6 de março de 2010

 

Morre Jânio Lopo, vítima do coração e da insensibilidade do seu plano de saúde

O jornalismo baiano perdeu ontem à tarde o jornalista Jânio Lopo, articulista e editor de Política do jornal Tribuna da Bahia, vítima de um coração sofrido e da insensibilidade de seu plano de saúde, que resistia, há pelo menos 15 dias, em autorizar-lhe a realização de uma complexa cirurgia na carótida.

Jânio foi internado na Fundação Baiana de Cardiologia na madrugada de quinta-feira, depois de passar mal em casa à noite. Ao chegar ao Hospital, sofreu duas paradas cardíacas. Pela manhã, enquanto os médicos o submetiam aos procedimentos para salvar-lhe a vida, sua família foi informada de que a Justiça havia concedido uma liminar autorizando a cirurgia. Era tarde, porque sua saúde já vinha abalada por quatro outros infartes, ocorridos em momentos anteriores.

Além de um grande jornalista, Jânio era uma enorme figura humana, de grande sensibilidade, e um amigo inigualável. Deixa mulher, três filhos e uma legião de admiradores que temiam por sua saúde. Seu destemor, sua sinceridade, sua gentileza e seu senso de humor também deixarão saudades.(Fonte: Blog Política Livre).

 

O adeus a Janio Lopo

Da Redação

Dizer adeus nunca é simples. Por mais que estejamos acostumados, sempre há a sensação de que o peito aperta, uma tristeza inconsolável, como se uma parte importante de nossas vidas fosse embora para não mais voltar. Ontem, uma importante parte da história do jornalismo baiano se foi: o colunista e editor de política Janio Lopo faleceu, vítima de complicações cardíacas. Ele estava internado desde a última quinta-feira (04) na Fundação Bahiana de Cardiologia, localizada no bairro do Itaigara, em Salvador.

Janio teve um mal-estar na manhã de quinta-feira e logo no início da noite sofreu um infarto. Ele aguardava, em coma induzido, a realização de uma cirurgia para desobstruir a carótida, procedimento considerado extremamente delicado por médicos especialistas, mas não resistiu e morreu no início da tarde de sexta-feira.

Em 30 anos de carreira, dos quais 20 foram dedicados à área política, Janio conquistou a credibilidade e o carisma de vários leitores. Foi assessor de imprensa de órgãos públicos e empresas privadas e, como último trabalho, atuou como diretor de jornalismo do site “Política Hoje”, e colunista e editor do jornal Tribuna da Bahia. O sepultamento de Janio Lopo será realizado hoje, às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas.

Janio, que comemoraria 52 anos no próximo dia 15, sempre foi um exemplo para os colegas de profissão. Escrever sobre a morte de um amigo cuja vida serviu de inspiração a novas gerações, um homem que sempre fez da palavra sua arma contra as injustiças e desmandos, é, com certeza, a matéria que nenhum jornalista quer redigir. A morte de Janio deixou toda a redação em luto. Seus artigos, geniais, eram comentados nos meios políticos e econômicos.

Nós, jornalistas, aprendemos, por formação acadêmica, a sermos imparciais na hora de elaborar uma reportagem. Mas, numa situação como esta, recebemos a missão de informar, sem distanciamento, um fato que diretamente nos atinge. Nunca foi tão difícil para nós, colegas de Lopo, fecharmos uma edição de jornal. (Editorial da Tribuna da Bahia)

Governador manifesta pesar

“Foi com grande pesar que tomamos conhecimento do falecimento, nesta sexta-feira (5), do jornalista Janio Lopo. Essa perda abre uma lacuna no debate da política baiana, cujo cenário ele acompanhava há muitos anos e conhecia como poucos. Nesse momento de dor, expressamos os nossos sentimentos aos profissionais da Tribuna da Bahia, do site Política Hoje e, especialmente, à família de Janio”.
Jaques Wagner - Governador da Bahia

 

Eu estou em campanha eleitoral permanente.

Um internauta impertinente postou um comentário neste blog Bahia de Fato criticando, quase me censurando, por “dar espaço demais ao deputado federal Emiliano José”. Ou ignora a caminhada do parlamentar petista da Bahia ou se guia por insustentável preconceito político. A Câmara Federal necessita de muitos outros emilianos. Nosso Congresso Nacional, pela última pesquisa CNT/Sensus (março/2010) é a lanterninha das instituições no item confiança da população brasileira.

O Brasil tem um parlamento contaminado pela corrupção. Entretanto, não se tem notícia de outro sistema democrático que funcione. As ditaduras não deram certo. Logo, não há como escapar da luta política pela eleição de pessoas íntegras para o exercício de mandatos parlamentares.

Meu internauta equivocado critica, mas, não mostra saídas. Eu mostro saídas. Emiliano José trabalhou uma vida como jornalista e professor de comunicação em Salvador. Fez Mestrado e Doutorado. Escreveu oito livros. Lutou contra a ditadura militar, viveu clandestino por isso, foi barbaramente torturado e ficou preso por longos quatro anos na Bahia. Já foi vereador, deputado estadual e agora cumpre suplência de mandato federal. Sempre em defesa dos trabalhadores, da população, de segmentos sociais discriminados.

