24 de julho de 2010

 

Nassif afirma que Datafolha faz pesquisa no “olhômetro”

Com o título “A metodogia das pesquisas”, o jornalista Luis Nassif publicou em seu blog um artigo apontando onde o Instituto Datafolha erra. Para fazer economia de recursos, dispensou especialistas e montou uma metodologia falha. Em vez de fazer entrevistas de casa em casa, coloca seus pesquisadores em locais públicos, caçando pesquisados na base do OLHÔMETRO. Assim, capta movimentos errados, monta amostragens incorretas - já que a idade, condição social e educacional dependem do olhômetro - e acabam não refletindo o perfil da população brasileira levantada pelo IBGE.

E olhem que Nassif ainda não tocou nas negociatas de bastidores.

 

Manchete do Jornal do Brasil (e a lógica) desmentem manchete da Folha

Neste sábado, 24, a manchete da Folha é “Serra e Dilma mantêm empate a 25 dias da TV”. A manchete do Jornal do Brasil é “Vox Populi: 8 pontos de vantagem para Dilma”. É muito suspeito que a pesquisa Datafolha tenha encontrado um “empate técnico” entre Dilma 36% e Serra 37%.

Muito estranho porque o resultado de “empate técnico” não corresponde ao resultado da modalidade espontânea, na qual Dilma com 21% está à frente de Serra com 16%. E olhe que a pesquisa espontânea tem muita importância para os marqueteiros, mais até que a pesquisa induzida com nomes no cartão.

Mais estranho ainda porque Serra tem maior rejeição. Os que não votariam de jeito nenhum em Serra chegam a 26%, e os que não votariam de jeito nenhum em Dilma estão em 19%.

Este resultado do Datafolha está cheirando negociata para gerar manchete favorável a Serra.

A essa altura, manchete que dá “empate técnico” é favorável ao tucano.

 

Pesquisa Datafolha revela que na Bahia Wagner (PT) pode ganhar no primeiro turno

Bom Dilma para você neste sábado, 24. A primeira notícia do dia é muito agradável para a Bahia. A pesquisa Datafolha apurou que com 44% das intenções de voto, o governador da Bahia, Jaques Wagner, pode se reeleger no primeiro turno, se a eleição fosse hoje. Todos somados, seus adversários alcançam 37%.

De acordo com o Datafolha, o governador da Bahia com 44% lidera a disputa com 21 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Paulo Souto (DEM), que tem 23%. Em terceiro lugar aparece Geddel Vieira Lima (PMDB), com 12%.

23 de julho de 2010

 

Vox Populi aponta Dilma 8 pontos à frente de Serra

A pesquisa eleitoral do Instituto Vox Populi, contratada e divulgada hoje (23) pela Band e pelo Portal IG, mostra mais uma vez a liderança da candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff. Dessa vez, a petista tem 8 pontos percentuais de vantagem em relação ao segundo colocado, José Serra (PSDB). Na modalidade espontânea Dilma lidera com 28% contra 21% de Serra. E Dilma tem a menor rejeição e já lidera entre as mulheres.

O levantamento aponta Dilma com 41% das intenções de voto, contra 33% do tucano. Marina Silva tem 8%. Na sondagem anterior, divulgada no dia 29 de junho e que incluía 11 nomes, Dilma tinha 40% contra 35% de Serra e 8% de Marina. O Vox Populi aponta ainda que os demais candidatos somam 1% da intenção de votos. Os votos brancos e nulos chegam a 4%. E 13% dos entrevistados disseram que ainda estão indecisos.

Esse foi o primeiro levantamento desde a oficialização das candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O instituto ouviu 3 mil eleitores nesta semana, e a margem de erro é de 1,8 ponto percentual.

VOTO ESPONTÂNEO

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não recebe uma lista para escolher o candidato preferido, Dilma também lidera. A petista tem 28%, contra 21% do candidato do PSDB e 5% de Marina. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo sem estar concorrendo, tem 4% das intenções de voto.

A rejeição do candidato tucano também é a maior entre os concorrentes: 24%. A de Dilma é a menor e ficou em 17%.

SEGUNDO TURNO

Num HIPOTÉTICO segundo turno entre Dilma e o candidato tucano, a candidata do PT também VENCERIA segundo o levantamento. Dilma teria 46% das intenções de voto e Serra apenas 38%.

A candidata que representa a continuidade do governo Lula tem o melhor desempenho na região Nordeste, onde abre 30 pontos de vantagem em relação ao concorrente da oposição (54% a 24%). O tucano só leva vantagem na região Sul, onde a pesquisa aponta uma vantagem de 4 pontos em relação à Dilma (39% a 35%).

Na região Sudeste, onde se concentra o maior eleitorado do país, há um empate técnico. O tucano tem 36% da intenção de votos, e Dilma está com 34%.
A petista lidera tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Ela tem 43% das intenções do eleitorado masculino contra 34% de Serra e 7% de Marina. No eleitorado feminino, Dilma tem 38%, o tucano 32% e a verde 9%. Dilma também é a preferida em todas as faixas e níveis de ensino.

