5 de junho de 2009

 

Colunista do Jornal do Brasil chama CPI da Petrobras de CPI lesa pátria

Mesmo na grande imprensa ainda existe muita sensatez. Acabo de ler o Jornal do Brasil de sexta-feira (5/6). A colunista Hildegard Angel cravou a manchete: “Semana que vem começa a CPI do lesa pátria para tentar atingir a Petrobras”. Ela escreveu: sabem como vejo esta CPI política em torno da Petrobras? Como um crime de lesa pátria. É incrível que os estrangeiros saibam reconhecer a potência que é a empresa, enquanto os brasileiros só pensam em desmerecê-la.

Mais adiante ela escreveu: “O que querem com esta CPI? Achar um deslize, um senão, uma coisinha que seja para se exibirem, como galos vaidosos, de peito estufado, diante das câmeras das TVs. E alguma coisa, numa empresa tão grande, é claro, sempre pode aparecer...A impressão é de uma perseguição orquestrada...Olho vivo sobre esses políticos e grupos que querem desmoralizar a Petrobras...”

 

Presidente da Petrobras participa do programa Roda Viva da TV Cultura

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, estará no programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (8/6). A entrevista será transmitida ao vivo na IPTVCultura – www.iptvcultura.com.br -, canal exclusivo da Cultura para exibição na web, a partir das 18h30, e exibida pela TV Cultura, às 22h10, sem qualquer corte ou edição.

Gabrielli deverá falar a respeito da CPI no Senado Federal; do crescimento da empresa em todo o mundo; da exploração do pré-sal; e das energias alternativas, como o biodiesel.

A entrevista do Roda Viva será transmitida, ao vivo, às 18h30 e a partir das 17h30 o público pode conferir os preparativos para sua entrada no ar pela IPTVCultura. O internauta pode enviar, em tempo real (e também antecipadamente pelo site do programa – www.tvcultura.com.br/rodaviva), comentários, opiniões e perguntas para o entrevistado. Além de participar de bate-papo, acompanhar as discussões via Twítter, e visualizar extenso conteúdo multimídia, contextualizando o tema abordado.

 

Walter Pinheiro fala sobre planejamento no PT Municipal de Salvador

O Secretário de Planejamento do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, participa na próxima segunda, dia 8, de um debate sobre as ações do Governo do Estado da Bahia voltadas para o município de Salvador. O evento faz parte da série organizada pelo Diretório Municipal do PT de Salvador denominada “PT Debate Salvador”, que tem o objetivo de discutir e propor soluções para os diversos problemas que assolam o município. "PT Debate Salvador" já contou com as presenças do Secretário Estadual de Saúde Jorge Solla e com o presidente do PT Bahia, Jonas Paulo.

O que: PT Debate Salvador – Ações do Governo do Estado voltadas para Salvador, com o Secretário de Planejamento Walter Pinheiro.

Quando: Segunda-feira, 08/06, às 19h

Onde: Auditório da Sede do PT Municipal, Rua da Independência, nº 16, Nazaré.

Fonte: Roberta Di Pierro - Assessoria de Comunicação DM PT Salvador

 

Esgoto de Rio de Contas vai jogar coliformes fecais no rio Brumado. A EMBASA endoidou.

Cresce a indignação contra o lançamento dos dejetos sanitários da cidade de Rio de Contas (BA), onde está sendo implantado um novo sistema de esgotos, nas águas do rio Brumado. É que da belíssima cachoeira véu de noiva de Livramento de Nossa Senhora (BA) vai despencar coliformes fecais.

O risco de contaminação do rio Brumado está sendo sistematicamente denunciado pelo site MANDACARU DA SERRA, editado pelo jornalista Raimundo Marinho (ex-A Tarde), muito preocupado com a preservação do meio ambiente e saúde da população.

Quem ameaça é a EMBASA. A empresa garante que os dejetos, antes de serem lançados no Rio Brumado, bem próximo ao ponto onde começa a bela cachoeira, passarão por um processo de tratamento.

