4 de outubro de 2008

 

Ibope/TV Bahia tira o corpo fora e dá empate em Salvador com 29% para os três primeiros colocados

Depois de patrocinar o maior escândalo na área das pesquisas, o Ibope/TV Bahia resolveu tirar o corpo fora. São 19h de sábado (4). Acabo de ver na TV Bahia que o Ibope achou um empate absoluto com 29% para Walter Pinheiro (PT), João Henrique (PMDB) e ACM Neto (DEM). Assim mesmo, tudo igual. Na sondagem anterior, o Ibope tinha “encontrado" inacreditáveis 28% para ACM Neto (DEM) e 20% para João Henrique (PMDB) e Walter Pinheiro (PT). Dava tudo para saber como o Ibope consegue tamanha proeza.

 

Será que compraram até o instituto Datafolha?

Quando o Ibope divulgou aquela estranha pesquisa dando 28% para ACM Neto (DEM) contra 20% para os outros dois adversários – João Henrique (PMDB) e Walter Pinheiro (PT) – as pessoas se perguntaram logo: rolou dinheiro? É uma pergunta que revela a falta de credibilidade dos institutos de pesquisa no Brasil.

Agora vem o Datafolha anunciando também um resultado disparatado. Numa pesquisa afirma que está tudo embolado em Salvador, na outra afirma que João Henrique (PMDB) está na frente com um índice improvável de 31% contra 25% para ACM Neto (DEM) e 22% para Walter Pinheiro (PT).

Será que rolou dinheiro?

 

Governador Wagner rejeita chantagem política do PMDB

Os recadinhos dos trogloditas irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima, donos do PMDB da Bahia, não caíram bem com o governador Jaques Wagner. O governador rejeitou a chantagem política, insinuações segundo as quais a aliança do PT com PMDB estava ameaçada para 2010 em função do clima tenso da disputa eleitoral em Salvador. Wagner qualificou de “besteirol” as declarações dos caciques baianos do PMDB.

“Eu já disse o seguinte: não falo nem recebo ameaças, trabalho de outra forma, quando quiser eu faço, mas não faço ameaças do tipo “vou ficar, vou romper”, bê, bê, bê, 2010, isso e aquilo, prá mim é besteirol”, foram as palavras do governador Jaques Wagner. E disse mais: “quem quiser fazer que faça, quero dizer que a mim a temperatura não move um milímetro para esse tipo de coisa”.

Wagner citou um exemplo de boa convivência com o PMDB: ele foi ao comício do candidato do PMDB em Itapetinga, Michel Hagge, apesar da candidatura do PT no município. Wagner não citou, mas, poderia ter citado também um exemplo de boa convivência do PMDB com o PT. O capitão Fábio, candidato a prefeito do PMDB em Itabuna, acaba de retirar sua candidatura para apoiar Juçara Feitosa, a candidata do PT.

Em Itabuna os ataques asquerosos do DEM foram tantos que o capitão Fábio (PMDB) renunciou para apoiar Juçara Feitosa, a mulher de Geraldo Simões (PT), aquele contra quem a revista Veja inventou descaradamente duas “reportagens” afirmando que o PT tinha introduzido a praga “vassoura-de-bruxa” nos cacauais da Bahia.

 

O jogo em Salvador está embolado nas pesquisas. Mas, Walter Pinheiro (PT) vai ganhar porque tem a menor REJEIÇÃO

A pesquisa Vox Populi/A Tarde divulgada hoje (4) mostra um dado fatal. Segundo o jornal A Tarde, “Walter Pinheiro (PT) pode comemorar pelo resultado da pesquisa”. É que apenas 9% disseram que não votam nele de jeito nenhum. Já ACM Neto (DEM) tem a maior rejeição com 27% de eleitores que disseram não votam nele de jeito nenhum. João Henrique (PMDB) está com 20% de rejeição, Hilton Coelho (Psol) está com 17% e Imbassahy (PSDB) está com 14%.

Deus é grande, o povo baiano caiu na real.

 

No segundo turno pesquisa mostra que Walter Pinheiro (PT) empata com ACM Neto e que João Henrique (PMDB) perde

Continuo achando um chute danado a simulação de segundo turno pelos institutos de pesquisa. A simulação não pode sondar o que vai acontecer com as alianças, futuras declarações de candidatos que perderam e, no caso de Salvador, a presença do presidente Lula apoiando Walter Pinheiro do PT.

Entretanto, o instituto Vox Populi revela que o equilíbrio também marca os tais cenários do segundo turno.

Na disputa entre ACM Neto e Walter Pinheiro há empate técnico (43% a 42%).

O candidato do DEM teria vantagem maior se o confronto fosse com João Henrique (43% a 39%).

 

Pesquisa Vox Populi mostra que o jogo eleitoral em Salvador virou

Basicamente, o que revela a pesquisa Vox Populi/A Tarde? Revela que em Salvador o jogo eleitoral virou a favor de Walter Pinheiro, do PT. No início das pesquisas ACM Neto (DEM) reinava na liderança. Depois empatou com João Henrique (PMDB) na frente. Agora, às vésperas da eleição ACM Neto (DEM) empatou com Walter Pinheiro (PT). Como o candidato do PT é o que tem menor REJEIÇÃO vai para o segundo turno. O JOGO VIROU E ACM Neto vai perder porque não consegue reduzir a enorme REJEIÇÃO.

Dentro de mais alguns minutos sai a carreata do PT pela Orla Marítima de Salvador. Vai ser uma loucura. Ontem à noite, o centro da capital baiana foi literalmente invadido pela supercaminhada do PT.

 

Pesquisa Vox Populi revela que em Salvador não há mais “favoritos”

Com a manchete de primeira página “Três candidatos dividem preferência dos eleitores” o jornal A Tarde amanheceu neste sábado (4), véspera da eleição, informando que os “candidatos a prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) e Walter Pinheiro (PT) estão empatados tecnicamente na liderança de intenção de votos, segundo a última rodada da pesquisa A TARDE/ Vox Populi”.