 

Sábado (24), 9h, tem pit stop no Comitê de Emiliano (PT) para colagem de adesivos nos veículos voluntários. Dilma, Wagner e Emiliano deputado federal


 

Waldir Pires e Emiliano em Ipiaú debatem hoje com estudantes da UNEB

Emiliano e Waldir coordenam mesa sobre “Euclides Neto, o Político”

Hoje, sexta-feira (23), às 19h, o candidato a deputado federal Emiliano (1331) e o ex-governador Waldir Pires vão conduzir uma mesa redonda sobre o tema “Euclides Neto: o político”, na Universidade Estadual da Bahia, campus de Ipiaú. O evento, destinado para estudantes de Letras, História, Arte, Pedagogia, do Ensino Médio e a comunidade em geral, faz parte do “Seminário Euclides Teixeira, sua vida e sua obra”, que está acontecendo de 21 a 23 de julho.

A proposta é estudar a vasta produção literária do escritor Euclides Neto em suas variadas formas (romance, conto, crônica), evidenciando o que a singulariza. Pela manhã de sexta (23), a partir das 8h, acontece a mesa redonda “A pesquisa na graduação em torno da obra de Euclides Neto”. Às 14h, a mesa será sobre “Os informantes”.

Convidar Waldir Pires e Emiliano para um debate sobre Euclides José Teixeira Neto é ato de grande acerto. Euclides Neto foi Secretário de Reforma Agrária e Irrigação no Governo Waldir Pires (1986). Juntos, eles concluíram o curso de Direito em 1949. Em 1962 foi eleito prefeito de Ipiaú e seu primeiro ato foi desapropriar uma propriedade rural, distribuir as terras e criar a “Fazenda do Povo”. Durante 40 anos advogou para os trabalhadores rurais. Morreu no dia 5 de abril de 2000.

Sobre ele, o jornalista Emiliano José escreveu um artigo publicado na Tribuna da Bahia em 1988 com o título “A rotina e o heroísmo”. Emiliano começou assim seu texto:

“Há variadas espécies de homem. Uma delas, o sábio, é para mim mais que um gênio - não dispara as luzes deste, mas derrama ensinamentos colhidos vida afora. Ao mesmo tempo, recicla seu conhecimento a cada minuto, acreditando mais na força da construção rotineira da vida do que no ato heróico em si. O sábio é uma espécie de farol. Assim é Euclides Neto...”

 

A direita difama o PT para evitar o debate sobre o Brasil

Serra, Índio da Costa, PSDB, a direita brasileira não quer debater o Brasil. Esse debate levaria fatalmente ao fortalecimento do voto plebiscitário. De um lado o projeto liderado por Lula e Dilma, do outro o projeto de FHC e Serra. É esse o motivo que leva Serra a usar seu vice Índio da Costa a desviar o debate para ataques grosseiros como a absurda ligação das FARC com o PT e coisas do gênero.

Por seu lado, Dilma insiste em debater o Brasil. Ele considera, por exemplo, que a oposição não tem a menor condição de aumentar o alcance do programa Bolsa Família. Primeiro porque Serra fez o contrário em São Paulo, ele reduziu o programa Renda Cidadã. Segundo porque até o Bolsa Família foi desconsiderado em São Paulo. Este estado deveria beneficiar 1,4 milhões de pessoas, mas a máquina estadual somente conseguiu beneficiar 1,1 milhão. Há 300 mil família de fora do Bolsa Família em São Paulo.

Há uma distância enorme entre dizer e fazer.

 

Na Bahia, pesquisa Vox Populi mostra Dilma 54% contra Serra 25%

Ainda não é oficial. A Vox Populi somente será divulgada hoje, sexta-feira, à noite. Mas há vazamentos por todo lado. Agora foi o jornalista Cláudio Humberto que divulgou. A Vox Populi dá 43% para Dilma, 36% para Serra e 8% para Marina. Ou seja, Dilma abre 7 pontos de frente. Na modalidade espontânea a distância de Dilma é maior ainda. Dilma 28% contra Serra 20%.

Nos estados, a vantagem da candidata Dilma (PT) fica ainda mais clara.

Se em Alagoas Serra está na frente (39x35%), na Bahia perde de goelada (54x25%) e sofre derrotas acachapantes no Maranhão (62x21%), Paraíba (58x28%), Pernambuco (61x24%), Piauí (58x24%), Rio Grande do Norte (56x31%). Serra está na frente também no Acre (44x16%, com a "verde" Marina Silva somando 25%), Amapá (37x35%). No Rio, Dilma está na frente (41x25%), mas perde em São Paulo (41x32%), no Paraná (45x37%), no Rio Grande do Sul (42x37%), Santa Catarina (44x33%).

No Estado de Minas Gerais, reino do tucano Aécio Neves, Dilma com 40% saltou à frente de Serra com 35%. É o Dilmasia.

