2 de outubro de 2008

 

Certa imprensa entra (mal) na disputa eleitoral de Salvador

As manchetes desta quinta-feira (02/10) revelam o grau de envolvimento dos jornais, locais e nacionais, na disputa eleitoral de Salvador. Ao noticiar a pesquisa do Datafolha, a Tribuna da Bahia estampa uma curiosa manchete de primeira página: “ACM Neto X João Henrique – Datafolha dá empate”. Como? ACM Neto tem 24%, João tem 25% e Walter Pinheiro tem 22%. A margem de erro é de 3%. Logo, está faltando alguém na manchete da Tribuna da Bahia.

Mesmo o respeitável jornal A Tarde saiu-se com manchete de superficialidade aparente: “João Henrique passa à frente de ACM Neto”. De fato, a pesquisa Datafolha revela que João Henrique tem 25%, aparentemente “à frente” de ACM Neto que tem 24%. Digo manchete aparente porque, com Walter Pinheiro (PT) tendo 22% e a margem de erro sendo 3%, na verdade, tecnicamente estão todos empatados.

Outra curiosidade. O Correio, jornal da famiglia ACM, deu a chamada correta para a mesma notícia: “Datafolha aponta empate técnico entre João, Neto e Pinheiro”. Na página de dentro, O Correio reafirma “Datafolha mostra empate”. A manchete do Correio é a mais correta dos três jornais baianos. Redime-se assim, O Correio, da impossibilidade de desconfiar da estranhíssima pesquisa do Ibope, noticiada na véspera, dando uma incrível distância para ACM Neto. Impossibilidade porque trata-se de uma parceria Ibope/TV Bahia. Como todos sabem, TV Bahia e O Correio são de propriedade de ACM Neto.

Na imprensa nacional há manchetes parecidas para a mesma notícia. O Correio Braziliense corretamente deu: “Tudo imprevisível em Salvador”. O jornal O Globo seguiu a linha de A Tarde: “Salvador em guerra, com João à frente de ACM Neto”, mas corretamente teve o cuidado de esclarecer na frase de apoio: “Datafolha dá empate técnico entre três candidatos”. O Estado de S. Paulo grafou: “Empate embola disputa em Salvador”. A Folha de S. Paulo, parceira do Instituto Datafolha deu a manchete: “Carneiro, ACM Neto e Pinheiro empatam em Salvador”.

Conclusão: O Datafolha apurou que há empate em Salvador e cada jornal que trate de manter sua credibilidade porque o leitor não é burro e agora tem a Internet...

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?