8 de dezembro de 2007

 

Disputa interna no PT baiano ganha jornais, da pior maneira

Acusações de fisiologismo, uso da máquina e lembranças dos métodos do mensalão, feitas por Ivan Alex, principal articulador da re-candidatura de Marcelino Galo à presidência do PT da Bahia, fizeram o segundo turno das eleições internas ganhar as páginas dos jornais da pior maneira possível. O noticiário revela que Jonas Paulo e também Vânia Galvão passaram a ser favoritos no segundo turno, por atrair fortes alianças.

SEGUE MATÉRIA DE A TARDE

Correntes do PT se unem contra Galo

BIAGGIO TALENTO | AGÊNCIA A TARDE
btalento@grupoatarde.com.br

Esquentou a disputa pelo comando do PT na Bahia, com acusações de “fisiologismo” depois do apoio de várias correntes do partido à candidatura de Jonas Paulo (da Construindo um Novo Brasil) segundo colocado no primeiro turno do Processo de Eleição Direta (PED) realizado domingo passado.

O acordo foi firmado na manhã de ontem, em ato na Câmara Municipal, contando com a presença do secretário das Relações Institucionais do Estado Rui Costa (da tendência Reencantar). O objetivo é não permitir a reeleição do atual presidente Marcelino Galo (A Esperança É Vermelha) ligada ao deputado Nélson Pelegrino. Um aliado de Galo, Ivan Alex Teixeira Lima, secretário de comunicação do PT estadual disse que os “métodos” usados por Costa se assemelham “aos de Delúbio Soares”.

O que está em jogo na disputa é definição sobre como o PT deve se posicionar em relação à eleição da Prefeitura de Salvador no próximo ano. Gallo já anunciou que se conseguir a reeleição pretende romper a aliança com o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) e lançar candidato próprio para a prefeitura da capital baiana em 2008. O nome mais cotado é o de Pelegrino.

A tendência Construindo um Novo Brasil do candidato Jonas Paulo junto com a Reencantar, a Dois de Julho (do secretário estadual da Promoção da Igualdade Luiz Alberto) e a Democracia Socialista (do deputado Walter Pinheiro) trabalham pela manutenção da política de alianças com outros partidos, estratégia que se mostrou vitoriosa nos pleitos passados que resultaram nas eleições do prefeito João Henrique (2004) e o governador Jaques Wagner (2006).

Se os apoios se traduzirem em votos, tanto Jonas Paulo como Vânia Galvão, candidata da aliança à presidência do diretório municipal de Salvador já podem se considerar eleitos no segundo turno do PED que será realizado no dia 16. No primeiro turno Marcelino Galo obteve 6.759 votos. Jonas Paulo ficou em segundo com 5.421, Pery Falcón (Reencantar) em terceiro com 2.749 e a deputada Neuza Cadore (da Democracia Socialista) em quarto com 2.689. A soma dos votos dos adversários de Galo chega a 10.859.

PROMESSAS DE CARGOS

Pery Falcón defendeu o apoio a Jonas Paulo em oposição à de Galo como forma de “manter um equilíbrio entre as diversas forças internas e imprimir uma prática mais democrática e plural na gestão do PT”.

Ele não acha que o partido vai ”rachar“ com a disputa. ”Entre nós não temos inimigos; temos divergências políticas e, como tal devem ser debatidas e resolvidas pelo caminho democrático e fraterno.

Todos os prognósticos de racha e acirramento das divergências falharam“.

Neuza Cadore negou que a intenção dos grupos que se aliaram seja isolar o A Esperança É Vermelha, mas disse que ”as bases petistas estavam insatisfeitas com a condução que a atual direção vinha conduzindo o partido, sem dar voz ativa aos militantes“. Falcón e Neuza defendem a política de alianças.

A aliança ”anti-Galo“ deixou os integrantes do seu grupo furiosos.

Marcelino Galo e o deputado Nelson Pelegrino estavam fora de Salvador ontem. Contudo, um integrante do A Esperança É Vermelha, Ivan Alex Teixeira Lima não poupou críticas ao secretário Rui Costa pela manobra em favor de Jonas Paulo. ”O processo do PED estava tranqüilo até hoje (ontem); toda personalidade do PT tem o direito de apoiar um nome, o ruim é ter parte do governo (estadual) tipo a Serin (Secretaria de Relações Institucionais) sendo usada em favor de uma candidatura“. Esse ”uso“, conforme acusou Lima, seria ”prometer cargos e obras“ para obter apoios à candidatura de Jonas Paulo.

”Isso não faz bem à saúde política do PT, é um método atrasado, que deprime“, disse, comparando a ação ao que fazia o ex-tesoureiro do PT nacional Delúbio Soares ”expulso do partido por causa do mensalão“. Lima contou que iria reclamar desse ”método“ ao governador Jaques Wagner e à direção nacional petista.

Através de sua assessoria de imprensa, o secretário Rui Costa negou qualquer utilização da Serin na eleição do PT. Conforme a assessoria, Costa sabe ”separar muito bem a função de secretário com a de militante do PT“.