 

Justiça garante direito de resposta ao PT pelas injúrias do desclassificado vice de Serra (e do pilantra do Serra)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou quinta-feira (22) o pedido de direito de resposta do PT em relação às baixarias do candidato a vice de José Serra, Índio da Costa, divulgadas no site tucano Mobiliza PSDB. A resposta deve ser publicada por dez dias ininterruptos. Índio da Costa está sendo usado pelo PSDB para fazer o serviço sujo, disseminar injúrias e difamações contra o PT e mudar, assim, o foco do debate eleitoral.

O ministro do TSE, Henrique Neves, autor da decisão, baseou seus argumentos no fato de que o PSDB repetiu prática usada nas eleições de 2002, consideradas ofensivas pelo TSE, além da repercussão que o caso tomou e da gravidade das declarações de Índio. O PSDB desafia assim a jurisprudência do TSE. Em 2002, o TSE decidiu que a coligação Grande Aliança, liderada pelo PSDB, deveria suspender a veiculação de programa de rádio e televisão que fazia o mesmo tipo de afirmação.

As eleições vão passar e este coitado do Índio vai ficar com processos nas costas. O PT entrou com processo criminal e abriu processo civil contra ele no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. (Com informações da Agência Brasil)

 

Empresário João Cavalcanti rompe com Geddel (PMDB)

O empresário do ramo da mineração, João Cavalcanti, anunciou que rompeu com a candidatura Geddel Vieira Lima (PMDB) ao governo da Bahia. O projeto de Wagner é melhor, concluiu o empresário. Simplesmente assim. Outros rompimentos se seguirão. O comentário é de Antônio do Carmo, no seu blog “Política com dedo na ferida”.

Como se sabe, João Cavalcanti é um profissional liberal que construiu uma enorme fortuna com base em registros de jazidas de ferro. Geddel tentou se aproveitar da inexperiência política de Cavalcanti e, segundo Antônio do Carmo, tentou que ele bancasse financeiramente sua campanha. Cavalcanti pode ser inexperiente, mas não é burro. Tanto assim que ficou milionário.

Cavalcanti percebeu o que representa a candidatura Geddel. Apenas um exacerbado projeto pessoal de poder.

22 de julho de 2010

 

Ex-deputado da Bahia calcula que Waldir Pires pode transferir mais de 50 mil votos para Emiliano 1331

Aumentam as chances de Emiliano se eleger deputado federal. Um experiente ex-deputado federal da Bahia – que deixou de concorrer por vontade própria – calcula que somente a carta de Waldir Pires declarando-se explicitamente a favor de Emiliano pode render mais de 50 mil.

Com a boa e merecida imagem que angariou em vários mandatos, e com o trabalho político em mais de 100 municípios baianos, as chances de vitória de Emiliano aumentaram consideravelmente. Como não fui autorizado, não posso identificar o autor da previsão.

A carta de Waldir Pires é intitulada “Voto para Emiliano 1331”. Nunca antes na história política da Bahia, o ex-governador, ex-ministro, ex-deputado federal e estadista Waldir Pires tinha se declarado a favor de uma candidatura tão abertamente. E mais: Waldir Pires está agendado para comparecer nas próximas plenárias regionais da campanha em várias cidades do interior. Além da carta, o testemunho pessoal.

Leiam um pequeno trecho da carta de Waldir Pires em apoio a Emiliano:

“O caminho, agora, aberto pelo governo do presidente Lula há de ser consolidado e avançará no governo de Dilma, candidata de Lula e nossa à presidência da República, com apoio de um Congresso que seja digno, honrado e ético.

Por isso, quero falar-lhes sobre a candidatura de Emiliano José a Deputado Federal, ao lado de diversos outros companheiros capazes. Conheço Emiliano e o observei e o vi agir e lutar desde minha volta à Bahia, em 1979, com a decretação da Anistia e a restauração dos meus direitos políticos cassados, na primeira lista da Ditadura, em abril de 1964.

Emiliano, ainda muito moço, era já conhecido e respeitado jornalista dos nossos jornais diários e dos que são do sul do País. Corajoso e intrépido combatente na luta contra a ditadura, preso durante quatro anos, torturado, tendo sofrido as brutalidades da ignomínia ditatorial, voltou à liberdade íntegro, na cabeça e no coração, no patriotismo e na visão aberta da sociedade justa e livre.

Professor universitário e doutor pela UFBA, trabalhador incansável. Bom escritor. Ajudou-me, no meu governo, quando exerceu o mandato de deputado estadual, como vereador de Salvador, novamente deputado estadual e, por último, durante um ano, como deputado federal, recentemente.

Emiliano tem uma excelente trajetória de vida e de trabalho, minhas amigas e meus amigos. Mas é, sobretudo, para mim, a confiança, no mérito e na retidão, de que teremos um grande representante da Bahia, no Parlamento Brasileiro, para a construção do Estado Democrático Brasileiro livre, justo e próspero, indispensável para a construção da sociedade democrática brasileira livre e justa.

