5 de junho de 2009

 

Esgoto de Rio de Contas vai jogar coliformes fecais no rio Brumado. A EMBASA endoidou.

Cresce a indignação contra o lançamento dos dejetos sanitários da cidade de Rio de Contas (BA), onde está sendo implantado um novo sistema de esgotos, nas águas do rio Brumado. É que da belíssima cachoeira véu de noiva de Livramento de Nossa Senhora (BA) vai despencar coliformes fecais.

O risco de contaminação do rio Brumado está sendo sistematicamente denunciado pelo site MANDACARU DA SERRA, editado pelo jornalista Raimundo Marinho (ex-A Tarde), muito preocupado com a preservação do meio ambiente e saúde da população.

Quem ameaça é a EMBASA. A empresa garante que os dejetos, antes de serem lançados no Rio Brumado, bem próximo ao ponto onde começa a bela cachoeira, passarão por um processo de tratamento.

Mas, extra-oficialmente, técnicos da própria EMBASA confessam que os resíduos carregarão um grau de contaminação de pelo menos 1.000 coliformes fecais por cada 100 ml despejados no rio.

O uso do rio Brumado, principalmente no ponto onde se forma uma das mais belas quedas d’água do Brasil, a cachoeira de Livramento, para lançar os dejetos, tratados ou não, é um crime ambiental e um desprezo para com as populações a vazante, que inclui também o município de Dom Basílio (ba).

A esperança da população de Livramento de Nossa Senhora, para evitar esse desastre ecológico e sanitário, estava na tomada de posição firme do prefeito local, o médico Carlos Roberto Souto Batista. Mas isso ocorreu ao contrário.

Na audiência pública, realizada pela Embasa, em Livramento (7 de maio), o prefeito ficou do lado da EMBASA e, conseqüentemente, contra a população, ao afirmar que não via mal algum em se jogar no Rio Brumado os dejetos contaminados.

Todos os vereadores de Livramento, em pronunciamentos na Câmara Municipal, se indignaram contra essa desastrada decisão da Embasa e prometeram ações práticas para tentar evitar a consumação da mesma.

Um vereador ingressou no Ministério Público de Livramento, solicitando a abertura de procedimento investigatório contra a Empresa Baiana de Água e Saneamento - EMBASA e aConstrutora Franco Araújo (que executa a obra), para uma possível ação civil pública, com o objetivo de impedir essa ameaça efetiva de atentado ao meio ambiente e, principalmente, contra a saúde da população de Livramento e de Dom Basílio.

O site MANDACARU DA SERRA afirma que os dejetos são uma grave ameaça para a saúde da população e poderão, ao longo dos anos, até mesmo matar o Rio Brumado e a cachoeira. Por uma razão bem simples: a vazão do rio é controlada pela Barragem Luiz Vieira, para fins de irrigação e, nos períodos de estiagem, o rio fica praticamente seco. Por ele vão escorrer apenas os dejetos contaminados. A água da cachoeira vai ficar permanentemente preta, perdendo sua beleza e seu valor turístico e ecológico.

O site MANDACARU DA SERRA pergunta:

Onde estão o Dr. Emerson Leal (prefeito do município por quatro vezes), o deputado Nelson Leal, a deputada Marizete Pereira, o deputado Valdenor Pereira, que não aparecem para se manifestar?

Onde está a Câmara Municipal, que fala, fala e não age? Onde estão o prefeito e os vereadores de Dom Basílio? Onde estão os partidos políticos? Onde estão nossos advogados, nossos médicos, nossos dirigentes de associações, do sindicato?

LEIA TUDO NO MANDACARU DA SERRA

Comments:
Se, de fato, consumar-se esta aberração, a materialização dos dejetos, em primeiro plano, se dará através das mentes e consciências envolvidas, senão vejamos: Capítulo 12, vers. 1 do Livro aos HEBREUS: "PORTANTO nós também, pois estamos rodeados de UMA TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS, deixemos todo o embaraço, e o pecado que de tão perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta; 2- Olhando para JESUS, autor e consumador da fé, etc, etc." COMENTÁRIO: ao banalizar-se os própositos mesquinhos, tão em moda, não sabe o HOMENS SAPIENS que dispomos de Leis rigorosas, dispostas em energias que vibram no Universo, na plena consciência de Deus de que fazemos parte. O autor do blog, bem como todos os níveis de informação, cumpre o seu papel institucional, porém, os autores farão ouvidos moucos e burlarão a Lei, na certa. Sem que percebamos, todas as NOSSAS AÇÕES possíveis, sejam quais forem, "por pensamentos, palavras ou obras", conhecidas por PECADOS, em microns de segundos, escrevem o próximo livro de nossas Vidas, através de centenas de milhares de campos de forças existentes em nosso corpo PERISPIRITUAL, aquele mesmo que é a vestimenta do ESPÍRITO, para as próximas REENCARNAÇÕES; e, às vezes, pagamos os nossos deslizes nesta existência, já que o tempo planetário urge. E as dores, os sofrimentos, os nossos débitos para com a Lei, porque a NATUREZA nada deve ao homem, hoje em dia tão desprezada e aviltada de forma irresponsável. Antes que a desertificação da Terra se pronuncie, necessário que o homem comece com ações que dignifiquem, por atitudes positivas, o reflorestamento ambiental das próprias mentes, adubando o entendimento do AMOR UNIVERSAL.
Ribeirinho - Espírita
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?