro.

O filósofo húngaro vai proferir a conferência “Crise estrutural necessita de mudança estrutural”. A conferência marca o lançamento de três novos títulos da Editora Boitempo: o segundo volume de “estrutura Social e Formas de Consciência” da autoria de Mészáros, o livro-homenagem “István Mészáros e os desafios do tempo histórico”, organizado por Ivana Jinkings e Rodrigo Nobile, e ainda o número 16 da revista Margem Esquerda, publicação semestral de ensaios marxistas, que inclui um artigo do próprio filósofo.

Em homenagem à trajetória intelectual de um dos maiores pensadores marxistas da atualidade, a Editora Boitempo publica "István Mészáros e os desafios do tempo histórico", coletânea de ensaios de renomados intelectuais do Brasil e do exterior sobre os escritos fundamentais do filósofo húngaro.

O livro traz as reflexões que resultaram da última visita de István Mészáros ao país, em 2009, quando foi tema do III Seminário Internacional Margem Esquerda e palestrou em universidades de oito cidades brasileiras, com público estimado de 4 mil pessoas. Figuram na lista 22 articulistas convidados a revelar o arcabouço intelectual mészáriano, de militância e comprometimento absoluto com uma mudança social radical da sociedade.


LEIA MAIS NA PÁGINA OFICIAL DE MÉSZÁROS NO BRASIL

 

STF apóia Lula, derrota Berlusconi e Gilmar Mendes, e liberta Battisti

O Supremo Tribunal Federal reconheceu a prerrogativa política de o presidente da República conceder refúgio político. Foi o caso do ex- presidente Lula que tomou essa decisão em relação ao ativista Cesare Battisti. O STF, finalmente, mandou libertar o italiano. Relator do caso, Gilmar Mendes votou contra Battisti e Lula e apoiou reclamação do governo Silvio Berlusconi, que insistia na extradição. Mas, junto com o presidente do STF, Cezar Peluso, foi derrotado pela maioria da Corte. Advogados vão pedir visto permanente para Battisti, que deve voltar a ser escritor.

A Agência Carta Maior publicou um texto da autoria de André Barrocal. Ele resume o quadro, sem se contaminar pela politização do episódio adotada pela reacionária mídia brasileira. O ex-ativista italiano ficou preso injustamente durante quatro anos. No final, o STF deu a vitória ao ex-presidente Lula e derrotou o primeiro-ministro da Itália, Sílvio Berlusconi, que elegeu Battisti para boi de piranha em sua campanha de direita. No STF, ganhou a posição dos que consideraram o caso uma questão política, de soberania nacional. Perdeu Gilmar Mendes que considerava o caso uma questão puramente jurídica.

LEIA MAIS NA CARTA MAIOR

 

Por 6 a 3, STF garante soberania nacional e liberta Cesare Battisti

Cesare Battisti já está livre. Saiu do cárcere da Papuda, em Brasília, e foi direto para um hotel, sem dar entrevistas, pois é um refugiado político. Seis ministros votaram pela imediata libertação do ex-militante italiano. Três votaram contra, e entre os três, naturalmente, o ministro tucano Gilmar Mendes que, desde o início, contaminou o processo por divergência política com o PT e o ex-presidente Lula. Se o STF cedesse, seria a total desmoralização do Brasil perante o mundo.

Cesare Battisti foi condenado na Itália pelo suposto assassinato de quatro pessoas na década de 1970, quando integrava um grupo extremista de extrema-esquerda. O ex-presidente Lula decidiu soberanamente conceder asilo a Battisti. Não vou nem entrar no mérito do processo italiano, transcorrido à revelia e baseado em testemunhas com “delação premiada”. A mídia brasileira, o PIG, embarcou no discurso do governo italiano tentando questionar uma decisão do governo brasileiro.

A decisão do ex-presidente Lula foi justa e de acordo com a tradição brasileira de conceder asilo político. Um ato de soberania. Afinal, já se passaram 32 anos. A própria imprensa apurou que há 30 anos Battisti, atualmente com 60 anos, é um pacato escritor de livros policiais.

Felizmente o STF caiu em si. A Itália neste episódio se dirigiu ao Brasil de forma insultuosa e agressiva. Seria mesmo uma humilhação internacional. Como afirmou o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, o governo italiano não tem direito de opinar sobre um processo que tramita em tribunal brasileiro. Nem cabe ao Brasil discutir os motivos que ensejaram o pedido de extradição. O presidente da República concedeu asilo político. C´est fini.