O blog Bahia de Fato não engana ninguém.

Estou em campanha eleitoral. Minha campanha não obedece regras burocráticas. Minha campanha eleitoral é permanente. Se o deputado presta bons serviços ao povo, eu comento. Meu partido é o PT, o PCdoB, o PSB e todas as legendas que aderirem ao governo Lula, ao governo Wagner, à campanha Dilma Roussef.

Meu internauta equivocado lê a revista Veja, certamente. E acredita piamente no que a mídia divulga sem checar a verdade. Deixa-se enganar pela Rede Globo e não pesquisa a realidade.

Emiliano José (PT-BA) para deputado federal. Wagner governador. Dilma presidente.

4 de março de 2010

 

Deputado federal Emiliano José (PT-BA) presta homenagem ao fotógrafo Anísio Carvalho

Anísio Carvalho é um velho companheiro. Dia 26 de fevereiro de 2010 completou 80 anos. Como fotógrafo do Jornal da Bahia passou uma vida a capturar e eternizar instantes. A história da Bahia passa por suas lentes. O publicitário Marcelo Simões, que, ainda como jornalista, acompanhava as aventuras do fotógrafo, o definiu como um Pierre Verger sem patrocínio. É que suas fotos tem a magia dos artistas e seu olhar a argúcia dos repórteres.

Sua missa dos 80 anos, na Igreja de Brotas, em Salvador, transpirava emoção, amizade, amor. Sua família estava lá. Seus velhos colegas de trabalho lá estavam. João Falcão, o dono do jornal em seus dias mais gloriosos de resistência, Marcelo Simões, Lúcia, Isabel, Jaciara, José Carlos Mesquita, Fernando Vita, e muitos fotógrafos, Valter Lessa, Catela, Vigota, Milton Mendes. Todos testemunhas de uma época.

Emocionado, Emiliano José registrou o aniversário em discurso na Câmara Federal.

VALE LER NA ÍNTEGRA

 

Genoíno (PT) denuncia campanha orquestrada da mídia contra Dilma Roussef

O deputado José Genoino (PT-SP) denunciou hoje (4), no plenário da Câmara Federal, a existência de uma campanha orquestrada pela mídia contra a candidatura da ministra Dilma Roussef à Presidência da República.

O fato mais grave, segundo Genoino, foi um seminário realizado por proprietários de meios de comunicação dia 1º, em São Paulo, sob a chancela do Instituto Millenium. Participaram do encontro articulistas que cotidianamente "fazem artigos com críticas autoritárias, antipetistas e inverídicas, ideologizando uma campanha que lembra muito bem o anticomunismo dos anos 50 e 60", comentou Genoino.

Na reunião, com a presença de vários proprietários de meios de comunicação - como Globo, Folha de S. Paulo e Veja - , além de representações patronais, os "debatedores" deixaram clara a posição favorável à candidatura de José Serra (PSDB), observou Genoino. " E eles assumem (posição) pública e explícita nos ataques infundados ao PT e contra a companheira Dilma".

O parlamentar citou reportagem sobre o encontro publicada no site Carta Maior (www. cartamaior. com.br) que mostra declarações dos participantes do encontro que "cheiram aqueles tempos de autoritarismo e de perseguição". Eles atacaram, por exemplo, o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), e acusaram o governo Lula de querer cercear a liberdade de imprensa.

Genoino ressaltou que nem o Instituto Millenium nem a grande mídia têm destacado a importância de um projeto de iniciativa do Governo (PL nº 5.228/ 2009) que estabelece o direito de acesso à informação, justamente o contrário do que foi falado na reunião do Instituto Millenium.

"Esse projeto é a mais ampla liberdade de informação no Brasil, de interesse coletivo, de interesse particular. Todas as informações sobre o Poder público, interesses coletivos e sobre os indivíduos, ressalvadas aquelas que dizem respeito a segredo de justiça, interesse nacional, diplomacia, pesquisa e inovação tecnológica", informou Genoino.

O projeto, no patamar das legislações mais democráticas do mundo, como México, Chile, Estados Unidos, está pronto para entrar na pauta e ser debatido no plenário da Câmara dos Deputados. Genoino destacou como pontos importantes os recursos para garantir o acesso às informações e as penalidades para quem não garantir esse direito. O projeto define novos prazos para conceituar assunto secreto, assunto sigiloso e ultrassecreto.

Outro exemplo citado por Genoino de engajamento da mídia contra a ministra Dilma Rousseff foi manchete da Folha de S. Paulo de terça-feira (2) com dados distorcidos sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A reportagem foi desmentida pela Casa Civil. (Equipe Informes).

 

Hotel da Bahia vai a leilão em 45 dias

O jornal A Tarde esclareceu o caso do leilão do Hotel da Bahia. Segue o texto:

Apenas empresas do ramo hoteleiro e com o compromisso de manter o Hotel da Bahia funcionando poderão participar do leilão que será realizado dentro de 45 dias. O acordo entre o Instituto Aerus, proprietário do imóvel, e a Secretaria do Turismo (Setur) firmado quarta-feira, 3, prevê a liberação de uma linha de crédito de até R$ 15 milhões pela Desenbahia para quem arrematar o Hotel da Bahia. O imóvel vale R$ 25 milhões e abriga quatro obras de Caribé e uma de Genaro de Carvalho, estimadas em mais de R$ 1,650 milhão.