 

Tudo mudou no segundo turno das eleições do PT na Bahia

No primeiro turno, Marcelino Gallo ganhou de Jonas Paulo na disputa pelo comando do PT da Bahia. Mas, no segundo turno, tudo mudou. Na sexta-feira, 7, Jonas Paulo recebeu apoio dos ex-candidatos Pery Falcon e Neuza Cadore e suas respectivas tendências, em ato público realizado na Câmara Municipal. Cada um deles obteve 15% no primeiro turno. Portanto, dois apoios decisivos. Três secretários estaduais compareceram: Robinson Almeida (Comunicação), Afonso Florence (Desenvolvimento Urbano) e Rui Costa (Relações Institucionais). Uma boa demonstração de força política.

Jonas Paulo assumiu a ofensiva. Anunciou que o PT precisa manter a aliança com o PMDB tanto no cenário nacional quanto no estadual, mas, que o PT não pode abrir mão de seu protagonismo político. O candidato Marcelino Gallo, por outro lado, tomou um caminho perigoso. Seu principal articulador, Ivan Alex, disparou acusações de uso da máquina estadual e fisiologismo contra o secretário das Relações Institucionais, Rui Costa. Bastante improvável pelo que se conhece da “estrutura” da secretaria.

Marcelino Gallo, ao pretender radicalizar o discurso, acaba entrando em confronto direto com o governador Jaques Wagner, com Lula e com o ministro Geddel Vieira Lima, ao anunciar que vai visitar o bispo d. Luiz Cappio, em greve de fome contra a transposição do rio São Francisco. Mostra que está acuado e tenta falar direto com as bases de Neuza Cadore. Gallo quer desfazer a imagem de condutor ineficiente do PT, através da radicalização do discurso. Pode não dar certo.

Jonas Paulo sobre, Marcelino Gallo desce.

7 de dezembro de 2007

 

Que o resto se dane. O negócio é “relaxare e gozare”.

Desculpem-me o arroubo. Neste sábado (8) vou para a Barraca do Luciano, na Praia de Pituaçu, sem notebook. A Barraca do Luciano vai inaugurar o espaço Cultural Alberico Bouzon, em homenagem ao falecido guru baiano, ex-militante comunista, filósofo e respeitável consultor.

Há quem diga que o próprio Bouzon vai estar presente montado em sua nuvem luminosa, pairando sobre a praia, quase em cima do Circo Picolino.

O Espaço Cultural Alberico Bouzon é composto por simpáticas mesinhas sob amena cobertura de piaçava, abrigará as confraternizações barracais de praxe e será, também, palco dos grandes eventos culturais que animarão a República sagrada e profana, neste verão caliente que se anuncia.

A oportunidade será própria para evocações bem-regadas e a distribuição de fotos que celebram os bons momentos convividos com o patrono inolvidável. Chegue mais e traga a sua alegria e vibrações positivas.

Praia de Pituaçu, quase em frente ao Circo Picolino Tel: 3461-1761

E-mail: barracadoluciano@terra.com.br

Faça a sua parte: se beber, não dirija! Se dirigir, não beba! Se não dirigir, beba com moderação! Se não beber, dirija com moderação!

Continuando o único comercial que este blog BAHIA DE FATO admite, reproduzo texto encontrado na Internet:

Título: Baianidade

Ser baiano não é só uma questão natalícia. É um estado de espírito. A gente se se sente baiano todo dia, mas tem dia que a gente se sente um pouco mais - e hoje foi um desses dias. Completo logo, é bom se sentir baiano.

Acordei cedo para pedalar no Parque de Pituaçu. Um percurso de 15 quilômetros de puro suor, acho que posso definir assim.

Depois de terminar (exausto) o percurso, demos uma "esticadinha" até à praia na frente, e aí recebemos uma dose extra de baianidade. Fomos parar na Barraca de Luciano, um lugar que eu não imaginava encontrar tão fácil nesse mundo.

A Barraca de Luciano é um lugar único.

Para começo de conversa, o simples fato de estar na praia, tomando uma cerveja gelada e escutando a Rádio Educadora já é surreal. Não estar ouvindo algum pagodão bizarro na praia é um negócio que não acontece muito cá nessas plagas.

A segunda surpresa foi encontrar um banheiro limpo, ou melhor, não só limpo, mas arejado, cheiroso e bem decorado, com um belo espelho com conchinhas em volta.

A terceira surpresa foi receber de Luciano um livreto intitulado Constituição da República Sagrada da Barraca de Luciano, com boa impressão e encardenação. Vou reproduzir aqui o seu preâmbulo. Quem quiser ler o resto, apareça. É logo em frente ao parque de Pituaçu, com guarda-sóis da Heineken e um brasão sobre a barraca, com o lema Relaxare et Gozare.

Escrito por PAZU http://www.animegaiden.com.br/blogs/pazu/archives/000270.html.

