27 de fevereiro de 2010

 

Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afrobrasileiras

Fomentar e difundir a cultura negra nacional e internacional com um caráter inovador. Esse é o mote que resultou no lançamento do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afrobrasileiras, patrocinado pela Petrobras e desenvolvido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon) em parceria com a Fundação Cultural Palmares.

No total serão premiados 20 projetos de todo o país, sendo quatro contemplados por região brasileira – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Ao todo serão distribuídos R$1.100.000,00 em prêmios para projetos que abordem as seguintes manifestações artísticas: teatro, dança e artes visuais que trabalhem com a produção artística de estética negra.

As inscrições vão até o dia 5 de março e podem ser feitas pelo site www.premioafro.org. Por meio deste endereço, os interessados poderão acessar ainda o edital de seleção, obter dicas sobre como elaborar os projetos e mais informações sobre o prêmio.

O Prêmio Expressões Culturais Afrobrasileiras foi concebido em 2006, após o II Fórum Nacional de Performance Negra, realizado no Teatro Vila Velha, em Salvador, que teve como um de seus destaques a discussão sobre a falta de editais públicos e linhas de financiamento específicos para trabalhos focados na estética negra.

 

Arte para o povo. Circuito Petrobras de Cinema Livre em Salvador.

Depois de passar por 23 cidades do interior da Bahia, o Circuito Petrobras de Cinema Livre fará exibições em Salvador, durante o projeto Espicha Verão, do Governo do Estado. As exibições serão realizadas no Porto da Barra, hoje, sábado (27/2) e nos dias 06 e 13 de março, a partir das 19h.

As sessões do Circuito Petrobras de Cinema Livre são sempre ao ar livre, em praças públicas, com 300 assentos disponibilizados para o público. A estrutura de exibição tem como base um caminhão adaptado com projetor de alta definição, tela desmontável de 200″ e equipamento de som de alta fidelidade com 1.000 watts de potência.

Além das exibições na capital, o projeto continua sua trajetória pelo interior do estado. No dia 27 de março, o Circuito Petrobras de Cinema Livre encerra a sua quinta edição, no bairro de São Cristóvão, em Salvador.

Abaixo, o roteiro do projeto:

27/2 – Salvador – Projeto Espicha Verão (Porto da Barra)
06/3 – Salvador – Projeto Espicha Verão (Porto da Barra)
07/3 – Santo Amaro
08/3 – Maragojipe
09/3 – São Roque do Paraguaçú
10/3 – Salinas
12/3 – Candeias
13/3 – Salvador – Projeto Espicha Verão (Porto da Barra)
14/3 – São Francisco do Conde
15/3 – Madre de Deus
16/3 – São Sebastião do Passé
17/3 – Pojuca
18/3 – Catú
19/3 – Dias D’Ávila
20/3 – Camaçari
27/3 – Salvador – Encerramento do Projeto em São Cristóvão

 

João Almeida (PSDB) afirma que prefeito não elege governador. PT quer apoio dos prefeitos.

O líder do PSDB na Câmara Federal, deputado João Almeida, da Bahia, disse que apoio de prefeito não elege governador. Para ele, o eleitor hoje está consciente e mais exigente.

A matéria está no jornal Tribuna da Bahia (27). Achei um desrespeito aos prefeitos da Bahia. Com João Almeida como cabo eleitoral, Paulo Souto (DEM) e J. Serra (PSDB) estão muito mal servidos.

O que João Almeida disse?

“ Ninguém leva mais o eleitor de cabresto para as urnas”, acrescentou, ao fazer um prognóstico sobre as eleições majoritárias deste ano. Almeida acredita na vitória do ex-governador Paulo Souto, a quem ele considera mais competitivo, em função do que chama de “fraca administração de Jaques Wagner”.

O líder tucano também admite a hipótese de uma composição imediata com o PMDB, mas faz uma ressalva: desde que isso represente Souto na cabeça da chapa para o Palácio de Ondina.

Como esta hipótese é descartada pelo ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), a união PSDB-PMDB só num eventual segundo turno.

João Almeida continua repetindo seu mantra reacionário. Para ele o governo Lula faz uso eleitoral do vitorioso programa Bolsa Família e até do Pré-sal. Tudo supostamente para “alavancar” a candidatura de Dilma Roussef à presidência.

Sobre a candidatura tucana de José Serra, ele disse que o anúncio oficial deve ser feito no próximo mês de abril, como determina a lei, e sugeriu que seria promissora uma dobradinha entre Serra (presidente) e Aécio Neves (MG) como vice.

Mas que coisa mais antiga.

Ao contrário de João Almeida, o governador Jaques Wagner acha que o apoio dos prefeitos é importante. Realmente, não há mais clima para eleitores de cabresto, tanto que o DEM entrou em decadência. Mas, não se pode identificar automaticamente lideranças políticas municipais com voto de cabresto.