A busca por uma solução rápida foi a tônica do acordo. Para o Aerus, a venda do imóvel vai ficar mais fácil com o financiamento. “Será um atrativo a mais. Precisamos de liquidez (dinheiro em caixa) para quitar os compromissos com nossos beneficiários”, explica o interventor Aubiérgio Barros. De acordo com ele, em outubro do ano passado, sete grandes grupos fizeram visitas técnicas ao hotel. “Na época, não houve compradores porque o hotel estava ocupado e isso acabou afastando os investidores”.

A solução rápida será boa para o Estado também. O Hotel da Bahia seria o segundo cinco estrelas a fechar as portas em Salvador em menos de um ano. O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, minimizou a situação, apontando problemas na gestão do Salvador Praia Hotel e da Rede Tropical como justificativa. “O Centro Histórico está decadente? Se for assim, a CVC e sete grupos hoteleiros são todos bobos. O Hilton é burro? O Fasano está indo para a Castro Alves”, respondeu assim a uma repórter na entrevista coletiva.

Na hora da resposta “racional”, como frisou, lembrou que o Centro abriga bons restaurantes. Quem apontou a falta de investimentos na região foi a Rede Tropical, ao falar sobre os motivos para deixar Salvador. De acordo com a Setur, os aportes previstos para a implantação de hotéis passou de US$ 2,2 bilhões para US$ 5,8 bilhões entre 2006 e 2009, num crescimento de 150%.

O diretor-superintendente de marketing e vendas da Rede Tropical, Eduardo Pereira, disse na quarta que não havia nenhum acerto quanto à permanência dos utensílios do grupo no hotel, diferente da informação passada por Leonelli, de que a empresa teria pedido à Aerus para manter os utensílios no local. A venda com o equipamento montado costuma ser mais simples. “A gente pode sentar e procurar uma solução, inclusive se houver interesse em manter o hotel aberto por mais algum tempo”, avisou.

 

E as obras de arte do Hotel da Bahia?

O jornal Tribuna da Bahia publicou importante matéria sobre as obras de arte do Hotel da Bahia,cujo prédio está indo a leilão. Segue o texto:

O fechamento do Hotel da Bahia pela Rede Tropical, que administrava o empreendimento desde 1985, traz a tona dúvidas sobre o destino do prédio de luxo construído no final da década de 40 pelo governo de Otávio Mangabeira. O edifício preserva obras de arte de grandes artistas plásticos como Carybé. O certo é que uma dessas obras, especialmente um painel do artista Genaro de Carvalho é tombado como patrimônio da Bahia, o que impede que o hotel sofra grandes alterações.

O mural de Genaro de Carvalho, intitulado de “Festas Regionais”, pintado na parede do hotel em afresco seco, mede 200 metros quadrados e já foi reconhecido como uma das mais importantes obras da Bahia. Segundo informações do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), o tombamento desse mural foi divulgado no Diário Oficial do Estado em 10 de novembro de 1981, portanto, qualquer alteração a ser feita no empreendimento deve ser comunicada ao governo, em especial ao órgão vinculado a Secretaria Estadual de Cultura.

Ainda conforme a assessoria de comunicação do Ipac, os murais do Hotel da Bahia fazem parte do trabalho de Mapeamento de Painéis e Murais na Cidade do Salvador, iniciado no ano passado pela Fundação Cultural do Estado (Funceb), em parceria com o Instituto.

O objetivo do mapeamento é que o governo do estado, através da Secretaria de Cultura passe a nortear políticas públicas de proteção, valorização e divulgação da produção de artistas baianos, evitando que o patrimônio cultural possa ser perdido ou destruído.

“Na parceria, caberá ao IPAC a avaliação técnica das obras, a análise para indicar serviços restauração e de salvaguarda dessas peças artísticas. O trabalho prevê, ainda, um roteiro de visitação e um catálogo com as imagens das obras”. Uma das intenções é a de criar um roteiro turístico com essas obras. Segundo explica a assessoria do órgão esse é mais um motivo para que elas permaneçam lá.

Entidades querem fiscalizar destino das obras - “Esses painéis e murais têm amplo alcance, pois estão expostos em locais que fazem parte do cotidiano das pessoas”, explicou Gisele Nussbaumer, diretora geral da Funceb, durante o inicio dos estudos.

Ano passado, o Ipac já havia restaurado dois painéis do artista plástico Jenner Augusto (1924-2003), no Zoológico de Salvador, bairro de Ondina. Além do mural de Genaro de Carvalho, outros dois murais são tombados na Bahia, um do artista Carlos Bastos, em um edifício do Comércio e outro de Lenio Braga, na Rodoviária de Feira de Santana.