 

Deputado desmascara Tribunal de Contas dos Municípios

O deputado Paulo Rangel (PT-BA), que defende a extinção pura e simples do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), tem a coragem de assumir uma velha bandeira. As críticas vão desde a forma clientelista como seus integrantes são indicados, uma espécie de prêmio regiamente pago por serviços prestados ao mandatário da vez, passando por privilégios insustentáveis até a excrescência de sua própria existência. O TCM não é um órgão auxiliar do Poder Legislativo e sim um instrumento de coerção e dominação política.

Essa denúncia foi feita pelo então deputado estadual Emiliano José (PT) em setembro de 2003, em pleno XIII Congresso da Federação das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas, realizado em Salvador. Os pareceres do TCM sempre foram políticos.

Naquela ocasião Emiliano José declarou: “Na Bahia o TCM, por exemplo, é protagonista de uma obscena barganha, ao rejeitar as contas dos prefeitos caídos em desgraça com o senador ACM e ao aprovar as contas, mesmo que sejam absolutamente irregulares, dos prefeitos que se ajoelham perante o chefe. A senha de tal vergonha é: aprovado, com ressalvas, no caso, as ressalvas se referem a absurdos desvios das verbas públicas. Os técnicos trabalham direito, identificam as farsas contábeis, mas o parecer final vem de fora e atropelam os relatórios dos servidores”.

Quem sabe o deputado Paulo Rangel consiga abrir os olhos dos parlamentares.

 

Deu na Tribuna da Bahia

Com o título “Torre de babel”, a Tribuna da Bahia, na coluna Raio Laser (07/12/07) expõe as vísceras do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), instituição vergonhosa que está sendo questionada pelo deputado Paulo Rangel (PT).

LEIA A NOTA

“O Tribunal de Contas dos Municípios se transformou numa torre de babel, onde dos cerca de 300 funcionários 157 recebem gratificações. A denúncia foi feita pelo deputado estadual do PT, Paulo Rangel, no Ligação Direta, da Nova Salvador FM, desta quinta-feira (6). Segundo o parlamentar, por ser um órgão de estrutura fechada fica difícil a sociedade fiscalizar os desmandos que ocorrem no TCM. Paulo Rangel frisou ainda que conhece prefeito corrupto que teve suas contas aprovadas. Projeto do deputado pede a extinção do TCM.

6 de dezembro de 2007

 

Deu no blog Política Livre

'Em campanha contra TCM, petista cita relatório em que conselheiro sugere que prefeito coma acarajé, vá à praia e veja jogo do Bahia'

O deputado estadual petista Paulo Rangel, defensor de projeto que extingue o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), tem usado como exemplo da ineficiência do órgão relatório em que o conselheiro Paulo Maracajá, ex-presidente do Esporte Clube Bahia, sugere a prefeitos “que assistam aos jogos do time, frequentem praias e comam acarajé”.

Para Rangel, o TCM é uma torre de babel, um órgão desorganizado administrativamente e cujo papel já é exercido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o que torna sua existência um ônus para o Estado e o contribuinte. “Tem prefeito corrupto que teve contas aprovadas e honesto com contas reprovadas”, ataca.

Fonte: http://www.politicalivre.com.br/

 

Eleições diretas do PT levaram 326 mil militantes às urnas.

O PT derrotou a mídia. Mais de 326 mil petistas votaram em seus candidatos no primeiro turno no Processo de Eleições Diretas (PED) 2007. Em todos os níveis - municipal, estadual e nacional - eles escolheram seus dirigentes para os próximos dois anos pelo voto direto. Alguns jornais se especializaram em deformar os fatos.

A Folha de S. Paulo chegou a afirmar que o PT "excluiu" militantes. Não excluiu nada. Em 1.413 municípios que tinham comissões provisórias os militantes, conforme as regras, votaram em seus dirigentes locais e nas chapas. A votação nas chapas define a comprosição proporcional das 81 cadeiras do Diretório Nacional.

Antes que mintam mais, o PT esclarece que os números finais estão sujeitos a pequenas alterações, já que a totalização oficial depende de alguns votos não computados e da conferência das atas de votação. O sétimo boletim confirmou que haverá o segundo turno no dia 16 de dezembro, entre os deputados federais Ricardo Berzoini (131.699 votos) e Jilmar Tatto (61.440 votos).

A Comissão Executiva Nacional do PT convocou para 19 de dezembro a próxima reunião do Diretório Nacional, quando deverão tomar posse o presidente e os dirigentes eleitos no PED 2007.

O PED do PT é um exemplo de democracia para os demais partidos políticos. O PED comprova que o PT não tem dono, nem caciques. Os militantes escolhem no voto direto seus dirigentes a cada dois anos. Qual partido político brasileiro pode dizer o mesmo?

5 de dezembro de 2007

 

A Folha mente, Berzoini contesta

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, divulgou nota nesta quarta-feira (5) contestando matéria da Folha de S.Paulo, que especula a respeito de um suposto acordo entre ele e o deputado federal Jilmar Tatto na disputa de segundo turno para as eleições internas do partido. Em manchete na página A-11 a Folha chuta: “Ameaçado, Berzoini busca acordo com Tatto”. A matéria da Folha de S. Paulo é uma flagrante tentativa de interferir no segundo turno das eleições internas do PT. É impressionante como os jornalistas inventam coisas com detalhes de ficção literária. Isso é jornalismo?