Mas, extra-oficialmente, técnicos da própria EMBASA confessam que os resíduos carregarão um grau de contaminação de pelo menos 1.000 coliformes fecais por cada 100 ml despejados no rio.

O uso do rio Brumado, principalmente no ponto onde se forma uma das mais belas quedas d’água do Brasil, a cachoeira de Livramento, para lançar os dejetos, tratados ou não, é um crime ambiental e um desprezo para com as populações a vazante, que inclui também o município de Dom Basílio (ba).

A esperança da população de Livramento de Nossa Senhora, para evitar esse desastre ecológico e sanitário, estava na tomada de posição firme do prefeito local, o médico Carlos Roberto Souto Batista. Mas isso ocorreu ao contrário.

Na audiência pública, realizada pela Embasa, em Livramento (7 de maio), o prefeito ficou do lado da EMBASA e, conseqüentemente, contra a população, ao afirmar que não via mal algum em se jogar no Rio Brumado os dejetos contaminados.

Todos os vereadores de Livramento, em pronunciamentos na Câmara Municipal, se indignaram contra essa desastrada decisão da Embasa e prometeram ações práticas para tentar evitar a consumação da mesma.

Um vereador ingressou no Ministério Público de Livramento, solicitando a abertura de procedimento investigatório contra a Empresa Baiana de Água e Saneamento - EMBASA e aConstrutora Franco Araújo (que executa a obra), para uma possível ação civil pública, com o objetivo de impedir essa ameaça efetiva de atentado ao meio ambiente e, principalmente, contra a saúde da população de Livramento e de Dom Basílio.

O site MANDACARU DA SERRA afirma que os dejetos são uma grave ameaça para a saúde da população e poderão, ao longo dos anos, até mesmo matar o Rio Brumado e a cachoeira. Por uma razão bem simples: a vazão do rio é controlada pela Barragem Luiz Vieira, para fins de irrigação e, nos períodos de estiagem, o rio fica praticamente seco. Por ele vão escorrer apenas os dejetos contaminados. A água da cachoeira vai ficar permanentemente preta, perdendo sua beleza e seu valor turístico e ecológico.

O site MANDACARU DA SERRA pergunta:

Onde estão o Dr. Emerson Leal (prefeito do município por quatro vezes), o deputado Nelson Leal, a deputada Marizete Pereira, o deputado Valdenor Pereira, que não aparecem para se manifestar?

Onde está a Câmara Municipal, que fala, fala e não age? Onde estão o prefeito e os vereadores de Dom Basílio? Onde estão os partidos políticos? Onde estão nossos advogados, nossos médicos, nossos dirigentes de associações, do sindicato?

LEIA TUDO NO MANDACARU DA SERRA

4 de junho de 2009

 

Na Bahia, Geddel não fica bem no filme das “denúncias” contra a Petrobras

A revista CartaCapital (03/06/09) não afaga o dono do PMDB baiano, ministro Geddel Vieira Lima, nem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Este, é o responsável pelo novo ataque à Petrobras através do artifício da CPI do Senado. O outro, está por traz das “denúncias” envolvendo patrocínios das festas juninas no Nordeste.

O texto da revista é o seguinte: “Sabe-se que as notícias sobre patrocínio da empresa às festas juninas, amplamente exploradas pela mídia, partiram do núcleo peemedebista da Bahia, em confronto com o PT local. Mal nas pesquisas para a disputa do Senado, em 2010, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, anda preocupado com a possibilidade de Gabrielli resolver se lançar à vaga. O presidente da Petrobras nega ser candidato, mas alguns atribuem a Geddel as tentativas de minar o prestígio da estatal entre os baianos e, por conseguinte, de seu dirigente máximo”.

