12 de agosto de 2009

 

Emiliano (PT-BA) critica o DEM e defende cotas para negros nas universidades

Na Câmara Federal, o deputado Emiliano José (PT-BA) se pronunciou (11/08) contra o DEM, que investe contra a política de cotas para negros na universidade. “A Casa Grande não descansa. A qualquer movimento da senzala, a Casa Grande esperneia, fica toda ouriçada, à beira de um ataque de nervos. Foi o que ocorreu com o DEM recentemente. Inconformado com o acesso de jovens negros à universidade, resolveu entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de liminar destinada a eliminar as cotas raciais na Universidade de Brasília e, quem sabe, com tal iniciativa, tomar outras medidas contrárias às cotas em todo o País”.

O DEM é um fiel interprete do pensamento conservador. É sempre contra o povo. Felizmente, o STF decidiu rejeitar a liminar requerida pelo DEM.

“Orgulho-me de a Bahia, meu estado, contar com duas universidades que adotam vitoriosamente o sistema de cotas: a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A proposta de cotas proposta pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) é derivada da proposta da UFBA, que tem à frente um extraordinário reitor, Naomar de Almeida Filho, um dos mais revolucionários reitores do País e um dos mais ousados pensadores da educação do Brasil. Lembro, para mostrar o quanto as cotas são importantes para o meu Estado, que os negros e negras da Bahia representam 76% da população”.

LEIA O DISCURSO NA ÍNTEGRA

 

Câmara Municipal de Salvador comemora 50 anos da Revolução Cubana

Nesta sexta-feira, 14 de agosto, às 15h, a Câmara Municipal de Salvador realiza Sessão Especial em comemoração aos “50 anos da Revolução Cubana”. É uma iniciativa política da brava vereadora petista Marta Rodrigues, minha colega de pós-graduação em Direitos Humanos na Escola Superior do Ministério Público da Bahia- FESMIP.

Marta Rodrigues, ex-presidente do PT municipal de Salvador, militante com bases populares, exerce um mandato coerente. A Sessão Especial será realizada no Plenário Cosme de Farias. Lá nos encontraremos.

O evento contará com a presença do assessor de comunicação da embaixada de Cuba no Brasil, Sergio Martinez, do professor de História Contemporânea da Ufba, Muniz Ferreira e com representante da fundação José Martí.

 

Será que Marina Silva vai sujar sua biografia entrando para o PV?

Leio nos jornais que o PV está convidando a senadora Marina Silva para disputar a presidência da República. Segundo Ricardo Kostcho, jornalista muito bem informado, a senadora, de biografia pessoal e política inatacável, fundadora do PT, precisa analisar o que é o PV.

O vice-presidente nacional do PV é Alfredo Sirkis, que veio da luta armada, rodou partidos e acabou caindo nos braços de César Maia, do DEM carioca.

Na Câmara Federal, este partido liderado por Zequinha Sarney, herdeiro político do pai, aquele que Marina Silva quer ver afastado do Senado.

Em Brasília, o PV integra a base aliada do governo federal, mas, em São Paulo, o vereador paulistano José Luiz Penna faz parte da base de apoio demo-tucana do esquema Serra-Kassab.

Então eu pergunto: estará Marina Silva disposta a sujar sua biografia?

 

A verdadeira estabilização da economia brasileira foi obra do Governo Lula

A verdadeira estabilização da economia brasileira foi obra do governo Lula. Essa é a tese central do deputado Emiliano José (PT-BA), em artigo publicado no site da revista Carta Capital. “A estabilização da economia brasileira, diferente do que apregoa o tucanato, foi obra do governo Lula. A inflação foi controlada. O crescimento, retomado. A dívida externa, eliminada como problema. A dívida interna teve uma redução substancial e criou-se uma reserva cambial superior a US$ 200 bilhões, que permite hoje ao país enfrentar de modo muito mais seguro a crise financeira internacional”, afirma o parlamentar.

Ele listou as mazelas econômicas do governo FHC (1995-2002), a subordinação aos interesses externos, as privatizações, o apagão energético de 2001, entre outras grandes falhas do condomínio demo-tucano. “Foi essa política que levou o Brasil, sob o tucanato, a recorrer ao FMI por três vezes, e sempre sendo obrigado a aceitar condições draconianas, especialmente a obrigação de adotar políticas recessivas, que foi cumprida religiosamente. Essa característica política de FHC ninguém pode subtrair: a absoluta submissão às ordens dos centros do capitalismo internacional, seja de seus países, seja de suas agências, como o FMI.”