Cesare Battisti, seja bem-vindo!

 

“Sabedoria e norma culta, desde Stalin e Mussolini, não têm quase nada em comum”

A opinião do empresário Ricardo Semler sobre o livro aprovado pelo MEC “Por uma vida melhor” faz sentido, ao contrário das opiniões de alguns jornalistas baianos. Ricardo Semler não é nenhum ignorante. Foi scholar da Harvard Law School e professor de MBA no MIT, nos EUA. É autor de “Virando a mesa” e “Você está louco”,dois livros que venderam, juntos, dois milhões de exemplares. A diferença entre a opinião dele e de certos jornalistas é que ele LEU o livro.

Na Folha (06/06) ele escreveu o artigo “Última flor do laço”. Segue um trecho:

“Li o livro aprovado pelo MEC e o achei bom - que exista e seja distribuído. Os alunos contemporâneos têm que discutir como se faz a adaptação de uma linguagem para que seja acessível e democrática, como os EUA fizeram com o inglês, que tem apenas 25 mil palavras cotidianamente usadas contra 49 mil empregadas na Inglaterra.

O livro “Por uma vida melhor” aceita a concordância “errada”, mas defende a norma culta e explica que o significado é compreensível mesmo com “equívocos”.

"Se nóis falemo errado", não é só questão de exigir melhores professores e policiamento intelectual; é também precido reduzir as regras e as complicações para flexibilizar a língua. Isso permitiria maior acesso às profissões, bem como ascensão social, sem o preconceito do uso da linguagem exata.

Em vez de ficar em mãos de eruditos empoeirados, as novas normas lingüísticas deveriam ser editadas por comissões paritárias do país. Nada impede que os interessados continuem levando as preciosidades a patamares olímpicos, como forma de arte ou mesmo por masturbação mental.

Mussolini era torcedor da Lazio, que á a região da Itália de onde saiu a última flor do Latim a que Bilac se refere, o Português.

Como sabemos, desde Mussolini e Stalin, sabedoria e norma culta não têm quase nada em comum. Isso seria bem lembrado nos chás das academias de vosmecês”.

NB – Achei bastante instrutivo o artigo de Ricardo Semler. O jornalão do PIG não publica apenas lixo. Semler acha que a questão antropológica de comunicação não está em jogo quando um livro, como o “Por uma vida melhor”, é assediado pelo patrulhamento multi-ideológico.

Semler faz uma referência a Evanildo Bechara, da “embolorada ABL”, que defende na revista Veja, que a norma culta continue cobrando pedágio de acesso ao mundo superior. Sem dúvida, negar o aprendizado da língua culta é inaceitável. Caberia só discutir o que é suficiente.

Por outro lado, exigir o domínio da língua culta, desenvolvida a esse nível por, e para, as elites é fator de formação de CASTAS.

É isso.

8 de junho de 2011

 

Saiu programação do II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas

A programação oficial do II Encontro Nacional dos Progressistas (BlogProg), tem como eixo principal a luta pela democratização dos meios de comunicação, por um novo marco regulatório para o setor e pela implantação e aperfeiçoamento do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Além disso, ela contempla, em várias oficinas, inúmeros temas de interesse da blogosfera. A programação pode sofrer alguns ajustes, com uma palestra do ex-presidente Lula, por exemplo, que já confirmou a presença no encontro.

O II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas será realizado nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2011.

Local: Centro de Convenção da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC)

SGAS. Avenida W-5, Quadra 902, Bloco C – Telefone: (61) 3214-8000 - Brasília – DF

DIA 17 de junho, sexta-feira

17 horas – Início do credenciamento.
19 horas – Palestra do ministro Paulo Bernardo sobre os desafios da comunicação no governo Dilma Rousseff;
21 horas – Festa de confraternização.

DIA 18 de junho, sábado

9 horas – A luta por um novo marco regulatório da comunicação.
- Deputada Luiza Erundina – coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão;
- Jurista Fábio Konder Comparato - autor da Ação de Omissão (ADO) do Congresso Nacional na regulamentação da comunicação;
- Professor Venício Lima – autor do livro recém-lançado “Regulação das Comunicações”.

