31 de julho de 2009

 

O Senado está precisando de uma grande faxina, a começar pelo DEM...PSDB...

Não entendo como é que políticos do DEM têm coragem de abrir a boca para pedir a cabeça do presidente do Senado, José Sarney. Quando o PT lançou o nome do senador Tião Viana à presidência da instituição, o DEM e o PSDB apoiaram Sarney.

Se há alguém responsável por Sarney estar onde está é o DEM seguido do PSDB. Por causa das forças conservadoras, o senador Tião Viana perdeu e com ele a chance de empreender mudanças na estrutura da Casa.

É preciso criar uma lei de responsabilidade administrativa e fiscal do Senado, que limite os gastos à capacidade das receitas. Um controle das contas. É preciso cortar os abusos, as despesas absurdas. As mamatas construídas pelos senadores de todos os partidos, de direita e esquerda. O empreguismo comeu solto nos últimos anos.

É preciso, sobretudo, convocar a sociedade para discutir a reforma. Não confundir sociedade civil com imprensa escrita, falada ou televisiva. Esse pessoal não representa a opinião pública, esse pessoal atua como partido político.

E sabe o que mais? O Senado precisa de uma faxina total. Nas próximas eleições a sociedade precisa se livrar dos carcomidos senadores do DEM, do PSDB e do PPS que elegeram Sarney presidente da instituição. Eles são os culpados. Lula não tem nada a ver com isso.

Na Bahia eu já sei. Vou votar em Lídice da Mata (PSB) senadora. Para me livrar de César Borges e ACM Júnior.

30 de julho de 2009

 

Contardo Calligaris elogia Código de Ética do PT

Contardo Calligaris é colunista da Folha de S. Paulo. Não é petista, muito pelo contrário. Mas, como é inteligente sabe aplaudir as coisas certas. Vejam só o artigo “Em defesa de Berlusconi” publicado nesta quinta-feira (30/07). Ele não tem simpatia nenhuma, ainda bem, por Sílvio Berlusconi, da Itália, mas não se incomoda que o premiê italiano faça suas festinhas com prostitutas. Afinal, a vida sexual de Berlusconi não interessa a ele. “E eu com isso? Avisem-me se a coisa afetar sua capacidade de governar...”.

Estou com Contardo Calligaris: “É quase uma regra. Quem cata argumentos de moral privada na roupa suja de seu adversário político 1) quer esconder e censurar seus próprios trapos (tão sujos quanto os do opositor criticado) ou então 2) Ele não tem nada para dizer que interesse aos eleitores e apela para uma cumplicidade de botequim (“Cara, viu a de Berlusconi com a puta?”).

No final, Contardo Calligaris conclui: “PARABENIZO O PT, que, em seu “Código de Ética”, aprovado nestes dias, decreta que é terminantemente vedada (artigo 6,1) a “exploração de aspectos da vida íntima de adversários em disputas políticas ou eleitorais, internas ou externas, de qualquer natureza” (íntegra em www.pt.org.br).

Estou com Calligaris, estou com o Código de Ética do PT.

 

Governo da Bahia leva água para Brotas de Macaúbas, cenário do cerco à guerrilha de Lamarca

Nesta sexta-feira (31 de julho de 2009) o governador Jaques Wagner desembarca em Brotas de Macaúbas, a 550 kms de Salvador. Ele vai inaugurar poços artesianos e sistema simplificados de abastecimento de água em quatro distritos rurais. Também vai autorizar obras semelhantes para outros oito distritos e a repavimentação da Rodovia BA-156, que liga Brotas de Macaúbas e Ipupiara à BR-242 (Bahia-Brasília), beneficiando inclusive Oliveira dos Brejinhos.

Recebi um honroso convite do prefeito de Brotas de Macaúbas, Litercílio Nunes de Oliveira Júnior. De vez em quando meu nome é lembrado por causa do livro de reportagem “Lamarca, O Capitão da Guerrilha”, que escrevi em parceria com o hoje deputado federal Emiliano José (PT-BA). Ele me convida para a recepção ao governador Jaques Wagner.