Leia a íntegra do artigo VERDADES DO PLANO REAL

 

Blog “Último Baile” desce o pau nos críticos de Márcio Meirelles

Recebi de Lucas Jerzy Portela, que pilota o blog “Último Baile dos Guermantes”, o seguinte comentário: “Oldack, eu comentei exatamente o mesmo há dois dias atrás no meu blog. Pode copiar. Tá qui ó: http://ultimobaile.com/?p=1462” . Seu slogan é “Políticas Íntimas & as virtudes dos vícios”. É uma referência ao assunto tratado no post aí embaixo.

Ele desce o pau nos “insatisfeitos com a gestão de Márcio Meirelles na Secretaria da Cultura do Estado da Bahia”. Ele, que adora caruru de preceito, alega ser amigo íntimo do fantasma desencarnado Marcel Proust, a quem dedica seu blog, descreve melhor que eu a situação da cultura na Bahia e acompanha passo a passo as ações culturais.

LEIA NA ÍNTEGRA

11 de agosto de 2009

 

Pessoal do movimento “Cultura na UTI” se insurge contra regras democráticas

Em São Paulo existe um ‘Movimento 27 de Março’, com o objetivo de exigir uma política pública para a cultura, com vários programas que contemplem a diversidade da produção cultural brasileira, “com recursos próprios e regras democráticas estabelecidas em lei como política de Estado”.

Tem até um blog na Internet.

O blog Movimento 27 de Março registra a existência de um movimento “Cultura na UTI” na Bahia. Este movimento “Cultura na UTI” da Bahia é exatamente o contrário da missão a que o Movimento 27 de Março se propõe.

No dia 2 de julho de 2009, alguns poucos artistas baianos foram ao desfile que celebra a data magna da Bahia para protestar contra a política cultural do governo do Estado. Ora, a política cultural do Estado da Bahia estabelece regras claras contra as quais o tal movimento “Cultura na UTI” se insurge.

Esse pessoal branco de olhos azuis não aceita a política de editais da Secretaria da Cultura, comandada por Márcio Meirelles. São as viúvas do mecenato carlista. Eles perderam os privilégios e têm agora que se submeter a editais públicos, regras democráticas estabelecidas.

Agora surgiu o blog do movimento “Cultura na UTI -Teatro”. É tão democrático que nem sequer espaço para comentários ele tem. Por ele você vai ficar sabendo o tamanho da choradeira.

Não recomendo o blog da turma da “Cultura na UTI”. Se você tiver curiosidade, cuidado para não se deixar enganar pelo palavreado vazio. No fundo, no fundo a questão toda é “money”. Márcio Meirelles quer democratizar os recursos, interiorizar as ações, e a velha turminha quer continuar tudo como dantes no quartel de Abrantes.

Na cultura da Bahia os cães ladram, a caravana passa.

 

A máfia de branco explora doentes renais crônicos

O fotógrafo e documentarista André François lança hoje (11/08), em São Paulo, seu livro intitulado “Escolher e Viver”. É o resultado de uma viagem pelo Brasil pesquisando a situação de saúde de pessoas obrigadas a fazer hemodiálise. Ele documenta a qualidade de vida dos pacientes renais crônicos. É uma realidade cruel. Ele descobriu que existe um tratamento alternativo eficaz chamado diálise peritoneal, tão bom quanto a hemodiálise, “mas pouco aplicado porque não interessa às clínicas”. Trata-se de uma maquininha que o paciente usa em sua própria casa.

A descoberta da diálise peritoneal, rejeitada pelos empresários carniceiros das clínicas em busca de lucro, levou o documentarista a 16 pacientes em seis estados, inclusive à Bahia. As fotos são acompanhadas de textos escritos pela jornalista Maria Alzira. Ela conta a história, por exemplo, do microempresário baiano Diacízio Alves de Oliveira, 53 anos, que combina dois métodos de diálise peritoneal, enquanto aguarda por um transplante e leva uma vida praticamente normal. As informações estão na Folha.

Sem querer, querendo, as fotografias de André François denunciam a máfia de branco que não oferece liberdade de escolha para os pacientes renais crônicos.

Que país é este...