Apesar da manchete cuidadosa, a pesquisa Vox Populi divulgada hoje revela que tudo mudou. ACM Neto (DEM) com 26% está tecnicamente empatado com Walter Pinheiro (PT) com 23%. O prefeito João Henrique (PMDB) caiu para 19%. Mas as manchetes do jornal A Tarde estão corretas, não há favoritos, as preferências estão divididas, e na pesquisa os três estão empatados tecnicamente. Somente as urnas dirão quem o eleitor quer na prefeitura.

NA PESQUISA ESTIMULADA Vox Populi, ACM Neto (DEM) obteve a preferência de 26% dos eleitores, oscilando quatro pontos PARA BAIXO em relação à sondagem anterior (de 30 e 31 de agosto). Walter Pinheiro (PT) subiu espetacularmente de 15% para 23% das intenções de voto – a maior variação para cima no intervalo entre as duas aferições. E João Henrique (PMDB) cresceu apenas de 18 para 19%; Antônio Imbassahy (PSDB), chega em tendência de queda, de 18% foi para 14%; e Hilton Coelho (PSOL) manteve-se na mesma faixa dos 2%.

NA PESQUISA ESPONTÂNEA, ACM Neto, que tinha 24% antes, caiu para 22%, mas manteve-se na liderança. WALTER PINHEIRO APRESENTOU MAIS UMA VEZ O MAIOR CRESCIMENTO passando de 13% para 20%. Ele está empatado tecnicamente com o candidato do DEM. João Henrique (PMDB) cresceu de 16% para 18% (empate técnico com Pinheiro). Antônio Imbassahy caiu de 14% para 12%; e Hilton Coelho continuou no patamar de 1%.

O instituto Vox Populi revela que o equilíbrio também marca os cenários do segundo turno. Na disputa entre ACM Neto e Walter Pinheiro há empate técnico (43% a 42%). O candidato do DEM teria vantagem maior se o confronto fosse com João Henrique (43% a 39%). A pesquisa ouviu 800 pessoas e tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais.

É isso. A pesquisa está próxima do prognóstico do blog BAHIA DE FATO. ACM Neto (DEM) perdeu a eleição.

3 de outubro de 2008

 

Disputa embolada em Salvador ganha as páginas da grande imprensa

Tem de tudo na imprensa sobre a disputa em Salvador. O jornal Correio Braziliense absorveu o factóide político de ACM Neto (DEM). O nanico que ameaçou “dar uma surra em Lula” afirma que quer apoio do PT no segundo turno. Na coluna política o mesmo jornal faz referência à mudança para Salvador do epicentro das tensões entre PT e PMDB. A Folha de S. Paulo faz uma fofoca incluindo o nome de José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, no cenário eleitoral futuro. O Valor Econômico noticia que a disputa está embolada entre João Henrique (PMDB), ACM Neto (DEM) e Walter Pinheiro (PT), ainda com base na última pesquisa Datafolha.

2 de outubro de 2008

 

Blog “Midia Baiana” se revolta com canalhice da oposição contra Moema Gramacho (PT).

O blog Mídia Baiana nasceu aberto à participação coletiva. Entre os colaboradores estão Mônica Bichara, Carmela Talento, Jadson Oliveira, José Bomfim, Joana D´Arck, Jorge Carneiro, Borega, jornalistas veteranos e respeitados da imprensa da Bahia.

Mônica Bichara chama atenção para um texto da jornalista Mara Campos, postado no blog Falando na Lata. É um ato de solidariedade à prefeita guerreira Moema Gramacho (PT) de Lauro de Freitas, que está sendo vilipendiada pelos canalhas da oposição.

Mônica Bichara parabeniza o jornalista Jânio Lopo, da Tribuna da Bahia, que também manifestou revolta pela calhordice dos adversários de Moema Gramacho. Aquela gente desconhece a palavra ética. O alvo não é a candidata, o alvo é a mulher, mãe, cidadã Moema Gramacho.

LEIA A ÍNTEGRA DO TEXTO DE MARA CAMPOS NO MÍDIA BAIANA

 

Mídia, cinismo e trevas

Nada a dizer a um público de jovens disposto a ouvir sobre mídia e poder, mídia e linguagem, mídia e educação. Nada que devesse dizer – eu que passei dez anos da minha vida me prostituindo num jornalão de São Paulo, servindo à perversidade desta instituição chamada imprensa e, não bastasse isso, desaprendendo o pouco do que um dia eu soube (que vinha das áreas das literaturas e línguas).

Não se trata de arrependimento. Aceito o período como quem foi acometido por uma doença grave que custou a passar, por uma espécie de cegueira temporária, um tipo qualquer de febre marcada por longos momentos de delírio. Uma doença: só me resta, pois, este protesto módico, esta mea-culpa ridícula, pelo destino que se armava contra mim e que fui incapaz de ver.

A acidez de MARILENE FELINTO com a grande mídia está toda destilada no texto completo da edição de setembro da Caros Amigos, já nas bancas!

 

Presidente do PT da Bahia fala aos militantes

A eleição é a festa da democracia. É a afirmação do ato cidadão de escolher seus representantes. É a manifestação consciente do indivíduo, de suas vontades, desejos e projetos, através da escolha daqueles que irão representá-lo nos espaços públicos de poder. Portanto, deve ser a festa da paz, da alegria e da esperança, onde não cabem a violência, a intimidação, a truculência, ou qualquer forma de repressão à vontade das pessoas.

Conclamo a militância do PT a manter-se mobilizada e vigilante para garantir que o resultado das urnas seja a verdadeira manifestação da vontade popular. Dessa forma, a militância do PT deve fiscalizar as manobras e tentativas de transgressão da lei, denunciar a compra do voto, o uso da máquina pública e qualquer ilegalidade que macule a expressão da vontade popular nas urnas.

