3 de dezembro de 2007

 

Não é nenhuma derrota. É outro "por enquanto"

Os venezuelanos rejeitaram o projeto de reforma constitucional proposto pelo presidente Hugo Chávez, em um referendo cujo resultado foi reconhecido na madrugada desta segunda-feira (3) pelo chefe de Estado da Venezuela. "Não é nenhuma derrota. É outro 'por enquanto'", manifestou Chávez no Palácio presidencial de Miraflores, minutos depois da divulgação dos resultados oficiais.

"Parabenizo os meus adversários por esta vitória", disse o presidente venezuelano, que propôs as mudanças à Carta Magna de 1999 para "dar mais poder ao povo". Chávez está acostumado. Antes de ser eleito tentou chegar ao poder. Foi seu primeiro "por enquanto". Agora tentou reformar a Constituição e dar mais poder ao povo. Foi seu segundo "por enquanto". Chávez renovou seu compromisso de respeitar as instituições.

A diferença foi pouca. Considerando que 16 milhões de eleitores foram convocados, a abstenção foi de 44,9%. O referendo foi dividido em blocos. No primeiro bloco 50,7% votaram contra, 49,29% a favor. No segundo bloco 51,05% votaram contra, e 48,94% votaram a favor.

Não foi uma derrota acachapante. Claro que a mídia brasileira, seguindo a mídia venezuelana, vai dar manchetes falsas do tipo "povo venezuelano derrota Chávez". Quem acompanha sabe que foi apenas outro "por enquanto". O Brasil precisa aprender democracia com a Venezuela.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?