4 de setembro de 2010

 

Campanha de Emiliano (PT) passa por Alagoinhas, Candeias, Feira de Santana e Camaçari

Fim de semana agitado este. O candidato a deputado federal Emiliano (1331), na sexta-feira, reuniu-se, em Alagoinhas, com professores da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Estavam presentes apoiadores da rede estadual de ensino de Cardeal da Silva, Inhambupe, Pedrão e Entre Rios. Tudo organizado pelos professores Gregório Benfica e Vera Lúcia, diretores de Departamento da UNEB. Eles debateram um programa em busca de qualidade para o ensino.

Ainda na sexta-feira (3), Emiliano e o candidato a deputado estadual Loteba (13146) percorreram o Comércio de Candeias, pediram votos, fizeram campanha para Dilma presidente, Wagner governador, e para Lídice da Mata e Walter Pinheiro candidatos ao Senado. Foram acompanhados pelo vice-presidente do PT de Candeias, José Antônio e pelo presidente do PT de Simões, Antônio Camamu, além de militantes e amigos.

Sábado (4) em reunião plenária da campanha conjunta com o deputado estadual Zé Neto, em Feira de Santana, Emiliano ficou sabendo da inclusão de seu nome na relação de candidatos da revista Caros Amigos. O único candidato a deputado federal da Bahia a ser recomendado pela Caros Amigos.

À noite, Emiliano participou do comício em Camaçari, com a presença do prefeito Luis Caetano (PT) e da candidata a deputada estadual e primeira-dama, Maria Luiza (PT).

 

Fracassa o golpe midiático de Serra. Os bandidos perderam.

É impressionante como a Folha de S. Paulo se engajou na armação do midiático “Receitagate”, segundo o linguajar da jornalista Renata Lo Prete. A manchete da edição de sexta-feira (03/09) foi: “Serra diz ter feito alerta a Lula sobre ataques a sua filha”. O presidente Lula negou. Entretanto, e daí se Serra tivesse mesmo alertado o presidente? Que importância tem isso? O que tem Lula com isso, o que tem Dilma com isso? Serra errou o endereço. Deveria ter ido à Polícia Federal. Todo mundo sabe que sigilos fiscais de todos os brasileiros são vendidos a R$ 1 mil na Praça da Sé. A mídia também sabe, mas toda a falsa indignação fazia parte da encenação.

Confesso que eu não imaginava que eles, Serra, PSDB e jornalões iriam tão longe. Essa gente não tem o menor compromisso com a democracia. Armaram realmente um golpe para melar as eleições. Queriam que a Justiça participasse dessa palhaçada, e não contavam que o TSE rejeitasse o golpe tão rapidamente. Fico aqui imaginando qual vai ser a próxima bala. Eles continuam precisando desesperadamente criar um “fato novo”. Aos poucos foram criando um clima. Primeiro, dispararam morteiros contra o PT. Diziam que o PT seria igual ao PRI mexicano que ficou 70 anos no poder.

Pouco antes, Serra foi aos quartéis, denunciar aos militares a fantasiosa vigência de uma inexistente república sindicalista. Eles pensavam: se deu certo para o golpe de 1964, por que não daria para o golpe de 2010? Aos poucos a farsa foi desmoralizada. A tal violação do sigilo da filha do Serra ocorreu, na verdade, em 2008, durante a disputa pela legenda entre Aécio e Serra. Aquilo pode ser obra deles próprios. Tudo não passou de uma armação para ganhar o poder no “tapetão”. Vocês perderam, bandidos.

Qual será a próxima tentativa? Usar os artistas em programas de humor para desmoralizar a candidata? Fazer campanha para que os arquivos sobre as torturas contra Dilma sejam expostos? Inventar filiação de pilantras ao PT? Chamar os fuzileiros navais? Que tal chamar os terroristas do Rio Centro? Que tal um “contragolpe” ao golpe que o PT dará para instalar um “Estado policial”?

Lamento que Serra esteja perdendo a dignidade. Lamento que a mídia esteja jogando no lixo o que restava de credibilidade.

Para Dilma só tem um caminho, fazer campanha, honesta, aumentar a diferença, botar o povo na rua. Ganhar as eleições com bastante folga, porque eles não vão desistir não.

 

Revista Carta Capital recomenda blog BAHIA DE FATO

A revista Carta Capital está com site novo. Mais leve, mais bonito e com o conteúdo consistente de sempre. Lá na parte de baixo, Carta Capital relaciona alguns links, entre eles, o blog BAHIA DE FATO.

Estamos em boa companhia: Adiltal, Altamiro Borges, Portal vermelho, Balaio do Kotscho, Brasil de Fato, Conversa Afiada, Escrevinhador, MST, Fundação Perseu Abramo, Opera Mundi, Tijolaço, Revista Brasileiros, Vi o Mundo, entre outros.

Entre os colunistas, o professor, escritor, jornalista e agora candidato a deputado federal Emiliano (PT 1331).

LEIA CARTA CAPITAL

 

Datafolha: Dilma “oscilou” para cima, Serra “oscilou” para baixo

A linguagem da imprensa "livre" de repente mudou. Quando Serra estava à frente das pesquisas, a manchete era do tipo “Serra lidera”, agora que Dilma está na frente a manchete é do tipo “Dilma oscilou, Serra oscilou.”

A pesquisa Datafolha, que acaba de ser divulgada (sexta-feira, 4), apurou: Dilma, candidata do PT à presidência “oscilou” de 49% para 50% nas intenções de voto. E Serra “oscilou” de 29% para 28%.

Só tem um detalhe, Dilma “oscilou” para cima e Serra “oscilou” para baixo.

 

CUT de Feira de Santana, cineasta Guido Araújo e Mãe Rosa apóiam Emiliano (PT) a deputado federal

1 – CUT FORTALECE CAMPANHAS DE EMILIANO E ZÉ NETO - Neste momento (04/09), está começando a reunião da CUT, Território Portal do Sertão, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, à rua Juvêncio Erudilho, 420.

Estão presentes, Emiliano, candidato a deputado federal (1331) e o deputado estadual Zé Neto (PT), candidato à reeleição. O ex-governador Waldir Pires também está presente. A reunião foi articulada pela Secretária Geral da CUT-Bahia, Conceição Borges Ferreira.

2 – CINEASTA GUIDO ARAÚJO APÓIA EMILIANO - O cineasta Guido Araújo (vídeo disponível no YouTube) disse que o candidato a deputado federal Emiliano (1331) é o único político pelo qual ele está disposto a dar uma declaração. “Não só pelo fato de ser meu amigo, meu colega da faculdade de Comunicação, mas porque acho muito importante termos no Congresso Nacional pessoas qualificadas, cultas, sérias, honestas, que lutem realmente pelo bem-estar do nosso povo. Por isso vamos todos procurar apoiá-lo para que ele possa representar o nosso Estado condignamente”.

Guido Araújo é o criador da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, que é realizada em Salvador anualmente no mês de setembro. Esta será a 37ª edição e, como sempre, contará com a presença de cinéfilos do Brasil e de várias partes do mundo.