O PT é um partido de chegada. A militância é o nosso principal patrimônio. A defesa da liberdade é o que nos anima a continuar lutando por uma sociedade mais justa. O PT é vencedor. O reconhecimento da nossa capacidade e competência, através do modo petista de governar a Nação e o nosso Estado, somado à força da nossa militância é o que nos dá a garantia de que vamos continuar construindo, em cada cidade, novos pilares de sustentação do grande projeto de mudança que já está em curso na Bahia e no Brasil.

Vamos ocupar as ruas, praças e avenidas, colocar as bandeiras em nossas casas. Encher de alegria e esperança todos os recantos da Bahia, dando seqüência à autêntica onda vermelha que se espalhou pelo Estado. Levantar, bem alto, a nossa bandeira e fazer pulsar os corações vermelhos de esperança e de certeza na vitória.

A luta continua! Um forte abraço
Jonas Paulo
Presidente do PT/BA

 

Sexta-feira (03), a partir das 15h, Caminhada da Vitória tinge de vermelho a praça do Campo Grande, em Salvador

Animada com o empate entre João Henrique (PMDB), ACM Neto (DEM) e Walter Pinheiro (PT), revelado pela última pesquisa Datafolha, a militância do PT, do PCdoB, do PSB e do PV se movimenta para organizar nesta sexta-feira (03), a partir das 15h, uma Supercaminhada da Vitória. O próprio candidato Walter Pinheiro, da coligação de centro-esquerda “Salvador – Bahia – Brasil” está fazendo a convocação. Militantes, simpatizantes, amigos e eleitores estão convidados a comparecer de roupa vermelha. Eu vou de amarelo, da cor da campanha da vereadora Vânia Galvão (13.133), mas vou.

Dia seguinte, sábado (04), às 9h da madrugada, o Campo Grande começa a receber os carros da militância para a Supercarreata da Vitória. Também vou. Com duas bandeiras, uma de Walter Pinheiro, outra da vereadora Vânia Galvão. Na minha idade e estou virando carrapato de passeata. É porque o espetáculo da democracia é uma coisa muito emocionante. Quando eu era estudante levava muita porrada da polícia, durante a ditadura que era apoiada pelo falecido ACM. Agora, na casa dos sessenta, me permito essa extravagância, regada a cerveja e pastel. É muito bom ver essa meninada disputando eleição e administrando a prefeitura, o Estado, a Nação.

“Somos um partido de chegada. A garra da militância e a força da nossa gente de Salvador vai nos colocar em 1º lugar no segundo turno". A frase de Walter Pinheiro vale tanto para o PT, como para o PCdoB, PSB e PV.

Conquistar o voto dos indecisos, virar o voto dos enganados, ir para a rua, voluntariamente, gastando sua própria gasolina, isso essa turma sabe fazer. Sem esquecer a Internet, o telefone e o povo invisível das portarias dos prédios.

 

Certa imprensa entra (mal) na disputa eleitoral de Salvador

As manchetes desta quinta-feira (02/10) revelam o grau de envolvimento dos jornais, locais e nacionais, na disputa eleitoral de Salvador. Ao noticiar a pesquisa do Datafolha, a Tribuna da Bahia estampa uma curiosa manchete de primeira página: “ACM Neto X João Henrique – Datafolha dá empate”. Como? ACM Neto tem 24%, João tem 25% e Walter Pinheiro tem 22%. A margem de erro é de 3%. Logo, está faltando alguém na manchete da Tribuna da Bahia.

Mesmo o respeitável jornal A Tarde saiu-se com manchete de superficialidade aparente: “João Henrique passa à frente de ACM Neto”. De fato, a pesquisa Datafolha revela que João Henrique tem 25%, aparentemente “à frente” de ACM Neto que tem 24%. Digo manchete aparente porque, com Walter Pinheiro (PT) tendo 22% e a margem de erro sendo 3%, na verdade, tecnicamente estão todos empatados.

Outra curiosidade. O Correio, jornal da famiglia ACM, deu a chamada correta para a mesma notícia: “Datafolha aponta empate técnico entre João, Neto e Pinheiro”. Na página de dentro, O Correio reafirma “Datafolha mostra empate”. A manchete do Correio é a mais correta dos três jornais baianos. Redime-se assim, O Correio, da impossibilidade de desconfiar da estranhíssima pesquisa do Ibope, noticiada na véspera, dando uma incrível distância para ACM Neto. Impossibilidade porque trata-se de uma parceria Ibope/TV Bahia. Como todos sabem, TV Bahia e O Correio são de propriedade de ACM Neto.

Na imprensa nacional há manchetes parecidas para a mesma notícia. O Correio Braziliense corretamente deu: “Tudo imprevisível em Salvador”. O jornal O Globo seguiu a linha de A Tarde: “Salvador em guerra, com João à frente de ACM Neto”, mas corretamente teve o cuidado de esclarecer na frase de apoio: “Datafolha dá empate técnico entre três candidatos”. O Estado de S. Paulo grafou: “Empate embola disputa em Salvador”. A Folha de S. Paulo, parceira do Instituto Datafolha deu a manchete: “Carneiro, ACM Neto e Pinheiro empatam em Salvador”.

Conclusão: O Datafolha apurou que há empate em Salvador e cada jornal que trate de manter sua credibilidade porque o leitor não é burro e agora tem a Internet...

1 de outubro de 2008

 

Patrus para presidente do Brasil

O ministro Patrus Ananias passou (30/09) pela Bahia. Não pude comparecer por razões de trabalho. Não sou político. Patrus Ananias inaugurou em Lauro de Freitas o primeiro restaurante popular da cidade vizinha a Salvador. É a terceira unidade construída na Bahia, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Lauro de Freitas é administrado pela guerreira Moema Gramacho, do PT. Pelo andar da carruagem será reeleita, apesar do comportamento mafioso de seu adversário Roberto Muniz. Nunca vi uma campanha difamatória tão organizada.