Faz sentido o que diz a revista. Já a baixaria da acusação de privilégio para prefeituras petistas não prospera. Os números não mentem. A Petrobras garantiu patrocínios juninos para 18 prefeituras do DEM. Na seqüência, vem 11 prefeituras do PT, 10 prefeituras do PMDB, 7 prefeituras do PSDB e outras 7 do PP. Tanto que dificilmente a mídia comprada vai continuar batendo nesta tecla.

Como se vê, não dá para colar a imagem de “poço de corrupção” à Petrobras com os patrocínios de São João. E não dá para insistir na tese da “partidarização”. Uma das maiores parcerias da Petrobras foi firmada no Rio de Janeiro, em 2008, ainda na gestão de César Maia, um dos chefes do DEM. Trata-se da despoluição do Canal do Cunha com 195 milhões de reais.

No máximo, o que Geddel conseguiu foi prejudicar as prefeituras e suas festas de São João. E se queimar com a população que adora um forró.

 

PT promove mesa redonda sobre o pensamento de Celso Furtado em Vitória da Conquista

O Diretório Municipal do PT de Vitória da Conquista (BA), a Fundação Perseu Abramo e o Centro Internacional Celso Furtado promovem hoje, 4 de junho, a mesa redonda “O Pensamento de Celso Furtado e a Atualidade”. O evento, que é uma das iniciativas de formação do diretório municipal voltada aos militantes da cidade e convidados, acontece às 19:00, no Centro Formação Tecnológica (CEFET-BA).

Entre os palestrantes convidados estão o ex-deputado federal Guilherme Menezes, atual prefeito de Vitória da Conquista; Nilmário Miranda, ex-ministro dos Direitos Humanos e atual presidente da Fundação Perseu Abramo, jornalista Carlos Tibúrcio, representante do Centro Internacional Celso Furtado, economista Luiz Alberto Petitinga, presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Suzana Ribeiro, presidente do PT de Conquista e Rosa Furtado, diretora cultural do Centro Internacional Celso Furtado, viúva do grande economista.

Durante o evento, a Editora Fundação Perseu Abramo colocará os títulos de seu catálogo à disposição do público por meio da Livraria Letras e Prosa.

Mais informações: Manoel Messias – (77) 8111-1568

 

Petrobras lança espaço interativo na internet em tempos de CPI

A Petrobras criou um novo espaço na internet intitulado FATOS E DADOS. O objetivo é passar informações aos funcionários, em especial sobre a CPI do Senado. O novo espaço é interativo, permitindo comentários e enquetes. É um compromisso com a transparência.

Aliás, o título da primeira matéria postada hoje é “A Petrobras é uma empresa transparente”.

Segue o texto:

“A Petrobras foi eleita recentemente a 4ª empresa mais respeitada do mundo, segundo pesquisa divulgada pelo Reputation Institute (RI), empresa privada de assessoria e pesquisa, com sede em Nova York.

Os procedimentos de controle da Petrobras passam por rigorosa fiscalização e auditoria pelo TCU, CGU, CVM, pela U.S. Securities and Exchange Commission (SEC) da Bolsa de Valores de Nova Iorque e por uma auditoria externa – KPMG, contratada pelo Conselho de Administração. A companhia tem pessoal diretamente envolvido no atendimento das demandas de informação e documentação que esses organismos fazem anualmente. Além disso, responde a todos os requerimentos de informação solicitados pelo Congresso Nacional.

A Petrobras foi reconhecida em 2008, pela organização Transparência Internacional, como uma das empresas de óleo e gás do mundo com alto nível de transparência. A Petrobras faz parte desde 2006 do Dow Jones Sustainability Índex e tem alta reputação reconhecida por organizações como Reputation Institute, Pacto Global da ONU, GRI, Revista Fortune e Ibope”.

Há também esclarecimentos consistentes sobre pagamentos de tributos e novas informações sobre o pré-sal.