João Almeida vai lascar a campanha de Paulo Souto (DEM). Mui amigo.

 

DEZ MOTIVOS PARA VOTAR EM JOSÉ SERRA

1- J. Serra fará a transposição das águas de São Paulo para o árido nordestino.
.
2- J. Serra é Democrático, apoiou Arruda e Kassab nas eleições de 2004 e 2008.
.
3- J. Serra tem 45 pontos em São Paulo, pontos de alagamento.
.
4- J. Serra vale por dois, vote nele e leve o Arruda de lambuja.
.
5- J. Serra não gosta dos bancos. Os que o povo de São Paulo tinha, ele vendeu para a União, Nossa Caixa, por exemplo, e ajudou a entregar os outros quando Ministro do Planejamento de FHC; Bamerindus, Banespa...
.
6- J. Serra gosta de transporte alternativo, por isto, cobra os pedágios mais caros do Brasil; para incentivar a busca de outros meios de transporte, o aquático, por exemplo.
.
7- J. Serra é muito inteligente, não tem curso superior, mas fez pós-graduação em Harvard.
.
8- J. Serra não dá moleza para jornalista! Se a pergunta não foi combinada antes, ele manda demitir.
.
9- J. Serra vai reduzir a jornada de trabalho; o expediente começa quando ele acordar, depois das 11h!
.
10- J. Serra fará de São Paulo a Veneza dos trópicos, como incentivo ao turismo

Fonte: Blog do Miro

 

Prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, do PR, desequilibra a disputa em favor de Wagner do PT

É comum, pelo menos na Bahia, a debandada de prefeitos nas eleições. Os partidos políticos são fracos e as lideranças se filiam por conveniência. Muitos prefeitos do PSDB, PMDB e até do DEM já manifestaram apoio à reeleição de Jaques Wagner (PT).

A mais importante até o momento, pela influência regional que tem, foi a adesão da prefeita de Barreiras, hoje no PR de César Borges, ontem no DEM. Ela é alvo inclusive da ira do DEM, seu ex-partido, pela “infidelidade “ partidária.

Jusmari Oliveira acredita que o PR pode até não marchar com Wagner, mas já adiantou em praça pública que pela primeira vez ela pretende não se submeter à sigla partidária.

Foi forte a declaração da prefeita Jusmari de Oliveira em recente visita do governador Jaques Wagner ao município:

“Digo hoje em praça pública, pela primeira vez, que nessa próxima eleição eu não seguirei minha sigla partidária. Já respondi anteriormente processo por infidelidade partidária e não me custará nada responder mais um, mas se eu tiver um pouco de prestígio político em Barreiras e na região Oeste, eu declaro a você, governador, todo o apoio à sua reeleição. Digo isso porque encontramos no seu governo a sensibilidade que sempre buscamos em mais de 20 anos de caminhada na busca da construção da justiça social e da dignidade do povo do Oeste da Bahia”,.

A opção de Jusmari Oliveira é pelo bem de Barreiras, dê no que der.

 

Jornalistas suspeitam que pichações políticas em Salvador podem ter sido feitas pelo PMDB

As pichações que se espalharam em Salvador nos últimos dias para criticar a possível aliança entre o governador Jaques Wagner (PT), o senador César Borges (PR) e o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Otto Alencar, que deve se filiar ao PP para disputar as eleições, podem ter sido feitas pelo PMDB.

"Denúncias" recebidas pelo Bahia Notícias dão conta de que a ação foi promovida pelo partido que administra a cidade. A legenda do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, teria interesse em desgastar a costura, tanto para enfraquecer a chapa concorrente quanto para ampliar o tensionamento interno no PT, bem como receber, de quebra, o parlamentar republicano no colo.

A possibilidade também é cogitada entre os petistas, uma vez que a população ainda não teria motivação para se manifestar no momento pré-eleitoral em relação a um aspecto específico advindo de um debate precoce e não confirmado. “Há fortes indícios de que essa campanha provocativa seja de autoria do PMDB. A iniciativa revela o desespero do partido face à capacidade de articulação política do governador Jaques Wagner quanto a possibilidade de incorporar ao seu projeto personalidades que seriam imprescindíveis na chapa do ministro Geddel Vieira Lima”, afirmou o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Waldenor Pereira (PT).

Fonte: blog Muritiba News – de José Carlos Brandão Filho.

Nota do Bahia de Fato – As pichações provocativas podem ter sido feitas tanto pelo DEM quanto pelo PMDB. Também interessam ao PSB, mas, aí eu descarto a suspeita porque Lídice da Mata não é de usar o anonimato na ação política.