Para Emiliano, a Jornada de Cinema é um dos mais importantes acontecimentos culturais da Bahia e do Brasil. “Guido consegue segmentar a Jornada sempre de forma inovadora, com presenças internacionais e nacionais. É um momento em que se respira o cinema mundial. É algo que precisa ser sempre estimulado. Vamos celebrar mais essa etapa de 2010”.

3 – EMILIANO VISITA TERREIRO ILÊ AXÉ OYA ONIPÓ - Acompanhado do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (Afa), Leonel Monteiro, o candidato a deputado federal Emiliano (1331) fez uma visita ao terreiro Ilê Axé Oyá Onipó Neto, quando se reuniu com a Mãe Rosa e o filho de santo Dário Gonçalves.

Emiliano está empenhado na defesa do terreiro, que sofreu com o descaso da prefeitura de Salvador duas vezes, sendo o último ataque na gestão de João Henrique. No dia 27 de fevereiro de 2008, a então superintendente da Sucom, Kátia Carmelo, ordenou a demolição da casa. A ação ocorreu sem documentação oficial e sequer sem permissão de retirada dos objetos sagrados do templo. “Quebraram tudo, meteram a marreta no barracão. Precisava fazer isso? Gritei, segurei os orixás, mas eles pularam a janela”, desabafou Mãe Rosa.

“Em 2004, na gestão de Imbassahy (PSDB), aconteceu caso semelhante”, contou Mãe Rosa. Emiliano ressaltou que tem convicção da importância do candomblé como religião e como parte da cultura do povo brasileiro. “As pessoas às vezes nem sabem a origem afrodescendente das suas palavras, vestimentas, comidas. Defendo a liberdade religiosa, mas, principalmente, do candomblé, já que é a religião ainda mais perseguida e discriminada”.

 

Waldir Pires: "precisamos eleger Emiliano por sua competência e retidão"

“Emiliano tem uma excelente trajetória de vida de trabalho. É a confiança, no mérito e na retidão, de que teremos um grande representante no Parlamento, para construção de um verdadeiro estado Democrático, justo e próspero que peço-lhe o voto, para Emiliano deputado federal 1331”.

 

O País precisa de um Congresso que seja digno e honrado

“A democracia não pode ser mais uma utopia. O caminho aberto pelo governo do presidente Lula há de ser consolidado e avançará no governo de Dilma, candidata de Lula e nossa à presidência da República, com apoio de um Congresso que seja digno, honrado e ético”.

Do ex-ministro e ex-governador da Bahia, Waldir Pires, pedindo voto para Emiliano, deputado federal, 1331.

3 de setembro de 2010

 

Campanha de Emiliano (PT) traz ministro Paulo Vanucchi, dos direitos humanos, a Salvador, dia 16

A convite do candidato a deputado federal Emiliano (1331), o Secretário Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vanucchi, fará palestra em Salvador, no próximo dia 16 de setembro, quinta-feira, às 19h, no auditório da Faculdade 2 de Julho, no Garcia.

O ministro Paulo Vanucchi entra, assim, na mobilização para construir a Bancada dos Direitos Humanos na Câmara Federal.

Emiliano considera que o Programa Nacional dos Direitos Humanos (PNDH-3) representa a opção do Brasil pelo fortalecimento da democracia do ponto de vista político-institucional e também da igualdade econômica e social. "Minha plataforma é o Programa Nacional dos Direitos Humanos" anuncia Emiliano.

De fato, o PNDH-3 é um verdadeiro roteiro para implantação da democracia: Diálogo permanente entre Estado e Sociedade Civil; Transparência em todas as esferas de governo; Primazia dos Direitos Humanos nas políticas internas e nas relações internacionais; Caráter laico do Estado; Fortalecimento do pacto federativo; Universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos civis, políticos, econômicos e sociais; Opção pelo desenvolvimento sustentável; Respeito à diversidade; Combate às desigualdades; Erradicação da fome e da extrema pobreza.

“Com Lula muito se avançou. Há saldos positivos em todas as áreas dos Direitos Humanos. Mas, os avanços não podem esconder os problemas reais. Há índices alarmantes de violência, prostituição infantil, grupos de extermínios, trabalho escravo, mão-de-obra infantil, condições degradantes nos presídios, tortura policial, criminalização dos movimentos sociais. Não haverá paz sem justiça social”, afirma Emiliano.

 

TSE rejeita golpe de Serra com escândalo fabricado

Não me assusta que Serra e quadrilha tenham tentado melar o processo eleitoral com um escândalo fabricado. O que me assusta é que a imprensa e os tais formadores de opinião tenham embarcado nesta aventura.

Já está esclarecido que o vazamento dos dados de Verônica Allende Serra, na Receita Federal, ocorreu em setembro de 2009, no auge da disputa interna do PSDB pela candidatura presidencial entre Aécio e Serra. Veio de Minas a solicitação com assinatura falsa.

Esse factóide do vazamento da Receita Federal está cheirando armação de “especialista” em campanha eleitoral. O Serra não acabou de contratar um especialista?

Outros factóides virão. Este, do sigilo quebrado na Receita Federal, já foi rejeitado pelo TSE. Há em marcha uma conspiração contra a democracia e o processo eleitoral. A conspiração é articulada nos subterrâneos do PSDB, com apoio da Folha, Estadão e Rede Globo. E de alguns inocentes úteis na imprensa regional.

Como diz o jornalista Rodrigo Viana, do blog Escrevinhador, Serra é capaz de tudo, já que não teve pudores de usar a própria filha Verônica nesta guerra suja.

Serra foi aos militares pregar o golpe, falar em República sindicalista. Serra quer sangue. Isso não é só desejo de ser presidente, isso é doença.

 

Desde fevereiro, o cenário já anunciava a vitória de Dilma (PT)

Dia 22 de fevereiro de 2010, postei um texto aqui neste BAHIA DE FATO, intitulado: “O cenário está mais para a vitória de Dilma Rousseff”. Eu fazia referência à pesquisa de opinião pública de número 100 da CNT/Sensus (02/02/2010).

O cenário captado pelo Instituto Sensus já revelava um favoritismo para Dilma. A pesquisa detectava um bom-humor da população que tendia a ser favorável a Dilma e uma certa antipatia em relação às críticas da oposição, vista como uma espécie de estraga-prazeres, num momento em que o país se reconciliava consigo mesmo.

Em outras palavras, era o fundamento do “quem bate, perde”. Como é que os estrategistas de Serra não perceberam que o mar não estava para peixe?

A 100ª pesquisa CNT/Sensus – além de revelar àquela altura um “inédito empate técnico entre a candidata governista e o principal postulante da oposição” – revelou o aumento de confiança do povo brasileiro nas instituições, a exemplo do governo, forças armadas, imprensa, justiça, polícia, serviço público. Apenas o Congresso Nacional atravessava o inferno astral.

O campeão da melhora foi o governo (aumento de confiança em 21,8%), o que é mais fácil de entender diante da popularidade do Governo Lula. Em seguida vinham as forças armadas (aumento na confiança de 18,4%) e a polícia (aumento de 13,7%). Até a confiança na imprensa aumentou (9,7%), o serviço público (8,5%) e a justiça (7,7%). O Congresso Nacional caiu 4,6% e todos sabemos o porquê da desconfiança popular.