LEI NA ÍNTEGRA

3 de junho de 2009

 

Deputada Alice Portugal (PCdoB) marca um gol na Câmara Federal com instalação da Procuradoria Especial da Mulher

Por solicitação da deputada baiana Alice Portugal (PCdoB), a Procuradoria Especial da Mulher foi instalada (02/06/09) na Câmara Federal. Alice Portugal afirmou que a Procuradoria vai ser um local para recebimento e encaminhamento de denúncias de discriminação contra as mulheres. "Teremos um organismo institucional para receber denúncias e, se houver cabimento, fazer todas as providências necessárias junto ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para apurar e mesmo judicializar essas denúncias."

A parlamentar baiana disse ainda que a Procuradoria vai atuar junto à bancada feminina no acompanhamento da tramitação das leis que garantem os direitos das mulheres.

 

Privatização do lixo em Salvador é a “galinha dos ovos de ouro”

O prefeito João Henrique (PMDB), com o apoio de 29 vereadores subalternos, aprovou a concessão do Lixo, que garante às empresas Vega, Jotagê, Grado e Torre movimentarem cerca de 192 milhões por ano, durante 20 anos, nos serviços de coleta e limpeza. Para a vereadora Olívia Santana (PCdoB) é a ‘galinha dos ovos de ouro’, oferecida aos empresários.

Olívia Santana, junto com a bancada de oposição, vai recorrer ao Ministério Público para tentar reverter à situação. "Não podemos aceitar que essas mesmas empresas continuem a explorar o setor por 20 anos, podendo ser renovável por mais 20. Quer dizer, é a galinha dos ovos de ouro para os empresários, sem que a sociedade organizada possa interferir num serviço que é essencial para a população, principalmente as camadas mais pobres, onde são notórias as péssimas condições dos serviços de limpeza oferecidos por essas empresas".

Foi uma votação vergonhosa. Salvador está frita com João.

 

OEA rejeita controle dos EUA e revoga suspensão de Cuba

A 39ª Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) decidiu hoje (3 de junho de 2009) revogar a suspensão de Cuba que vigora desde 31 de janeiro de 1962. A decisão é simbólica, mas também é histórica. A OEA tomou decisão de afastar Cuba sob total domínio do imperialismo norte-americano, em plena guerra fria. “Enterramos o cadáver insepulto que era um obstáculo para um sistema interamericano inclusivo e solidário”, afirmou o embaixador brasileiro Ruy de Lima Casaes e Silva.

O líder cubano Fidel Castro e o atual presidente de Cuba Raul Castro já anunciaram que não estão interessados em voltar à entidade, considerada um instrumento norte-americano de controle regional. É a mais pura verdade.

Hoje, o comandante Fidel Castro acusou a OEA de ser cúmplice dos crimes dos Estados Unidos contra Cuba. Num artigo intitulado “Cavalo de Tróia”, Fidel Castro afirmou que nenhum país da América Latina pode negar que foi, em algum momento, vítima das intervenções e agressões políticas e econômicas dos governos dos EUA.

Fidel Castro criticou a OEA por abrir "as portas para o cavalo de Tróia que apoiou as Cúpulas das Américas (para as quais Cuba não é convidada), o neoliberalismo, o narcotráfico, as bases militares e as crises econômicas".

Fidel acrescentou que "as intervenções e o saque" feitos pelos Estados Unidos são a causa "da ignorância, do subdesenvolvimento, da dependência econômica, da pobreza, da rejeição aos imigrantes, do 'roubo de cérebros' e das armas sofisticadas do crime organizado".

Fidel Castro tem toda razão.

 

Mentiras e distorções do jornal O Globo levam Petrobras a publicar esclarecimentos

Esclarecimento público encaminhado ao jornal O Globo

Em face dos esclarecimentos públicos reiteradamente prestados, que vêm sendo suprimidos de maneira condenável por alguns meios de comunicação, de forma a distorcer fatos e levar aos leitores informações incompletas e que induzem ao erro sobre as atividades da empresa, a Petrobras afirma:

1. Matéria publicada pelo Jornal O Globo deste domingo (31/05), intitulada “Muita política e pouca transparência”, omite do leitor que os dados utilizados para sua confecção são de domínio público e estavam a disposição no próprio sítio da Companhia, o que, por si só, contradiz o enunciado de falta de transparência.