26 de fevereiro de 2010

 

Prefeito de Umburanas, do PSDB, apóia reeleição de Wagner, do PT

O clima de expectativa predominou quarta-feira (24), no município de Umburanas (a 440 km de Salvador), que recebeu a visita do governador Jaques Wagner para inaugurar obras do Programa Luz para Todos. Apesar de cumprir uma agenda meramente pautada por querelas administrativas, o governador baiano não pôde se esquivar do anúncio de apoio de mais um prefeito tucano a sua candidatura de reeleição.

O prefeito do PSDB, Raimundo Nonato, faz parte de um nicho de lideranças regionais vinculadas historicamente ao presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), que desafiou recentemente o ex-prefeito de Salvador e tapa buraco na presidência do PSDB estadual, Antonio Imbassahy, a garantir o apoio dos prefeitos da legenda ao candidato do DEM no estado.

Após inaugurar um Centro Digital de Cidadania e obras de infra-estrutura no município, o prefeito tucano declarou: “Torci muito para o governador ser candidato a presidência da república, mas, continuo sendo um aliado na reeleição para governador este ano”, enfatizou para uma praça cheia de pessoas que comemoravam nas ruas do município o aniversário de 21 anos da cidade. (Fonte: Blog do Dimas).

 

Prefeito de Várzea Nova, do PMDB, pede vitória do PT da Bahia no primeito turno.

O prefeito de Várzea Nova, no Nordeste baiano, Érico de Araújo, se empolgou durante discurso no palanque montado para a comemoração de 25 anos de emancipação política da cidade, celebrados quinta-feira (25), e surpreendeu a todos os presentes, principalmente os seus correligionários. “Vamos eleger Wagner no primeiro turno”, bradou no microfone.

A afirmação poderia ser considerada normal, não fosse o fato de o gestor ser filiado ao PMDB, partido que concorre nas eleições estaduais com o ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima. O governador Jaques Wagner foi ao município para inaugurar a Unidade de Saúde da Família (USF) local e, conforme a imagem acima, não se mostrou descontente com o recebimento do apoio. (Fonte: portal Bahia Notícias).

25 de fevereiro de 2010

 

“Waldir Senador: a voz da Bahia” está em Terra Magazine

O portal Terra Magazine postou um artigo da autoria do jornalista, escritor e deputado federal Emiliano José (PT-BA). “Waldir Pires: a voz da Bahia” é o título.

Com humor, o parlamentar petista aceita o jogo da provocação e comenta sobre a pichação anônima que apareceu em Salvador: “Emiliano vota em César Borges”. Homem público deve esconder suas posições, ou deve sempre revelar o que pensa?

Lamentando os que se escondem atrás dos muros, o deputado reafirma sua ácida crítica à oligarquia carlista que dominava a Bahia e foi derrotada por Jaques Wagner.

Faz o elogio da administração democrática de Wagner, e se define: “Temos convicção, o PT tem, de que as nossas grandes tarefas políticas são eleger Dilma presidente, Wagner governador”.

“O Senado precisa ser uma casa de sustentação do próximo governo Dilma e, no caso da Bahia, precisamos ter uma voz que defenda o segundo mandato do governador Wagner, os interesses do Brasil e os interesses da Bahia. Essa voz, tenho defendido com convicção, é a de Waldir Pires”.

(...) A Bahia, ao tê-lo como senador, terá uma voz ativa e altiva no Senado. Dilma o terá defendendo os interesses fundamentais do governo e do País. O governador Wagner e a Bahia o terão como uma voz poderosa, uma voz presente, atuante, capaz sempre de descortinar horizontes, de enfrentar os desafios postos pela história.

Não seria um orgulho extraordinário ter uma voz como a de Waldir no Senado? Sem dúvida, seria. Ainda mais quando se sabe que em 1994 ele teve nitidamente um mandato roubado pelo carlismo, que conseguiu eleger um personagem absolutamente obscuro pelos artifícios da fraude, e uma fraude escandalosa. Seria um resgate histórico, um grande resgate histórico.

LEIA EM TERRA MAGAZINE

 

Campanha ilegal de Geddel ensina antigas lições: censura e hipocrisia

Li no portal Bahia Notícias: "O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu na manhã desta quinta-feira (25), por quatro votos a dois, proibir a veiculação do adesivo “Tô com Geddel”. A peça foi considerada propaganda antecipada de campanha, embora o juiz Lourival Trindade tenha negado anteriormente a liminar ingressada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Com a medida, cabe ao PMDB remover todo o material divulgado em carros e outdoors, bem como suspender a distribuição. Ainda cabe recurso à decisão”.