O certo é que, seja qual for o destino a ser dado ao prédio onde funciona o Hotel da Bahia, entidades já entraram na defesa das obras de arte ali instaladas. Além do trabalho feito pelo Ipac e Funceb, a Fundação Gregório de Matos (FGM) - órgão municipal, através do presidente Antonio Lins já se pronunciou sobre o caso.

“Essa preocupação se fundamenta justamente por estarem ali obras importantes doadas pelos seus artistas à Bahia. Nós estamos preocupados com a integridade dessas obras e queremos que a diretoria do Hotel responda publicamente o que será feito para preservá-las. A Bahia deve ficar atenta ao seu patrimônio cultural”, alertou. Segundo Lins, o papel da Fundação é também o de fiscalizar e denunciar algum tipo de ameaça ao patrimônio.

 

Governo Wagner articula para o tradicional Hotel da Bahia não fechar as portas

Avaliado em R$ 25 milhões, o tradicional Hotel da Bahia, no Campo Grande, irá a leilão. Reunião entre o Secretário de Turismo, Domingos Leonelli, representante do Grupo Aerus, Albiérgio Barros e o presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Luis Alberto Petitinga, realizada quarta-feira (3) definiu o caminho. A idéia é evitar que o hotel feche as portas ou, se fechar, que as atividades sejam retomadas ainda em 2010.

O governo Wagner ajuda, mas, com condições. Primeiro, que seja rápida a paralisação. Segundo, o governo participa das regras do leilão voltado para empresários hoteleiros. A Desenbahia vai disponibilizar R$ 15 milhões em financiamento para reforma do hotel.

O Centro de Salvador deve abrigar dois novos empreendimentos hoteleiros nos próximos dois anos. Na região do Comércio será implantado o Hotel Hilton, cujos investimentos são de US$ 25 milhões, e na Praça Castro Alves, o Hotel Fasano, cujos aportes financeiros chegam a US$ 6,5 milhões. Nos últimos três anos, os aportes financeiros previstos para a implantação de hotéis na Bahia saiu de US$ 2,2 bilhões para US$ 5,8 bilhões, num crescimento de mais de 150%.

No período de 2007 até o fim de 2009 foram inaugurados nove empreendimentos hoteleiros na Bahia, sendo seis em Salvador. Os investimentos totais foram de US$ 160 milhões nestes três períodos, com a geração de 1,5 mil empregos diretos. Os investimentos hoteleiros previstos para os próximos sete anos em Salvador e a região da Baía de Todos os Santos são da ordem de US$ 917 milhões.

Os empresários da hotelaria não têm do que reclamar.

 

Em três anos, governo Wagner (PT) gerou 171 mil empregos na Bahia

O fato de a Bahia ter conseguido gerar, nos três anos do governo Jaques Wagner, mais de 171 mil empregos, que supera largamente quaisquer números de governos passados, foi destacado pelo deputado federal Emiliano José (PT-BA) em discurso na Câmara dos Deputados, quarta-feira, 3 de março. O deputado fez referência aos números apresentados pelo governador Jaques Wagner em palestra proferida para os gestores da CEF dia 2 de março, em Salvador.

Aliás, no mês de janeiro deste ano, a Bahia comemora a geração de 14 mil empregos com carteira assinada, um recorde. “Só para se ter uma idéia da dimensão deste número, basta lembrar que o total de empregos gerados em todo o Nordeste chegou a 18 mil. Deste total, a Bahia soma 14 mil. Tudo isso demonstra largamente o desenvolvimento da economia baiana”, ressaltou o deputado Emiliano José.

LEIA NA ÍNTEGRA

3 de março de 2010

 

Mário Ulloa e Daniel Guedes em concerto no Instituto Cervantes de Salvador

Li a dica no site Bahia Vitrine, do jornalista Jacques de Beauvoir e do fotógrafo Paulo Souza. Nesta sexta-feira (5), às 19h30, no Instituto Cervantes de Salvador (Ladeira da Barra), o violonista baiano-costariquenho Mário Ulloa e o violinista carioca Daniel Guedes, em duo, se apresentam com um show que vai percorrer o país. O concerto celebra o início do calendário de atividades culturais do Cervantes. O programa é virtuoso. Sonata Concertata, de Paganini, e Sonata para violino e piano, de Vivaldi.

Mário Ulloa é um monstro sagrado. É considerado um dos maiores violonista do mundo. Há quase 20 anos é professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.

Ele se apresenta em concertos no mundo inteiro. Entretanto, eu o conheci numa farra de fim-de-ano em Guarajuba. Nilmário Miranda ainda era ministro dos Direitos Humanos e passávamos juntos as férias. Vitor Santana, músico, filho de Nilmário e Stael, apareceu com Mário Ulloa e tocaram violão a noite inteira. Num dos intervalos, Nilmário disse a ele que conhecia Costa Rica por causa das cúpulas de Direitos Humanos e certa vez ele tinha conhecido o deputado Peñaranda. ´”É meu irmão”, respondeu Mário Ulloa Peñaranda. Daí a conversa ficou mais fácil. E a brincadeira musical também. Vi Mário Ulloa solando enquanto Vitor Santana acompanhava, e vice-versa, num só violão. Tocaram violão a quatro mãos.