2. A interpretação dada a eles, porém, vem travestida de nova roupagem. A matéria afirma que a Petrobras “faz 80% das compras sem licitação”, o que leva o leitor a entender que o número se refere ao total de contratos. Trata-se, na verdade, de uma “AMOSTRA” de 4.885 contratos, cerca de 2% do total real de contratações da empresa, que totalizaram cerca de 240 mil em 2008.

3. Deste total contratado, cerca de 30% foram por dispensa ou inexigibilidade de licitação e 70% por licitações em modalidades previstas no Decreto 2.745. Portanto, os dados contidos são inverídicos. As contratações realizadas pela Companhia seguem estritamente o que a Lei determina.

4. Mais grave ainda é a associação dos dados a suposto levantamento do Senado Federal. Trata-se, evidentemente, de um extrato de informações de livre interpretação de interessados em macular a imagem da Companhia e distorcer dados por ela disponibilizados, é importante frisar, com objetivo de travar um disputa ideológica e ou política partidária que não se coaduna com os interesses da empresa, seus acionistas privados e da maioria da população brasileira, representada pelo governo acionista majoritário da empresa.

5. As falsas associações contidas no texto induzem o leitor a acreditar que a Petrobras realiza procedimentos sem licitação. É preciso esclarecer que as contratações realizadas pela Companhia se amparam no decreto-lei 2.745, de 1998, conforme determina a lei federal n.º 9.478/97, instituído no governo anterior, para dar maior agilidade para contratação de bens e serviços, em um ambiente de livre competição de mercado. Ainda que contestado pelo Tribunal de Contas da União, este decreto-lei vem sendo referendado pelo Supremo Tribunal Federal, que já concedeu dez liminares favoráveis a Companhia.

6. Uma das maiores companhias petrolíferas do mundo, e a quarta maior em reputação entre todas as empresas de qualquer segmento de negócio do planeta, a Petrobras tem suas contas analisadas de forma permanente e contínua, por auditorias internas e externas, através da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU), além de cumprir todas as exigências da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da lei Sarbannes-Oxley e da
Securities and Exchange Commission (SEC), tendo seus balanços auditados e aprovados em todas as instâncias.

7. Em relação aos investimentos da Companhia em projetos de responsabilidade social, mais uma vez, cabe esclarecer que se tratam de política de conhecimento público. A Petrobras investiu, em 2008, 225 milhões de reais em projetos de cidadania e desenvolvimento social, 206 milhões em projetos culturais e 61 milhões de reais em incentivos ao esporte. Trata-se de diretriz do Planejamento Estratégico da Cia., aprovada por seu Conselho de Administração, em cumprimento da função social das empresas definida pela Constituição Federal e também na Lei das Sociedades Anônimas.

8. A Petrobras não abrirá mão de seu compromisso com a sustentabilidade e, por isso, aprovou em seu Plano de Negócios, alinhado ao Planejamento Estratégico, o investimento de 1,2 bilhão em responsabilidade social até 2012, informação já divulgada aos seus públicos de interesse.

9. No que diz respeito aos recursos direcionados para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), ao contrário do que divulga o jornal O Globo, a Petrobras não “escolhe num banco de projetos” os municípios que receberão os recursos do Fundo. O processo de repasse de recursos aos FIA se dá a partir da deliberação dos Conselhos de Direitos das Crianças e Adolescentes, sem qualquer ingerência da Companhia neste processo.

10. Como já veio a público esclarecer inúmeras vezes, a Petrobras reafirma que a escolha dos eventos e projetos patrocinados pela Companhia não seguem critérios políticos. Manifestações culturais são típicas de determinadas regiões do país e as escolhas da Companhia obedecem a critérios de valorização da cultura regional e buscam propiciar visibilidade a sua marca.