O cientista político Cláudio Gonçalves Couto (FGV/SP), analisou o assunto. Partindo da premissa de que a percepção popular é um bom mensurador, pode-se concluir que nos últimos dez anos nossas instituições têm melhorado em desempenho. Um exemplo: em abril de 2006 nada menos que 51,6% achavam os serviços públicos ruins, agora somente 37,8% têm essa avaliação. Ele dizia que o país estava superando o complexo de vira-lata.

E por que o “complexo de vira-latas” nelsonrodriguiano estava sendo superado?

Porque 48% afirmavam que a satisfação com o país estava crescendo, contra 15% em março de 1998. Assim como 52,8% diziam que o orgulho de ser brasileiro estava aumentando, contra 26% em setembro de 1998.

O cientista político considerava o dado impressionante, já que a “satisfação com o país mais do que triplicou e o orgulho nacional dobrou”.

As informações estavam todas na 100ª pesquisa CNT/Sensus, em fevereiro de 2010. A soberba cegou os olhos do tucanato. Babacas. E continuam errando porque insistem em bater em Lula, no PT, em Dilma. Duas vezes babacas.

2 de setembro de 2010

 

Jornalista Jorge Ramos, nós, os cardiopatas, te saudamos

O jornalista Jorge Ramos, diretor de jornalismo da TV-E da Bahia, está internado no Hospital Português. Amanhã, sexta-feira (3) vai implantar uma ponte de safena. Falei com ele ao telefone e está tranqüilo, firme como ninguém. Sua Aninha, seus filhos Diego e Desireé o acompanham. Estamos todos torcendo aqui para que logo se recupere. Bem-vindo ao clube dos cardiopatas.

Jorginho Ramos tem uma bela carreira no jornalismo da Bahia, com passagem por Angola. A última vez que tive notícia de Jorge Ramos (tirando a rotina do trabalho, naturalmente) foi quando soube que ele tinha se mudado para o Rio Vermelho, mais que um bairro de Salvador, um estado de espírito.

Li também seu belo discurso na Câmara Municipal de Cachoeira, nas comemorações, a 13 de março último, dos 173 anos de emancipação da cidade, jóia do patrimônio histórico brasileiro. Fez uma pesquisa e tanto. Falou das visitas dos imperadores Pedro I e Pedro II, das origens da Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira, das batalhas da Independência nas águas do rio Paraguaçu.

Jorge Ramos saudou a deputada Lídice da Mata, hoje candidata ao Senado na chapa de Wagner, pela iniciativa de propor uma lei transformando Cachoeira, em todo dia 25 de junho, capital da Bahia. Cidade Heróica, Cachoeira. Cidade Monumento Nacional. Também saudou o presidente Lula pela criação da Universidade Federal do Recôncavo. Capital Cultural da Bahia.

Fez homenagens a cachoeiranos ilustres, a André Rebouças, engenheiro empreendedor que sofreu na pele o golpe do racismo; ao poeta Damário DaCruz, que já não está entre nós; a Tranquilino Bastos, semeador de orquestras; a Ernesto Simões Filho, o fundador do jornal A Tarde e ex-ministro de Educação com Getúlio Vargas.

Eu acrescento à lista de homenageados o jornalista Jorge Ramos. Cachoeirano ilustre.

 

Serra acusa PT e Dilma sistematicamente, sem provas

Tudo que o candidato Serra (PSDB) faz, dá errado. O biruta de aeroporto agora voltou a falar em “blogs sujos”. Sem apontar nomes, Serra insiste que os “blogs sujos” são do PT e da campanha da Dilma Rousseff. Esse discurso fascista integra a estratégia eleitoral chamada “merda no ventilador”. Trata-se da procura insana por um “fato novo” capaz de provocar a tal “virada” eleitoral.

A candidata Dilma Rousseff (PT) está deitando e rolando nas entrevistas. Não cai em provocações, mantém uma fleugma impecável. Primeiro, fala em programas para o desenvolvimento do Brasil, em segundo plano responde, calmamente, as acusações sem provas de Serra. Dilma nada tem a ver com supostos vazamentos na Receita Federal nem com dossiês.

Estou impressionado como a Dilma é calma: “Eu não entendo as razões que levam o candidato da oposição a levantar contra minha campanha uma acusação tão leviana e sem provas, é uma falta de respeito, eu não aceito”, é o máximo que Dilma se dá ao trabalho de dizer.

Como a imprensa insiste em fazer o jogo amoral de Serra, Dilma acaba por perder preciosos segundos para debater educação, segurança, investimentos públicos, saúde. Cabe ao PT ingressar com ação judicial contra Serra, por calúnia e difamação.

Afinal, de quais “blogs sujos” Serra está falando?

Por favor, quando ele anunciar a relação, incluam o BAHIA DE FATO.

 

Campanha de Emiliano (1331) estimula debate para fazer educação avançar na Bahia

Penildon Silva Filho é um educador. Atualmente dirige o Instituto Anísio Teixeira, órgão da Secretaria da Educação da Bahia. Ele apóia Emiliano (1331) para deputado federal e Vânia Galvão (13133) para deputada estadual. E claro, Dilma, Wagner, Lídice e Pinheiro.

O professor Penildon Silva Filho estimula o debate sobre educação dentro da campanha do também professor Emiliano. Segundo Penildon, “o Governo Lula, nos 8 últimos anos, representou uma verdadeira revolução na Educação Básica, no Ensino Profissionalizante e na Educação Superior”.

O roteiro do debate abaixo é da autoria de Penildon.

Na Educação Básica temos várias conquistas que garantem hoje o Direito à Educação de Qualidade:

Obrigatoriedade do ensino dos 4 aos 17 anos.

Garantia da universalização da pré-escola ao ensino médio. Dessa maneira, permitimos efetivamente a igualdade de condições na Educação entre as diversas classes sociais.

Fim da DRU da educação.

A Desvinculação de Receitas da União (DRU) retirava do orçamento do MEC, desde 1995, cerca de R$ 10 bilhões ao ano. Depois da tentativa frustrada de enterrá-la por ocasião da prorrogação da CPMF, em 2007, o Congresso finalmente pôs fim à DRU. Esses recursos hoje permitem um incremento inédito nos recursos do FUNDEB e de vários programas nacionais.

Investimento público em educação como proporção do PIB.

O atual Plano Nacional de Educação (PNE 2001-2010) previra a "elevação, na década, por meio de esforço conjunto da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, do percentual de gastos públicos em relação ao PIB, aplicados em educação, para atingir o mínimo de 7%". Infelizmente o governo FHC vetou essa parte do Plano, entretanto hoje estamos nos aproximando dessa meta e é possível garantir no próximo Plano Nacional de Educação (2011 a 2020) o estabelecimento de uma meta compatível com a necessidade brasileira de crescimento econômico com desenvolvimento social e democratização da sociedade e do Estado.

Piso salarial nacional do magistério.