LEIA A NOTA DE BERZOINI:
Aos filiados e filiadas,

A respeito da matéria publicada na Folha de S.Paulo de hoje (5) informo:

1)Não procurei o candidato Jilmar Tatto para tratar de nenhum acordo
sobre o segundo turno;


2) Não aceito nenhuma tratativa relativa ao segundo turno do PED, que
não seja programática;


3)Não existe nenhuma pretensão de recriação de campo majoritário ou
qualquer outra forma de maioria artificial no partido. Estamos satisfeitos com a votação alcançada por nossa chapa, que reflete o apoio da nossa militância.


4)Estamos buscando os apoios à nossa candidatura com base nos compromissos que assumimos no primeiro turno e dialogando com o programa das demais candidaturas.

Mais uma vez, a Folha de S.Paulo tenta incidir no nosso debate internocom inverdades e especulações insidiosas.

Um abraço petista
RICARDO BERZOINI

 

Moniz Bandeira afirma que Chávez ganhou

A derrota do presidente da Venezuela Hugo Chávez no referendo sobre a reforma constitucional no último domingo foi importante para o próprio líder venezuelano, por mostrar, antes de mais nada, que a democracia funciona em seu país. A observação foi feita pelo cientista político, historiador e professor emérito da Universidade de Brasília, Luiz Alberto Moniz Bandeira, em entrevista à Agência Informes.

``O presidente Chávez ganhou, porque, perdendo, salvou seu governo de uma situação cada vez mais difícil, em virtude da fratura social e política existente na Venezuela. A democracia está funcionando. Os fatos contraditam o que a mídia conservadora escreve. Palavras não mudam a realidade dos fatos“, disse Moniz Bandeira.

Outro significado importante do ``não“ à mudança constitucional venezuelana é a facilitação do ingresso da Venezuela no Mercosul, pois, na opinião de Moniz Bandeira, destruiu-se o argumento de que o regime de Chávez é ditatorial e contraria a cláusula democrática do bloco. ``E a entrada da Venezuela é demasiadamente importante para a expansão do Mercosul e o avanço da união de nações da América do Sul``.

A derrota de Chávez em nada afeta o Brasil, como também a sua vitória não afetaria. A derrota, porém, aplainará o terreno para a aprovação do ingresso da Venezuela no Mercosul, destruindo o argumento de que o regime de Chávez é ditatorial e contraria a cláusula democrática. E a entrada da Venezuela é demasiadamente importante para a expansão do Mercosul e o o avanço da união de nações da América do Sul.

LEIA ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Agência Informes www.informes.org.br

4 de dezembro de 2007

 

Zilda Arns e Adib Jatene defendem CPMF no Senado

A fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns e o médico cardiologista Adib Jatene vão participar de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH) nesta quarta-feira (5), às 14h, quando os senadores vão discutir a importância de prorrogar a CPMF e a extensão dos benefícios alcançados no campo social com os recursos da contribuição.

Cada participante apresentará os resultados das ações em suas áreas de atividade. Adib Jatene, especialista na área de saúde, é diretor-geral do Hospital do Coração de São Paulo (HCOR). É conhecido como o criador do imposto do cheque e foi por duas vezes ministro da Saúde, nos governos de Fernando Collor e de Fernando Henrique Cardoso. Diante da falta de recursos para financiar a saúde, Jatene recebeu autorização de Fernando Henrique Cardoso para criar o Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF).

O Congresso aprovou a medida em dezembro de 1993 e a cobrança teve início em janeiro de 1994. Durante as recentes discussões sobre a importância social da prorrogação da CPMF, Adib Jatene manteve sua defesa da contribuição, contrariando interesses de alguns empresários. Para Jatene, a CPMF, além de garantir investimentos sociais, é o melhor instrumento para combater a ação dos sonegadores.

Em 1993, quando estudava a viabilidade do imposto do cheque, descobriu que dos 62% maiores correntistas de bancos nenhum pagava imposto de renda.

O requerimento para a realização da audiência pública foi assinado pelo presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS) e pela líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo, senadora Ideli Salvatti (PT-SC). (Fonte: Liderança do PT no Senado).

Fonte: Blog Por um Novo Brasil ( http://por1novobrasil.blogspot.com/)

 

NOTA DE FALECIMENTO

Morreu hoje (4), no Rio de Janeiro, a guerrilheira Vera Sílvia Magalhães, combatente contra a ditadura, defensora da liberdade, batalhadora pelo socialismo. Vera Sílvia participou do seqüestro do embaixador dos EUA que foi, depois trocado por 15 presos políticos. Presa, mais tarde, Vera Sílvia foi solta junto com outros 39 presos políticos, trocada pelo embaixador da Alemanha. Foi casada com o atual deputado federal Fernando Gabeira. Todos os revolucionários, socialistas e libertários brasileiros estão de luto. O BAHIA DE FATO é só um blog, mas, também está de luto.