Enquanto a oposição calunia e difama, a prefeita Moema Gramacho trabalha. O cidadão vai pagar no restaurante popular R$ 1 (um real) por refeição. O município petista vai custear a diferença que será de R$ 4,65.

O ministério de Patrus Ananias investiu R$ 1,6 milhão na construção do prédio, a prefeitura entrou com 87 mil. O prédio abriga outras ações apoiadas pelo MDS, como o Banco de Alimentos, o Projeto de Agricultura Urbana (hortas comunitárias), o Programa de Aquisição de Alimentos e a Cozinha Comunitária.

Trabalhadores, desempregados, estudantes, aposentados e até moradores de rua serão beneficiados. O Governo Lula já investiu R$ 8,9 milhões para implantação de oito restaurantes populares na Bahia. Dois deles já funcionam em Itabuna e Paulo Afonso.

É por isso que eu apoio quero um terceiro mandato para Lula.

Se ele não quiser, tudo bem, Patrus para presidente do Brasil.

 

Samuel Celestino desconfia do Ibope

Com o título “ A Dança louca das pesquisas” o comentarista político do jornal A Tarde, presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI), postou em seu site Bahia Notícias:

“Quarenta e oito horas após os números desencontrados pelo Ibope, o DataFolha volta à cena e mostra pela primeira vez João Henrique na liderança da corrida sucessória de Salvador, com 25%, contra 24% de ACM Neto e 22% de Walter Pinheiro. Empate técnico no primeiro lugar.

Muito diferente da consulta do Ibope, especialmente no segundo turno onde, numa projeção de cenário, o atual prefeito bate Neto por 46% contra 41%; Walter Pinheiro ganha do candidato do DEM, por 48% a 40% e Imbassahy, que aparece no primeiro turno com 14%, venceria por 40% a 39%.

Esse resultado de um instituto que não realiza pesquisa contratada, mas para o grupo Folha, joga mais pimenta na discordância sobre o trabalho do Ibope, que divulgou vitória de Neto de ponta a ponta, e mostra o quanto está indefinida a situação de Salvador onde deverá ocorrer a eleição mais emocionante do País. Dois dos três primeiros irão para o segundo turno e, pela primeira vez, Neto perde a coroa de primeiro lugar e João Henrique assume a ponta, demonstrando fôlego na chegada".
(Samuel Celestino)

 

Simulação de segundo turno continua com vícios, mesmo no Datafolha

A simulação do segundo turno tem pouco efeito. Não pode prever o que vai acontecer no segundo turno. Quem vai apoiar quem? Se der Walter Pinheiro (PT) no segundo turno, a esquerda vai apoiar ACM Neto, do DEM? Vai apoiar João Henrique, do PMDB de Geddel? Imbassahy vai apoiar ACM Neto depois de tanto tiroteio? Vai apoiar João Henrique depois da tantas agressões? É por isso que no cenário envolvendo Pinheiro versus ACM Neto, o candidato do PT ganharia com tão pouca diferença: Pinheiro teria apenas 48% contra ACM Neto com inacreditáveis 40%.

 

Anotem. ACM Neto (DEM) perdeu a eleição em Salvador

Segundo o instituto Datafolha de hoje (01/10), o índice de REJEIÇÃO de ACM Neto, do DEM, é de 41%. Tirando Walter Pinheiro (PT) com apenas (22%) de rejeição, todos os demais candidatos têm rejeição alta. Imbassahy, do PSDB, tem 33%. Hilton 50 tem 32%, empatado com João Henrique com 32% de REJEIÇÃO.

Walter Pinheiro (PT) tem amplo espaço para crescer nestes cinco dias. ACM Neto perdeu a eleição.

 

Esqueçam o Ibope. Nova pesquisa Datafolha revela que disputa em Salvador está embolada

Com margem de erro de 3%, o Instituto Datafolha divulgado hoje, quarta-feira (01/10/08), deu João Henrique (PMDB) na frente com 25%, depois ACM Neto (DEM) com 24% e Walter Pinheiro (PT) com 22%. Ou seja, estão todos embolados na reta final do primeiro turno.

Considerando-se apenas os votos válidos - excluindo brancos, nulos e abstenções -, João Henrique Carneiro tem 28%, ACM Neto está com 27% e Walter Pinheiro tem 25%. Ou seja, mesmo com este critério todos continuam embolados.

Os números revelam que QUALQUER um dos três pode passar para o segundo turno. Nada está definido, a cinco dias da eleição, disse Mauro Paulino, diretor do Datafolha. Antonio Imbassahy, do PSDB, ficou com 14%, e Hilton Coelho, do PSOL, permaneceu com 4%. Segundo o Datafolha, que ouviu 992 eleitores, os votos em branco ou nulo totalizam 7% e há 3% de indecisos.

30 de setembro de 2008

 

Eleitor do PT pode usar camiseta com o 13 no dia da votação

Domingo tem eleição. O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que o eleitor tem direito a manifestar sua preferência pessoal por partido, candidato, coligação, inclusive dentro dos locais de votação. Os militantes e eleitores do PT poderão, portanto, votar com o 13 no peito. E até mesmo com fotos e nomes de seus candidatos. Os eleitores também poderão usar bonés, broches, bottons, praguinhas, estrelinhas e adesivos. Entretanto, a boca-de-urna não será permitida. Nada de distribuir papelzinho, nada de som, nada de reunião coletiva. Sábado (4) é o último dia para caminhadas, carreatas, passeatas, panfletagens e adesivagem.