O Pacto pela Educação, firmado em 1994 no Palácio do Planalto, previa a fixação de um piso salarial para todos os professores do país. Renegado, o compromisso, enfim, tornou-se realidade. Em 1º de janeiro de 2010, o piso deverá ser totalmente integralizado e observado por todos os Estados e municípios. Hoje o Estado da Bahia cumpre a Lei, entretanto grande parte de municípios e de Estados no Brasil se nega a cumpri-la, o que gerará cobranças dos movimentos e no judiciário.

FUNDEB

O Fundo Nacional de Manutenção da Educação Básica e Valorização do Magistério (FUNDEB), que substituiu o Fundef, multiplicou por dez a complementação da União que visa equalizar o investimento por aluno no país, além de incluir as matrículas da educação infantil, do ensino médio e da educação de jovens e adultos, desconsideradas pelo fundo anterior, restrito ao ensino fundamental regular. É importante notar que os recursos da Educação hoje só podem ser investidos na Educação, e que deve haver uma conta específica para essa movimentação, conta essa que deve ter seus extratos apresentados ao Conselho Estadual do FUNDEB para fiscalização e conferência.

Salário Educação

Os recursos do salário-educação, mais do que duplicados, antes destinados apenas ao ensino fundamental, podem, agora, financiar toda a Educação Básica, da creche ao ensino médio, e sua repartição passou a ser feita entre Estados e municípios pela matrícula, diretamente aos entes federados.

Ensino fundamental de nove anos

As crianças das camadas pobres iniciam agora o ciclo de alfabetização na mesma idade que os filhos da classe média, aos seis anos, garantindo-se o direito de aprender a ler e escrever a todos.

Extensão dos programas complementares

Extensão dos programas complementares de livro didático, alimentação, transporte e saúde escolar, antes restritos ao ensino fundamental, para toda a educação básica, da creche ao ensino médio. Pode soar inacreditável, mas, até 2005, os alunos do ensino médio público não faziam jus a nada disso.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

São mais de 300 mil professores atendidos com formação inicial adequada (graduação em licenciatura) e formação continuada para todos os que quiserem daqui por diante. A Bahia tem o maior programa de formação inicial e continuada no Brasil.

TRAJETÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

No Brasil o Governo Lula revogou o decreto de FHC que proibia a criação de novas escolas técnicas no país. Em oito anos, o governo Federal criou 214 novas escolas profissionais através dos IFET.

Na Bahia tivemos a criação da rede da Educação Profissional da Bahia, formada por 27 Centros Territoriais, oito Centros Estaduais e 78 escolas que ofertam cursos de Educação Profissional em todos os Territórios de Identidade. Ao todo, são mais de 40 mil alunos matriculados pelo Estado em 42 cursos de diferentes eixos tecnológicos.

NOS PRÓXIMOS 4 ANOS: FAZER AVANÇAR A EDUCAÇÃO NA BAHIA

Nos próximos 4 anos, defendemos o avanço da Educação no Estado com dois pontos:

1) Garantia de Educação Integral na Educação Básica em nosso Estado, com a ampliação de espaços e tempos de aprendizagem, com inspiração no ideário do educador baiano Anísio Teixeira

A Educação Integral pressupõe a Educação de Tempo Integral, que deve ser perseguida, mas é mais que isso, pois compreende o processo educativo de forma mais ampla, que deve estimular a formação do educando nos diversos campos do Conhecimento, da Ciência e da Cultura, e que deve prepará-lo para o exercício da Cidadania e para a convivência em Sociedade com respeito às diversidades ( de gênero, de orientação sexual, étnico racial).

A Educação Integral deve permitir que o estudante possa se preparar para o mundo do trabalho, ao mesmo tempo que para os estudos superiores (universidades) com uma formação propedêutica significativa e avançada, para permitir o desenvolvimento das suas diferentes potencialidades, pois compreendemos que existem múltiplas inteligências, e os jovens não devem ser tolhidos numa educação adestradora e formatadora.

Há aqueles que se desenvolvem mais nas Artes, na Cultura, nos Esportes, ou nas Ciências Exatas, ou biológicas ou Humanas. O percurso formativo deve garantir uma flexibilidade na construção do currículo pelas aptidões de cada um, ao mesmo tempo que deve propiciar o acesso ao conhecimento universal da Humanidade. Os estudantes devem ter uma Educação Integral que compreenda que o seu desenvolvimento deve ser intelectual, mas também físico, lúdico, motor, que deve ser estimulada sua curiosidade científica e sua sensibilidade cultural e a valorização de sua identidade simultaneamente ao respeito às outras identidades e à convivência harmoniosa.

A Educação Integral implica na Pedagogia Interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar e no princípio das “Cidades Educadoras”, com a ampliação dos espaços e tempos educativos. A Educação não se dá apenas na Escola, mas em todo o espaço geográfico de uma comunidade, e por isso deve envolver os diferentes atores sociais e institucionais para garantir uma Educação que amplie o tempo de formação e os espaços em que ela pode ocorrer nas escolas e outros espaços estatais e não estatais.

Deve haver uma integração com as políticas públicas de Cultura, Saúde e Ciência e Tecnologia. Os espaços públicos das escolas devem ser pontos de cultura, em articulação com a SECULT e o Ministério da Cultura, as escolas devem garantir, através de sua abertura à comunidade, espaços para as diversas linguagem culturais em nosso Estado. A Saúde deve estar presente nas escolas, na refefinição do cardápio escolar para criar hábitos alimentares saudáveis, na garantia da Educação e informação sexual para o planejamento familiar, para criar uma política preventiva de saúde visual, auditiva, odontológica, psicológica, nutricional e para que a criança e o jovem se torne um vetor de promoção de Saúde de toda a família, pois vários estudos demonstram que ser essa uma estratégia muito eficiente para a Saúde Pública.

A relação com a Ciência e Tecnologia é evidente, seja na formação de professores para as áreas de Ciência, ou para a criação de espaços de Ciência e Cultura para o contraturno das escolas, e para o estímulo à cultura científica e à divulgação científica em nosso Estado.

2) Valorização do profissional da Educação, através de uma carreira que estimule os profissionais da Educação e lhes garanta instrumentos para seu crescimento;

Não há Educação de qualidade sem a valorização dos profissionais da Educação, e a valorização se dá através do Plano de Carreira e da formação de professores. No âmbito do Plano de Carreira, o paradigma da avaliação dos professores deve ser o de garantir direitos para que os profissionais da Educação tenham oportunidade de se formar e se preparar para suas atividades, e não penalizá-los pela ausência de políticas públicas que durante décadas não existiam para garantir sua formação ou condições de trabalho nas escolas em que atuam.

Diferentemente do governo José Serra, em São Paulo, que adotou uma avaliação elitista, sem relação com nenhuma garantia de formação para professores ou de condições de trabalho nas escolas e contratação de professores, a nossa política de avaliação e valorização dos profissionais da Educação deve ser da promoção de direitos desses profissionais.

Seguimos o modelo do MEC, que não penaliza quem tem as menores notas no IDEB; pelo contrário garante mais recursos e assistência para municípios e estados que precisam melhorar sua pontuação. Assim a carreira deve estar ligada à promoção de condições de formação, de provimento de professores e de condições de trabalho nas escolas.