14 horas – OFICINAS AUTOGESTIONADAS E SIMULTÂNEAS

1- Os partidos e a luta pela democratização da comunicação.
- José Dirceu (PT), João Arruda (PMDB), Brizola Neto (PDT),
Renato Rabelo (PCdoB), Randolfe Rodrigues (PSOL) – mediação: José Augusto
Valente;

2- O sindicalismo na era da internet.
- Artur Henrique (CUT), Luis Carlos Mota (FS), Nivaldo Santana (CTB), Ricardo Patah (UGT),
Ubiraci Dantas (CGTB) e Toninho (Diap) – mediação: Rita Casaro;

3- A política da internet, tecnologias e a neutralidade na rede.
- Sérgio Amadeu, Marcelo Branco, Ricardo Poppi, José Carlos Caribé, Tatiane Pires –
mediação: Diego Casaes;

4- Arte, humor e militância na internet: compartilhando experiências.
- Mediação: Sérgio Teles;

5- Reforma agrária e as perspectivas na comunicação.
- Gilmar Mauro, Rodrigo Vianna, Letícia Silva, Sergio Sauer – mediação: Igor Felippe;

6- Mulheres na blogosfera.
- Luka da Rosa, Amanda Vieira, Mayara Melo – mediação: Niara de Oliveira;

7- Perseguição e censura contra a blogosfera.
- Paulo Henrique Amorim, Esmael Morais e Lino Bocchini – mediação: Altamiro
Borges.

8- A militância digital e as redes sociais
- Eduardo Guimarães, Luis Carlos Azenha, Conceição Oliveira (Maria Frô) – mediação:
Conceição Lemes.

9- Lan Houses e a internet na periferia.
- Mediação: Mario Brandão.

10- A outra economia da comunicação.
- Ladislau Dawbor, Marcio Pochmann, Clayton Mello – mediação: Renato Rovai.
• Oficina sobre ferramentas do blog – mesa: Marcos Lemos;

Dia 19 de junho, domingo
9 horas – reuniões em grupo: troca de experiência, balanço e desafios da blogosfera progressista;

14 horas – Plenária final: aprovação da Carta dos Blogueiros e constituição da nova
comissão nacional organizadora.

 

Dia 14 de junho será lançado dossiê BRASIL NUNCA MAIS, na versão digital

Um ato público em São Paulo vai marcar a repatriação de milhares de documentos que deram origem ao dossiê BRASIL NUNCA MAIS. As cópias dos documentos foram micro-filmadas e retiradas clandestinamente do país em plena ditadura terrorista militar. No dia 14 de junho próximo, por iniciativa do Ministério Público Federal, o ato público, além de comemorar a repatriação dos documentos, marca o início da digitalização do acervo. O ato será às 14h30 no auditório da Procuradoria Regional da República da 3ª Região, em São Paulo.

Serão homenageados Dom Paulo Evaristo Arns, o Reverendo Jaime Wright (in memoriam) e a advogada Eny Raimundo Moreira. Também merecem homenagens o jornalista Ricardo Kotscho, frei Carlos Alberto Libânio (frei Beto) e o ex-ministro dos Direitos Humanos do segundo Governo Lula, Paulo de Tarso Vanucchi, que foram os redatores do projeto BRASIL NUNCA MAIS.

Toda a documentação, que será entregue pelos representantes do Conselho Mundial de Igrejas (Genebra, Suíça) e pelo Center for Research Libraries (CLR), será destinada à implantação do projeto BRASIL NUNCA MAIS DIGITAL.

“Foi uma tarefa que demandou muita coragem. Em plena ditadura, religiosos, advogados, jornalistas, reunidos no Escritório Sobral Pinto, iniciaram a coleta de informações junto ao Superior Tribunal Militar (STM). Eram evidências das violações aos direitos humanos, praticadas pelos agentes da violenta repressão militar”, ressaltou o deputado federal Emiliano José (PT-BA) em discurso proferido na Câmara dos Deputados.

Clandestinamente, durante seis anos, eles microfilmaram 707 processos, mais de um milhão de cópias em papel, 543 rolos de microfilme. O documento-mãe denominado Projeto A continha 6.891 páginas, 12 volumes. E dele, nasceu o Dossiê BRASIL NUNCA MAIS.