Quem acompanha Mário Ulloa sabe que ele domina os clássicos quanto domina a música popular brasileira. Ele toca João Pernambuco, passa para Dilermando Reis, Villa Lobos e volta para Dorival Caymmi. Aliás, de Caymmi ele sabe tudo.

LEIA O CURRÍCULO DE MÁRIO ULLOA

Natural da Costa Rica. Iniciou-se ao violão aos quatro anos de idade numa família de tradição musical. Estudou durante seis anos no Conservatorio de Castella.

Posteriormente, ingressou na Escuela de Artes Musicales de la Universidad de Costa Rica, em San José, formando-se em 1985, sob a tutoria do professor Luis Zumbado. Com bolsas de estudos do DAAD e do KAAD, continuou seus estudos musicais na Musikhochschule Köln, Alemanha, obtendo em 1990, sob a tutoria do maestro Eliot Fisk o mais alto diploma dessa instituição: Konzertexamen (Diploma de Concertista).

Nessa mesma Escola realizou estudos de música barroca com o Professor Konrad Junghännel. Ainda com Fisk, realizou também estudos no Mozarteum, Salzburgo, Áustria. Durante quatro anos, cursou o programa de pós-graduação na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia obtendo, em 2001, seu Diploma de Doutor em Música, sob a orientação do Prof. Dr. Joel Barbosa e co-orientação do Prof. Dr. Jamary Oliveira. Obteve o Prêmio de Melhor Intérprete de Agustín Barrios, no Paraguai (1994), e o 5º Prêmio (Prêmio Printemps de la Guitare), na Bélgica (1997).

Tem se apresentado em países como Inglaterra, Alemanha, Áustria, Holanda, Noruega, França, Bélgica, Canadá, Estados Unidos (Nova York e outras cidades), México, Panamá, Costa Rica, Equador, Argentina, Paraguai, e nas principais capitais brasileiras.

Gravou os Cds “Mario Ulloa no Brasil” (1998); “Mario Ulloa interpreta J.S.Bach” (2001) – premiado no Troféu Caymmi, em Salvador-Bahia; e recentemente “Mario Ulloa interpreta Caymmi” (2006), este último com arranjos próprios. Atualmente é professor de violão na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, e, freqüentemente, oferece Master Classes em outras Universidades e instituições musicais nacionais e internacionais.

 

Negociata da Ilha do Urubu persegue Paulo Souto (DEM)

Cada qual tem seu escândalo para carregar. O governador do Distrito Federal Arruda, do DEM, carrega seu fardo da cadeia. Já o ex-governador da Bahia, Paulo Souto, colega do DEM do presidiário Arruda, enfrenta o fantasma do nebuloso caso das doações de terras públicas da Ilha do Urubu, em Porto Seguro (BA), que acabam de ser invadidas pelos índios Pataxó.

Hoje, terça-feira (2), o deputado federal Emiliano José (PT-BA) questionado em entrevista à Rádio Notícias de Lauro de Freitas (BA), no programa Olho na Bahia, apresentado pelo radialista Rui Spinola, voltou a comentar a negociata ocorrida no apagar das luzes do governo Paulo Souto, em novembro de 2006.

Segundo o parlamentar, Paulo Souto "doou" a Ilha do Urubu aos herdeiros da família Martins, posseiros da área em questão, e, quatro meses depois, os herdeiros venderam essas terras ilegalmente – sendo que teriam que preservá-las por cinco anos - por R$ 1 milhão ao empresário Gregório Marin Preciado.

“Mais ou menos um ano depois Preciado revendeu o terreno a um mega-especulador belga, Philippe Meeus, por R$ 12 milhões. O terreno vale, atualmente, R$ 50 milhões, pois se trata de uma das áreas mais valorizadas da América Latina. Hoje, os índios Pataxós estão ocupando a ilha com a justificativa de que a terra pertence a eles.

Houve leniência por parte do Estado", afirmou. Emiliano disse também que Gregório Preciado é casado com a prima de José Serra, governador de São Paulo, o que pode ter influência nas negociações.

Como todo mundo sabe, as terras são realmente dos Pataxó.

2 de março de 2010

 

Casa Civil (leia-se Dilma Roussef) acusa Folha de S. Paulo de maquiar e manipular dados do PAC

Leia abaixo resposta da Casa Civil da Presidência da República a propósito da manchete do jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira (2):

FOLHA DE S. PAULO MAQUIA DADOS SOBRE O PAC

1. São infundadas e inaceitáveis as acusações do jornal Folha de S. Paulo (02.03.2010) a respeito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Se existe "maquiagem" ou tentativa de "esconder" informações em relação ao PAC, ela está na reportagem do jornal, e não nos balanços periódicos do Programa.