11. Quanto às obras de terraplanagem da refinaria de Pernambuco (Abreu e Lima), há uma divergência entre os parâmetros de fiscalização adotados pelo TCU e pela Petrobras, que serão dirimidos no decorrer do processo de apuração e coleta de dados. Vale reforçar que, a despeito das divergências de critérios apontados pelo Tribunal Legislativo, os custos da obra de terraplanagem estão dentro dos parâmetros aceitos internacionalmente e no entendimento da Companhia não há por que se falar em superfaturamento.

12. A Petrobras sempre prestou e continuará prestando todos os esclarecimentos necessários à sociedade. A Companhia respeita a liberdade de imprensa e a livre expressão, mas acredita que a verdade deva prevalecer sobre a omissão de informações, uma vez que é livre a opinião editorial, mas não deve sobre ela prevalecer a manipulação de informações como se fatos jornalísticos fossem.

2 de junho de 2009

 

Deputado baiano defende Petrobras na Câmara Federal

Em aparte ao deputado Bernardo Ariston (PT), hoje à tarde (02/06/09), o deputado federal Emiliano José (PT-BA) afirmou que a questão da CPI da Petrobras é essencialmente política. Ele chegou a ser aplaudido duas vezes no plenário da Câmara. A Petrobras alcançou no Governo Lula extraordinário patamar em função de políticas claras e estabelecidas para torná-la uma das maiores empresas do mundo e em favor dos interesses do Brasil. Contrariamente ao governo passado, de FHC, que fez tudo para privatizar a Petrobras, a tal ponto que chegou a inventar o nome Petrobrax.

“Fernando Henrique queria mudar o nome, porque sabia perfeitamente da carga profunda no imaginário popular que tem a Petrobras (palmas). Ele queria transformá-la em Petrobrax para leiloá-la na bacia das almas do mercado internacional. Era isso que estava claramente planejado e que havia sido dito claramente”.

Emiliano continuou: “Por isso é uma questão política que estamos enfrentando. Não estamos aqui para discutir o lado técnico das coisas, estamos discutindo modelos. E jabuti não sobe em árvore. O que fizeram agora, a CPI, tem um claro objetivo. Ela não surge ao acaso, não surge neste momento aleatoriamente. Surge no momento do pré-sal, e surge no momento em que o Governo discute um novo marco regulatório para essa exploração. É exatamente isso o que está em jogo. São interesses muito profundos, interesses do País que estão sendo solapados efetivamente por esta CPI, ou tentam solapar os interesses do País com essa CPI, porque ela não tem outro objetivo senão conturbar a existência de um novo marco regulatório”.

E Emiliano disse mais: “Tenho a convicção de que, de fato, vamos seguir adiante, por força das mobilizações, mais até do que de nossa atuação, dos parlamentares. Será por força da mobilização da sociedade brasileira, que já começou. Não adianta. Não tentem destruir a PETROBRAS, porque o povo brasileiro reage. (Palmas.) O Governo passado já entendeu isso. Quando o Governo lá de trás tentou destruir a PETROBRAS, o povo foi para as ruas, e tiveram que recuar até na mudança do nome. Não adianta. Vamos seguir adiante, porque o povo brasileiro quer assim”.

 

Folha de S. Paulo engana leitores com manchete malandra

Não adianta Lula repetir à exaustão que não está lutando por um terceiro mandato, não adianta o líder da bancada federal do PT, Cândido Vaccarezza, afirmar que o PT é contra o terceiro mandato, não adiantam quaisquer esclarecimentos. A Folha tenta enganar seus leitores com manchete muito estranha.

A manchete da Folha foi “Terceiro mandato de Lula divide o país”. É uma manipulação grosseira. Poderia ser também “Metade do eleitorado já apóia terceiro mandato”. Seria o outro lado da manipulação. É possível dar manchetes completamente diferentes a partir da mesma informação. É o que nos ensina o jornalista veterano Ricardo Kotscho em seu blog.