Em 15 de julho de 1985, apenas quatro meses após a democratização, o livro BRASIL NUNCA MAIS foi lançado, pela Editora Vozes, com enorme repercussão na imprensa nacional e internacional, e em 2009 chegou à 37ª edição. Um best seller da liberdade.

7 de junho de 2011

 

“Pacto pela Vida” baiano repercute na Câmara dos Deputados

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) aplaudiu na Câmara dos Deputados (07/06) o lançamento, pelo governador Jaques Wagner, do programa Pacto Pela Vida (06/06). O ato público contou com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. “O Pacto pela Vida é o coroamento de um processo que vem sendo construído de forma coletiva, integrada e pactuada com a sociedade baiana”, disse o parlamentar. O objetivo é reduzir a violência e a criminalidade, com foco na redução dos crimes contra a vida.

O parlamentar ressaltou diversas ações que precederam o lançamento do programa, como a instalação da Base Comunitária de Segurança do Calabar, a preparação para uma segunda Base de Segurança no Nordeste de Amaralina, a convocação de 3.500 policiais militares aprovados em concurso, a determinação de ampliar e construir presídios pelo interior do estado.

Realista, o deputado ressaltou que, como não é suficiente a simples convocação de mais policiais militares, a Polícia Militar da Bahia passou a promover cursos de especialização em segurança pública.

É que bons resultados dependem das atitudes que os PMs tomarem na rotina do patrulhamento nos bairros populares e nas ruas.

NB - É ver para crer. Eu sou um eterno otimista

 

Senador Álvaro Dias (PSDB-PR) chama beneficiários do Bolsa Família de PREGUIÇOSOS

Achei impressionante. Assisti ontem (7) à noite. Num circo televisivo sob direção da apresentadora Marília Gabriela, no programa Roda Viva da TV Cultura, o senador tucano Álvaro Dias disse que os beneficiários do Bolsa Família eram pre-gui-ço-sos. O sujeito é um idiota político completo. Os entrevistadores integram a fina flor da direita no jornalismo brasileiro. Augusto Nunes, Moreira Leite, Reinaldo Tavares. Não sabia que Marília Gabriela se prestava a esse papel também.

O foco do programa seria, claro, o “escândalo” Palocci. O senador tucano foi escolhido a dedo para encenar a palhaçada televisiva da TV Cultura, editorialmente controlada pelo governo paulista.

O objetivo era batucar contra o governo Dilma, explorando o caso Palocci. Mas o tucano foi um desastre tão grande, que a apresentadora Marília Gabriela teve que intervir e interromper diversas vezes as respostas do entrevistado. O cara só dizia bobagem.

Mas, o pior ela não conseguiu evitar. Depois de desfiar chavões e mais chavões saiu-se com esta, que o Bolsa Família estimulava a preguiça. A apresentadora Marília Gabriela visivelmente entrou em pânico. Estava saindo tudo ao contrário do planejado. Aumentava a voz, gesticulava, cortava o senador burrinho no meio da fala. O cara expôs sem subterfúgios todo o profundo preconceito que o PSDB tem sobre os pobres do Brasil.

Reinaldo Azevedo, que é um cara bastante reacionário, mas não tem nada de burro, chegou a abaixar a cabeça. Veja no vídeo. O senador tucano declarou: “O Bolsa Família não tira ninguém da miséria. Mantém na miséria, porque ESTIMULA A PREGUIÇA, inclusive… há gente que NÃO QUER TRABALHAR porque não quer ter carteira assinada para não perder o Bolsa Família”. UAU.

São idéias preconceituosas. Fica claro que os tucanos não gostam de pobres. Se o deixam falar mais um pouco ele diria que os trabalhadores empobrecidos do Brasil não passariam de vagabundos.

Álvaro Dias, é líder do PSDB no Senado. Ele fala oficialmente pelo partido. Era o nome escolhido por José Serra (PSDB/SP) para ser seu vice-presidente naquela chapa derrotada por Dilma e Temer, em 2010, até ser substituído pelo exótico Índio da Costa (ex-DEM-RJ).