Em 1980, visitei Brotas de Macaúbas, percorri a trilha do heróico capitão Carlos Lamarca, assassinado pelas tropas militares, juntamente com Zequinha Barreto. O livro foi lançado em 1981 e está na 17ª edição, tendo gerado o filme “Lamarca” em 1994. Desde então meu nome se ligou a Brotas de Macaúbas. Em 1971, no bucólico vilarejo Buriti Cristalino, as tropas aterrorizaram a população, prenderam, torturaram e mataram Otoniel Barreto e Luis Santa Bárbara. Em Pintada, localidade rural da vizinha Ipupiara, o cerco acabou no fuzilamento do capitão Lamarca e de Zequinha Barreto, filho da terra.

A guerrilha passou à História. Agora, o Governo Democrático de Jaques Wagner (PT) inaugura cisternas. Cerca de mil pessoas que vivem nas localidades rurais chamadas Papagaio, Barro Vermelho, Cristalândia, São Francisco e Vista Alegre passam a ter água potável, um investimento de R$ 265 mil. Também em Buriti Cristalino, onde naqueles tempos de chumbo o Exército “sujo de sangue” Brasileiro levou o terror, o governo da Bahia agora leva água potável.

Encontram-se em andamento as obras de implantação de abastecimento de água em Olhos D´Água da Pedra e Buriti Cristalino. Outras localidades serão beneficiadas como baraúna, Morro da Fumaça, Alagados e Novo Horizonte. Os sistemas de abastecimento de Santana do Ouro, Santo André e Tamburil serão ampliados.

Em Olhos D´Água da Pedra será instalado um dessalinizador para tratamento de água. É que os poços dão em água salobra. O equipamento transforma a água salgada em água potável. O governo Wagner vem investindo em tecnologias alternativas para algumas localidades que têm os piores indicadores sócio-econômicos. Somente no município de Brotas de Macaúbas o governo está perfurando 11 poços tubulares profundos. Estas ações fazem parte do programa AGUA PARA TODOS.

29 de julho de 2009

 

Jornalista da CBN e TV Globo afirma que Brasil não quebra mais

O registro é do jornalista e blogueiro Ricardo Kotscho. Carlos Alberto Sardemberg, atual comentarista da CBN e TV Globo, durante o Digital Day que o IG promoveu no Hotel Unique (SP) disse que quem apostou na crise do fim do mundo, no começo do ano, perdeu.na palestra, Sardemberg citou os números do crescimento neste século, em seguida os da grande crise financeira mundial e os da recuperação econômica no Brasil e no mundo, prevendo a volta do crescimento em 2010.

Sardemberg concluiu:

“O Brasil não quebra mais. Todos os fundamentos da nossa economia são sólidos”.

Fiquei muito feliz. O jornalista multimídia só faltou dizer que a marolinha já passou. Mas, isso ele nunca diria. Normalmente, ele faz ácidos comentários sobre os rumos do Brasil.

Sardemberg lembrou que em 2002 o Brasil estava insolvente, não teria condições de enfrentar uma crise como esta sem quebrar.

Ricardo Kotscho ainda escreveu:

“Em seu power-point, ele (Sardemberg) exibiu um gráfico atrás do outro, para provar como todos os indicadores econômicos do país melhoraram nestes últimos sete anos, na onda do crescimento mundial pré-crise, acelerado pela globalização e pelas novas tecnologias de informação.

Estivesse lá de espião algum marqueteiro do governo federal, certamente pediria os gráficos de Sardenberg emprestados para utilizar na campanha de 2010.

Na comparação que fez entre o Brasil de 2002 e o de 2009, mostrando como o Brasil passou de devedor a credor, de insolvente a superavitário, mesmo sem citar seu nome, meu amigo (Sardemberg) acabou fazendo a mais contundente defesa do governo Lula que já vi. Agora, disse ele, para melhorar o clima, só falta fazer a reforma tributária e desonerar de impostos as empresas e os assalariados.