LEIA AQUI O QUE É PERMITIDO E O QUE É PROIBIDO PELA LEI

 

Governador Wagner afirma que João Henrique é confuso

Está fazendo furor, na Bahia, a entrevista que o governador Jaques Wagner deu hoje ao jornal Valor Econômico (30/09/08). “Popularidade de Lula não é capaz de eleger postes”, diz o governador. A entrevista está circulando na Internet. Wagner afirma que um ponto de conflito com Geddel Vieira Lima foi produzido por alguém (João Henrique) que nem sequer era do PMDB. Foi eleito pelo PDT com vice do PSDB. Eu até gosto dele, não é um mau caráter, não é um larápio, mas é um cara confuso. Confuso na política e confuso na gestão.

VALOR: O senhor e o ministro Geddel saem como entraram nessa eleição?

WAGNER: Temos um ponto de conflito que foi produzido por alguém que não era meu nem dele, que é o prefeito atual, que foi eleito pelo PDT, com vice do PSDB, e baixíssima participação do PMDB, que não tinha nem interesse em ficar no governo. Tinha lá uma secretaria marginal. De repente, quando o cidadão viu que estava com problemas de sobrevivência política, ele teve de sair de um partido pequeno e procurar um partido maior para se abrigar. Ele é muito midiático. Eu até gosto dele, não é um mau caráter, não é um larápio, mas é um cara confuso. Confuso na política e confuso na gestão. Ele precisava de tempo de televisão. Quis vir para o meu partido, coisa que eu recomendei.

VALOR: Mas o PT não quis?

WAGNER: O vício do cachimbo deixa a boca torta. A gente vai amadurecendo mas alguns vícios vez por outra aparecem. Então apesar de o governador dizer: 'rapaz, põe o cara pra dentro. A gente já está no governo, põe logo o cara no PT', o meu partido não acolheu a minha sugestão, o pedido de seu governador. E ele acabou indo para o PMDB. Ao ir para o PMDB gerou então um pólo de tensão. Não por culpa dele, por culpa da conjuntura.

Geddel e o PMDB receberam esse presente - tinham pouquíssima coisa em Salvador e ganharam um prefeito e uma prefeitura, como máquina política para fazer a operação da política, no bom sentido. É óbvio que gostariam de ter todo mundo em torno deles. Então lutaram por isso.

Eu defendi a tese da minha base de sustentação (um candidato só), pelo menos na capital. As pessoas não se convenceram. Até porque diziam que ele é ruim de compromisso. O pessoal de pesquisa dizia que ele tinha dificuldade de ir até para o segundo turno. O argumento é que era melhor não jogarmos com uma hipótese só e perdermos para o PFL.

A outra hipótese era o Imbassahy, com quem eu tenho relação. Mas isso não animava muita gente exatamente porque era um alinhamento com o PSDB nacional e as pessoas aqui não tinham interesse óbvio nessa aproximação. Quando acabar a eleição tem um rescaldo a ser tratado. E eu tenho que ficar administrando esse conjunto todo.

 

ACM Neto (DEM) partiu para cinismo eleitoral

O truque é típico de quem está desesperado. “ACM Neto usa discurso de Lula em propaganda”. A manchete é de matéria da Agência Reuters, publicada pela Gazeta Mercantil (30/09). O texto informa que, com a popularidade do presidente em alta, o partido Democratas também resolveu usar imagens de Lula para reforçar a campanha de ACM Neto, em Salvador.

Desde ontem (29), o DEM está exibindo na TV uma peça publicitária de 15 segundos com um discurso de Lula garantindo que prefeitos de todos os partidos não serão discriminados pelo governo federal. A peça desafia o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia que, com muito atraso, decidiu impor a legislação atual. A lei permite o uso de imagem do presidente apenas pelo partido a que ele pertence. No caso, o PT.

ACM Neto, cara nova, política velha.

 

Waldir Pires vota em Vânia Galvão para vereadora

“Meu voto para vereadora é Vânia Galvão”. Assinado: Waldir Pires. A declaração está no “santinho” da vereadora do PT publicado no jornal A Tarde. Vânia Galvão, presidenta do Diretório Municipal do PT de Salvador, dedicou seu inatacável mandato parlamentar à luta dos direitos das mulheres e das minorias discriminadas. Tem também o meu voto. Ela disputa a re-eleição com o número 13.133 - o mesmo número adotado pelo jornalista, escritor e professor de comunicação Emiliano José quando foi eleito vereador em 2000. Obviamente, Emiliano José também vota em Vânia Galvão.

 

Guilherme Menezes (PT) em Conquista é um fenômeno

O projeto do PT para Vitória da Conquista (BA), iniciado em 1997, continua tendo aprovação do eleitorado, que confere um percentual de 52,8% de intenção de voto para o candidato Guilherme Menezes (PT). A pesquisa não foi do Ibope, é de confiança. Os números constam da única sondagem registrada no TRE e realizada pela empresa Sócio Estatística. O candidato Herzem Gusmão (PSDB) tem apenas 15,8% e Esmeraldino Correia (PDT) chegou a 10,9%. O candidato do Psol, Eraldo Novaes, obteve 0,4%.

Guilherme Menezes, que já administrou Vitória da Conquista antes de se eleger deputado federal, tem a menor rejeição e também ganha fácil na sondagem espontânea. O candidato do PSDB, radialista Herzem Gusmão, curiosamente, afirmou que não acredita em pesquisa e lembrou o vexame da pesquisa que dava vitória para Paulo Souto contra Jaques Wagner. Como todos sabem, deu Wagner. Mas a pesquisa não era da Sócio Estatística, era do ...Ibope.

 

Ibope arma “pegadinha” para os lulistas baianos

Na mesma pesquisa em que deu o estranho resultado de 28% para ACM Neto (DEM) contra 20% para João (PMDB) e Pinheiro (PT), o IBOPE achou incríveis 92% de aprovação para o presidente Lula no Nordeste.