Peço-lhe o voto para Emiliano 1331
Waldir Pires”

LEIA A ÍNTEGRA DA CARTA DE WALDIR PIRES

 

Lula desembarca hoje em Salvador. Vem pedir votos para Wagner e Dilma.


 

A realidade conspira contra a candidatura Serra

O sociólogo Ricardo Guedes, do Instituto Sensus, não se surpreendeu com os números da pesquisa Vox Populi que está para ser divulgada: 43% para Dilma, 37% para Serra. Ele prevê até que Marina vai cair cedo, cedo, por causa do inevitável voto útil.

Como ela se colocou à esquerda de Dilma, não vai tomar votos de Serra. Li no Blogão do Pereira, que copiou do Conversa Afiada que copiou do Blog do Nassif Online.

Só que, se Marina cair para 7 pontos, por exemplo, o percentual de Dilma equivalerá a quase 50% dos votos atribuídos aos três candidatos. A previsão de Ricardo Guedes é que, no resultado final, Dilma poderá ter mais que o dobro dos votos de José Serra, devido ao impressionante processo de transferência de votos de Lula para ela.

A correlação entre os que ficam sabendo que Dilma é candidata de Lula, e decidem o voto por ela, é de 0,98. Para efeito de comparação, no caso Aécio-Anastasia, essa correlação é de 0,78 – ainda assim, muito alta.

Na opinião de Guedes, o caso Álvaro Dias – desistência de Serra, que abriu mão dele como vice pelo tal Índio da Costa – poderá ter, no Paraná, efeito similar aos mineiros, quando viram Aécio Neves alijado da disputa presidencial: aumento da rejeição a Serra e surgimento voto Dilmasia.

Aliás, o “engajamento” de Aécio Neves na campanha de Serra, para mídia e inglês ver, não está impedindo o crescimento do voto Dilmasia – o movimento que defende o voto para Anastasia, governador, e Dilma presidente.

A realidade conspira contra Serra. Apoiado oficialmente pelo PT, Hélio Costa (PMDB) lidera com folga as pesquisas. Hélio Costa é apoiado pelo PT de Fernando Pimentel e pelo PT de Patrus Ananias e Nilmário Miranda. E Dilma é apoiada por Hélio Costa, Patrus Ananias, Nilmário Miranda, Fernando Pimentel e pelo racha no PSDB mineiro que pede o voto Anastasia e Dilma.

Eu digo que Dilma será presidente.

 

“Conforme seus candidatos, assim é seu partido”

Uma carta de um leitor da revista Veja (21/07) cabe como uma luva na mão do DEM de São Paulo. O leitor da revista Veja cita um antigo ditado para, equivocadamente, atacar a política externa do Brasil.

Ele diz que “conforme seus amigos, assim você é” e conclui que o Brasil, por manter relações comerciais com o Irã, Cuba, Venezuela e Bolívia, é igual aos governos destes países. Evidentemente, uma lógica às avessas.

Tanto é assim que a mesma edição da revista Veja se viu obrigada a publicar uma carta do ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores. Ele explica pacientemente aos jornalistas e editores da revista que foi chamado de “imoral” porque o Brasil mantém relações comerciais com a Guiné Equatorial. Mas não dizem o mesmo dos Estados Unidos, que mantêm lá as principais empresas do país, ou a França, de onde vem até a manteiga consumida no país africano.

Se “conforme seus amigos, assim você é” é um ditado que não serve para explicar as relações comerciais entre países, ao contrário, no caso de candidatos às eleições serve muito bem. Podemos até adaptar o ditado para “conforme seus candidatos, assim é seu partido político”.

Veja o caso de Selmo Santos, do DEM de São Paulo. Ele registrou sua candidatura a deputado federal de dentro da cadeia. Está preso por estelionato, desde janeiro deste ano, na casa de Detenção Provisória de Pinheiros, na capital paulista.

Ele foi preso porque responde processo por estelionato. Já foi condenado por estelionato, por falsidade ideológica e por tráfico de drogas. O cara mora num barraco e declarou que tem patrimônio de R$ 91,6 milhões. Entre seus bens está uma participação de R$ 80 milhões numa universidade que só existe no papel. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

Com toda essa ficha suja sua candidatura foi aprovada pelo DEM paulista. Fico imaginando o programa eleitoral do PSDB/DEM com José Serra na TV: “Por um país que pode mais, vote em Selmo Santos, do DEM, o candidato do Serra”. Aí surgem na tela o deputado Rodrigo Maia e o deputado ACM Neto: este nós apoiamos.

É isso. Conforme os candidatos, assim é o DEM e o PSDB.

20 de julho de 2010

 

Associação “Os Negões” debate “A Cultura do Racismo na mídia”

A Associação “Os Negões” entende que diante da resistência do racismo, o estado brasileiro avança significativamente, em parceria com o movimento social, nas propostas anti-racistas. É no contexto da luta contra o racismo que o grupo “Os Negões” trabalha.