Em resumo, segundo o cenário desenhado por Carlos Alberto Sardenberg: é hora de voltar a acreditar, sem medo de investir, e botar fé no taco neste segundo semestre”. O jornalista considerou que a estabilidade foi conseguida pela “manutenção de uma política econômica de 15 anos, desde 1993”.

Quer dizer então que Lula tinha razão. A marolinha passou!

 

Pesquisa mostra Wagner da Bahia ganhando na espontânea, na estimulada e no segundo turno

Pesquisa realizada pelo Instituto Getúlio Vargas, do PTB, esquenta a sucessão na Bahia. Deu na Tribuna da Bahia (29/07).

Na avaliação espontânea da preferência do eleitorado na disputa pelo governo do Estado, Jaques Wagner (PT) obteve 24,6% das indicações (10,8% de rejeição); o candidato da direita Paulo Souto (DEM) obteve 12,2% (11,5% de rejeição) e Geddel Vieira Lima (PMDB) ficou na rabada com míseros 5,7% (e uma rejeição quase equivalente de 4,3%).

Na modalidade induzida, Wagner (PT) aparece com 35,8% (rejeição de 18,1%), o ex-governador Paulo Souto (DEM) com 27,8% (21,4% de rejeição) e Geddel Vieira Lima (PMDB) com 14,7% ( 10,8% de rejeição).

Na simulação do segundo turno Jaques Wagner (PT) obteve 45% e Paulo Souto (DEM) 37%. Na outra hipótese, Wagner obteve 49% contra 29% de Geddel Vieira Lima.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Economic Pesquisas e Projetos e abarcou Salvador e mais 35 municípios.

Ainda é tempo de Geddel sair dessa furada!

28 de julho de 2009

 

Prefeito de Salvador volta a ameaçar com desapropriações em massa

Deu na revista digital Terra Magazine. “Salvador: área desapropriada pode ter shoppings”, em matéria assinada pelo jornalista baiano Cláudio Leal. Sem apresentar projeto para uma área de 324 mil metros quadradros declarada de “utilidade pública” com fim de desapropriação, o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), soltou um preposto para vazar seu plano de transformar uma área residencial em “duas marinas, atracadouros, dois shoppings centers, além de um parque hoteleiro para atender o trade turístico”. O projeto mesmo deve sair em outubro.

Segundo a reportagem, “o trecho a ser desapropriado possui prédios tombados pelo patrimônio histórico e extensa faixa de casario secular. Entretanto, o decreto no Diário Oficial veio antes de um parecer do Iphan. Os moradores do bairro da Boa Viagem e de uma das primeiras vilas operárias do Brasil - da extinta fábrica Luiz Tarquínio (do séc. XIX) -, se mobilizam para resistir à anunciada parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada. Desconfia-se da ingerência de grupos imobiliários e da construção civil na mordida territorial”.

Diante da ameaça, a população começa a se organizar para defender seus lares. Sábado, 31 de julho, estará sendo fundada uma associação para defender o recanto histórico da Pensínsula de Itapagipe.

“Opositora do decreto, a vereadora Vânia Galvão (PT) propôs uma audiência pública, em 4 de agosto, às 9h, na Câmara Municipal. Serão convidados Antonio Abreu, o Iphan, o secretário de Patrimônio da União, o Conselho Regional de Engenharia, o Instituto de Arquitetos, o Ministério Público e a Defensoria Pública. A lista não inclui o prefeito.

- Não conhecemos esse projeto. Primeiro, eu acho um equívoco imenso o prefeito (João Henrique) baixar o decreto, desapropriando a área, sem especificar o objeto. Isso é ilegal. Não ouviu a comunidade, nenhuma entidade, ninguém que represente aquela área - denuncia Vânia Galvão.

