5 de outubro de 2012

 

Nelson Pelegrino (PT) saiu-se bem no último debate na TV

Não tenho a menor paciência para assistir os debates eleitorais de TV. Mas, eles são importantes. Ontem (4), à noite, Pelegrino confirmou seu favoritismo. Foi o candidato que mais evoluiu nas pesquisas de intenção de voto e isso ficou bem claro. Pelegrino não se deixou envolver pelas provocações e centrou-se no programa de melhorias da cidade, na necessidade de restabelecer a ordem pública e jurídica de Salvador. Incrível, mas foi importante fazer o compromisso de tapar as crateras e limpar as ruas. E fundamental, rever as leis propostas pela prefeitura e aprovadas por uma Câmara Municipal sem força.

Pelegrino apresentou um plano coerente de aliança com o governador Wagner. "Eu, quando prefeito, vou me reunir todo mês com o secretário de Segurança e sua equipe para pensar formas de parar a violência na cidade. Além disso, irei armar a Guarda Municipal e ela fará parte de um sistema integrado de segurança. Isso terá um objetivo no gabinete de segurança integrada que pretendo implantar. Vou ainda implantar ações sociais nas áreas protegidas pelas bases comunitárias, cuidando das crianças e dos adolescentes. Só assim poderemos diminuir a criminalidade".

O candidato do PT mostrou que a parceria com Wagner, em relação à construção de moradias populares é fundamental: "Já construímos 23 mil moradias com o programa Minha Casa, Minha Vida. Temos uma meta de fazer mais 20 mil casas. A habitação será uma prioridade para nós, assim como foi para Lula e Dilma".

O candidato do DEM, ACM Neto, fez de tudo para desestabilizar o debate e impedir a comunicação com o público. A atitude é coerente com a distribuição de panfletos com calúnias e difamação contra Pelegrino. O tampinha é de muito baixo nível.

Vou fazer de tudo para que a famiglia ACM não vote ao poder. Vou votar em Pelegrino 13 e em Waldir Pires 13 313. É isso.

4 de outubro de 2012

 

Revista Carta Capital explica como foi que Lula mudou o Brasil

 A Edição Especial comemorativa dos 18 anos da revista Carta Capital é um exemplo do que deveria ser nossa mídia impressa.  Corajosamente, não segue a manada. Em particular, me chamou a atenção o Editorial de Mino Carta. Ele comenta como foi que nestes 18 anos aconteceram mudanças importantes, que nos autorizam a acreditar num futuro melhor. Ele cita a pesquisa Pew Research Center, que entrevistou milhares de pessoas no mundo inteiro: nos últimos cinco anos quem melhorou de vida? No Brasil, 72% responderam ter melhorado, 16% responderam ter piorado e 12% estacionaram.

Mino Carta tem a coragem de afirmar que “uma análise isenta dirá, que, no caso do Brasil, o inegável avanço se dá graças às políticas sociais dos oito anos do Governo Lula, de continuidade assegurada por Dilma Rousseff”. Mino Carta afirma mais: inevitável, de todo modo, o confronto com os oito anos anteriores do governo tucano de Fernando Henrique Cardoso, aquele que, apesar do Real, moeda benéfica, quebrou o País duas vezes, transformou a operação das privatizações em uma bandalheira sem conta, urdiu mais de um “mensalão”, confirmou a condição satelitar do Brasil perante os Estados Unidos, aderiu passivamente ao Consenso de Washington e caiu na rede neoliberal”.
Ressaltei estes trechos, mas, claro, Mino Carta também faz críticas. O certo é que ele pretende “ser coerente com a prática do jornalismo honesto”. Ele quer dizer que na hora de criticar, criticar, mas na hora de elogiar, elogiar. Por exemplo: “Em relação à política externa praticada desde 2003 só cabe louvor irrestrito a quem soube tirar o Brasil do quintal de Tio Sam, ou a quem persegue a política social da inclusão, ou uma política econômica que tende a abjurar a religião do deus mercado”.

Mino Carta é brilhante. Segundo ele, no confronto com a mídia nativa “Estamos do lado oposto, juntamente com algumas vozes isoladas a se manifestarem em papel impresso e pela Internet”.  Também avisa que se “distingue brutalmente dos arautos do pensamento único, representantes e intérpretes da casa-grande. Para eles, a isenção autêntica é própria de uma imprensa chapa-branca. À luz da verdade factual, chapa-branca é a mídia nativa, de um poder medieval”.
O Blog Bahia de Fato deseja longa vida à Revista Carta Capital

3 de outubro de 2012

 

Condenação sem prova no STF é semente do golpe no país

Alguns anos vão se passar para que a Nação perceba a farsa que está em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento do mensalão, com caráter de exceção, é a semente do golpe civil. Nenhum governo estará a salvo do golpe judiciário. Um grande inconformismo político já está tomando conta dos setores mais esclarecidos da sociedade. É a primeira vez que a suprema corte inverte princípios consagrados no Direito. Nunca antes o STF condenou algum partido político, em 129 anos de história republicana. E vejam que partido político corrupto e corruptor não tem faltado. Por que só agora?