O Projeto “Os Negões contra a Cultura do Racismo”, promovido pela Associação Cultural Os Negões estará em cinco bairros de Salvador, no período de 22 de julho a 21 de agosto de 2010, cobrindo um importante segmento da juventude de Salvador, das localidades de Engenho Velho de Brotas, Garcia, Cosme de Farias, Vasco da Gama e Engenho Velho de Federação.

Faz parte deste projeto o debate sobre “Cultura do racismo nos meios de comunicação e suas consequências”. Como debatedores foram convidados o jornalista e professor da Facom, Fernando Conceição, Wanda Chase, Paulo Rogério, Maíra Azevedo, o cineasta Póla Ribeiro e o jornalista, escritor, professor universitário e candidato a deputado federal, Emiliano José.

O debate ocorre na Escola Victor Civita, 19h, na avenida Vasco da Gama. A escola fica na localidade chamada Dique Pequeno, atrás do Posto de Gasolina do Dique do Tororó.

Mais informações com Walmir França (9603 8521) ou Paulo (9962-1022) ou Marília (3261-1725).

 

Dilma repreende Serra: mais propostas, menos baixarias

A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, pediu aos demais candidatos à Presidência da República que respeitem o povo brasileiro, como ela respeita, e façam o debate eleitoral baseado em pro-pos-tas. E não baixarias.

Chega de baixarias. É uma indignidade o que o vice de Serra e o Serra disseram sobre o PT estar ligado às guerrilhas da Colômbia. O PT nasceu em 1980 fazendo opção pela democracia.

A campanha eleitoral está mexendo com o equilíbrio emocional de Serra. De simpatizante do presidente Lula ele variou para difamar o presidente Lula. Nem Serra, nem o vice dele, índio da Costa, têm condições de disputar a presidência. Falta-lhes dignidade que o cargo exige.

Tanta baixaria somente levando Serra e o idiota à Justiça.

Se Serra não respeita Lula, Dilma, o PT, que pelo menos respeite o povo brasileiro.

19 de julho de 2010

 

Dilma promete criar bolsas de estudo para o ensino médio

Como todo candidato, Dilma faz promessas. Mas, ao contrário de Serra que promete coisas absurdas, Dilma prometeu hoje a criação de bolsas escolares para alunos do ensino médio, seguindo o exemplo do ProUni do governo Lula.

Ao citar os dados do Enem (divulgados pelo Ministério da Educação), Dilma disse que as escolas estaduais e municipais não se saíram bem. “Considerando que 85% do total de escolas de ensino médio são públicas, o nosso compromisso é com essas escolas, por que são elas que estão mais fracas”, afirmou.

A proposta de Dilma é criar vagas nas escolas privadas. Ela anunciou dois mecanismos: um, na forma de bolsa e outro como financiamento. “Nós também queremos criar vagas nas escolas privadas da mesma form, usando dois mecanismos. Um mecanismo bolsa, que é igual ao ProUni, e um financiamento com prazos longos e baixíssimo juro", anunciou.

Dilma defendeu, ainda, a qualificação dos professores de ensino médio e melhores salários para eles, para garantir um ensino com maior qualidade. “O salário não é porque você tem que ser bem remunerado. É porque hoje você não atrai jovens para o magistério, pois o que pagam para o professor é irrisório”.

Serra promete esmolas, cestas básicas, Dilma promete incentivar o ensino. Eis a diferença.

 

Serra tá debochando com essa história de Ministério do Acarajé

Li no Blogão do Pereira. Depois de prometer, em Itabuna, criar o Ministério do Acarajé e cancelar um comício por falta de público, o candidato Serra prometeu distribuir gratuitamente cestas básicas e remédios para o povo carente. Prometeu distribuir enxovais às mulheres grávidas, criar outro programa para concorrer com o Bolsa Família chamado Bolsa Extra, outro para substituir o ProUni beneficiando estudantes de cursos técnicos e voltou a prometer dobrar o Bolsa Família inclusive com aumento do valor distribuído ás famílias.

Serra está debochando de todo mundo. A promessa de distribuir remédios e cestas básicas pegou um de seus assessores de surpresa. Ninguém sabia disso, ele inventou na hora.

Serra está desequilibrado. Não está pensando bem o que diz. É o perfeito biruta de aeroporto. Cada dia fala coisa diferente, cada dia muda de direção, como o vento. Agora, exagerou. Para completar, concordou com a injúria de seu vice, Índio da Costa, que disse que o PT tem “ligações” com a guerrilha colombiana.

Serra é tão desonesto que promete distribuição de renda quando em seu governo nunca investiu nisso. Nem cadastrar as famílias carentes de São Paulo ele se interessou. Há quem diga que ele chegou a boicotar o Bolsa Família, assim como boicotou o Minha casa Minha Vida.

Não dá para levar Serra a sério.

 

Dia Internacional da Liberdade, viva Nelson Mandela

Belíssima homenagem a Nelson Mandela foi feita pela ONU ao instituir o dia 18 de julho, data de nascimento do líder sul-africano, como Dia Internacional da Liberdade. Mandela é a figura, na atualidade, mais destacada da luta pela liberdade e contra o racismo. Dia 18 de julho ele completou 92 anos.