A vereadora desconhece a "parceria" com o governo do Estado e pretende solicitar informações. Em 13 de maio, o governador Jaques Wagner (PT) afirmou a Terra Magazine que não estava a par da ideia do prefeito para a Cidade Baixa e Itapagipe. "É muito estranho... é muito esquisito... Espero que não esteja ligado à especulação imobiliária", cogitou Wagner.

Quem quer dinheiro? Vale tudo por dinheiro na administração do PMDB em Salvador.

LEIA NA ÍNTEGRA

 

Na cobertura da gripe suína, a Folha extrapolou o limite da irresponsabilidade

É o próprio ombusdman da Folha de S. Paulo, Lins da Silva, quem está dizendo. Ele escreveu (domingo, 26 de julho) que, na cobertura da gripe suína, o jornalão cometeu um grave erro ao noticiar que “gripe suína deve atingir ao menos 35 milhões de pessoas no Brasil em 2 meses”. Há uma evidente intenção de provocar pânico com notícia errada.

Os gênios jornalistas da Folha de S. Paulo chegaram aos 35 milhões de supostos afetados em 8 semanas aplicando um modelo matemático baseado em dados de pandemias anteriores visando formular cenários para a gripe AVIÁRIA. Nada a ver com a gripe suína.

O próprio texto da Folha de S. Paulo dizia que “por ser um esquema genérico e não um estudo específico para o atual vírus, são necessários alguns cuidados ao extrapolá-lo para o presente surto”.

Ora – questiona o ombusdman – se era preciso cautela, por que o jornal foi tão imprudente?

Ele não responde à pergunta, nem os jornalistas irresponsáveis da Folha.

Vale tudo por uma manchete que dissemine o pânico durante o Governo Lula.

Chamam a esse terrorismo de...liberdade de imprensa. Essa gente precisa ir é pra cadeia. Como não se alarmar com uma mentira dessa? Eles querem provocar uma corrida aos hospitais, espalhar o pânico, disseminar o caos. Paredon neles.

 

O mais racional é acabar com o Senado...

Continuo não aceitando que cortem a cabeça do senador José Sarney. Mesmo sendo verdade tudo o que a imprensa diz dele. Cortar a cabeça do senador José Sarney equivale a uma monstruosa pizza, destinada a acalmar a mídia e a tal opinião pública, que não passa de opinião de poucos publicada na mídia.

Muitos parlamentares defendem abertamente a extinção do Senado, inclusive parlamentares do PT. Mas este discurso não tem efeito prático porque não estamos passando por nenhuma reforma constitucional. O fato é que é uma instituição arcaica, herdada do Império.

Entretanto, não existindo clima para reforma de uma cláusula pétrea da Constituição, o mais conseqüente no momento é mudar o Senado, através das eleições de 2010.
Ali, ninguém merece ser reeleito. Renovar o Senado poderia ser a batalha da mídia, se os barões que a dominam quiserem.

Não se pode perder de vista que José Sarney está na presidência do Senado porque assim desejou o DEM, o PSDB e o PPS.

Este Senado é mesmo cheio de pizzaiolos... Fora César Borges, fora ACM Júnior, fora João Durval Carneiro.

 

Blog chama ministro Geddel Vieira Lima de “reciclável”

O blog “Política com Dedo na Ferida”, do Antônio do Carmo, publica a manchete: “Geddel, o reciclável, faz do ministério um mercado persa da politicagem”. Ele acha que Geddel está tentando pavimentar sua candidatura a governador, que Geddel já entrou para o ministério com a intenção de trair o governador Jaques Wagner, que Geddel vai trair o presidente Lula na primeira esquina, que ele usa o ministério para fazer politicagem no interior da Bahia, de forma escancarada, distribuindo verbas, vendendo ilusões. O cara vai até em aniversário de boneca. Só o Ministério Público Federal não vê isso. Em toda cidade que faz aniversário o “reciclável” planta outdoor. De onde vem esse dinheiro todo? Isso é campanha antecipada com dinheiro público?