Assista o vídeo no blog “Os amigos do Brasil

 

Salvador debate Plano Nacional de Educação nesta quinta, 9

O pop-up está no site do deputado federal Emiliano José (PT-BA). Trata-se de um convite, com as marcas do Instituto Anísio Teixeira e da Câmara dos Deputados, para um seminário sobre o PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

“Os deputados federais Emiliano José (PT-BA) e Alice Portugal (PCdoB), membros da Comissão Especial da Câmara Federal para o Plano Nacional da Educação, e os deputados federais Rui Costa (PT-BA) e Waldenor Pereira (PT-BA), membros da Comissão da Educação e Cultura, CONVIDAM para o Seminário em Salvador, com as presenças do presidente da Comissão do Plano Nacional de Educação, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), da Relatora do Projeto de Lei, deputada Ângela Vanhori (PT-PR) e também da presidente da Comissão de Educação e Cultura, Fátima Bezerra (PT-RN). Dia 9 de junho, quinta-feira, 14h, no Instituto Anísio Teixeira, que fica na Estrada das Muriçocas, Avenida Paralela”.

6 de junho de 2011

 

Jornalão cita Emiliano (PT-BA), não sei se por deboche ou jornalismo

O Estado de S. Paulo (01/06/2011) publicou matéria intitulada “Deputado best seller é o novo relator da lei”. É que o deputado federal Emiliano (PT-BA) será o relator da lei que poderá impedir censura às biografias. O jornalista Jotabê Medeiros assina a matéria. Não sei se é deboche ou jornalismo com humor. De fato, Emiliano José publicou nove livros e é avesso á censura prévia. Tudo bem pra mim que fui excluído da co-autoria do livro “Lamarca, o Capitão da Guerrilha” (Global Editora, 17ª edição).

Segue o texto do Estadão:

Deputado best-seller é o novo relator da lei

Emiliano José publicou 9 livros e é avesso à censura prévia

Por Jotabê Medeiros - O Estado de S.Paulo

Designado na semana passada relator da lei que pode impedir censura às biografias no Brasil, o deputado Emiliano José (PT-BA) é, ele mesmo, um autor que sofreu com a situação atual. Com nove livros publicados, ele escreveu as biografias de Carlos Lamarca, Carlos Marighella e do padre Renzo Rossi e teve de negociar arduamente para publicar o mais famoso deles, Lamarca, o Capitão da Guerrilha (Global Editora, atualmente na 17.ª edição). No livro, ele narrou o romance de Lamarca, casado com Maria, com Iara, em 1980. Maria não gostou, e ameaçou ir à Justiça.

"Revelei aquilo com carinho e sensibilidade. Ele não deixou de amar Maria, mas apaixonou-se por Iara", reconta o deputado. Ele será o responsável por conduzir a ementa ao Código Civil que visa a garantir "divulgação de imagens e informações biográficas sobre pessoas de notoriedade pública, cuja trajetória pessoal tenha dimensão pública ou cuja vida esteja inserida em acontecimentos de interesse da coletividade".

O projeto já tinha circulado (e sido aprovado nas diversas comissões da casa) na Câmara anteriormente, com redação do então deputado Antonio Palocci (hoje ministro da Casa Civil). Mas foi engavetado sem motivo claro e desengavetado nessa nova legislatura pelo deputado Newton Lima (PT-SP). É esse novo projeto que terá relatoria de Emiliano José.

"É um assunto com o qual lido diretamente, e o que posso dizer é que não cabe censura prévia. O autor sempre responderá por eventuais equívocos, mas o trabalho de um biógrafo, de um jornalista, não pode ser tolhido", afirmou. "Se houver ofendido a posteriori, que ele recorra. Não se pode impedir de se publicar fatos fundamentais da vida de um biografado. O projeto em questão tem o significado da liberdade de expressão", considerou.

Emiliano José, integrante da Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara, também acompanha com atenção o debate sobre direito autoral no Ministério da Cultura - foi um dos participantes da primeira mesa do seminário do STJ, ontem. "Imaginar que a restrição à circulação dos bens culturais vá dar riqueza aos autores é um equívoco", ele disse. "Quanto mais acesso, maior a possibilidade de os autores auferirem pagamento pela sua obra. A ilusão da restrição é um erro".

Segundo Emiliano, o produto cultural não pode ser entendido apenas como mercadoria, e é constitucional o direito de a população ter acesso a esses bens, assim como a forma da remuneração do autor deve ser aprimorada. "Quanto ganha um escritor? 10% do preço de capa? E quanto ao livro digital? Também é anacrônica a visão ecadiana. Considero que os critérios do Ecad são aleatórios. Quem é que dá esse direito de decidir o que deve ou não ser pago e como é restituído o direito do autor?"