Dilma Roussef deve estar muito feliz. Sua vida lembra muito a trajetória de Nelson Mandela. Dilma e Mandela pegaram em armas contra as ditaduras de seus países. Dilma e Mandela foram presos políticos durante anos. Dilma e Mandela foram torturados nas prisões. Dilma e Mandela foram anistiados e construíram a democracia em seus países. Mandela foi presidente da África do Sul. Só falta Dilma ser presidenta do Brasil.

Com a decisão da ONU, o 18 de Julho torna-se uma homenagem extensiva a todos os que cumpriram penas de prisão em todo o mundo, pelos ideais de liberdade, lutando pela democracia.

 

O vice do Serra é um desastre político ambulante

O tal Indio da Costa (DEM-RJ) é um destrambelhado. Não só por suas idéias exóticas como aquela de propor multa para quem dá esmolas nas ruas. Até o presidente do DEM, Rodrigo Maia, tirou o corpo fora. O cara exagerou na dose dizem os líderes da direita. Não dá para dizer que o PT tem relações com as FARC da Colômbia e o narcotráfico.

O vice de Serra foi desautorizado também por Orestes Quércia, candidato ao Senado na chapa de Serra. Quércia atribui este tipo de ataque à “inexperiência” do Índio da Costa. Engana-se, é burrice política mesmo.

A verdade é que índio da Costa, o vice de Serra, foi recrutado pela campanhade Serra para fazer um trabalho menor, sujo mesmo, que é lançar entre a juventude a dúvida sobre Dilma e o PT. Mas, o cara é tão burro que está dando tudo errado.

A campanha da Dilma aproveitou a deixa e aproveitou. O vice de Serra, Índio da Costa, se comporta como um idiota, atacou o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. “O comportamento desse rapaz mostra que ele é uma pessoa despreparada. É ruim para o candidato da oposição escolher para vice uma pessoa que se comporta como um idiota, porque francamente ele se comporta como tal, um idiota”.

A idiotice do Índio da Costa (DEM-RJ), o vice de Serra, está em todos os jornais.

 

Dilma amadurece idéia do ministério da micro e pequena empresa

A proposta de incentivar o empreendedorismo toma corpo na campanha de Dilma Roussef. Quem primeiro plantou a ideia foi o próprio presidente Lula, durante a abertura da 17ª Semana de Capacitação do Sistema Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Lula sugeriu a criação de um "Ministério da Micro e Pequena Empresa".

Para justificar a proposta, Lula citou a existência de dois ministérios que tratam de questões rurais - o do Desenvolvimento Agrário, voltado para agricultores familiares e assentados em projetos de reforma agrária, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dedicado aos médios e grandes produtores de agronegócios. Daí a proposta foi ampliada para a criação da primeira pasta destinada à promoção do empreendedorismo.

Há setores que falam em Ministério do Empreendedorismo, para possibilitar a criação de ousados programas de crédito. Integrantes da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa falam numa linha de crédito específica para facilitar a aquisição de máquinas e equipamentos por empreendedores de pequenos e micros negócios.

Uma versão empreendedora do programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida" está também sendo costurada pela coordenação da campanha de Dilma Rousseff (PT) nas propostas de governo. Já há quem chame de "Minha sala, Meu galpão, Minha vida". O programa de aquisição de imóveis por empreendedores para abrir ou expandir o próprio negócio irá estimular a economia e o mercado imobiliário, a exemplo do que vem acontecendo com o programa Minha Casa, Minha Vida.

O programa se inspira nas regras do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que oferece uma das menores taxas de juros do mercado financeiro. Os empreendedores urbanos de pequenos negócios não tem acesso às vantagens creditícias do Pronaf. A verdade é que ainda não deslanchou a proposta de criação de fundos garantidores de crédito para micro e pequenas empresas para avalizar empréstimos de até R$ 32 bilhões que deveriam ter sido emprestados para o segmento no ano passado.

A idéia é que o segmento de micro e pequenas empresas deixaria de ser um departamento na pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, para ganhar uma posição política própria. Nessa nova pasta seriam concentradas as políticas públicas dispersas em diversos órgãos do governo federal que são voltadas para as micros e pequenas empresas (90% das firmas constituídas no País), associações e cooperativas de trabalhadores e milhões de empreendedores informais.

Enquanto a campanha de Serra se perde em baixarias, a campanha de Dilma constrói propostas para o desenvolvimento.

 

VEJA FOTOS DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE EMILIANO 1331

SITE EMILIANO 1331

 

veja reportagem fotográfica do lançamento da campanha de Emiliano 1331

BLOG NOTÍCIAS DO SERTÃO

 

Leia a carta do ex-governador Waldir Pires apoiando EMILIANO 1331 para deputado federal

VOTO PARA EMILIANO 1331

Quero pedir licença às minhas amigas e meus amigos, companheiras e companheiros, de tantas lutas e de esperanças e sonhos que não morrem, jamais, e que, ao longo do tempo, ao contrário, até se vão fortalecendo na alma e na vontade política, experiente, endurecida, insistente, para dizer-lhes da escolha que farão para a composição da representação da Bahia, na Câmara dos Deputados, nestas próximas eleições de outubro.