LEIA NA ÍNTEGRA

26 de julho de 2009

 

Políticos lutam para transformar a Bahia profunda

Eu não sou dos que alimentam preconceitos contra os “políticos”. Há políticos e políticos. Outro dia mesmo tive notícias de vários políticos envolvidos no processo de transformação do semiárido que ocorre na Bahia. Em Valente, o Dia do Agricultor contou com as presenças do deputado federal Emiliano José (PT-BA), do secretário estadual de Relações Institucionais, Rui Costa, e da vereadora Leninha, do PT.

Iniciado desde o dia 11 de julho com intensas atividades nas comunidades rurais do município, aconteceu no dia 24 de julho o encerramento das comemorações do Dia do Agricultor, no Clube Social Umburana.

O evento foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Valente (Straf Valente) com o objetivo de mobilizar todas as comunidades para uma grande festa política, contou com as parcerias das Associações Comunitárias, da CUT, da Fundação Apaeb, dos agentes financeiros Sicoob-Coopere, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, do Governo Estado (Seagri, Agecom e Setre) e mandatos da vereadora Leninha e deputado federal Emiliano José, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.

As manifestações culturais foram comandadas pelos grupos Ladeira (reisado), Capoeira e Santa Rita de Cássia (versos, poesia e teatro) e Grupo Social Melhor Idade em Movimento – GESMIM (cantiga de roda).

Entre as oficinas de qualificação profissional que foram realizadas, ganhou destaque a de produção de mais de 40 subprodutos da mandioca, ministrada pelo grupo de mulheres produtoras de Serrinha, numa estratégia de intercâmbio de saberes entre os próprios produtores.

“O povo brasileiro está vivenciando o melhor momento de toda a história brasileira. E agricultura familiar, em particular, nunca teve tanto dinheiro apoiando o processo de produção, assistência técnica, qualificação profissional e beneficiamento e comercialização de seus produtos. O governo Lula está efetivamente promovendo uma grande revolução democrática no país”, destacou na abertura o deputado federal (PT) Emiliano José.

FEIRA DA AGRICULTURA

Outro momento muito importante das comemorações foi o da feira da agricultura familiar com a exposição e comercialização de produtos das comunidades e foi nesse mesmo contexto que houve a assinatura de 32 contratos pelo Pronaf AgroAmigo do BNB. Para Claudionor Aquino, presidente do Straf Valente, “mais uma vez estamos assegurando aos trabalhadores rurais o acesso ao crédito rural para que eles possam melhorar as suas unidades produtivas”.

Foram instaladas duas mesas temáticas. Uma tratou das políticas de financiamento da agricultura familiar, tendo como debatedores Ranúsio Cunha, presidente do Siccob-Coopere, Elmo Bastos, gerente de negócios do BNB e Ailton Florêncio, superintendente da Agricultura Familiar (Suaf/Segari). A outra abordou as políticas de apoio ao beneficiamento e à comercialização de produtos da agricultura familiar com a participação de Diego Ferreira, técnico de comercialização do Centro de Economia Solidária (CESOL/SETRE) e Aldo Araújo que é técnico de comercialização da Agência Regional de Comercialização do Sertão da Bahia (Arco Sertão) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Pela primeira vez na história do Brasil a agricultura familiar teve o seu reconhecimento e políticas públicas setoriais à altura do seu real papel estratégico no processo de desenvolvimento. Mas pra que isso ocorresse foi preciso muita luta do movimento sindical rural para criação em 1996 do Pronaf e, seis anos depois, o povo eleger o governo Lula que elevou os recursos de pouco mais de 2 bilhões para os atuais 15 bilhões. A Bahia, recentemente, através do governo Wagner, recebeu mais 500 milhões. Vivemos, portanto, outro momento político institucional e a prova disso foi o apoio que tivemos para a realização dessas comemorações”, assinalou a vereadora Leninha que participou com o governador Jaques Wagner da inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido, no município de São Domingos a 12 km de Valente.