Ao lado disso, hoje o governo da Bahia já tem o maior programa de formação de profissionais da Educação do Brasil, reconhecido pelo MEC, e estamos na fase de implantação de nossa Universidade Aberta do Brasil (UAB). São mais de 60 mil vagas para formação inicial, sendo 41 mil presenciais e 19 mil em EAD (Educação a Distância).

São ofertadas 40 mil vagas de formação continuada para o Estado e municípios. A consolidação e o sucesso dessa política dependem da continuidade da implantação dos pólos da UAB no interior do Estado e da criação dos Centros Regionais de Formação Profissional para os Profissionais da Educação (CEFAPRO) para garantir a descentralização e a capilaridade necessária a essa política. A integração com o Plano de Carreira e as políticas de avaliação é essencial.

 

DEM, o partido da burguesia, quer prejudicar 700 mil alunos do ProUni

O DEM odeia povo. É contra as cotas nas universidades e é contra o ProUni. Tanto assim que entrou com uma Ação de Inconstitucionalidade (ADIN) no STF contra o ProUni. Quase 700 mil jovens estudam em universidades graças ao ProUni que o DEM quer acabar.

Li no Blog do Nilmário Miranda, ex- Secretário Especial dos Direitos Humanos e candidato a deputado federal em Minas Gerais (1331), que “70 universidades federais adotam programas de ação afirmativa que beneficiam alunos de escola publica, negros, indígenas, pessoas com deficiências, licenciatura indígena e quilombola. Vinte e quatro delas reservam até mais de 50% de suas vagas. Desse modo, estão enfrentando um problema básico: o acesso às universidades pelos mas pobres e grupos discriminados, e assim, reduzido as desigualdades. A direita apostava que essa postura ia abaixar o nível de ensino; errou de novo – as avaliações mostram que os cotistas têm notas semelhantes aos outros”.

Segundo Nilmário Miranda “temos 98 universidades publicas no Brasil. Nas 40 universidades que beneficiam os negros eles devem comprovar carência ou estudo em escola publica. O DEM que tem o vice do Serra, tem ADIN no STF para derrubar as cotas. Por essas e outras o DEM está desidratando e se tornando mera legenda auxiliar do PSDB”.

Além de tentar sabotar o ProUni no STF, o DEM é contra o Decreto que regulamenta o reconhecimento do direito à propriedade para as áreas remanescentes dos quilombolas e comunidades tradicionais. “Há universidades estaduais que tem políticas afirmativas definidas por lei. Discute-se se é necessário lei federal - sou favorável, deixando à autonomia universitária definir como será a aplicação”, defende Nilmário.

Nilmário Miranda (1331) vai fortalecer a Bancada da Cidadania na Câmara Federal, por Minas.

1 de setembro de 2010

 

Dilma dispara e tem 26 pontos de vantagem em nova pesquisa Vox Populi

O Instituto Vox Populi, junto com o portal iG e a emissora Band, divulgou hoje (01/09) a primeira pesquisa diária (tracking) para as eleições presidenciais de 2010. A candidata Dilma Rousseff está com 51% das intenções de voto e, com larga vantagem, supera José Serra (29%) e Marina Silva (9%).

Nesse cenário, Dilma venceria a eleição no primeiro turno. A margem de erro do tracking é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Em queda livre, Serra, o candidato de oposição, apresenta o índice mais baixo nas pesquisas na campanha presidencial. Dá para entender o acirramento da campanha de Serra em busca de um “fato novo”, alguma baixaria que possa atrapalhar a disparada de Dilma (PT).

Foram ouvidas 2.000 pessoas. Os outros candidatos alcançaram 1% das intenções. Os votos brancos e nulos somaram 4%, os indecisos, 11%.

O Vox Populi vai divulgar os resultados diariamente até 3 de outubro. "O tracking Vox/Band/iG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente. Essa renovação permite identificar rapidamente as tendências de evolução das intenções de voto", explica a notícia do portal iG.

No tracking espontâneo, no qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Dilma tem 41% das intenções de voto, enquanto Serra aparece com 19%. Marina, nesse caso, tem 6%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda é citado por 2% dos entrevistados. Brancos e nulos somaram 4%, não souberam ou não responderam 11%.

 

Bahia poderá ganhar três novas unidades de ensino profissionalizante

Aos prefeitos de Boninal, Ibipitanga e Remanso, o Secretário de Educação Profissional e Tecnologia do MEC, Eliezer Pacheco, afirmou que três novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) poderão ser criadas no próximo ano na Bahia.

A reunião em Brasília foi articulada pelo candidato a deputado federal Emiliano (PT). Também estavam presentes o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Sebastião Edson Moura, e o Superintendente de Organização e Atendimento da Rede Escolar, da Secretaria de Educação da Bahia, José Maria Dutra.

A tendência é o MEC beneficiar municípios pequenos. Emiliano (1331) criticou a ação criminosa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que decretou o fim do ensino profissionalizante em seu governo. Segundo Emiliano, Dilma Rousseff vai seguir a linha de valorização do ensino profissionalizante adotada pelo governo Lula.

LEIA MAIS

 

Prefeito infiel do PMDB se diz ameaçado por tio de Geddel

A reportagem é assinada pelo jornalista Claudio Leal, do Portal Terra. Segundo a revista digital Terra Magazine, a política baiana ameaça descambar para a lama. O prefeito de São Gonçalo dos Campos, Antônio Dessa Cardoso (PMDB), conhecido na cidade com o apelido de “Furão”, registrou queixa na polícia de Feira de Santana, contra um grupo que invadiu seu sítio e ameaçou sua família.

O sinistro se identificou como Fernando Vieira Lima, que vem a ser tio do ex-ministro Geddel Vieira Lima, candidato ao governo da Bahia pelo PMDB.

As relações com o PMDB azedaram desde que “Furão” decidiu apoiar a reeleição de Wagner (PT). O prefeito “Furão” disse que estava na varanda da casa quando os homens chegaram. Tentou expulsar os canos eleitorais do PMDB. Um deles tentou agredir o prefeito e fez menção de puxar uma arma.

“Furão” abaixou o nível: “Que Lúcio e Geddel vão tomar no rabo”. Aí Fernando Vieira Lima respondeu: “Geddel e Lúcio vão saber disso e vão foder com você, prefeito”. E foram embora numa caminhonete Mitsubishi branca.

Lúcio é Lúcio Vieira Lima, irmão de Geddel Vieira Lima, e presidente do PMDB da Bahia. Também é candidato a deputado federal.

 

Hospital do Subúrbio ao operar em 15 dias vai causar enorme impacto político

No próximo dia 14 de setembro, o Hospital Geral do Subúrbio, de Salvador, começa a funcionar. Vai calar a boca dos críticos irresponsáveis em tempos de eleição. É o primeiro hospital de urgência e emergência construído, nos últimos 20 anos, na Região Metropolitana de Salvador, bem no miolo do Subúrbio Ferroviário, extremamente carente de atendimento hospitalar.