2. A Casa Civil da Presidência da República reitera que não há hipótese de manipulação das informações dos nove relatórios do PAC. Os balanços são transparentes e sempre foram amplamente divulgados e exaustivamente analisados pela imprensa. Tanto é assim que, a partir deles, a própria Folha pode fazer sua pesquisa e sua pauta para a elaboração da reportagem. Além disto, os dados estão disponíveis a qualquer interessado na internet

3. Todas as alterações de cronogramas das ações do PAC estão registradas nos balanços, como, aliás, admite a própria Folha ao longo do texto: "(...) em consultas ao primeiro balanço oficial do PAC, de maio de 2007, e aos oito seguintes (...) descobre-se que muitas das obras (...) passaram por uma revisão de metas e tiveram seu prazo de conclusão dilatado..."

4. Os balanços do PAC sempre fizeram referência às ações desenvolvidas dentro do Programa, classificando seu andamento como "adequado", "atenção" ou "preocupante" de acordo com os riscos apresentados à execução de cada uma.

5. Mesmo alertada sobre esse critério objetivo, a Folha optou pelo caminho da manipulação ao selecionar uma amostra parcial de 75 ações do primeiro balanço (de um total de 1.646) para concluir, de maneira premeditada, que 75% das ações do PAC estão atrasadas. A Folha erra ao tomar o resultado de uma amostra e aplicar o percentual sobre o total de ações.

6. O fato é que das 2.471 ações monitoradas, metade foi concluída, 44% estão com ritmo adequado de execução, 5% em atenção e 1% em situação preocupante. Se metade foi concluída, como poderia haver 75% atrasadas?

7. A verdade é que, em valor, 40,3% das ações foram concluídas, representando investimentos de R$ 256,9 bilhões. Somados às ações em andamento, os investimentos do PAC, de 2007 a 2009, totalizaram R$ 403,8 bilhões - 63,3% da meta até o final de 2010.

8. Já o desmembramento de algumas ações (que o jornal chama de "fatiamento") deve-se a sua complexidade e visa a aprimorar seu monitoramento. É o caso, por exemplo, da duplicação da BR 101 Nordeste, obra de mais de 1.000 Km de extensão, atravessando seis estados, e com diferentes estágios de execução.

Assessoria de imprensa da Casa Civil

 

Justiça condena ex-presidente e funcionários do BNB a devolver dinheiro por gestão fraudulenta

A notícia foi distribuída pela Agência Brasil.

A Justiça Federal condenou o ex- presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) Byron Costa de Queiroz e outras cinco pessoas a devolverem recursos equivalentes a perdas sofridas pela instituição financeira.

Segundo o Ministério Público Federal no Ceará, o BNB teve prejuízos de mais de R$ 7 bilhões entre 1997 e 2000 por conta de renovação de operações de crédito em atraso.

Eles foram sentenciados também à suspensão dos direitos políticos e ao pagamento de multa por improbidade administrativa, adulteração de registros contábeis, rolagem de dívidas ilegais e outras operações fraudulentas.

A ação foi movida pelo procurador do Ministério Público Federal no Ceará, Alessander Sales, com base em balancetes do banco de 1997 a 2000. O juiz federal João Luis Nogueira Matias constatou que várias atividades, como rolagem de dívidas e de operações de crédito, eram feitas sem análise técnica, causando sérios prejuízos ao banco.

De acordo com a condenação, Byron de Queiroz terá os direitos políticos suspensos por oito anos e terá de pagar multa no valor de R$ 200 mil. Os outros condenados são os ex- diretores Raimundo Sobrinho, Osmundo Rebouças e Ernani de Melo – todos com suspensão dos direitos políticos por cinco anos e pagamento de multa de R$ 100 mil cada um.

Marcelo Bonfim e Antônio de Menezes, mais dois envolvidos, também terão os direitos políticos suspensos por cinco anos e deverão pagar multa, cada um, equivalente a R$ 70 mil.

 

Geddel já ensaia chantagem contra o presidente Lula

Está em reportagem do jornal Valor Econômico. A matéria aparenta ser daquelas combinadas com a fonte. Ainda assim é reveladora. Com o título “Em terceiro lugar, Geddel é o eixo da disputa na Bahia”, o que não é bem a verdade, a reportagem aborda o atual quadro político, coloca o ministro Geddel Vieira Lima como o fiel da balança e anuncia a chantagem política: “Caso João Santana não seja indicado como sucessor no Ministério da Integração, Geddel poderá boicotar a candidatura de Dilma Roussef”.

A reportagem alimenta uma suspeita que paira nos bastidores. Geddel Vieira Lima flerta com a candidatura do tucano José Serra. A cúpula mafiosa do PMDB admite este risco claramente, caso não seja resolvido o impasse do palanque de Dilma na Bahia. Aliás, outro ponto da chantagem.

 

Governos neoliberais do PSDB e do DEM usam recursos do SUS para "ajuste fiscal"

A denúncia da revista CartaCapital é grave. Os governos de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, todos do PSDB, e ainda o governo do Distrito Federal (ex-PFL, hoje DEM), nos últimos quatro anos vêm desviando recursos do Sistema único de Saúde (SUS) para aplicações no mercado financeiro. É o choque de gestão neoliberal, conforme dita a cartilha de déficit zero, mesmo que em detrimento do atendimento da saúde pública de 74,8 milhões de pessoas.