A “pegadinha” funciona assim. Se os lulistas reconhecerem e aplaudirem o resultado de 92% para o presidente Lula, como questionar o resultado de 28% para ACM Neto? Afinal, a metodologia é a mesma...

Com 92% para Lula ou não, o fato é que a pesquisa IBOPE foi encomendada pela Rede Bahia, de propriedade do candidato ACM Neto (DEM). Dá para confiar?

A verdade é que não há diferença de metodologia que explique tanta disparidade entre a pesquisa do IBOPE e as pesquisas do Vox Populi, Datafolha e P&A. Principalmente se se levar em conta o histórico de “erros” e manipulações do IBOPE na Bahia.

 

Imprensa séria rejeita molecagem do IBOPE em Salvador

A pesquisa do IBOPE/TV Bahia, na contramão de todos os demais institutos que mostram a disputa eleitoral empatada, caiu como uma bomba de napalm em cima dos eleitores. A reação da imprensa revela desconfiança.

A Tribuna da Bahia, no alto da primeira página, deu a manchete: “IBOPE revela uma intrigante dança dos números”. O texto é irônico, “como se o eleitor de Salvador não soubesse o que quer”. O jornal A Tarde deu importância menor em chamada na primeira página, mas na parte de baixo. A manchete foi “Pesquisa indica empate entre João e Pinheiro”. Assim, A Tarde se recusou a fazer o jogo do IBOPE. Já O Correio, de propriedade do candidato ACM Neto (DEM), pela primeira vez, desde que mudou de cara, acabou traindo sua origem e tascou a chamada “IBOPE aponta liderança de ACM Neto e empate entre João e Pinheiro no segundo lugar”.

Não dá mesmo para levar a sério. Como levar a sério uma pesquisa que dá 28% para ACM Neto (DEM) contra 20% para os candidatos João e Pinheiro? Na coluna Tempo Presente (jornal A Tarde) o jornalista Levi Vasconcelos escreveu: “Seja como for, tais números (do Ibope) pouco devem significar, se comparados com os do próprio IBOPE divulgados em 2004, em 23 de setembro, a dez dias das eleições.

A simulação de segundo turno previa que César Borges perderia para todos, mas de pouco: de 44 a 41 com Lídice; de 44 a 42 para Pelegrino e de 54 a 32 para João Henrique. Como todos sabem, deu João no segundo turno.

No final, nem a pesquisa da boca-de-urna do Ibope bateu. E o jornalista arremata: “Na ocasião o Datafolha não fez pesquisa em Salvador. Nem os outros. Hoje, o Ibope não está só. Ainda bem”.

29 de setembro de 2008

 

Uma auditoria decretada pela Justiça pode desmascarar o Ibope/TV Bahia

Todos os partidos políticos deveriam pedir uma auditoria judicial na pesquisa do Ibope, em Salvador. Não é possível que resultados circulem na praça antes mesmo das pesquisas serem aplicadas. O mesmo está ocorrendo no Rio de Janeiro, com o candidato Fernando Gabeira denunciando abertamente as farsa.

Segundo Gabeira, o Ibope está usando sua sede em Salvador como fachada para manipular a pesquisa no Rio. Em Salvador durante toda a semana circulou que o Ibope divulgaria ampla vantagem para ACM Neto. O pessoal exagerou na dose da picaretagem.

Uma auditoria cairia bem. O Instituto Datafolha dá como embolada a eleição para prefeito de Salvador. Estão empatados os candidatos ACM Neto (DEM), Walter Pinheiro (PT) e João Henrique (PMDB). O Vox Populi dá como empatada a disputa. A PeA também.

Não é estranho o resultado do IBOPE?

 

Como previsto, IBOPE/TV Bahia anunciam “pesquisa” eleitoral com ACM Neto na frente

Não é possível confiar no IBOPE. É um instituto contratado pela TV Bahia. A TV Bahia pertence a ACM Neto, do DEM. Como estava previsto, o IBOPE divulgou mais uma sondagem. Mas, desta vez, a uma semana da eleição, o instituto exagerou na dose da molecagem.

Contra todas as demais pesquisas – Vox Populi, Datafolha e PeA – o IBOPE “achou” 28% para o candidato ACM Neto (DEM/TV Bahia), contra supostos 20% para Walter Pinheiro (PT) e João Henrique (PMDB). É uma prática antiga do IBOPE. Às vésperas da eleição a última pesquisa “ajusta” a sondagem, mas, se o negócio for compensador nem isso acontece, como ocorreu com Paulo Souto e Wagner. O Ibope dizia Paulo Souto ganha, e deu Wagner.

O IBOPE/TV Bahia, da famiglia ACM, tenta disfarçar a arrumação, colocando empate entre João Henrique e Walter Pinheiro, mas, num patamar bem distante, longe da margem de erro de 3%. Esse pessoal do IBOPE deveria ser processado por fraude eleitoral.

Soa como piada de mal gosto a tal simulação do segundo turno em que o candidato do DEM, dono da TV Bahia que contratou o Ibope, ganha em todas as alternativas. A curiosidade é saber como o IBOPE vai se explicar quando vierem os resultados das urnas.

 

A campanha de ACM Neto (DEM) está fazendo água

Está indo para o ralo a campanha do candidato ACM Neto, do DEM, em Salvador.

Primeiro, cometeu o equívoco de usar a imagem do cardeal d. Geraldo Majella, provocando uma nota oficial de repúdio da Arquidiocese.

Segundo, descobriu-se que o seu candidato a vice-prefeito, bispo Márcio Marinho da Igreja Universal do Reino de Deus, tinha declarado antes de ser convidado que “não votaria, com certeza, em ACM Neto”.

Terceiro, soa como falsete a tentativa de vincular a imagem do presidente Lula, do PT, à imagem de ACM Neto, do DEM. Principalmente depois que foi para o ar aquela declaração infantil do “vou dar uma surra” no presidente Lula.