Por outro lado, continua repercutindo muito mal a censura ao twitter do governador Jaques Wagner, provocada por uma representação dos “espertos” políticos do PMDB da Bahia. O deputado federal Sérgio Carneiro (PT-BA), por exemplo, no Plenário da Câmara Federal, se pronunciou “sobre a necessidade de se eliminar a hipocrisia e garantir a liberdade de informação na Internet. “Acho isso um absurdo”, disse o deputado Sérgio Carneiro.

Já o Blog do Dimas Roque, de Paulo Afonso postou o seguinte texto:

Justiça da Bahia censura twitter do governador

“O que parecia improvável aconteceu na Bahia. A justiça do estado que é conhecida nacionalmente por ser lenta, dessa vez agiu rápido e censurou o micro-blog utilizado na internet pelo Governador Jaques Wagner.

Não se tem noticias ainda se algum outro político também teve as suas postagens suspensas, o que é interessante, pois a lei é para todos, assim diz a constituição.

O Twitter de paulo Souto parou?

O Twitter do governador de São Paulo parou?

O Twitter do grampinho, ACM Neto parou?

O Twitter do carlos Aleluia sofreu a mesma censura?

Nada disso!

Depois, andam alguns energúmenos ai falando que o erro tá nos políticos. Nada disso! Enquanto tivermos uma justiça que tenha partido ou amigos, continuaremos a ver barbaridades em todos os locais.

Em Paulo Afonso no governo passado o ministério público era atuante, agora tá caladooooooooooooooo!”

 

Deputado federal Emiliano José (PT-BA) defende o PT no Blog da Dilma

No artigo intitulado “Longa Vida ao PT”, escrito especialmente para o Blog da Dilma, o escritor, jornalista e deputado federal Emiliano José (PT-BA) afirma que o PT se defronta com o desafio de disputar a eleição para conquistar o terceiro mandato do projeto político democrático que está em curso.

“Eu estava na platéia do IV Congresso Nacional do PT e acompanhei atentamente o discurso da ministra,já entronizada como nossa candidata. Ali, ela revelou-se de corpo inteiro – seu compromisso com a democracia, suas noções profundas sobre a natureza do terceiro mandato do projeto, sua noção do que seja um governo de coalizão, seu conhecimento da realidade brasileira. E, do meu ponto de vista, me emocionou ao não negar, muito ao contrário, sua condição de militante contra a ditadura, chegando ao final do discurso a homenagear companheiros mortos, entre os quais Yara Iavelberg, personagem do livro que eu e Oldack Miranda escrevemos sobre o capitão Carlos Lamarca”.

(...) Ao partido, creio, nesse momento em que celebramos os seus 30 anos, refletir sobre os dias de hoje e sobre a caminhada dos próximos anos. Ganhar novamente a presidência da República é nossa grande tarefa desse momento. E precisamos disso para continuar o processo da revolução democrática. Aprofundar não só a distribuição de renda como a participação popular nos destinos do Brasil, das mais variadas formas.

O Blog Bahia de Fato acompanha desde sempre o Blog da Dilma. Estamos inclusive na sua relação de “blogs dilmistas”. É com grande satisfação que li o artigo de Emiliano José.

VALE A PENA LER NA ÍNTEGRA

 

Médicos e médicas brasileiras embarcaram para o Haiti

Já está no Haiti o grupo de nove médicos (e médicas) brasileiros para prestar solidariedade às vítimas do terremoto de 12 de janeiro. É uma iniciativa da Associação Médica Nacional “Maíra Fachini” (AMN-MF), até agora a única entidade da categoria médica a enviar contingente de profissionais tanto para o trabalho de recuperação dos feridos no terremoto, como para atuar na atenção básica à saúde da população haitiana.

A AMN-MF atende, assim , ao chamado do Governo de Cuba, do Comandante Fidel Castro em particular, que conclamou à formação de um “ Exército de Jalecos Brancos” em solidariedade ao Haiti, com base na mobilização de centenas de médicos formados pela Escola Latinoamericana de Medicina, sediada em Cuba.

O grupo de médicos brasileiros se somará à Brigada Henry Reeve, que já se encontra no Haiti com um contingente de trezentos médicos que, por sua vez somam-se aos 600 médicos cubanos que estavam trabalhando solidariamente no país vizinho ao longo dos últimos seis anos.

Desde as primeiras semanas do terremoto, a AMN-MF colocou à disposição do Governo Brasileiro cinqüenta médicos e médicas brasileiros para se somarem à Missão do Brasil no Haiti. Esses profissionais, todos formados em Cuba, foram capacitados para o trabalho em situação de desastres catástrofes natural e guerra. Estamos aguardando um posicionamento do Governo Brasileiro.

A AMN-MF, além de integrar a missão cubana no Haiti , está propondo a formação de uma Brigada Binacional Brasil-Cuba.

Segue relação dos médicos e médicas que abraçaram a causa da solidariedade ao povo haitiano.