 

Berzoini e Jilmar Tatto disputam segundo turno das eleições do PT

Os deputados federais Ricardo Berzoini (SP) e Jilmar Tatto (SP) vão disputar o segundo turno das eleições do PT, que acontecerá no próximo dia 16 de dezembro. Boletim divulgado nesta noite de terça-feira (4) pelo partido, aponta que, com 99% dos votos apurados, Berzoini tem 129.191 votos (43,75%) contra 60.578 de Tatto (20,51%).

Na terceira colocação está o também deputado federal José Eduardo Cardozo (SP), com 55.891 (18,93%). Cardozo não tem mais chances de alcançar Tatto. Mais de 320 mil filiados participaram das eleições realizadas no último domingo. No pleito de 2005, votaram 314.926 filiados.

Está portanto mais do que claro que a mídia de direita, reacionária e vendida não conseguiu destruir o PT, que continua sendo o maior partido de massa do Brasil e o único a eleger pelo voto direto suas direções, em todos os níveis.
Confira abaixo todos os números do sexto boletim:

Candidatos

Ricardo Berzoini – 129.191 - 43,75%
Jilmar Tatto – 60.578 - 20,51%
José Eduardo Cardozo – 55.891 - 18,93%
Valter Pomar - 33.755 - 11,43%
Gilney Viana - 11.104 - 3,76%
Markus Sokol – 2.883 - 0,98%
José Carlos Miranda - 1.921 - 0,65%
Brancos - 15.867
Nulos – 6.182
TOTAL – 317.372

Chapas

Construindo um Novo Brasil – 42,91%
Partido é Pra Lutar – 19,69%
Mensagem ao Partido – 16,84%
A Esperança é Vermelha – 11,13%
Militância Socialista – 4,97%
Movimento Popular – 1,49%
Terra, Trabalho e Soberania – 1,21%
Democracia Pra Valer – 1,13%
Programa Operário e Socialista – 0,62%

 

Eleição mostra que militantes do PT não se curvaram à pressão da mídia

Está matematicamente definido que haverá segundo turno na disputa para a presidência nacional do PT. Já é possível afirmar que nenhum dos candidatos terá os 50% mais um que garantiriam a vitória em primeiro turno.

Até esta terça-feira à noite, com 96% dos votos apurados, o atual presidente, Ricardo Berzoini, seguia liderando com 43,01% dos votos. Jilmar Tatto (21,16%) e José Eduardo Cardozo (19,31%) ainda brigavam para saber quem irá ao segundo turno contra ele.

Somente uma coisa é certa. Com a expressiva votação da a Berzoini, os militantes petistas mostraram que não são leitores idiotizados dos grandes jornalões e dos "formadores de opinião" em geral. Falta apurar pouco mais de 10 mil votos.

 

Até na Folha tem vida inteligente

Quando leio "formador de opinião" de nossa imprensa subdesenvolvida falar em venezuelização do Brasil tenho mais pena dos leitores. Tem jornal que fala em "Chávez ditador", embora tenha sido eleito, dispute o poder pelo voto e aceite o resultado.

Tem colunista envergonhado que fala em "Chávez semi-ditador" numa sociologia política de conceitos duvidosos. Li o artigo de Kennedy Alencar, na Folha de S. Paulo. É esclarecedor.

O risco que o Brasil corre não é o de Lula e o PT trilharem o caminho de Chávez. É o contrário. O risco é a oposição querer trilhar o caminho venezuelano. Na minha leitura, o risco é a oposição querer trilhar o caminho golpista da oposição venezuelana.

LEIA O ARTIGO
A venezuelização do Brasil
Kennedy Alencar

Faz tempo que se fala na venezuelização do Brasil. Resumidamente, a tese é a seguinte: Lula e o PT, de natureza autoritária, dariam um jeito de tentar se perpetuar no poder quebrando as normas legais. Bobagem.
O risco que o Brasil corre não é o de Lula repetir ações do colega Hugo Chávez. O risco que o Brasil corre é o de a nossa oposição querer trilhar o caminho venezuelano.

Até agora não há um gesto de Lula que autorize a avaliação de que ele embarcará na tese do terceiro mandato em 2010. Existem políticos que alimentam essa hipótese cientes de que terão espaço garantido na imprensa, sobretudo nos setores paranóicos e histéricos.

O DEM, ex-PFL, é um partido que usufruiu das benesses da ditadura militar de 1964 até quando era possível. Só então pulou no barco do PMDB de Tancredo Neves. Nas últimas semanas, os democratas foram os que mais falaram em terceiro mandato. Parece necessidade de encontrar discurso para o nicho de oposição radical que decidiram, legitimamente, preencher.

Votar no Congresso contra a entrada da Venezuela no Mercosul, portanto, é coerente com a estratégia e as aspirações políticas do DEM. Mas o que deseja o PSDB, que também não quis aceitar a entrada do vizinho no bloco comercial?