Não é de se estranhar que a queda nas pesquisas vai continuar. De 27% caiu para 25% e apresenta a maior rejeição, com 42%.

Já tem comentarista da mídia dizendo que ACM Neto pode não chegar ao segundo turno.

 

Presidente Lula aparece em programa de Walter Pinheiro (PT)

O presidente Lula apareceu em uma declaração dentro do programa de Walter Pinheiro (PT) na propaganda desta segunda-feira (29), à tarde. A mensagem foi genérica, não citou o nome do candidato, mas, como todo bom publicitário sabe, produz efeito apesar da impessoalidade.

O presidente clamou a população para votar em um candidato apto a colocar em prática na cidade os programas do governo federal e que tenha honra. A declaração é impessoal, mas, como só o PT pode legalmente usar a imagem do presidente Lula, óbvio que fará efeito.

 

Rejeição de ACM Neto (DEM) salta para 42% em Salvador

Segundo a pesquisa P&A, divulgada em Salvador, a rejeição do candidato da direita, ACM, o Neto, vai às alturas. O candidato do DEM aparece liderando com 42%, seguido do prefeito João Henrique, que tem 36%, e de Hilton Coelho, com 33,8%. Logo abaixo estão Antonio Imbassahy, com 30,8%.

Ah! Walter Pinheiro (PT) é o que tem a menor rejeição com 30%.

O instituto P&A, contratado pelo PMDB, aponta na pesquisa espontânea, ACM Neto (DEM) com 20.3% das intenções de votos, seguido do prefeito João Henrique (PMDB), com 19.9%, e de Walter Pinheiro (PT), com 17.6%. Antonio Imbassahy (PSDB) aparece com 10.8% e Hilton Coelho, do PSOL, 3.3%.

Na sondagem estimulada, ACM Neto tem 23,2%, João Henrique 22,1% e Walter Pinheiro 20,9%. Antonio Imbassahy aparece com 12,5%, e Hilton Coelho, 4%.

 

Pesquisas mostram avanço consistente do PT em todo o Brasil

Quem está dizendo isso é o jornalista Fernando Rodrigues, em seu artigo intitulado "O PT, o céu e o inferno", publicado hoje, segunda-feira (29) na velha e conservadora Folha de S. Paulo. O PT pode pular dos 411 prefeitos atuais´para algo em torno de 600 a 700. Mas, há várias pedras separando, ainda, o PT do céu eleitoral. Uma delas é Salvador, onde os lulista comandam o Estado. Em Salvador ainda não está clara a possibilidade de vitória. "Só uma coisa é certa: ninguém mais tira do PT uma marca histórica: desde o fim da ditadura militar, em 1985, trata-se da única sigla de grande porte cujo número total de prefeitos eleitos sempre é maior a cada eleição", afirma o articulista da Folha.

 

O Estado deixou de ser problema e voltou a ser a solução

Está no site da Agência Carta Capital. “O impensável aconteceu”, da autoria do sociólogo português Boaventura de Souza Santos. Leitura imperdível. Com a crise financeira dos EUA, o Estado deixou de ser o problema e voltou a ser a solução. Cada país tem o direito de fazer prevalecer o que entende ser o interesse nacional contra os ditames da globalização; o mercado não é, por si, racional e eficiente, apenas sabe racionalizar a sua irracionalidade e ineficiência enquanto estas não atingirem o nível de auto-destruição. A nacionalização era execrada pelo neoliberalismo. O que há de novo é sua magnitude e o fato dela ocorrer depois de 30 anos de evangelização neoliberal conduzida com mão de ferro pelas instituições tipo FMI, Banco Mundial e guerras. Tudo vai continuar como antes: o espírito individualista, egoísta e anti-social que anima o capitalismo. Quem paga é sempre quem não contribuiu para a crise. Mas a solução passa pela reforma do Estado que virou um antro de corrupção.

LEIA NA ÍNTEGRA

28 de setembro de 2008

 

Nova pesquisa em Salvador confirma empate entre Neto, João e Pinheiro

O Instituto P&A divulgou nova pesquisa sobre a disputa eleitoral em Salvador. Tanto na modalidade estimulada quanto na espontânea a pesquisa revela empate técnico entre ACM Neto (DEM), João (PMDB) e Pinheiro (PT).

Na pesquisa estimulada, os três candidato aparecem com empate técnico mais visível: ACM Neto estaria com 23.2%, João Henrique com 22.1% e Pinheiro do PT com 20.9%. Como a margem de erro é de 2.5% fica praticamente imprevisível afirmar quem vai ganhar, a não ser as urnas. Imbassahy (PSDB) continua lá embaixo com 12.5% e Hilton 50 está com 4%.

A modalidade espontânea (sem apresentação do cartão com os nomes dos candidatos) mostra também o empate técnico diante da margem de erro. ACM Neto está com 20.3% (uma queda vertiginosa em relação ao último Datafolha que lhe deu 25%), João Henrique (19.9%) e Walter Pinheiro (17.6%) aparecem tecnicamente empatados no segundo lugar. Imbassahy está com 10.8% e Hilton 50 com 3.3%.

Ficou até engraçado o título do blog Bahia Notícias: “P & A coloca Neto e João Henrique no segundo turno”. Já que João e Pinheiro estão empatados o título também poderia ser: “P & A coloca Pinheiro no segundo turno”. É só uma questão de escolha.

 

Repúdio da Igreja Católica a ACM Neto vai parar na Folha de São Paulo.

Até a Folha, em sua edição de sábado (27), registrou a “espinafrada” da Arquidiocese de Salvador ao candidato a prefeito ACM Neto (DEM) por ter distribuído 15 mil panfletos, com fotos, em que aparece recebendo a comunhão do papa João Paulo II e também beijando a mão do cardeal primaz do Brasil, d. Geraldo Majella.