Segundo a revista CartaCapital, as irregularidades - eu diria verdadeiro escândalo contra a saúde do povo – foram constatadas pelos técnicos do Departamento Nacional de Auditorias do Sistema Único de Saúde (Denasus), do Ministério da Saúde.

As verbas públicas estão sendo aplicadas de modo ilegal no sistema financeiro. Os quatro estados causaram um prejuízo de R$ 6,5 bilhões ao SUS. Sem falar nas conseqüências sérias na saúde dos usuários do SUS – exatamente os brasileiros mais pobres.

Em resumo, a gestão demo-tucana faz a opção da acumulação de capital em detrimento das políticas sociais. O PSDB e o DEM dão prioridade à ciranda financeira, seus parlamentares fazem denúncias vazias contra o Ministério da Saúde, enquanto seus governos sabotam o SUS desviando verbas da assistência básica de saúde e dos medicamentos para a ciranda financeira, durante longos período e de forma cumulativa.

Não é só uma questão de política, é uma questão de crime contra a saúde pública.

Fatalmente, esse assunto será abordado durante a campanha eleitoral. Quem precisa do SUS não deve permitir a volta daqueles que sabotam o SUS. Os governos do DEM e do PSDB estão aplicando verbas federais em CDBs e não no serviço de atendimento.

Advinhem de onde o governador Arruda (o que está preso) estava desviando dinheiro...

1 de março de 2010

 

TV Brasil apresenta especial “Nasci para Bailar”, documentário de Tetê Moraes sobre João Donato e a música caribenha, 3 de março, quarta-feira, 22h

A TV Brasil apresentará no dia 3 de março, quarta-feira, às 22 horas, o documentário Nasci para Bailar sobre o músico João Donato e seu encontro com a música caribenha.

Da cineasta Tetê Moraes, o filme registra uma viagem de João Donato e seu trio formado por Robertinho Silva (bateria), Luiz Alves (contrabaixo) e Ricardo Pontes (sax e flauta)à Cuba.

Na ilha do Caribe, o grupo participou do Festival Internacional Jazz Plaza e se encontrou com renomados músicos cubanos como German Velaso (sax) do grupo de Pablo Milanes, Cesar Lopez (sax), Jorge Reyes (contrabaixo), Thommy García (flugelhorn). Maikel Gonzalez (trompete), Edgar Ochoa, Aniel Tamayo, José Angel Blanco e Amado Valdez (oriundo do grupo Buena Vista), respondendo pela famosa percussão cubana com pailas, timbal, congas e até pandeiro.

O filme é um passeio musical pelas ruas, praias, casas, palcos e teatros de Havana e termina, meses depois, em uma apoteótica feijoada na casa do artista, na Urca, Rio de Janeiro, onde ele recebe músicos cubanos para celebrar seu aniversário. Trata-se de um raro momento de diálogo fluente e criativo entre músicos brasileiros e cubanos, através da universalidade da música latino-americana e do jazz.

Com seu inconfundível estilo e balanço, João Donato faz uma alegre e criativa mistura entre a bossa nova, ritmos caribenhos e jazz. Na trilha do documentário estão sucessos como A Rã (com Caetano Veloso), Emoriô e Bananeira (com Gilberto Gil), Amazonas, Café com Pão e Vento no Canavial com Lysias Enio, irmão de Donato e responsável pela direção musical e co-roteirista do filme. E, finalmente, Nasci para Bailar, com Paulo Barata. (Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais – ABEPEC).

 

Nasce mais um blog pra chutar o pau da barraca: Lotus Egipcio

O blog da Glória Leite (Brasil, Mostra a Tua cara) chama atenção para um novo blog lulista no pedaço. É o blog Lotus Egípcio, da Marusia, que decidiu montar sua própria trincheira. “Mais uma para chutar o pau da barraca da oposição e da candidatura do Serra Alagão”.

“Sou carioca, casada, tenho duas filhas, trabalho, cuido de casa, tento cuidar de mim, brigo pela democratização da informação e ainda tenho um cachorro. É muita coisa, portanto este é um blog em homenagem às grandes mulheres”, avisa Marusia.

Ela dá dois recados:

“As crianças e os loucos dizem a verdade. Por isso educam os primeiros e encarceram os segundos”. Sofocleto

Tem também um selo: “Eu não confio na Rede Globo”.

http://lotusegipcio.blogspot.com/

 

Gilberto Dimenstein explica “Por que Dilma é a favorita”

A Folha Online publicou “Pensata” do jornalista Gilberto Dimenstein, criador da ONG Cidade Escola Aprendiz e coordenador do site Jornalismo Comunitário. O título é “Por que Dilma é a favorita”. Segue o texto:

“Basta a observação de um fato trazido pelo Datafolha para ver que Dilma Rousseff tornou-se a favorita na sucessão presidencial --uma situação que obviamente pode mudar de acordo com a campanha.

O fato óbvio é o seguinte: ainda tem uma expressiva parcela dos eleitores, especialmente os mais pobres, que garantem que vão votar no candidato de Lula. Mas não sabem que Dilma é sua candidata. É algo que, mais cedo ou mais tarde, vai acabar, até antes do início do horário eleitoral.