Dr. Janilson Lopes Leite (AC) – Coordenador Geral da AMN-MF
Dr. Cristian Anderson dos Santos (MA)
Drª Fabiana Valério (RN)
Drª Sarah Zapico (MG)
Drª Marina Corradi (MG)
Dr. Tony Gleuber Pereira (SE)
Dr. Pedro da Costa (SE)
Dr. Márcio Camargo (MS)
Dr. Adriano Oliveira (PR)

Contatos: novosmedicosdobrasil@gmail.com ou pelos telefones:
(11) 76258154 (68) 9977-1626 (68) 9977-1626 (71) 9281-9919 (71) 9281-9919 (61) 9993-7060 (61) 9993-7060 (43) 9991-3395

 

PT DA BAHIA PRECISA TER CANDIDATO PRÓPRIO AO SENADO

LEIA ENREVISTA NO TERRA MAGAZINE.

 

Waldir Pires já admite colocar nome para o Senado à apreciação de Encontro do PT

Deu no blog Política Livre: "Exclusivo: Waldir Pires admite colocar seu nome para candidatura no Encontro do PT.A matéria exclusiva é assinada pelo jornalista Raul Monteiro.

Segue o texto:

A entrevista de Waldir Pires (PT) ao Terra Magazine defendendo o lançamento de um candidato do PT ao Senado, conforme publicado abaixo neste Política Livre, é apenas a primeira parte de uma estratégia que o ex-governador montou no sentido de efetivamente conseguir influir na formação da chapa com que o governador Jaques Wagner (PT) pretende disputar a reeleição em outubro.

Em conversa com amigos logo após o Carnaval, Waldir teria admitido, pela primeira vez, o interesse em submeter seu nome para a candidatura ao Senado à apreciação do PT. O anúncio ocorreria antes de junho, durante o Encontro estadual no qual o partido deve discutir a tática eleitoral para 2010. A decisão é uma forte inflexão com relação à postura inicial do ex-governador.

Antes, diante de um apelo público da bancada federal para que assumisse a candidatura, em outubro do ano passado, fato noticiado em primeira mão pelo Política Livre (ver aqui), Waldir havia colocado a decisão nas mãos do partido. A iniciativa também coincide com um movimento de retirada de cena dos até então dois principais potenciais candidatos no PT ao Senado.

Hoje, a voz corrente no partido é que os secretários Walter Pinheiro (Planejamento) e Nelson Pelegrino (Justiça) já teriam aderido completamente à tese da indicação do senador César Borges (PR) para candidato ao Senado na chapa de Wagner, numa espécie de retribuição ao fato de terem sido escolhidos pelo governador para atuarem até o prazo final de desincompatibilização na administração estadual.

A candidatura de Waldir é fomentada principalmente pela base petista, onde se encontram livres do controle do governo os setores mais radicais da legenda e nos quais cresce a avaliação de que o partido não pode “ser cúmplice”, nas palavras dos próprios militantes, de uma chapa de caráter marcadamente “direitista”, como é tachada uma composição com Borges e o conselheiro Otto Alencar, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o outro virtual candidato ao Senado na chapa de Wagner.

Embora aparentemente inofensiva, se mantida, a iniciativa de Waldir pode se constituir no primeiro problema político para o governador no âmbito de seu partido. Com o aceno do ex-governador, o Encontro estadual do PT pode decidir oficialmente que o partido deve lançar candidato ao Senado, aprovando, inclusive, a realização de prévias para a escolha do nome a ser lançado.

Distante da cúpula do PT, sobre o qual Wagner tem exercido cada vez maior influência, o eleitorado que participaria da votação seria formado exatamente pelo militante que não concorda com “a direitização” da chapa do governador, o que pode acabar tirando completamente de seu controle o processo de montagem da articulação governista para 2010.

 

Waldir Pires defende que PT tenha candidatura própria ao Senado

Deu no blog Política Livre: O ex-governador da Bahia Waldir Pires, em entrevista concedida ao site Terra Magazine, defendeu que o PT da Bahia tenha candidatura própria ao Senado. “Tenho apreço pessoal pelo governador. Ele ganha a eleição na Bahia. O Lula é o grande eleitor e Jaques Wagner está com um governo aprovado pelos baianos. Portanto, o PT deve estar no Senado federal, na próxima legislatura, para defender as conquistas sociais do governo Lula. A direita baiana conseguiu, a rigor, ficar no Senado. Dois candidatos eventualmente saídos das forças conservadoras são, evidentemente, algo inacreditável”, disse.

O nome do ex-governador vem sendo defendido por setores da legenda e por deputados como Emiliano José. No entanto, a vaga está sendo disputada pela deputada federal Lídice da Mata (PSB), que, nos últimos dias, tem sido apontada como o nome que vai ocupar a vice de Wagner e o senador César Borges (PR), alvo de críticas de petistas e membros da base aliada.