 

Seis candidaturas disputam direção nacional do PT em eleições diretas e transparentes

O Partido dos Trabalhadores é o único partido político do Brasil, da América Latina e do mundo a escolher sua direção nacional em eleições diretas, no voto universal. Cada militante, um voto. Não se trata sequer de eleger diretamente o presidente. Trata-se de eleger direções colegiadas em todos os níveis: nacional, estadual e municipal.

A grande imprensa não dá muito destaque a esse fato. “O Estadão”, por exemplo, preferiu destacar que o ex-ministro José Dirceu vai compor a chapa do candidato José Eduardo Dutra, atual presidente da BR Distribuidora. Não deixa de ser um fato importante, embora não mais importante que o Processo de Eleições Diretas (PED) em si.

O Processo de Eleições Diretas (PED) acontece no próximo dia 22 de novembro de 2009. O processo eleitoral é transparente, com regras claras, tornadas públicas na Internet.

Segundo o “Estadão”, o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu vai retornar formalmente à direção nacional do PT. Seu nome compõe a chapa da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), encabeçada por José Eduardo Dutra, de Sergipe.

José Dirceu atua nos bastidores políticos desde que foi cassado por envolvimento no suposto esquema do impropriamente chamado “escândalo do mensalão” pela mídia golpista. Definitivamente, esse ataque político ao PT e ao Governo Lula vai ficando para trás.

Olhando para a frente, o ex-ministro José Dirceu atua politicamente para fortalecer a pré candidadura de Dilma Roussef à presidência da República em 2010, em construir palanques para ela, em apaziguar as disputas entre o PT e o PMDB nos estados.

O veneno político da matéria do “Estadão” está na afirmação de que José Dirceu atua na defesa do senador José Sarney, acusado de favorecer parentes por meio de atos secretos do Senado. A ênfase pode ser outra: José Dirceu pode estar atuando na defesa do senador José Sarney porque sem ele o Senado fica pior, sua queda individual não resolve nada, já que todos (DEM, PSDB, PPS, PR e até PT) estão envolvidos nas irregularidades.

Não me canso de lembrar uma frase de Lula dirigida a um senador do PT: “será que você não sabia de nada mesmo?”. Ou seja, Não é a presidência do Senado que precisa mudar, todo o Senado precisa mudar, e como não podemos cassar todos eles, o caminho é mudar nas eleições de 2010.

Aqui na Bahia, por exemplo, é uma vergonha que o estado seja representado por figuras menores como César Borges e ACM Filho. Este último sequer foi eleito com o voto direto dos cidadãos, pois herdou o cargo do falecido pai. Torço para que a deputada Lídice da Mata (PSB) seja candidata ao Senado.


Seis candidaturas disputam
presidência nacional do
PT no PED 2009

O Estadão erra na quantidade de candidaturas. Não são cinco, mas seis candidaturas que concorrem à presidência nacional do PT.

Confira abaixo que são os candidatos à presidência do partido e as chapas inscritas. Os nomes que compõem as chapas será divulgado após 4 de agosto, prazo final para eventuais alterações. Também nos próximos dias entrará no ar, pelo Portal do PT, uma página eletrônica especial com tudo sobre o PED.

Candidatos à presidência nacional do PT

Iriny Lopes, do Espírito Santo - Corrente Articulação de Esquerda
José Eduardo Cardozo, de São Paulo - Corrente Mensagem ao Partido
José Eduardo Dutra, de Sergipe - Corrente Construindo um Novo Brasil
Geraldo Magela Pereira, do Distrito Federal - Corrente Movimento PT
Markus Sokol, de São Paulo - Corrente O Trabalho
Serge Goulart, de Santa Catarina - Corrente O Trabalho Maioria

This page is powered by Blogger. Isn't yours?