É claro que os editores da Folha de S. Paulo preferiram a manchete “Terceiro mandato divide o país”. Afinal a pesquisa indicou que 47% apóiam a proposta hipotética do terceiro mandato e 49% a rejeitam.

Leitores desavisados da Folha poderiam inferir, a partir da manchete, que a luta por um terceiro mandato estaria dividindo o país. Como se a proposta estivesse realmente sendo votada no Congresso Nacional. Como se Lula e o PT estivessem realmente lutando por isso.

Como alerta Ricardo Kotscho, não é nada disso. Não se trata de uma coisa nem outra. Não há luta pelo terceiro mandato. Lula não quer e não aceita a proposta. O PT não quer e não aceita a proposta.

Pela enésima vez, Kotscho repete em seu blog que esta história de terceiro mandato é uma bobagem levantada por áulicos e adversários do presidente Lula. O terceiro mandato nunca foi cogitado por ele. Lula é contra o terceiro mandato por uma questão de princípio.

É uma pena que Lula não aceite a idéia. Entretanto, aceitando Lula ou não a idéia do terceiro mandato o PSDB, o DEM e a Folha de S. Paulo resolveram fazer campanha contra o terceiro mandato que Lula não quer. Pode uma coisa dessa? Trata-se do maior factóide que já vi: a Folha denuncia uma luta que Lula NÃO quer.

1 de junho de 2009

 

Dilma empata com Serra na pesquisa espontânea CNT/Sensus

Está nos jornais:

Pré-candidata do PT à presidência da República em 2010, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) empatou tecnicamente na disputa com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), em um dos cenários da pesquisa divulgada nesta segunda-feira (01/06/09) pela CNT/Sensus. Serra e Dilma aparecem tecnicamente empatados com 5,7% e 5,4% das intenções de voto na pesquisa espontânea (em que os eleitores falam espontaneamente os nomes dos candidatos).

A pesquisa mostra que em relação à anterior Dilma Roussef está avançando rapidamente. Na pesquisa de março Serra tinha 45,7% e Dilma 16,3%. Nesta pesquisa de maio, José Serra baixou para 40,4% e Dilma subiu para 23,5%.

A pesquisa ainda mostra que a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) receberia 10,7% dos votos, contra 11% da pré-candidata em março. Os votos em brancos, nulos e indecisos somam 25,6%.

PESQUISA DATAFOLHA
A última pesquisa Datafolha, divulgada neste final de semana (30 de maio) mostrou que a distância entre Serra e Dilma está diminuindo sensivelmente. Serra tinha 38% de intenções de voto e Dilma tinha 16%. Agora, a distância se reduziu de 30% para 22%

A diminuição da intenção de voto entre Serra e Dilma foi verificada também na pesquisa CNT/Sensus. Em março, última edição da pesquisa CNT/Sensus, Dilma havia registrado somente 3,6% na pesquisa espontânea contra 8,8% de Serra.

O crescimento de Dilma é consequência da percepção do eleitorado brasileiro de que a petista é efetivamente candidata - mesmo depois do anúncio de que sofre de câncer linfático.

 

Assembléia Legislativa da Bahia pode recuperar credibilidade com maior participação da sociedade

O Poder Legislativo brasileiro está no buraco. O da Bahia então nem se fala. Apenas nos primeiros anos da ditadura militar ele esteve pior, dominado pelos deputados do “sim senhor” aos militares fascistas. No decorrer da ditadura militar, entretanto, o Parlamento brasileiro foi palco de relativa resistência à opressão. Advinda a democracia, passou por momentos gloriosos como a Constituinte, seguida de assembléias constituintes estaduais profícuas. Nas últimas décadas, infiltrado por bandidos de colarinho branco, “desceu a lomba”, como se diz nos pampas.

Só há um caminho para o Congresso Nacional e assembléias estaduais recuperarem a credibilidade, que é a participação popular. Excluo o Senado Federal porque este não tem mesmo jeito. Tem que ser extinto por falta de finalidade.