“Esse STF rigoroso, cheio de frases de efeito contra o PT, é o mesmo que deu fuga a Salvatore Cacciola, que deu habeas-corpus ao banqueiro Daniel Dantas e que absolveu o ex-presidente Fernando Collor por inexistência de provas que também caracteriza o mensalão petista.Só sendo muito calhorda, portanto, para afirmar que o PT inventou a corrupção no Brasil. Só sendo golpista até o âmago para aceitar que um processo idêntico ao mensalão petista, o mensalão tucano, receba tratamento diametralmente diferente por parte do STF”.

O STF pratica a violação do estado de Direito. Uma crise institucional está a caminho. O jornalista Mauro Santayanna, do alto de seus 80 anos, viveu intensamente os idos do golpe militar de 1964. Ele vê muita similaridade entre este momento político e aquele. Foi assim com Getúlio, foi assim com Jango.

LEIA SOBRE O GOLPE EM MARCHA
Blog da Cidadania
http://www.blogdacidadania.com.br/2012/10/o-arreganho-golpista-do-stf/

 

PSTF está prestes a condenar José Dirceu, sem provas

O Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a condenar José Dirceu. Transformou-se assim no Partido do Supremo Tribunal federal (PSTF), em cujos bastidores articula o político Gilmar Mendes. O STF não tem como provar que Marcos Valério sequer tinha ligações com José Dirceu. O argumento da viagem do representante do PTB à Portugal e do publicitário Marcos Valério, em nome de José Dirceu, já foi desmascarado.

Um empréstimo no Banco Rural, feito pela ex-mulher de José Dirceu, se mostrado como “prova” significa subestimar a inteligência das pessoas minimamente informadas. Angela Saragosa conhecia Sílvio Pereira e, através dele, chegou a Marcos Valério. Todos os envolvidos testemunharam que José Dirceu nada tinha a ver com isso.  Ademais, José Dirceu estava separado desta ex-mulher há mais de 10 anos.

José Dirceu já provou que na Casa Civil existia um “Comitê de Agendamento” destinado a receber pedidos de audiência e as marcações não citavam nomes, apenas empresas e instituições. Já está exaustivamente provado que o PT nunca foi pauta de reunião na Casa Civil.

O Supremo Tribunal Federal, que virou um circo televisivo, ao condenar José Dirceu sem provas, transforma-se assim em partido político, sem voto, sem mandato. É uma ditadura judiciária. Como afirma a ministra Carmen Lúcia, do STF, “para a condenação exige-se certeza, não bastam as probabilidades”. In dúbio pro réu é a máxima ensinada nas escolas de direito do mundo inteiro.

O Brasil está assistindo à desmoralização da Suprema corte e o nascimento de um partido político de porras-loucas, liderados por um ministro descompensado. A condenação de José Dirceu pode provocar uma instabilidade social no país, com populares protestando nas ruas.
 

 

Em programa eleitoral, locutor chama candidata do PT de vaca

 Aconteceu em Itabuna. O programa eleitoral do candidato Vane (PRB) só concorre em burrice com o discurso de ACM Neto (DEM) na Câmara, quando este declarou que “iria dar uma surra no presidente Lula”.  Pois o programa do PRB chegou a afirmar que “a vaca foi pro brejo”, referindo-se à chapa de Juçara Feitosa e sua vice, Acácia Pinho. O programa tentou explicar, disfarçar a agressão machista com um trocadilho envolvendo os números do jogo do bicho.  Não convenceu. Juçara Feitosa, candidata do PT à prefeitura de Itabuna está fazendo um barulho danado, e com razão. A ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, declarou que o conteúdo machista do programa “ofende todas as mulheres”.  A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) da Bahia, Vera Lúcia Barbosa, também emitiu nota de repúdio. E agora o presidente estadual do PT da Bahia distribuiu nota à imprensa chamando a agressão de “torpe, vil e machista”. As candidata do PT entraram na Justiça.

 

Deputado propõe manifestações culturais e artísticas nas ruas

Instituir a livre manifestação da arte nos espaços públicos da Bahia. Essa é a proposta do deputado estadual Marcelino Galo (PT), em projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia. Trata-se de democratizar o espaço público. É um bom projeto de lei. O deputado Marcelino Galo (PT-BA) e o deputado federal Emiliano José (PT-BA) estão empenhados na campanha de Waldir Pires vereador de Salvador (13 313).

LEIA MAIS DETALHES NO SITE
www.marcelinogalo.com

 

Governo da Bahia anuncia concursos para 2.209 vagas

Está no Diário Oficial. O Governo Wagner publicou editais para concursos com 2.209. Os candidatos vão atuar nas secretarias do Meio Ambiente (Sema), do Planejamento (Seplan) e da Segurança Pública (SSP). Até o final deste ano está previsto outro edital oferecendo mais 600 vagas para cargos da Polícia Civil. Desde 2007, quando Wagner assumiu, 26.730 servidores foram contratados com prioridade para as áreas de políticas públicas para Saúde, Segurança e Educação.