 

População baiana pede revogação de decreto municipal que desapropria extensa área

Aos poucos a população de Salvador vai se dando conta da verdadeira ameaça que é o decreto do prefeito João Henrique (PMDB) desapropriando extensa área residencial na Cidade Baixa. O decreto municipal 19.419, que declara de utilidade pública para fins de desapropriação centenas e centenas de imóveis localizados entre a avenida Jequitaia e a rua Boa Viagem, configura uma das maiores negociatas imobiliárias da história de Salvador. Maior até que a negociata imobiliária que envolveu a abertura das avenidas de vale na Era ACM.

Estou decepcionado comigo mesmo por ter apoiado a campanha do prefeito João Henrique (PMDB). Nunca imaginei que o cara iria tão longe. Já tentou desalojar moradores da encosta da Barra na Vila Brandão e agora tenta desalojar moradores da Cidade Baixa.

A vereadora Vânia Galvão (PT) tem se preocupado com as conseqüências da grande negociata. Recentemente, convocou uma Audiência Pública com representantes da prefeitura municipal, do Instituto dos Arquitetos, da Conder, da Associação de Moradores da Boa Viagem, da Defensoria Pública e da Câmara Municipal de Salvador.

A Audiência Pública solicitada pela Vereadora Vânia Galvão refletiu bem a importância do tema. Uma platéia lotada de moradores da Península Itapagipana se mostrou mobilizada e crítica. Diante da explanação de Luíz Baqueiro, arquiteto responsável pelo projeto para a área, os moradores demonstraram extremo desagrado com a falta de resposta da Prefeitura às suas dúvidas. Eles continuam apreensivos com a ameaça aos seus lares e comércios.

O prefeito João Henrique (PMDB) representa os interesses de grandes construtoras interessadas em construir marinas e empreendimentos para a elite baiana e sulista.

Isso é uma vergonha para usar aquele surrado bordão.

10 de agosto de 2009

 

Paulo Souto (DEM) tem até vergonha de defender sua administração na saúde da Bahia

Paulo Souto (DEM), ex-governador da Bahia, tem até vergonha de defender sua (má)administração na área da saúde. A tal ponto que escalou seu ex-secretário de Planejamento, Armando Avena (?), para criticar a administração da Saúde no Governo Wagner. Embora este nada entenda de saúde pública.

O secretário Jorge Solla (PT) não é de ficar calado e divulgou um texto em resposta. É pau na moleira de Paulo Souto.

* Ao ser empossado o Governador Wagner encontrou somente na Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) uma dívida superior a 205 milhões de reais. O Estado devia dois anos de recursos para municípios que tinham implantado o SAMU.

* A aquisição de medicamentos básicos havia deixado um déficit de quase 40 milhões que não foram aplicados entre 2003 e 2006. Fila de espera de 1 ano e meio de pacientes para tratamento de hepatites.

* A Bahia não cumpria as contrapartidas devidas na saúde, nem participava dos principais projetos do Governo Federal como SAMU e Farmácia Popular. A Bahiafarma fechada por Paulo Souto deixou a Bahia fora da produção pública de medicamentos. * Epidemia de sarampo se alastrava no interior do Estado e os precários indicadores de saúde no sexto estado mais rico do país, com 2 milhões de analfabetos. Os pagamentos com prestadores de serviços estavam atrasados.

* O Planserv a cada ano, a partir de agosto ou setembro, acabava seus recursos, obrigando os hospitais contratados a tomar empréstimos a serem abatidos nas faturas do ano seguinte. Cerca de 200 convênios estavam vigentes na SESAB sem os devidos pagamentos terem sido feitos.

* A rede hospitalar estadual sucateada, com a estrutura física de quase todos os hospitais completamente degradada, sem equipamentos essenciais e com os existentes sem contratos de manutenção, centenas de postos de trabalho sem serem preenchidos.

* O HGE que teve sua construção iniciada no Governo Waldir Pires foi o último hospital público de emergência construído na região metropolitana. Grande carência de oferta de leitos hospitalares de maior complexidade, em especial de leitos de UTI, com vários fechados por falta de equipamentos ou de pessoal.

* Apenas Itabuna e Salvador tinham serviços de neurocirurgia e unidades de alta complexidade para tratamento de câncer. Bancos de sangue construídos em 2003 nunca funcionaram e em 2007 estavam fechados em Juazeiro, Senhor do Bonfim e Seabra.