A Assembléia Legislativa da Bahia está tendo uma boa oportunidade de viabilizar a participação popular. Recentemente, uma Sessão Especial proposta pelos deputados estaduais Álvaro Gomes (PCdoB) e Zé Neto (PT) debateu a criação de uma Comissão Legislativa de Participação Popular, uma proposta do deputado Álvaro Gomes (PCdoB). O projeto está em tramitação.

O ex-governador Waldir Pires participou desta Sessão Especial. Viabilizar uma maior participação popular no Poder Legislativo é um fator decisivo para a consolidação da democracia brasileira. “Precisamos derrubar os muros que ainda existem na sociedade, que ainda é muito diferenciada e carregada de exclusões sociais. E essa Comissão Legislativa de Participação Popular pode fazer com que a Assembléia Legislativa da Bahia seja mais um instrumento de mobilização”.

Waldir Pires é dos que acreditam que não se faz democracia apenas com os instrumentos formais e entidades que se fecham sobre si mesmas. “A democracia precisa ser capaz de realizar o fundamental: garantir o bem-estar da população, cuidar das pessoas de forma indistinta e construir uma sociedade que inclua todo mundo, com todas as diferenças que possam existir”. Para o sábio Waldir Pires, a democracia não pode ser apenas um conceito acadêmico, mas sim “uma solução para a sociedade contemporânea. Não há outra solução”.

A Assembléia Legislativa da Bahia, durante as décadas de tacão coronelista, sequer debatia ou votava projetos de parlamentares. Apenas os projetos governamentais eram votados. Atualmente já debate e vota projetos dos parlamentares. Mas isso é pouco, convenhamos. Dominada por deputados medíocres, a Assembléia Legislativa da Bahia passa a maior parte do tempo aprovando mensagens de aniversário de municípios do interior.

Caso os deputados baianos tenham uma repentina epidemia de bom senso, aprovando a proposta de criação de uma Comissão de Participação Popular, projetos de lei de origem popular poderão ser apresentados. Para ser verdadeiro já houve algum avanço. Além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, também o Ministério Público pode apresentar projetos de lei. Mas, não há razão para que a população não possa apresentar diretamente projetos de lei sem necessidade de um milhão de assinaturas. Seria um salto de qualidade. A Assembléia Legislativa da Bahia está tendo a chance de se libertar da mediocridade e da falta de credibilidade.

31 de maio de 2009

 

Fernando Morais critica a mídia partidarizada

Peguei ao acaso uma revista velha. A revista era “Língua Portuguesa”, de 2006, a editora não dizia o mês. A capa trazia o escritor e jornalista Fernando Morais, autor de livros que se tornaram famosos, como Olga, Chatô, A Ilha, Montenegro etc. Antes de explodir como grande escritor, Fernando Morais viveu rica carreira de jornalista, grandes coberturas no mundo inteiro.

Assim, a opinião dele sobre a imprensa pesa bastante, pelo menos para mim.

A imprensa perde leitura, não só para TV e Internet. A falta de credibilidade a tornou dispensável?, perguntou a revista.

Ele respondeu: “Toda generalização é perigosa, mas o que vem ocorrendo é uma partidarização, de maneira hipócrita, porque escondida do leitor. A “Veja”, símbolo disso, virou um partido de direita e não diz. Virou uma publicação sórdida. Acho que por ser eu chavista e fidelista, entrei na lista negra deles. “Na Toca dos leões” saiu em 2005 e não deram uma sílaba, mas tiveram de engolir o livro entre os mais vendidos...da própria Veja. Chegamos ao ponto em que os grandes veículos podem falar da gente o que bem entenderem porque perderam a importância. A informação vem pelo paralelo, que é a web (...) os jornais deixaram de ser o que eram e viraram unidades de negócio”.

É por isso que não jogo fora certos exemplares de revistas. Sempre é bom rever boas entrevistas. De lá para cá a imprensa só piorou.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?