A Desenbahia e a Prodal Saúde S/A assinaram contrato de financiamento de R$ 31 milhões para aquisição de equipamentos de máquinas, equipamentos e mobiliários hospitalares, móveis e utensílios administrativos, instrumental, equipamentos de TI e telecomunicações, tudo o que precisa para entrar em funcionamento em curtíssimo prazo.

O Hospital do Subúrbio é o primeiro empreendimento na área da saúde a ser administrado, no Brasil, em regime de Parceria Público Privada (PPP) e o segundo no mundo. Vai oferecer UTIs de adulto e pediatria, unidades de queimados, semi-intensiva de adultos e pediatria. Internação, dez ambulatórios, urgência, emergência, centro cirúrgico, bio-imagem e laboratório.

A estratégia do governo da Bahia é complementar a rede pública de atendimento hospitalar, em Salvador, que tem uma herança maldita, com deficiências qualitativas e quantitativas, distorções espaciais e de acessibilidade. O Subúrbio Ferroviário é uma área extremamente carente de serviços públicos, especialmente de saúde.

Depois de 14 de setembro não tem como a oposição a Wagner continuar fazendo demagogia eleitoral nos programas de TV.

 

Ex-babá que virou prefeita apóia Wagner (PT) e desafia cúpula do PMDB baiano

A prefeita de Governador Mangabeira, Domingas Paixão, ficou famosa em 2008. Ela concorreu e venceu Marcelo Pedreira (PP), filho de sua antiga patroa. Domingas trabalhou como empregada doméstica por 14 anos e foi babá de seu adversário vencido eleitoralmente.

O PMDB agora ameaça expulsar a prefeita Domingas Paixão que manifestou apoio à reeleição do governador Wagner (PT). A ironia é que também Marcelo Pedreira, o candidato derrotado por sua antiga babá, também apóia o candidato do PT.

Quando o presidente Lula esteve recentemente em Feira de Santana (23 de julho), para participar do II Encontro Nacional da Agricultura Familiar, ele exaltou a história de vida de Domingas Paixão. A declaração de Lula chegou a irritar a cúpula do PMDB baiano. É que Domingas não escondia o apoio a Wagner (PT).

PMDB está em tempos de caça às bruxas na Bahia. Vai excomungar os infiéis.

 

Coral do Colégio São Paulo canta no Hospital Irmã Dulce

Desde cedo se torce o pepino. O coral das crianças do Colégio São Paulo vai se apresentar amanhã, quinta (2), às 15h, no hospital da OSID – Obras Sociais Irmã Dulce, em Itapagipe, Salvador. É o Projeto Coral Solidário coordenado pelo maestro Alcides Lisboa. As crianças têm oito anos em média. Junto levam donativos arrecadados durante as Olimpíadas do colégio.

João Pedro Miranda Caldas, neto deste jornalista aqui, participa do coral. Lá vou eu para o hospital de Irmã Dulce. JP tem oito anos e já faz campanha para o PT.

 

Senadores César Borges e João Durval se ausentam na votação dos US$ 40 milhões para combate à pobreza na Bahia

O Senado aprovou ontem (30/08) a contratação de dois empréstimos externos para a Bahia, no valor de US$ 40 milhões, para combate à pobreza rural na Bahia.

Duas ausências ilustres. No Plenário não estavam os senadores César Borges (PR) e João Durval (PDT). ACM Júnior votou a favor.

Se Lídice da Mata (PSB) e Walter pinheiro (PT) fossem senadores estariam lá, votando a favor do combate à pobreza.

31 de agosto de 2010

 

Leia aqui todos os artigos de Emiliano publicados na revista Carta Capital


 

Professor Ubiratan, Jorge Relojoeiro e Mãe Iara de Oxum apóiam Emiliano 1331

Cada um no seu quadrado. Três apoios importantes para o candidato a deputado federal Emiliano (1331).

Primeiro, o professor Ubiratan Castro de Araújo manifesta seu apoio. Bira é membro da Academia baiana de Letras, doutor em História pela Université de Paris IV.

Segundo, Mãe Iara de Oxum, do terreiro Ilê Tomim Kiosisé Avó, em Cajazeiras 11, declarou seu apoio. Emiliano compareceu domingo (29) à festa de Olubajé. Mãe Iara programa caminhada com o candidato na comunidade.

Terceiro, Jorge Relojoeiro, forte liderança comunitária do bairro Nova Brasília de Itapuã, caminhou domingo (29) com Emiliano, ao lado das equipes de Júlio Rocha, Vânia Galvão e Roberto Carlos, todos eles candidatos a deputado estadual.

 

Rede Globo continua fazendo jornalismo de “pegadinhas” contra Dilma

Luis Nassif em seu blog escreveu: “O ‘poste’ Dilma e o jornalismo de pegadinhas". Foi isso mesmo o que ocorreu na entrevista de segunda-feira (30) dos apresentadores William Waack e Christiane Pelajo CONTRA a candidata Dilma Rousseff. A velha mídia continua vivendo seu mundinho virtual. Nenhuma pergunta séria sobre propostas de governo, nada sério sobre política econômica.

E o que interessa aos apresentadores do Jornal da Globo? Apenas a teatralização que a Globo criou contra o PT. Perguntaram sobre a "mudança física" da candidata, como ela se veste. A idéia é mostrar que a candidata tem duas caras. A insistência de colocar José Dirceu no cenário, em conseqüência, o mensalão. E claro, o fatiamento dos cargos, a quebra do sigilo de tucanos, os presos de Cuba, a narcoguerrilha das FARC. É importante para o futuro governo brasileiro? Não, mas o que importa é tentar fazer Dilma sair do sério. Quem sabe, criar um “fato novo”.

William Waack e Christiane Pelajo estão apenas “seguindo ordens”.

A merda é que Dilma Rousseff é muito mais inteligente que os apresentadores da Globo. Tirou de letra, mas é uma pena que a TV tenha feito essa opção do jornalismo fajuto de “pegadinhas”.

LEIA MAIS EM LUIS NASSIF

 

Jantar de adesão da candidatura de Emiliano 1331 - 15 de setembro, quarta, 19h - no Rincão Grill, Jardim Armação, reservas (71) 3344-1464


 

Os generais da ditadura não gostavam de mulher pelada

Durante a ditadura militar (1964-1985) os editores de revistas eróticas sofriam. Eles tinham que se adaptar às regras oficiais dos censores. Bunda, só de lado. Seio, somente um. E sem mamilo. Pelos pubianos, nem pensar. Os generais terroristas da ditadura não gostavam de mulher pelada e não deixavam quem gostava ver. “Maria Erótica e o Clamor do Sexo”, livro do jornalista Gonçalo Júnior, resgata a memória dos que lutaram contra a ditadura no campo editorial.

A pesquisa de Gonçalo Júnior começou como projeto de conclusão de curso na faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Ele reuniu um acervo de 5.000 mil títulos de revistas eróticas. O preconceito dos militares e dos censores civis considerava que revista de mulher pelada não prestava. Assim, faz sentido a visão do jornalista Gonçalo Júnior: “É um livro sobre política. Sexo era visto como coisa de comunista, subversivo”.