Há justificativas econômicas de sobra para a integração da Venezuela ao Mercosul. Os flertes de Chávez com a autocracia perderão força se o seu país estiver integrado ao bloco. Mas o isolamento de Chávez só o levará a persistir no erro. E, assim, poderá nascer uma grave crise na América do Sul. A moderação de Lula é boa conselheira para Chávez.

No encontro do PSDB, que começou nesta quinta-feira (22/11), quase todos os discursos citaram a suposta ameaça do terceiro mandato seguido de Lula. O texto do novo programa partidário do PSDB está cheio de ataques ao petismo --uma passada de recibo desnecessária.

Será que os tucanos vão vai entrar na onda da venezuelização, ancorados numa análise equivocada e irrealista do Brasil de hoje? O PSDB foi e é muito melhor do que isso.
*
Erro de avaliação
Leitores indagam as razões para este jornalista não acreditar que Lula tentará um terceiro mandato seguido. Resposta: Lula é um político muito melhor do que imaginam setores da política e da mídia. É um erro subestimá-lo. O petista não quer um terceiro mandato em 2010 e sabe que não deve querer.

 

Haverá segundo turno nas eleições do PT da Bahia

Tanto na eleição do PT de Salvador, quanto na disputa estadual, haverá segundo turno, mantida a tendência dos números. O comando do PT nestas duas instâncias partidárias será decidido em 16 de dezembro. Edísio Nunes, atual secretário-geral do PT baiano, saiu na frente na eleição da capital (735 votos) contra a vereadora Vânia Galvão (635 votos). Marcelino Galo saiu na frente contra Jonas Paulo. Mas é só isso. As duas eleições serão decididas no segundo turno.

 

Com 70% dos votos apurados, Berzoini, Tatto e Cardozo seguem na frente

Com mais 35.313 votos, a terceira divulgação parcial dos resultados das apurações do Processo de Eleições Internas (PED) 2007 revela uma pequena oscilação com relação ao boletim anterior.

Ricardo Berzoini, Jilmar Tatto e José Eduardo Cardozo continuam liderando a disputa pela presidência nacional do PT. A apuração já envolve 2.081 municípios do país.

Com 210.202 votos apurados – o equivalente a cerca de 70% da expectativa de votantes (300 mil) – Berzoini tinha 43,86% dos válidos, Tatto estava com 22,96% e Cardozo com 17,22%. Valter Pomar, que ganhou na Bahia, já tinha alcançado 11,09%. Os números ainda estão sujeitos a alterações após conferência oficial.

Nesta terça-feira (4) à noite já se poderá dizer se vai haver segundo turno.
Qualquer que seja o resultado, o PT vai sair ganhando. É bom lembrar que o sistema eleitoral do PT garante composição proporcional aos votos na formação do Diretório e da Comisão Executiva Nacional.

E eu volto a perguntar: qual partido político no Brasil e no mundo elege seus dirigentes por eleições diretas?

VEJA OS RESULTADOS DO TERCEIRO BOLETIM

Candidatos

Ricardo Berzoini - 86.036 - 43,86%
Jilmar Tatto - 45.038 - 22,96%
José Eduardo Cardozo - 33.790 - 17,22%
Valter Pomar - 21.764 - 11,09%
Gilney Viana - 6.262 - 3,19%
Markus Sokol - 2.017 - 1,02%
José Carlos Miranda - 1.221 - 0,62%
Brancos - 10.463
Nulos - 3.611

TOTAL – 210.202

VEJA A POSIÇÃO DAS CHAPAS

Construindo um Novo Brasil – 43,22%
Partido é Pra Lutar - 22,36%
Mensagem ao Partido – 14,80%
A Esperança é Vermelha - 10,63%
Militância Socialista - 4,37%
Movimento Popular - 1,58%
Terra, Trabalho e Soberania - 1,31%
Democracia Pra Valer - 1,10%
Programa Operário e Socialista - 0,60%

3 de dezembro de 2007

 

Deputado acha o TCM uma imoralidade

Até que enfim alguém acordou. Deu no site do Samuel Celestino. A Assembléia Legislativa da Bahia vai discutir hoje, terça-feira (4), a proposta de extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O deputado Paulo Rangel (PT) apresentou emenda constitucional que determina a extinção do TCM. Trata-se, segundo o deputado, de uma “imoralidade”. Se é uma imoralidade, a Assembléia Legislativa tem a obrigação moral de discutir o assunto.

 

Não é nenhuma derrota. É outro "por enquanto"

Os venezuelanos rejeitaram o projeto de reforma constitucional proposto pelo presidente Hugo Chávez, em um referendo cujo resultado foi reconhecido na madrugada desta segunda-feira (3) pelo chefe de Estado da Venezuela. "Não é nenhuma derrota. É outro 'por enquanto'", manifestou Chávez no Palácio presidencial de Miraflores, minutos depois da divulgação dos resultados oficiais.

