2 de março de 2010

 

Governos neoliberais do PSDB e do DEM usam recursos do SUS para "ajuste fiscal"

A denúncia da revista CartaCapital é grave. Os governos de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, todos do PSDB, e ainda o governo do Distrito Federal (ex-PFL, hoje DEM), nos últimos quatro anos vêm desviando recursos do Sistema único de Saúde (SUS) para aplicações no mercado financeiro. É o choque de gestão neoliberal, conforme dita a cartilha de déficit zero, mesmo que em detrimento do atendimento da saúde pública de 74,8 milhões de pessoas.

Segundo a revista CartaCapital, as irregularidades - eu diria verdadeiro escândalo contra a saúde do povo – foram constatadas pelos técnicos do Departamento Nacional de Auditorias do Sistema Único de Saúde (Denasus), do Ministério da Saúde.

As verbas públicas estão sendo aplicadas de modo ilegal no sistema financeiro. Os quatro estados causaram um prejuízo de R$ 6,5 bilhões ao SUS. Sem falar nas conseqüências sérias na saúde dos usuários do SUS – exatamente os brasileiros mais pobres.

Em resumo, a gestão demo-tucana faz a opção da acumulação de capital em detrimento das políticas sociais. O PSDB e o DEM dão prioridade à ciranda financeira, seus parlamentares fazem denúncias vazias contra o Ministério da Saúde, enquanto seus governos sabotam o SUS desviando verbas da assistência básica de saúde e dos medicamentos para a ciranda financeira, durante longos período e de forma cumulativa.

Não é só uma questão de política, é uma questão de crime contra a saúde pública.

Fatalmente, esse assunto será abordado durante a campanha eleitoral. Quem precisa do SUS não deve permitir a volta daqueles que sabotam o SUS. Os governos do DEM e do PSDB estão aplicando verbas federais em CDBs e não no serviço de atendimento.

Advinhem de onde o governador Arruda (o que está preso) estava desviando dinheiro...

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?