As informações citadas aqui são do jornalista Diego Bercito (SP), da Ilustrada da Folha de S. Paulo (28/08/2010). A ilustração da pequena matéria é muito interessante. A revista Xuxu, de 1971, publicava uma maravilhosa mocinha nua, mas com tarjas pretas nos seios e lá embaixo. Entre os títulos estudados estão obras de pequenas editoras como a Edrel (1966-1975), a Grafipar (1972-1984), gibis como “O incrível (e bem dotado) Hukão”, que fazia referência ao homem com o maior pênis do mundo e o “Supergay”, uma sátira homossexual.

O destaque fica para “Maria Erótica”, de Cláudio Seto (1944-2008). Ingênua e sensual, no texto de Diego Bercito, a Maria Erótica do título era “a mulher que surgia na época: desinformada e perdida em um furacão sexual”. “Maria Erótica e o Clamor do Sexo” é da Editora Peixe Grande. É um calhamaço de 496 páginas.

Putz, ainda bem que a ditadura passou. Vocês viram a Cléo Pires na Playboy?

30 de agosto de 2010

 

Blog de Paulo Afonso cita 13 motivos para eleger Emiliano (1331)

O blog Paulo Afonso de Fato amanheceu hoje (30) com o seguinte texto intitulado “13 motivos para eleger Emiliano”:

1 - Emiliano é Ficha Limpa. Apoia as conquistas do Governo Lula. E quer mais: eleger Dilma Presidente, reeleger Wagner Governador, eleger Lídice da Mata e Walter Pinheiro senadores.

2 - Defende o ensino público, gratuito e de qualidade. Consolidação das conquistas e ampliação das verbas das universidades federais (UFBA, UFRB e UNIVASF) e estaduais (UNEB, UESB, UESC e UEFS). Universidades no interior da Bahia. Aprimoramento do ensino privado. Salários decentes, Plano de Carreira e Formação Continuada para professores. Defende o ProUni e as cotas nas universidades para afrodescendentes e indígenas. Fortalecimento e ampliação das escolas técnicas estaduais e federais. Educação integral no Ensino Básico. Erradicação do analfabetismo.

3 - Defende a agricultura familiar e a reforma agrária. Ampliação do sistema de crédito para agricultura familiar, garantindo mais recursos para a assistência técnica e extensão rural. Transformação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) na Empresa Baiana de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (EBDAF).

4 - Defende a liberdade de religião, para todas as denominações religiosas. Combate a intolerância religiosa.

5 - Apoia a luta dos trabalhadores urbanos e rurais e se solidariza sempre com o movimento sindical. Defende a livre organização dos trabalhadores, o direito de greve e salários dignos para o funcionalismo público. Defende a Petrobras, Banco do Brasil e CEF.

6 - Defende os direitos humanos. De modo especial, os direitos das crianças e adolescentes, das pessoas com deficiência, das mulheres, dos idosos, dos homossexuais.

7 - Defende uma reforma política profunda, com lista fechada, financiamento público de campanha, fidelidade partidária e transparência cada vez maior das atividades da Câmara dos Deputados e do Senado.

8 - Defende uma política para a juventude que saia do papel e se transforme em movimento real da sociedade. Defende a criação do Estatuto e do Plano Nacional de Políticas Públicas para a Juventude.

9 - Defende a universalização do acesso à cultura. Provou isso quando foi relator do Plano Nacional de Cultura, garantindo um planejamento abrangente para o setor.

10 - Defende uma política para defesa do meio-ambiente, manutenção do Código Florestal, preservação das nascentes e margens do Rio São Francisco. Apresentou Projeto de Lei criando o Parque Nacional do Velho Chico incluindo as áreas ciliares das bacias do São Francisco.

11 - Defende políticas públicas de distribuição de renda e atenção integral à família , como o Bolsa Família e o Programa de Saúde da Família (PSF). O fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS). Consolidação e ampliação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS-24Horas) e a construção de mais hospitais regionais.

12 - Defende a democratização dos meios de comunicação, apoio e legalização das rádios comunitárias, liberdade para a internet, e critica o monopólio de poucas famílias que controlam a mídia.

13 - Emiliano defende uma política externa soberana e independente, as ações de solidariedade do Brasil ao Haiti e a todos os países em estado de calamidade. É contra a instalação de bases militares no Brasil e na América Latina. Emiliano é da paz, da democracia e do socialismo.

CONFIRA BLOG PAULO AFONSO DE FATO

 

Na Bahia, a fatura está praticamente liquidada

Deu no jornal Valor Econômico desta segunda-feira (30/08/2010) na editoria Política. Manchete: “Dilma faz contagem regressiva para vitória no primeiro turno”. Destaquei o texto que fala da Bahia e do comício realizado na Praça Castro Alves.

“(...) Na Bahia, a fatura presidencial está praticamente liquidada. O comício, na realidade, servirá muito mais para o governador Jaques Wagner, o "Galego" amigo do presidente desde os tempos em que os dois estavam na Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Lula e Dilma foram dar o empurrão que pode estar faltando para Wagner se reeleger no primeiro turno. Com isso, irritaram Geddel Vieira Lima, o candidato do PMDB e também aliado da candidata, que contava com um acordo de neutralidade do presidente. Geddel e o PMDB, no entanto, assimilaram o golpe - uma prova a mais da força atual da candidatura Dilma.

Força que pode ser medida pelos ministros, candidatos a ministros e decisões que permeavam o palanque praça Castro Alves: Orlando Silva, dos Esportes, que fora assinar um convênio relativo à Copa de 2014, José Gomes Temporão, da Saúde, que iria inaugurar com Lula um hospital pediátrico em Feira de Santana, e Alexandre Padilha, da coordenação política, que está em todas, comanda a festa - todos no pelotão da frente.

Nas laterais, os bastidores, Franklin Martins, da Comunicação Social, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e o diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, os dois últimos, baianos, inteiramente envolvidos na negociação para a capitalização da Petrobras”.

"A Bahia é uma questão de amor", costuma dizer Dilma todas as vezes que vai ao Estado. "A Bahia me dá sorte".

29 de agosto de 2010

 

Dilma será presidente ou presidenta da República?

A Folha de S. Paulo deu uma recaída naquela tentativa canhestra de desqualificar o PT através do uso padrão da Língua Portuguesa. Antes, tentavam desmoralizar Lula pelo seu modo de falar. Agora, uma jornalista (coitada) recebeu a tarefa inglória de questionar o uso da palavra presidenta. A manchete foi: “Petista é vendida como “presidenta” em comícios e “presidente” na TV”. A jornalista escalada não sabe sequer o que significa ortografia, gênero, léxico. Ou seja, pela manifesta ignorância, a pretensa crítica saiu criticada.