De acordo com o deputado baiano, o debate atual ocorre numa esfera mais limitada do que o debate proposto no governo anterior, mas tem sua validade. "Aquilo que o governo anteriormente havia estabelecido como rumo é o mais adequado para a sociedade. Do meu ponto de vista, as decisões já estavam maduras".

 

Escola de Belas Artes da UFBA apresenta exposição Trezenas de Santo Antônio

O artista plástico Luiz Mário Freire, do Curso Superior de Decoração da Escola de Belas Artes da UFBA, pesquisou profundamente a tradição de Santo Antônio. Chegou a viajar para a Espanha onde cursou o Doutorado na Facultad de Bellas Artes de San Carlos, da Universidade Politécnica de Valencia. Luiz Mário Freire apresenta o 15º ano da exposição “Antonio! Tempo, Amor & Tradição: capturando Itapagipe”. São treze noites festivas, cada noite homenageando uma residência da Pensínsula de Itapagipe, que mantem viva a prática das Trezenas de Santo Antonio.

A exposição está instalada na Galeria Cañizares, da Escola de Belas Artes, no Canela. A visitação vai de 02 a 13 de junho, das 10h às 19h. As rezas em noites festivas acontecem de segunda a sexta (19h), aos sábados e domingos (18h). No dia 12, a homenagem é para artistas e decoradores e a reza festiva será acompanhada do Coral Cantare, ás 17h. No dia 13 de junho (segunda-feira), o artista plástico Luiz Mário presta homenagem aos expositores e ao público, às 12h. O ingresso é 1kg de alimento não perecível para a Casa das Crianças com AIDS (ibcm33@terra.com.br).

A lista de apoiadores é imensa. Apóiam a iniciativa a reitoria da UFBA, a Pro -Reitoria de Extensão da UFBA, a FAPOEX, a diretoria da Escola de Belas Artes, o vice-diretor da Facultad de Bellas Artes de San Carlos, o Coral Cantare, a Unihorge e Unifacs, com suas instituições de ensino de Design, o Buffet Dedo de Moça, Giramundo Cerimonial, Rdli& Cia, Bottino`s Restaurante, Hulalá Chantilly, Codap Brasil, e Preta Comunicação.

Só mesmo Luiz Mário e Santo Antonio me fariam registrar tanto comercial.

 

Movimentos sociais debatem Plano Nacional de Educação na Bahia

Na próxima quinta-feira, 9 de junho, os movimentos sociais da Bahia vão debater as metas e estratégias do II Plano Nacional de Educação (PNE) durante seminário, em Salvador. A idéia é ampliar a discussão sobre o plano que norteará os rumos da educação brasileira até 2020. A consulta pública, promovida pela Comissão Especial que analisa o PNE na Câmara dos Deputados, em parceria com a Assembléia Legislativa da Bahia, será realizada no Instituto Anísio Teixeira, a partir das 14h.

Os deputados federais Alice Portugal (PCdoB-BA) e Emiliano José (PT-BA), solicitaram a realização da audiência pública. Segundo a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), duas questões são fundamentais para avançar na qualidade do ensino: destinar 50% do fundo social do pré-sal para o financiamento da Educação e ampliar o percentual mínimo de investimentos na área de 7% para 10% do PIB (Produto Interno Bruto), como vem sendo exigido pelas entidades estudantis.

Atualmente são investidos 4,5% do PIB e a proposta do governo é elevar esse taxa apenas para os 7%. “A educação é o principal problema a impedir o desenvolvimento econômico e social do Brasil e da Bahia. A oportunidade de planejar estratégias e estabelecer metas para sanar este grave problema deve merecer total prioridade do Legislativo brasileiro e envolver toda a sociedade”, disse a parlamentar, que é a terceira vice-presidente da mesa diretora da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e membro titular da Comissão Especial que analisa o plano.

Para a parlamentar é fundamental ouvir a população para evitar o que ocorreu com o primeiro PNE, que, segundo ela, “não conseguiu empolgar a sociedade brasileira em prol da sua efetivação”. De acordo com Alice Portugal outros temas também devem ser incluídos na pauta de discussão. “Acreditamos que não basta apenas apontar metas universais. Elas são insuficientes. É preciso também cobrar políticas e metas que combatam a desigualdades regionais, de gênero, e sociais como as que atingem negros, populações rurais e as mulheres”, declarou.