Temos muita gente boa, disponível, na batalha eleitoral que se travará.
A Câmara dos Deputados, como o Senado, são os dois núcleos do Poder Legislativo nacional, que terão papel decisivo, no êxito, ou não, da continuidade do instante nacional bonito, afirmativo, que estamos vivendo.

Consolidar, avançar, aprofundar as conquistas democráticas que o governo do presidente Lula realiza em grau maior, e diferenciado, que qualquer outro governo no passado, para a inclusão crescente, na sociedade humana brasileira, das grandes maiorias do nosso povo, inclusão que é preciso seja a da cidadania real, consciente, participativa, reivindicativa.

Isto é, as pessoas podendo comer, alimentar-se, morar, trabalhar, criar os filhos, dispondo de meios para educá-los e dotá-los de condições que lhes viabilizem as oportunidades da vida. Isto é, construir Democracia.

A Democracia já não pode mais ser uma utopia. Uma aspiração distante, frágil, visualizada no horizonte. Nem mais pode continuar, aos olhos do povo, mentirosa e enganadora, fria, porque restrita a regras formais, jurídicas, que não são aplicadas, na realidade cotidiana, pelos donos do poder.

Liberdades e igualdades proclamadas, que não existem, salvo para os que têm dinheiro, porque estão incorporadas à Constituição, aos códigos, às leis, na sociedade real, que é, na verdade, de prática ainda excludente.

A Democracia é, hoje, uma idéia-força, motora, indispensável à construção das transformações sociais e da convivência humana, em paz. Proclamadora da dignidade da pessoa humana, que é o fim, e não o objeto, da sua inteligência criadora nas artes, na ciência, na tecnologia, a serviço da Humanidade.

O caminho, agora, aberto pelo governo do presidente Lula há de ser consolidado e avançará no governo de Dilma, candidata de Lula e nossa à presidência da República, com apoio de um Congresso que seja digno, honrado e ético.

Por isso, quero falar-lhes sobre a candidatura de Emiliano José a Deputado Federal, ao lado de diversos outros companheiros capazes. Conheço Emiliano e o observei e o vi agir e lutar desde minha volta à Bahia, em 1979, com a decretação da Anistia e a restauração dos meus direitos políticos cassados, na primeira lista da Ditadura, em abril de 1964.

Emiliano, ainda muito moço, era já conhecido e respeitado jornalista dos nossos jornais diários e dos que são do sul do País. Corajoso e intrépido combatente na luta contra a ditadura, preso durante quatro anos, torturado, tendo sofrido as brutalidades da ignomínia ditatorial, voltou à liberdade íntegro, na cabeça e no coração, no patriotismo e na visão aberta da sociedade justa e livre.

Professor universitário e doutor pela UFBA, trabalhador incansável. Bom escritor. Ajudou-me, no meu governo, quando exerceu o mandato de deputado estadual, como vereador de Salvador, novamente deputado estadual e, por último, durante um ano, como deputado federal, recentemente.

Emiliano tem uma excelente trajetória de vida e de trabalho, minhas amigas e meus amigos. Mas é, sobretudo, para mim, a confiança, no mérito e na retidão, de que teremos um grande representante da Bahia, no Parlamento Brasileiro, para a construção do Estado Democrático Brasileiro livre, justo e próspero, indispensável para a construção da sociedade democrática brasileira livre e justa.

Peço-lhe o voto para Emiliano 1331

Waldir Pires

18 de julho de 2010

 

Penildon Silva Filho faz campanha para Wagner, Emiliano e Vânia

A temporada de campanha eleitoral on line começou. Tenho recebido e-mails com opções de candidaturas. O mais interessante e bem fundamentado até agora veio do professor Penildon Silva Filho, diretor geral do Instituto Anísio Teixeira, órgão da Secretaria da Educação da Bahia.

Sem a pretensão de impor candidaturas, ele esclarece que na democracia as escolhas políticas se dão através do diálogo, da apresentação de idéias. O outro caminho é o da ditadura.

Professor Penildon Silva Filho anuncia que votará em Dilma Presidente (13), Wagner Governador (13) e nos senadores que representam esse projeto: Lídice (400) e Pinheiro (130).

E também em EMILIANO para deputado federal (1331) e Vânia Galvão para deputada estadual.

Ele informa aos seus amigos que EMILIANO (1331) tem uma vida dedicada à democracia brasileira. Ex-preso político nos tempos da ditadura, jornalista de carreira, professor doutor aposentado da Faculdade de Comunicação da UFBA, com 25 anos na sala de aula. Escritor com oito livros publicados. Dirigente do PT da Bahia. Dois mandatos de deputado estadual, um de vereador de Salvador.