A Arquidiocese de Salvador divulgou NOTA PÚBLICA criticando o comportamento do candidato do DEM: “A Arquidiocese de São Salvador da Bahia não autoriza o uso de imagens fotográfica ou em vídeo de qualquer autoridade eclesiástica em peças publicitárias de campanhas de candidatos a cargos eletivos nas eleições de 2008″ diz a nota.

 

PT lidera com folga disputa nas capitais e grandes cidades

Em matéria assinada pelo jornalista Fernando Rodrigues, a Folha de S. Paulo afirma que o PT está no páreo em 33 cidades e que, em particular, está bem posicionado em 22 cidades. Nunca um partido teve tão perto de “dominar” tantas prefeituras.

LEIA NA ÍNTEGRA

A uma semana da eleição para prefeitos, o PT aparece descolado das outras legendas e surge como o favorito no maior número de capitais e cidades grandes, de acordo com as pesquisas de opinião disponíveis.

Uma compilação de levantamentos de intenção de voto aponta candidatos petistas no páreo em 33 das 79 mais importantes cidades do país.

O PMDB e o PSDB estão bem posicionados em 22 e 20 cidades, respectivamente. O DEM é competitivo em 12, seguido de perto por PDT (9), PP (7) e PSB (6).

Essas 79 cidades incluem as 26 capitais e os 53 municípios com mais de 200 mil eleitores (onde pode haver segundo turno caso nenhum candidato obtenha pelo menos 50% mais um dos votos).

Já batizado entre políticos de G-79, esse grupo tem relevância política porque abriga 46,8 milhões de eleitores, o equivalente a 36,4% dos habilitados a votar para prefeito domingo que vem. Haverá eleição em 5.563 cidades.

Hoje, o PT governa diretamente 17 cidades do G-79 (9,4 milhões de eleitores). Se tiver sucesso nas 33 nas quais seus candidatos estão em primeiro lugar ou em condições de ir ao segundo turno, os petistas governarão 24,9 milhões de eleitores no G-79 a partir de 2009.

Desde 1986, época do auge do Plano Cruzado e da hegemonia máxima do PMDB, nunca um partido esteve tão próximo de dominar tantas administrações municipais em grandes centros como o PT nesta eleição.

Em 2004, o G-79 era apenas G-72 (menos cidades tinham mais de 200 mil eleitores). Às vésperas daquele pleito, havia uma estatística para esse conjunto de municípios mostrando 23 petistas em primeiro lugar ou em segundo empatados com os primeiros na margem de erro. Os petistas acabaram elegendo 18.

Se se considera esse núcleo de candidatos mais competitivos hoje, o PT está bem posicionado em 27 cidades grandes ou capitais -em primeiro lugar isolado ou empatado com os primeiros colocados.

Também por esse critério o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está à frente dos demais: o PMDB tem 19 candidatos nessa situação, seguido pelo PSDB (16) e pelo DEM (7).

O PSDB e o DEM, partidos cujos candidatos mais se mostram contrários às políticas do PT, não estão em situação muito diferente de outras eleições em grandes centros. Desde 1996, o DEM (ex-PFL) nunca esteve em mais do que oito dos municípios do G-79. Hoje, governa quatro e está no páreo em 12.

O PSDB tem prefeitos em 15 cidades do G-79.No auge do Plano Real, em 1996, ganhou a eleição em 18 dessas localidades -um recorde tucano. Os 20 candidatos no páreo agora estão dentro da média da sigla.

As pesquisas consideradas nesta reportagem estão todas registradas na Justiça Eleitoral e atendem formalmente aos requisitos legais. Há casos em que os levantamentos foram pagos por partidos políticos. Na tabela publicada nesta página é possível identificar a origem de todos os levantamentos.

Fonte: Folha de S. Paulo

 

Walter Pinheiro (PT) subiu de 7% para 21%

O único candidato que apresentou crescimento consistente e expressivo entre a primeira pesquisa Datafolha, realizada nos dias 23 e 24 de julho, e os resultados divulgados sábado (27) foi Walter Pinheiro, que saltou de 7% para 21%.

O comentário foi feito pelo próprio candidato petista, ao jornal A Tarde, de Salvador, antes de começar mais uma caminhada no bairro Cajazeiras. "Os outros candidatos ou caíram ou estão no mesmo lugar", comentou.

Tanto João Henrique quanto ACM Neto continuam quase que no mesmo patamar da primeira pesquisa, o primeiro variando de 19% para 23% - apenas um ponto acima da margem de erro – e o segundo caindo de 27% para 25%.

A manchete principal de A Tarde neste domingo (28) é “Neto, João e Pinheiro estão empatados”.

 

Novas pesquisas mostram PT bem colocado em SP, Porto Alegre, Salvador e Recife

Na reta final de campanha, pesquisas divulgadas pelos institutos Datafolha e Ibope neste sábado (27), e publicadas pelos jornais Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo, mostram os candidatos do PT bem posicionados em quatro das principais capitais brasileiras: São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Recife.

Em São Paulo, a petista Marta Suplicy continua liderando com 37%, enquanto Gilberto Kassab (DEM) e Geraldo Alckmin (PSDB) seguem tecnicamente empatados, agora com vantagem de quatro pontos percentuais para o atual prefeito (24% a 20%).

Em Porto Alegre, a deputada Maria do Rosário (PT) aparece com 18%, um ponto percentual à frente de Manuela D’Ávila (PCdoB), que tem 17%. Elas estão tecnicamente empatadas no segundo lugar, atrás de José Fogaça (PMDB), que tem 35%.

João da Costa, em Recife, subiu de 46% para 47% e mantém as chances de vencer já no primeiro turno. Os demais adversários, somados, têm 43%.

Em Salvador, Walter Pinheiro continua subindo, foi a 21% e já está tecnicamente empatado em primeiro lugar com ACM Neto (25%) e João Henrique Carneiro (23%), do DEM e do PMDB.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?