Na Segurança Pública, são 2.000 vagas para soldado e bombeiro da Polícia Militar, 179 vagas são para técnicos e especialistas em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, outras 30 vagas são para especialistas em produção de informações econômicas da Secretaria do Planejamento. Das 600 vagas da Polícia Civil, 100 são para delegado, 400 para investigador e 100 para escrivão.
Cada qual a seu modo, todos os jornais de Salvador publicaram a notícia.

2 de outubro de 2012

 

Justiça devolve ilha da Bahia à verdadeira moradora. Serra (PSDB) e Paulo Souto (DEM) perderam

Está nos jornais, na revista CartaCapital e no site do deputado federal Emiliano José (PT-BA). Três anos após ter sido denunciado por Emiliano José, o famoso escândalo da doação de terras em Trancoso, no litoral baiano, uma trapaça feita pelo então governador Paulo Souto (DEM), no apagar das luzes de seu último mandato, ganha mais um capítulo. Desta vez, espera-se, no entanto, que tenha chegado ao final. Em matéria publicada segunda-feira, 01, no site da Carta Capital, a Justiça baiana finalmente decidiu o destino da Ilha do Urubu. O esbulho ficou conhecido por causa do livro “A Privataria Tucana”.

JUSTIÇA FEITA
Após três anos de indefinição jurídica a respeito da posse de terra sobre a Ilha do Urubu, no litoral baiano, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) reconheceu como legítima a posse da terra para uma antiga moradora. Vandeíta de Jesus Martins dos Santos disputava o terreno com o o empresário espanhol naturalizado brasileiro Gregório Marin Preciado, casado com uma prima do candidato a prefeito de São Paulo José Serra (PSDB).

O terreno era disputado há pelo menos três décadas pelos integrantes da família Martins e, em 2009, havia sido doado pelo então governador baiano Paulo Souto para cinco pessoas: Maria Antônia, Benedita Antônia, Ivete Antônia, Joel Antônio e Angelina.

Após esse processo apressado de doação, o imóvel foi repassado, quatro meses mais tarde, por apenas 1 milhão de reais para Preciado. De acordo com a legislação, a ilha só poderia ser vendida pelo quinteto da família Martins após cinco anos de uso.

Com a posse da ilha, Preciado usou o imóvel como garantia para obter um empréstimo de 5 milhões de dólares no Banco do Brasil. Um ano mais tarde, a ilha baiana foi revendida por 12 milhões de reais para o empresário belga Philippe Meeus.

Segundo o advogado da causa, César Oliveira, Preciado teria uma escritura fraudulenta da terra e desalojou os verdadeiros posseiros e herdeiros legítimos da propriedade, cuja escritura é de 1964.

Oliveira ainda informou que perícias realizadas na época comprovaram que o título de doação foi irregular. A disputa pela posse da Ilha do Urubu é um dos fatos narrados no livro A Privataria Tucana, que faz uma série de denúncias sobre a chamada “Era das Privatizações” no Brasil.

O advogado afirma que a “decisão do tribunal confirma a denúncia da Privataria Tucana”, e que, no seu entendimento, a justiça foi feita. “Não importa se as pessoas são humildes e se a área vale milhões. Foi isso que a Justiça reconheceu”, refletiu.

A decisão unânime das desembargadoras Heloísa Graddi, Telma Britto e Lisbeth César Santos assegurou os direitos sobre o uso da ilha para Vandeíta Martins dos Santos de forma quase definitiva, já que não cabe recurso à decisão.


LEIA MAIS EM www.emilianojose.com.br



1 de outubro de 2012

 

Pesquisa IBOPE revela aprovação ao governo Wagner

A última pesquisa IBOPE, publicada em 28 de setembro e encomendada pela TV Bahia, além de revelar que Pelegrino virou o jogo das intenções de voto: 34 para Pelegrino (PT) e 31 para ACM Neto (DEM), mostrou a volta da popularidade do governo de Jaques Wagner. A pesquisa revelou que 60% consideram regular e ótimo o governo Wagner, contra 36% que reprovam o governo com ruim e péssimo somados. O resultado do IBOPE já se nota na campanha: cartazes com Pelegrino, Olívia Santana e Jaques Wagner já estão nas ruas.

A pesquisa IBOPE explica por si porque ninguém quer o apoio do prefeito João Henrique: 87% desaprovam seu governo. Apenas 8% ainda lhe dão voto de confiança. A pesquisa IBOPE leva à avaliação de que haverá segundo turno, mas, com Pelegrino como favorito. Se a eleição tiver um segundo turno, 42% votariam em Pelegrino, 36% em ACM Neto (DEM). Entretanto, nos bastidores da política já há quem fale em Pelegrino liquidar a fatura no primeiro turno. Ou seja, ACM Neto (DEM) já não luta pela vitória, luta para que haja segundo turno. Isso é que é virada.

Nem mesmo a oportunista política do sindicato dos professores, a serviço da candidatura de seu presidente, a vereador, deve abalar o ressurgimento de Wagner. O sindicato dos professores anuncia que na última semana antes das eleições, a classe vai paralisar por 24 horas suas atividades. É muito óbvia a manobra dos oportunistas do sindicalismo. Muitos professores já começam a perceber que estão servindo de massa de manobra, embora com reivindicação justa.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?