 

Assessores de Geddel defendem twitter ilegal do chefe

Nada menos que sete fulanos, inclusive um que se dizia chamar Renato Pinheiro, enviaram comentários sobre a retirada do twitter do governador Jaques Wagner, por atenção a uma representação do PMDB de Geddel Vieira Lima. Todos eles acham que a Procuradoria Regional Eleitoral está certa por duas razões: 1) seria uma suposta propaganda eleitoral antecipada 2) seria ilegal porque alimentado por assessores com dinheiro público.

Os assessores de Geddel acham que twitter alimentado com a verba pública do PMDB é dinheiro privado. Acham que enganam pessoas inteligentes afirmando que Geddel pessoalmente alimenta seu twitter pago com “verba pessoal”. Geddel não dá um pum com dinheiro pessoal. E se ele pessoalmente alimenta o twitter não tem mais o que fazer, precisa entregar o Ministério da Dinheirama. Também acham que divulgar ações governamentais pelo twitter é ilegal. É o contrário. É um dever constitucional governo publicar o que faz.

Jaques Wagner não pode abrir mão de seu twitter.

24 de fevereiro de 2010

 

Twitteiro Geddel (PMDB) pede suspensão do Twitter do governador da Bahia

O candidato Geddel Vieira Lima (PMDB) é uma contradição ambulante. Mantém site e twitter com explícita propaganda eleitoral antecipada, mas acha que o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) não pode manter uma página no twitter para dar conta de seus atos à população.

Geddel Vieira Lima deve ser muito influente. Uma representação de seu partido pediu a suspensão de todo conteúdo informativo da página que divulga as ações de governo. E a Procuradoria Regional Eleitoral aceitou a representação.

O que tinha no twitter de Jaques Wagner? A notícia da entrega de centenas de viaturas à polícia baiana. Por coincidência, a questão policial está sendo explorada pelo pré-candidato Geddel. Também havia uma referência à polêmica possibilidade do senador César Borges (PR) vir a integrar a chapa de Wagner. Talvez isso tenha sido interpretado como propaganda eleitoral antecipada. Por coincidência, se isso virasse realidade, adeus Geddel.

Mas, o que revolta é a desfaçatez de um twitteiro que faz propaganda antecipada na Internet, pedir a suspensão da página do twitter de seu adversário nas eleições. Se é que Geddel possa ser considerado realmente adversário. Há quem diga que o real adversário é Paulo Souto (DEM) e que Geddel está aí para confundir e atrapalhar.

Pela legislação, propaganda eleitoral só depois de 5 de julho. Mas, não há lei que impeça um governo de divulgar as ações governamentais.

23 de fevereiro de 2010

 

Deputado petista defende Dilma, aliança com PMDB e democratização da mídia

Em entrevista ao radialista Moisés Bisesti, da Rádio Cruzeiro (AM 590) de Salvador, o deputado federal Emiliano José (PT-BA) afirmou que a candidata à presidência, Dilma Roussef, mostrou profundo conhecimento da realidade do Brasil durante o IV Congresso Nacional do PT. "Ela vai dar seqüência à revolução democrática da Era Lula, sem renegar sua condição de militante que combateu a ditadura militar". Emiliano disse que o PT é contra o monopólio dos meios de comunicação por um pequeno grupo empresarial e defende a democratização da mídia. É o contrário do que a mídia fala. "Não queremos controlar nada, queremos é dar voz a setores que não têm como se expressar". Emiliano defendeu a jornada de 40 horas de trabalho como política para aumentar empregos e ressaltou a importância do PMDB na campanha eleitoral de Dilma Roussef.

LEIA NA ÍNTEGRA

22 de fevereiro de 2010

 

Governo da Bahia amplia microcrédito na região do sisal

Conforme anunciado, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), braço financeiro do governo estadual, assinou hoje (22.02.2010) um repasse de R$ 800 mil para o novo parceiro do Programa Estadual do Microcrédito (CrediBahia).

O novo parceiro é a Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (ASCOOB) do município de Serrinha, situado em pleno semiárido baiano. O recurso será exclusivamente aplicado na expansão do Programa de Microcrédito do Estado.

A ASCOOB-Serrinha, que atua em mais 12 municípios vizinhos, terá agora condições de aumentar a oferta de crédito para estimular pequenos negócios na região do sisal.

Atualmente, sete instituições operadoras de microcrédito recebem recursos da Desenbahia. São elas: Banco do Povo de Vitória da Conquista, Instituição Comunitária de Crédito (ICC Itabuna), Ceade, ANDE, Ceape, Banco do Povo de Camaçari e, agora, ASCOOB-Serrinha.