O perfil de um parlamentar ficha limpa, dedicado à defesa dos trabalhadores, dos direitos dos afro-descendentes, militantes dos direitos humanos, defensor da Petrobras e das universidades.

Também informa aos amigos que VÂNIA GALVÃO (13133) – que vai inaugurar seu Comitê Central nesta 23 de julho, à rua Caetano Moura, 587, defronte a Faculdade de Arquitetura – merece o voto para deputada estadual por sua trajetória de vida e de luta política. Advogada, liderança dos funcionários da UFBA, fundadora da ASSUFBA, comandou a primeira greve nacional dos servidores durante o governo do ditador general Figueiredo em 1984.

Vânia Galvão exerce um coerente e combativo mandato de vereadora em Salvador, voltado para as comunidades pobres, os direitos sociais, defesa da mulher e das minorias excluídas. VÂNIA GALVÃO se identifica com EMILIANO, tanto que escolheu o número que já foi dele nas disputas eleitorais – 13133.

PENILDON SILVA FILHO SE UTILIZA DE UM TEXTO DO ECONOMISTA E PROFESSOR DA UFRJ, PEDRO LIMA, PARA FUNDAMENTAR SEUS VOTOS.

SEGUE ABAIXO O TEXTO QUE É MUITO INTERESSANTE:

Lula, que não entende de sociologia, levou 32 milhões de miseráveis e pobres à condição de consumidores; e que também não entende de economia; pagou as contas de FHC, zerou a dívida com o FMI e ainda empresta algum aos ricos Lula, o analfabeto, que não entende de educação, criou mais escolas e universidades que seus antecessores juntos [14 universidades públicas e estendeu mais de 40 campi], e ainda criou o PRÓ-UNI, que leva o filho do pobre à universidade [meio milhão de bolsa para pobres em escolas particulares].

Lula, que não entende de finanças nem de contas públicas, elevou o salário mínimo de 64 para mais de 291 dólares [valores de janeiro de 2010], e não quebrou a previdência como queria FHC.

Lula, que não entende de psicologia, levantou o moral da nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo. Embora o PIG-Partido da Imprensa Golpista, que entende de tudo, diga que não.

Lula, que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de nada, reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país à liderança mundial de combustíveis renováveis [maior programa de energia alternativa ao petróleo do planeta].

Lula, que não entende de política, mudou os paradigmas mundiais e colocou o Brasil na liderança dos países emergentes, passou a ser respeitado e enterrou o G-8 [criou o G-20].

Lula, que não entende de política externa nem de conciliação, pois foi sindicalista brucutu; mandou às favas a ALCA, olhou para os parceiros do sul, especialmente para os vizinhos da América Latina, onde exerce liderança absoluta sem ser imperialista. Tem fácil trânsito junto a Chavez, Fidel, Obama, Evo etc. Bobo que é, cedeu a tudo e a todos.

Lula, que não entende de mulher nem de negro, colocou o primeiro negro no Supremo (desmoralizado por brancos) uma mulher no cargo de primeira ministra, e que pode inclusive, fazê-la sua sucessora.

Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha (a convite dela) e afrontou nossa fidalguia branca de lentes azuis.

Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de Keynes, criou o PAC; antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de o Estado investir; hoje o PAC é um amortecedor da crise.

Lula, que não entende de crise, mandou baixar o IPI e levou a indústria automobilística a bater recorde no trimestre [como também na linha branca de eletrodomésticos].

Lula, que não entende de português nem de outra língua, tem fluência entre os líderes mundiais; é respeitado e citado entre as pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual [o melhor do mundo para o Le Monde, Times, News Week, Financial Times e outros...].

Lula, que não entende de respeito a seus pares, pois é um brucutu, já tinha empatia e relação direta com George Bush - notada até pela imprensa americana - e agora tem a mesma empatia com Barack Obama.

Lula, que não entende nada de sindicato, pois era apenas um agitador;.. é amigo do tal John Sweeny [presidente da AFL-CIO - American Federation Labor-Central Industrial Congres - a central de trabalhadores dos Estados Unidos, que lá sim, é única...]e entra na Casa Branca com credencial de negociador e fala direto com o Tio Sam lá, nos "States".

Lula, que não entende de geografia, pois não sabe interpretar um mapa é autor da maior mudança geopolítica das Américas na história.

Lula, que não entende nada de diplomacia internacional, pois nunca estará preparado, age com sabedoria em todas as frentes e se torna interlocutor universal.

Lula, que não entende nada de história, pois é apenas um locutor de bravatas; faz história e será lembrado por um grande legado, dentro e fora do Brasil.

Lula, que não entende nada de conflitos armados nem de guerra, pois é um pacifista ingênuo, já é cotado pelos palestinos para dialogar com Israel.

Lula, que não entende nada de nada;.. é bem melhor que todos os outros...!

Pedro Lima *
Economista e professor de economia da UFRJ

This page is powered by Blogger. Isn't yours?