O Seminário sobre o II Plano Nacional de Educação (PNE), na Bahia contará com a participação de autoridades dos Governos Federal, Estadual e Municipal. Também estarão presentes os deputados federais Gastão Vieira (PMDB-MA), presidente da Comissão Especial, e Ângelo Vanhoni (PT-PR), relator do Projeto de Lei 8035/10 que institui o plano. Eles ouvirão a opinião e sugestões de gestores, educadores, estudantes e lideranças das organizações da sociedade civil no sentido de formular estratégias que atendam de forma mais ampla os anseios da população.

Com informações da ascom da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-Ba)

5 de junho de 2011

 

Deu no blog NOTÍCIAS DO SERTÃO: Encontro de Blogueiros

I Encontro de Blogueiros e demais Ativistas Digitais progressistas da Bahia

O Notícias do Sertão é um dos organizadores e vai estar presente neste encontro

Nos dias 10 e 11 de junho, Salvador sediará o I Encontro de Blogueiros e demais Ativistas Digitais progressistas da Bahia.

O evento que acontecerá no hotel Fiesta, terá participação de centenas de militantes de todo o estado que atuam na área da blogosfera através de blogs, sites, twitter e demais redes sociais.

Na pauta, principais bandeiras dos ativistas como o marco regulatório, criação de uma associação de blogues e sites da Bahia e universalização da banda larga.

Além da presença do secretário de comunicação do estado Robinson Almeida, já estão confirmadas as presenças de peso nacional para o encontro como o jornalista Paulo Henrique Amorim, Altamiro Borges e do deputado federal pelo PT Emiliano José, entre outros convidados.

 

Programação do I Encontro de Blogueiros Progressistas da Bahia

Está concluída a programação do I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas da Bahia, a se realizar nos dias 10 e 11 de junho próximos, no Hotel Fiesta, Itaigara. As inscrições são gratuitas. O objetivo é reunir produtores de conteúdo livre para Internet, blogueiros, twitteiros, facebukeiros, orkuteiros, participantes ativos das redes sociais. A Bahia, pioneira na realização da Conferência de Comunicação, promove seu encontro estadual de blogueiros com apoio do Governo Democrático. Até mesmo jornalistas que mimetizam o conteúdo dos jornalões e das agências de notícia do PIG podem participar. É o território da mídia livre.

A participação de Paulo Henrique Amorim (CONVERSA AFIADA) está confirmada.

Segue endereço para INSCRIÇÃO GRATUITA

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/8771

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

Dia 10, sexta-feira

18h Início do credenciamento
19h Abertura
20h Palestra: Democratização da Mídia e Marco Regulatório
Palestrante: Paulo Henrique Amorim (Portal CONVERSA AFIADA)


Dia 11, sábado

9h Palestra
Políticas Públicas de Comunicação e Democratização das Verbas Publicitárias
Palestrantes:
Robinson Almeida, Secretário de Comunicação Social da Bahia e Altamiro Borges, Instituto de Mídia Barão de Itararé (SP)

10h30 Grupos Temáticos
Grupo I Nas Ruas, Nas Redes: Militância Digital
Palestrantes:
Sergio Teles, Economista, membro da Rede Liberdade (RJ), Paula Marcondes, Jornalista, membro da Rede Liberdade (SP), Ator José de Abreu (a confirmar)

Grupo II Regulação da Internet
Emiliano José, Deputado Federal (PT-BA) e membro da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação; Penildon Silva Filho, Professor da Universidade Federal da Bahia (BA).

12h30 Almoço

14h Palestra
Plano Nacional de Banda Larga e Universalização da Internet. Apoio à campanha Banda Larga, um Direito Seu.
Palestrantes:
Marcos Dantas, Professor de Comunicação da PUC – Rio (RJ); Vicente Aguiar, Gestor de Projetos da Colivre (BA).

15h30 Intervalo

16h PLENÁRIA FINAL
Debate sobre a Associação de Blogueiros e Carta de Blogueiros da Bahia

NB - O 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas acontecerá em Brasília, nos dias 17, 18 e 19 de junho.

FONTE: http://blogprogbahia.wordpress.com/

This page is powered by Blogger. Isn't yours?