* Há mais de 10 anos uma única empresa tinha o monopólio da contratação de médicos para darem plantões nos hospitais estaduais e desde 2005 havia uma decisão judicial de última instância para que o Estado da Bahia rompesse este contrato irregular.

* Concurso público para médicos para os hospitais nem pensar e os concursados de outras categorias de 2005 sem terem sido convocados. Empresas de vigilância, limpeza e alimentação prestando serviços aos hospitais da SESAB envolvidas no escândalo apurado pela Polícia Federal e com contratos plenos de questionamentos. Ausência de informatização na rede hospitalar estadual e no próprio nível central da secretaria, com uma gestão extremamente frágil.

* Grandes distorções na remuneração dos servidores com uma política de gratificações completamente equivocada. Mais de 4 mil servidores sem receberem pagamento de insalubridade. Frota de veículos com anos de uso, sem renovação.

* Era essa a modernidade, eficiência de gestão e competência gerencial e administrativa que o governo estadual havia construído! Em apenas 2 anos e meio muita coisa mudou! Pagamos todas as dívidas deixadas pelo governo anterior.

* Em 2007 os municípios receberam o equivalente a 3 anos de repasses do Estado para o SAMU. Todos os municípios passaram a receber recursos para o Programa de Saúde da Família e o abastecimento de medicamentos básicos passou a ser regular e com gigantesca ampliação de seus quantitativos.

* Foi zerada a fila de espera para tratamento de hepatites e 45 mil baianos recebem medicamentos de alto custo. Todas as contrapartidas estaduais são regularmente efetivadas.

* A Bahia tem hoje a segunda maior rede da Farmácia Popular no país e o SAMU atende a mais de 43% dos baianos.

* Desde 2007 não ocorre um caso sequer de sarampo e a Bahia superou todas as metas de vacinação.

* O Planserv pagou todas as dívidas, ampliou a cobertura e hoje os serviços privados de saúde disputam seu credenciamento. Todos os convênios estão com os pagamentos regularizados. Estamos fazendo a maior ampliação da rede pública de serviços de saúde de toda a história de nosso estado.

* Até final de 2010, serão mais de 400 novos postos de saúde, 45 unidades de pronto atendimento 24 horas, 5 novos hospitais regionais, mais de 1.100 novos leitos nos hospitais estaduais.

* Já aumentamos em 40% os leitos de UTI credenciados. Os principais pólos regionais (Conquista, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Juazeiro e Barreiras) estão ganhando leitos de UTI e serviços de alta complexidade em neurocirurgia, oncologia, hemodiálise e cardiologia. Estamos reformando os hospitais existentes, o HGE já teve todas as enfermarias recuperadas, todo o mobiliário e elevadores trocados e a aquisição de modernos equipamentos está acelerada e hoje existem contratos de manutenção de equipamentos vigentes.

* A frota está sendo renovada com mais de 300 veículos adquiridos, inclusive ambulâncias. Foram compradas UTIs móveis para os hospitais estaduais. Todos os bancos de sangue que estavam fechados estão em funcionamento e novos estão sendo construídos.

* Mais de 11 mil postos de trabalho foram contratados nos hospitais estaduais, dos quais 2.500 concursados e em breve sai o resultado do novo concurso recentemente realizado.

* O novo plano de carreiras, cargos e vencimentos foi aprovado e sua implantação reduziu as distorções e garantiu pagamento de direitos dos trabalhadores. As empresas denunciadas pela Polícia Federal foram afastadas e novas contratadas com maior produção por menores preços.

* A lei de recriação da Bahiafarma foi aprovada e está sendo recriada. Estamos adquirindo equipamentos de informática, modernizando a gestão com mecanismos de registro de preços, transparência das informações via internet, mais de 1.000 profissionais de saúde estão fazendo cursos de especialização promovidos pela SESAB e os processos gerenciais ganham melhor qualificação.

* Óbvio que tem muito ainda a ser feito, mas, em 30 meses foi feito muito mais do que nos últimos 16 anos. Isto sim é “choque de gestão” com o governo estadual fazendo mais e melhor pela população baiana e não a receita primária do gastar menos e arrecadar mais.

Jorge Solla, Secretário de Saúde do Estado da Bahia, assinou esta carta e distribuiu pela Internet. Não me perguntem porque a imprensa não deu.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?