Urariano Mota esclareceu à Folha de S. Paulo:

Petista é vendida como "presidenta" em comícios e ‘presidente’ na TV
Ana Flor
De São Paulo

‘Afinal, ela vai ser presidente ou presidenta?’, perguntou Rosane dos Santos, ao deixar um comício em São Paulo, na última semana. A militante se referia ao título que a candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff, teria caso eleita. A confusão tem origem no uso, desde o início do ano, nos discursos da candidata, do presidente e de outros aliados, do termo ‘presidenta’. A alteração do gênero da palavra, que na ortografia não tem versão feminina, foi uma forma de reforçar o fato de Dilma ser mulher....”

Não bastasse o viés (santa palavra do jargão) enviesado, o primeiro parágrafo é uma exibição redundante da mais rotunda ignorância. Ignorância da própria língua: “A alteração do gênero da palavra, que na ortografia não tem versão feminina...”

A repórter poderia dizer “A variante do gênero da palavra, que no léxico ...”, ou mesmo “A alteração do gênero da palavra, que no vocabulário corrente”, mas ortografia? Pelo amor de todas as flores, não.

Ortografia, vale recordar, cuida das regras da escrita correta das palavras e dos pontos de acentuação, segundo a gramática normativa. Comete um erro ortográfico, por exemplo, alguém que escreva “estupideis” em lugar de “estupidez”. Ou “confuzão” em “lugar de “confusão”.

No caso, se erro houvesse (e não há) em “presidenta”, seria de significado ou semântica, porque “presidenta” se encontra há muito dicionarizada. Mas pra que se importar com tais ninharias, quando o objetivo é jogar “ortografia” no ventilador?

Seria bom que os redatores obedientes dessem uma olhada nos dicionários antes do atendimento ao estalo dos dedos do patrão. Como aqui:

No Dicionário Aurélio:
Presidenta – S.f. 1. Mulher que preside. 2. Mulher de um presidente.

No Dicionário Houaiss:
Presidenta
Acepções
■ substantivo feminino
1 mulher que se elege para a presidência de um país
Ex.: a p. da Nicarágua
2 mulher que exerce o cargo de presidente de uma instituição
Ex.: a p. da Academia de Letras
3 mulher que preside (algo)
Ex.: a p. da sessão do congresso
4 Estatística: pouco usado.
esposa do presidente

Mas pra que discutir contra a força do tacape, não é? O que importa mesmo é: Dilma, presidenta. Ou Dilma, presidente. Ou, se quiserem, a primeira mulher do Brasil na Presidência. Para que suportem, ou não, uma presidenta nos próximos quatro anos.

E você o que acha? Dilma será presidente ou presidenta?

 

Jornal Grande Bahia (Feira de Santana) considera que vitória de Dilma é afirmação do povo brasileiro

Em Editorial, o Jornal Grande Bahia, com sede em Feira de Santana, avalia que a vitória de Dilma no 1º turno, além de consagrar a liderança política de Lula, é também a afirmação de independência do povo brasileiro, que não se deixou confundir pela Rede Globo e os mass media. “Lula deixa como legado um partido que se agiganta e que comprova na prática que é possível se reconstruir o país a partir da ação da esquerda democrática” afirma o Editorial.

“A gestão política do PT, conduzida com precisão por Lula à frente do Palácio da Alvorada, oportunizou ao povo a chance de entrar e dizer: Isto nos pertence e é para nós, que vocês, elite política, governam. Então, tudo que existe na nação, existe para que cada brasileiro alcance a felicidade”. O jornal avalia que Dilma terá maioria nas duas casas legislativas, avizinhando-se uma grande oportunidade para importantes reformas, “para que outros 500 anos não sejam perdidos”.

Há tempos, eu me descobri escrevendo para o jornal Feira Hoje. O Jornal Feira Hoje cresceu, expandiu-se e se transformou no Jornal Grande Bahia, um importante jornal digital, com sede em Feira de Santana. Na prática é o rompimento com a hegemonia da grande mídia, que só a Internet permite. Dou um exemplo: o Jornal Grande Bahia e a revista Carta Capital são os dois únicos órgãos de imprensa que não tiraram os escritos de Emiliano José do ar. Emiliano é candidato a deputado federal, pelo PT, mas, sendo jornalista não pode ser discriminado em tempo de eleição.

CONHEÇA JORNAL GRANDE BAHIA

 

César Borges (PR/PMDB) vai perder, Lídice e Pinheiro vão ser senadores da Bahia

César Borges (PR) candidato ao Senado na chapa de Geddel (PMDB) saiu na frente. Mas, a frente vai se dissipando rapidamente. A pesquisa Vox Populi/A Tarde divulgada hoje (29) mostra EMPATE. César Borges tem 14%, Walter Pinheiro 13% e Lídice da Mata 10%. Na modalidade espontânea o resultado está mais embolado ainda com os candidatos José Ronaldo (DEM) e Edvaldo Brito (PTB) incluídos no empate.

 

Pesquisa Vox Populi/A Tarde dá Dilma na Bahia com 65%

O radical de direita, deputado José Carlos Aleluia (DEM?), está tentando jogar a dúvida sobre o resultado do IBOPE na Bahia. É apenas uma jogada marqueteira para dar assunto de jornal. Mas, o que dirá da pesquisa Vox Populi encomendada pelo jornal A Tarde? Vai encarar?

Segundo a pesquisa Vox Populi/A Tarde, Dilma (PT) tem 65% das intenções de voto contra míseros 15% de Serra (PSDB). São 6 milhões de votos para Dilma, uma frente sobre Serra de 4,7 milhões de votos.

Na modalidade espontânea (sem indução de nomes), Dilma aparece com 53% contra 12% de Serra.

A mesma pesquisa dá 46% para Wagner (PT), 17% para Paulo Souto (DEM) e 11% para Geddel (PMDB).

Na modalidade espontânea, Wagner obteve 32% contra Souto 7% e Geddel 6%.

Wagner ganha no 1º turno, tanto na pesquisa IBOPE, que José Carlos Aleluia (DEM?) tanto questiona, quanto na pesquisa Vox Populi/A Tarde.

Vai encarar?

 

Ninguém leva a sério as críticas de Paulo Souto (DEM)

O candidato do DEM na Bahia, o ex-governador Paulo Souto, critica o tempo todo em seu programa de TV. Critica segurança pública, educação, saúde, tudo. Mas, ninguém leva a sério as críticas. Ele sofre da síndrome do “por que não fez?”. Durante os oito anos em que governou a Bahia, por que não fez?

 

IBOPE detona estratégia eleitoral de Serra (PSDB)

Desde o início da campanha eleitoral, antes mesmo dos programas de TV, o candidato Serra (PSDB) definiu como foco principal a estratégia de se mostrar como o “mais preparado” para governar o Brasil. Não está dando certo, o eleitor não está acreditando.

A última pesquisa IBOPE revelou que 42% dos eleitores pesquisados acham que Dilma (PT) é a “mais preparada” para governar o Brasil contra 38% de Serra (PSDB). Antes, há 3 meses atrás, o Ibope dava Serra com 45% contra 29% de Dilma.

O mesmo está acontecendo com as intenções de voto do eleitorado feminino. Antes, Serra estava na frente, agora Dilma tem maior índice. A mudança foi tamanha que obrigou Serra a dedicar tempo de seu programa de TV voltado para as mulheres.

Tudo que Serra faz dá errado.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?