Em 2009, foram R$ 2,9 milhões aprovados para essas instituições, contra R$ 1,1 milhão em 2008. Com essas parcerias, sobe para 184 o número de municípios com a presença de recursos do CrediBahia.

A meta para 2010 é aprovar outros R$ 3 milhões para novos parceiros.

A Desenbahia executa a estratégia do governo Wagner, que pretende ampliar e fortalecer a rede de parceiros, aumentando assim o contingente de empreendedores atendidos pelo CrediBahia.

Segundo o presidente da ASCOOB-Serrinha, Antônio Cláudio Oliveira, o comércio é o setor que mais concentra interessados no microcrédito e a maioria desses empreendedores vive na área rural do município. O crédito é concedido para investimentos fixo ou capital de giro, em grupos solidários de três a oito membros.

Para o presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), José Paulo Crisóstomo, a Desenbahia é pioneira no Nordeste no apoio e fortalecimento das cooperativas de crédito.

“Com essa iniciativa, é possível garantir a oferta de recursos com taxas de juros reduzidos. A liberação do crédito é sempre executada de maneira personalizada, com orientação e acompanhamento dos empreendimentos”, afirmou Crisóstomo. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Desenbahia).

Para mais informações e detalhes sobre financiamento, acesse agora: www.ascoob.com.br ou www.desenbahia.ba.gov.br

 

Eu sei quem é o autor da pichação “Emiliano vota em César Borges”

Um “anônimo” enviou a foto de uma pichação num muro de Salvador para o blog Política Livre. Nela estava escrito “Emiliano vota em César Borges”. O objetivo é passar a idéia de que tal pichação revelaria um clima de revolta no PT contra uma eventual aliança do governador Jaques Wagner com o senador César Borges, do PR. De quebra, faria uma intriga política com o nome de Emiliano.

Há outras pichações semelhantes em muros da capital baiana. Mas, a que faz referência ao deputado federal Emiliano José (PT-BA) não cola. É pública e notória a posição de Emiliano. Ele sempre defendeu o nome de Waldir Pires como candidatura própria do PT ao Senado.

A autoria da pichação é evidente. Saiu do DEM, foi paga pelo deputado ACM Neto, está na cara. O DEM da Bahia tem horror a essa idéia. Uma candidatura de César Borges numa chapa com Wagner é a pá de cal na vã esperança dos carlistas voltarem ao poder. Geddel Vieira Lima, do PMDB, deve estar se lamentando: “como é que eu não tive antes essa idéia?”

E com isso o nome de Emiliano José vai se alastrando. Esse ACM Neto é mesmo um bobo. Já recebi um e-mail com referência à intriga. E tem gente que acredita...

 

O cenário está mais para a vitória de Dilma Roussef revela CNT/Sensus

A centésima pesquisa de opinião pública divulgada pela CNT/Sensus (em 02/02/2010), além da sondagem das intenções de voto que determina as manchetes, revela um cenário favorável à candidatura Dilma Roussef.

Quem primeiro tratou do tema, explorando as informações da opinião popular sobre as instituições, foi Raymundo Costa (Valor Econômico), e depois o cientista político, professor da FGV/SP, Cláudio Gonçalves Couto, retomou o assunto. A certa altura ele afirma: “(...)o país parece que está superando o complexo de vira-latas a que se referia Nelson Rodrigues (...)este bom-humor tende a ser favorável ao governo no próximo pleito”.

A 100ª pesquisa CNT/Sensus – além de revelar um “inédito empate técnico entre a candidata governista e o principal postulante da oposição” – revelou o aumento de confiança do povo brasileiro nas instituições, a exemplo do governo, forças armadas, imprensa, justiça, polícia, serviço público. Apenas o Congresso Nacional atravessa o inferno astral, mas não é meu assunto aqui.

O campeão da melhora é o governo (aumento de confiança em 21,8%), o que é mais fácil de entender diante da popularidade do Governo Lula. Em seguida vêm as forças armadas (aumento na confiança de 18,4%) e a polícia (aumento de 13,7%). Até a confiança na imprensa aumentou (9,7%), o serviço público (8,5%) e a justiça (7,7%). O Congresso Nacional caiu 4,6% e todos sabemos o porquê da desconfiança popular.

Como analisa o cientista político Cláudio Gonçalves Couto, partindo da premissa de que a percepção popular é um bom mensurador, pode-se concluir que nos últimos dez anos nossas instituições têm melhorado em desempenho. Um exemplo: em abril de 2006 nada menos que 51,6% achavam os serviços públicos ruins, agora somente 37,8% têm essa avaliação.

E por que o “complexo de vira-latas” rodriguiano está sendo superado?

Porque 48% afirmam que a satisfação com o país está crescendo, contra 15% em março de 1998. Assim como 52,8% dizem que o orgulho de ser brasileiro está aumentando, contra 26%em setembro de 1998.