"Parabenizo os meus adversários por esta vitória", disse o presidente venezuelano, que propôs as mudanças à Carta Magna de 1999 para "dar mais poder ao povo". Chávez está acostumado. Antes de ser eleito tentou chegar ao poder. Foi seu primeiro "por enquanto". Agora tentou reformar a Constituição e dar mais poder ao povo. Foi seu segundo "por enquanto". Chávez renovou seu compromisso de respeitar as instituições.

A diferença foi pouca. Considerando que 16 milhões de eleitores foram convocados, a abstenção foi de 44,9%. O referendo foi dividido em blocos. No primeiro bloco 50,7% votaram contra, 49,29% a favor. No segundo bloco 51,05% votaram contra, e 48,94% votaram a favor.

Não foi uma derrota acachapante. Claro que a mídia brasileira, seguindo a mídia venezuelana, vai dar manchetes falsas do tipo "povo venezuelano derrota Chávez". Quem acompanha sabe que foi apenas outro "por enquanto". O Brasil precisa aprender democracia com a Venezuela.

2 de dezembro de 2007

 

Somente às 23h resultados da Venezuela começam a sair

A noite avança. Não dá para fazer plantão com redação de dois. Seja como for, Hugo Chávez, o presidente da Venezuela, já anunciou que aceita o resultado das urnas. A oposição composta por setores da classe média rica, senhores da mídia e rachas políticos, diz que também aceita.

A mídia brasileira depois de passar o dia anunciando "riscos de fraudes" e especulando sobre a derrota de Chávez, começa a admitir que os venezuelanos podem ter votado a favor das reformas propostas pelo presidente.

Se a vitória for do SIM Chávez ganha. Se a vitória for do Não Chávez também ganha.
Entretanto, três empresas de pesquisa venezuelanas apontaram o "SIM" como vencedor em suas primeiras projeções de votos após o referendo realizado hoje (2) sobre a reforma constitucional.

Estas enquetes, divulgadas apesar de a lei proibir a publicação de pesquisas na Venezuela antes dos resultados oficiais que serão anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), foram realizadas pela PLM Consultores, Datanálisis e o Instituto Venezuelano de Análise de Dados (Ivad) e refletem todas a vitória do "sim".

A PLM Consultores dá 54% ao "sim" e 46% ao "não"; a Datanálisis 56% ao "sim" e 44% ao não; e o Ivad 53% ao "sim" e 47% ao "não".

O ministro venezuelano de Informação, William Lara, disse que a oposição conhece o resultado do referendo e pediu que seus líderes o reconheçam para honrar a palavra que empenharam perante as autoridades eleitorais.

Cerca de 16 milhões de venezuelanos tiveram a oportunidade de aprovar ou rejeitar com seu voto a reforma constitucional, que, entre outras coisas, possibilita aos presidentes a opção pela reeleição sem limite de mandatos consecutivos e reconhece a propriedade comunal, além da privada.

BOA NOITE

 

O strip-tease da Folha de S.Paulo

A manchete deste domingo (2) da Folha de S. Paulo revela a pretensão do jornal paulista em distorcer fatos e números, além de evidenciar o papel da grande imprensa como elemento central das articulações das forças conservadoras. Estamos diante de uma primeira página emblemática. Expôs disputa entre as frações do PIG. Mostrando uma insuspeita desenvoltura, a Folha rebolou em trajes íntimos, alcançando a pole dance do cabaré demo-tucano. Não demora muito e o Globo a desbanca. É uma questão de tempo.

A análise é de Gilson Caroni Filho.

 

PT sairá fortalecido das eleições internas

“Acho que o PT vai sair muito mais fortalecido dessa eleição do que de qualquer outro momento”, afirmou o presidente Lula. Ele elogiou os candidatos à presidência do PT, afirmando que todos têm qualificação e currículo político para ocupar o cargo.

Lula tem razão. Qualquer que seja o vencedor, o PT só tem a ganhar. Afinal, qual partido político do mundo elege seus dirigentes pelo voto direto?

"O Berzoini assumiu o partido num momento crítico e demonstrou habilidade. Mas os outros também têm competência”, declarou. “Todos são companheiros que têm história dentro do partido. Portanto, qualquer um pode ser eleito e dirigir o partido."

 

Por que não leio Veja

Do blog do Mino

Respondo ao companheiro de navegação Henrique Vianna. Nada sei a respeito de entrevista de Saulo Ramos à Veja, publicação que não leio. Aliás, cuido de não ler, em benefício da zona miasmática situada entre o fígado e a alma.

Aproveito a oportunidade que você me oferece, para esclarecer minhas razões: a Veja, que se apresenta como uma das maiores do mundo por causa de sua tiragem, de fato alentada, é uma da provas da indigência mental da chamada classe média nativa.

Sem falar dos abastados. Estão aí os leitores de cabresto, incapazes de perceber o péssimo jornalismo praticado pela revista da Abril, de um reacionarismo ignóbil, facciosa além da conta e extraordinariamente mal escrita.