Se isso ocorresse agora, a candidata do PT já estaria em primeiro lugar, com certa folga --Dilma, até aqui, perde pontos por causa da baixa escolaridade de seu eleitor em potencial.

Mesmo ainda desconhecida de parte do eleitor cativo de Lula, ela está próxima do empate com José Serra.

Até onde se enxerga, a economia continuará crescendo, o desemprego vai cair e a renda do trabalho evoluir --o que significa que a popularidade de Lula tende a se manter em alta.

Daí que Dilma entra em março como a favorita”.

Pode conferir AQUI

28 de fevereiro de 2010

 

O antipático J. Serra tem maior índice de rejeição na pesquisa Datafolha

Foi uma notinha da Agência Estado que registrou. De acordo com o Datafolha, o pré-candidato Serra registra o maior índice de rejeição entre os presidenciáveis, com 25%; seguido de Dilma com 23%; Ciro, com 21%; Aécio, com 20%; e Marina, com 19%.

A pesquisa avaliou também o índice de aprovação do presidente Lula.

Na mostra, a aprovação ficou em 73% (de ótimo e bom). Na pesquisa de dezembro, este índice foi de 72%, o mais alto patamar de popularidade apurado pelo Datafolha.

Conforme manchetes da Folha de S. Paulo de hoje (28) a Pesquisa Datafolha mostra queda na diferença entre os pré-candidatos do PSDB, José Serra, e do PT, Dilma Rousseff, à sucessão presidencial.

O levantamento aponta Serra com 32% das intenções de voto; Dilma Rousseff, com 28%; o deputado federal Ciro Gomes (CE), pré-candidato do PSB, com 12%; e a pré-candidata do PV, senadora Marina Silva (AC), com 8%. Na mostra anterior da Datafolha, divulgada em dezembro de 2009, Serra tinha 37%; Dilma 23%; Ciro 13%; e Marina 8%.

Se Serra (PSDB) está caindo, se Dilma Roussef (PT) está subindo e se Serra com sua grande antipatia lidera a rejeição, não precisa ser gênio nem vidente para saber que com mais um pouquinho, Dilma ultrapassa Serra.

 

Dilma Roussef (PT) e J. Serra (PSDB) estão a um passo do empate técnico na pesquisa Datafolha

A Folha de S. Paulo está nas ruas neste domingo (28) com a pesquisa Datafolha. A pesquisa de intenção de voto mostra que Dilma Roussef (PT) cresceu cinco pontos, atingindo 28%. E a taxa de intenção de voto em J. Serra (PSDB) recuou de 37% para 32%. De dezembro a fevereiro a diferença entre os dois candidatos à presidência recuou de 14 pontos para apenas 4 pontos. Como a margem de erro é de 2%, pode-se concluir que a diferença entre os dois pode ser de 2%. Dilma está a um passo do empate técnico com J. Serra. Como era previsível. J. Serra está a um passo da desistência.

 

TV Bahia, da famiglia ACM, começa a massacrar Governo Wagner

Começou cedo. Era de se esperar. Leio no site Desabafo Brasil: Governo da Bahia X TV oficial do DEM. Segue o texto:

Governo da Bahia X TV oficial do DEM
Não imaginei que fosse começar tão cedo o massacre televisivo ao governo da Bahia por parte dos meios de comunicação de propriedade da familia de Antônio Carlos Magalhães, em especial a TV Bahia e o Jornaleco impresso Correio da Bahia.

Diariamente, os telejornais da emissora, atacam duramente com histórias dignas de novela, setores do governo Wagner, especialmente a saúde, e a segurança Públiica. Contam casos de pessoas, entrevistam, falam, os apresentadores "ficam chocados", uma coisa realmente sensacionalista.

Até um marido ciumento que mata a mulher que estava com o amante, atribuem a culpa ao governo do estado, a falta de segurança. Eu heim?

Justo a TV Bahia, que em 20 anos omitiu da população, o caos em que a Bahia se encontrava, na saúde, na educação, na segurança pública. Agora, eles mostram, querendo passar ao telespectador/eleitor uma imagem de que a Bahia piorou nestes anos de governo Petista, com o intuito único de alavancar a candidatura do ex governador Paulo Souto(DEM) que permanece estagnada.

Quem acompanha tudo isso, sabe bem o que eu estou falando. Quem não se lembra do que essa mesma TV fazia com a ex prefeita de Salvador e hoje Deputada Lídice da Mata(PSB) ?, O que fizeram com Waldir Pires(naquela época PMDB) quando este foi governador do Estado?

É lamentável, e até desprezível esse tipo de atitude. Sabemos que existem sim problemas, mas que estão sendo procuradas soluções hábeis, para o que já está errado há mais de 20 anos na Bahia. Tenho certeza que o eleitor baiano, já está vacinado contra o "carlismo" e tudo de ruim que esse grupo fez a Bahia, e pretende fazer. Fonte: (Correspondente do Blog da Dilma - Ricky Mascarenhas - http://blogdoricky.blogspot.com/

This page is powered by Blogger. Isn't yours?