O cientista político considera o dado impressionante, já que a “satisfação com o país mais do que triplicou e o orgulho nacional dobrou”.

Então vem a conclusão que me deu certeza da vitória de Dilma Roussef:

“Voltando à questão eleitoral, este “bom-humor” com o país tende a ser favorável ao governo no próximo pleito, pois as críticas mais ácidas dos opositores tendem a ser percebidas como um antipático discurso de estraga-prazeres num momento em que o país se reconcilia consigo mesmo”.

No popular, este é o fundamento do “quem bate, perde”.

 

Paulo Souto (DEM/BA) denunciado por fraude à legislação eleitoral

O ex-governador Paulo Souto (ex-PFL e atual presidente do DEM da Bahia) e o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), acham que política é a arte da enganação. Como todos os políticos do DEM e do PSDB, sempre que podem vomitam um mantra: “Lula e Dilma estão fazendo propaganda eleitoral antecipada”. Mas não olham para o próprio rabo. Ou melhor, olham, mas acham que são espertos.

Tanto Paulo Souto, quanto José Ronaldo acabam de ser acusados pelo Ministério Público eleitoral de "verdadeira fraude à legislação" por propaganda eleitoral antecipada. Não se trata de uma denúncia de partidos adversários. Trata-se de uma denúncia, com provas, da própria Procuradoria Regional Eleitoral.

Os dois “espertos” políticos do DEM da Bahia, utilizaram outdoors para veicularem propaganda eleitoral antes do prazo permitido por lei. Está na blogosfera.

Paulo Souto veiculou outdoors com a seguinte mensagem: "Nunca um político foi tão acessível. paulosouto.com. Novo site", acompanhadas com a sua fotografia no tamanho do painel. As placas foram instaladas na avenida Professor Magalhães Neto, na avenida Paralela, na avenida Garibaldi e na BR-324, todos em Salvador.

José Ronaldo veiculou em outdoor da empresa Bullos Outdoor a seguinte mensagem: “Feliz Ano Novo! Para você e a sua família, um ano de paz, saúde e realizações. joseronaldo.com.br”, também acompanhada com a sua foto, a mesma que ilustra o seu site pessoal. O outdoor foi instalado na avenida João Durval Carneiro, em Feira de Santana.

Segundo o procurador Regional Eleitoral substituto, André Luiz Batista Neves, autor das representações, a iniciativa de veiculação dos outdoors “se constitui em verdadeira fraude à legislação, ao difundir, em época proibida, o nome e a mensagem ou imagem de um eventual candidato, com o objetivo de facilitar a sua receptividade durante a campanha eleitoral”.

Nas duas representação, a PRE pede, por meio de liminar, que o TRE determine aos réus a retirada, em 48 horas, de todas as propagandas veiculadas irregularmente nos outdoors, sob pena de multa diária em caso de descumprimento. No julgamento do mérito das representações, a PRE pede a condenação ao pagamento de multa, que pode variar entre R$ 5 mil e R$ 25 mil para cada representado.

Falta agora pegar Geddel Vieira Lima.

21 de fevereiro de 2010

 

No site da revista CartaCapital, Emiliano José fala sobre “aprender com a tragédia do Haiti”

No site da revista CartaCapital, o escritor, jornalista e deputado federal Emiliano José (PT-BA) cita Hannah Arendt (“Homens em tempos sombrios”) para se expressar sobre a tragédia do Haiti. Ele se utiliza da metáfora do pescador de pérola que desce às profundezas do mar, assim como o pensador que desce às profundezas do passado para de lá extrair o rico e o estranho, as pérolas.

Que pérola devemos recuperar diante da tragédia do Haiti, destruído em 45 segundos?

No Japão, terremoto na mesma escala matou uma pessoa, no Haiti, 200 mil. Quatro furacões que passaram pela região mataram 66 pessoas no Haiti, e nenhuma em Cuba.

A extensão da tragédia do Haiti só pode ser compreendida à luz da História. No passado vamos encontrar a pérola - as razões da tragédia.

França e EUA nunca perdoaram o Haiti pela ousadia da revolução de Toussaint L´Ouverture, o escravo negro que libertou o Haiti em 1804. Os países capitalistas rejeitaram aquele “mau exemplo” na expressão de Tomas Jefferson.

A pérola no fundo da História revela que o povo haitiano foi castigado com ditaduras, fome, intervenções estrangeiras, miséria. O preço que o povo negro pagou por sua revolução vitoriosa.

O Haiti precisa de solidariedade já, e também precisa ser reconstruído. E o Brasil precisa participar disso.

LEIA NA ÍNTEGRA

This page is powered by Blogger. Isn't yours?