Somos uma nação desimportante, a despeito das incríveis potencialidades da terra, exatamente por causa desta pretensa elite, que repete o besteirol da Veja, da Globo e dos jornalões.

Não perco as esperanças, por que ainda confio na cultura dos desvalidos. Mais cedo, ou mais tarde, vingará. Provavelmente, mais tarde. Sinto, apenas, que então já não estarei por aqui.

enviada por mino

 

Chávez aceita resultado das urnas. É um democrata.

Após votar no referendo sobre a reforma constitucional, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou que aceitará qualquer resultado que seja divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) após o término da apuração dos votos. Mais de 16 milhões de venezuelanos foram às urnas.

Chávez desafiou outros setores a fazerem o mesmo. “Espero que alguns setores minoritários, que disseram que não aceitariam resultados contrários aos seus interesses, os reconheçam e que continuemos construindo a Venezuela do século 21”, declarou.

A posição democrática de Chávez não é seguida pela mídia brasileira, que se alinha à mídia golpista da Venezuela. Alguns jornais já anunciam o "risco de fraude". trata-se de um noticiário controlado pela CIA e pela direita da Venezuela.

O presidente voltou a dizer que há democracia em seu país sob o seu governo. “Aqui expressamos livremente nossas idéias. Muitas vezes com paixão, mas cada um dizendo sua verdade.”

Ele também defendeu a realização do referendo como uma forma democrática de alterar a atual legislação lembrando que, ao tomar posse em 1998, uma de suas primeiras medidas foi convocar uma consulta popular. No referendo de 1999, a população autorizou a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte que, além de instituir o parlamento unicameral, eliminando o Senado, aumentou o mandato presidencial de cinco para os atuais seis anos.

“Antes, o povo não era consultado. Votava a cada cinco anos e mesmo assim apenas uma minoria. Tínhamos constituições sem legitimidade, feitas por congressistas que não tinham sido eleitos para criá-las”, afirmou o presidente que votou na escola Manuel Palacio Fajardo, no baixo 23 de janeiro.

Para Chávez, o povo venezuelano já pode ser considerado “especialista” em votações. “Nunca antes na Venezuela se votou tanto quanto nesses últimos nove anos da revolução democrática e pacífica bolivariana.” .

Com informações da Agência Brasil.

 

Burguesia paulista atira no próprio pé

Paulo Skaff, da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), atira no próprio pé ao fazer campanha contra a CPMF. Sem a CPMF é evidente a perda para a população, para os estados e também para a indústria.

A população perde porque atinge o Bolsa-Família, a Saúde e a Educação. A Saúde ficaria sem os R$ 24 bilhões adicionais, a Educação que recebe R$ 21 bilhões não poderia receber os programados R$ 37 bilhões em 2010. A indústria perde porque as obras do PAC seriam atingidas.

Paulo Skaff é cego. Sem a CPMF o Orçamento 2008 terá que ser revisto. Parte das obras de saneamento terá que ser desativada. Como há o risco da escassez de crédito por conta da deterioração da economia global, a não aprovação da CPMF voltará a colocar a reputação do Brasil em jogo. O Brasil tem passado por fora da crise mundial por conta de nosso equilíbrio fiscal.

Os radicais de direita são contrários à CPMF. Segundo Lula é porque detestam pagar impostos. Sonegadores. O radicalismo político está causando essa indefinição, da aprovação ou não da CPMF. E quem está chefiando a ala radical da oposição é FHC. Quanto pior melhor, ele acredita.

A esperança dos brasileiros é que os governadores façam seus deputados e senadores cair na real. A indústria paulista está se arriscando a provocar a prorrogação da reforma tributária.

Não haverá política industrial sem CPMF. Daí que a Fiesp atira no próprio pé. Não é a sociedade que está contra a CPMF, são os políticos de direita e a elite da Fiesp, por puro interesse político. Eles querem desarticular o crescimento da economia, os programas sociais, a Saúde e a Educação, gerando o caos e um clima favorável para a campanha presidencial de José Serra.

Essa gente é perigosa. É a mesma turma que prega o "estado mínimo", as privatizações, e combate a redistribuição de renda e o Bolsa-Família. Se as despesas do governo federal aumentam é porque favorecem as camadas mais pobres da população.O governo tira dos ricos para dar aos pobres. Mas isso é uma heresia para Paulo Kkaff e a elite branca paulista. Se há transferência de renda a sociedade está se beneficiando, o mercado de massa cresce. se há consumo as empresas produzem.

É um ciclo virtuoso. Paulo Skaff e a cúpula industrial paulista sabe diso, daí Dilma Roussef chamar de oportunismo o movimento contra a CPMF. Chamar o segundo governo de Lula de governo da gastança beira à idiotice.

O governo é duro na queda para liberar despesa, mas não vacila quando se trata de programas sociais, educação, saúde.

O ministro Guido Mantega tem se esforçado para explicar o be-a-bá para a zelite paulista. Mas os caras estão surdos. São oportunistas. Fazem a pior política. A política do quanto pior melhor. É a cara do Serra.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?