16 de setembro de 2006

 

Caetano não vota em Lula, mas, Geraldo Azevedo vota

O cantor e compositor Geraldo Azevedo acompanhou a comitiva do presidente Lula em Caruaru. Natural de Petrolina, o cantor afirmou que sempre apoiou Lula. “Identifico-me com ele. Fazemos parte da mesma geração e das mesmas lutas contra a ditadura”
Para o compositor, o governo Lula “foi o que mais combateu a corrupção, não houve, na história do Brasil, tantos ricos na cadeia ou ameaçados de ser presos”. Assim como Lula, Geraldo Azevedo também foi preso na ditadura militar. Há outra semelhança: “Também não tenho diploma superior, mas isso não impede que saibamos as necessidades do povo brasileiro. Lula é a pessoa ideal para me representar”.

15 de setembro de 2006

 

Direita constrói a amnésia política, quer que Brasil esqueça o PT, mas "especialistas" erram: Lula ganha, PT cresce

Em seu livro "Simulacro e Poder - uma análise da mídia”, a filósofa Marilena Chaui, na página 130, comenta que os petistas ainda não se deram conta do SENTIDO dos acontecimentos de 2005/2006 como produção do que ela chama de amnésia social e política, pela redução do PT e de toda sua história aos atos de parte de suas direções e de alguns parlamentares.

Para ela, a direita pretende repetir uma prática tradicional. Quer impor a “história dos vencedores”. Fazer com que a história do PT seja varrida da memória histórica. Quer desaparecer com a formação do PT, seu papel na criação da cidadania dos trabalhadores e dos direitos sociais, seu trabalho político de desvendamento das formas invisíveis da luta de classes no Brasil, suas políticas institucionais de participação (como o Orçamento Participativo e os Conselhos Populares, por exemplo), a transferência de renda e garantia de direitos contra a privatização do que é público.

A direita tenta, através da mídia, lançar ao esquecimento tudo isso, enquanto se vai construindo a imagem dos "agentes corruptos", que, segundo FHC e seus asseclas, “praticaram uma corrupção jamais vista no Brasil”. Certos colunistas de jornais não se cansam de repetir, sem citar pesquisas, “que o PT acabou”, fazendo o jogo, consciente ou não, dessa tentativa de produção da amnésia social e política.

ESPECIALISTAS REVISAM PROJEÇÕES

Os chamados “formadores de opinião” da mídia embarcaram nessa. Mas, segundo reportagem da Agência Reuters, o PT deve sair das eleições parlamentares bem mais forte do que previam inicialmente os “especialistas”. Empresas de marketing e centros de estudos que apostavam na redução drástica da bancada do PT na Câmara Federal estão tratando de revisar suas projeções.

Segundo a Reuters, na avaliação da consultoria Arko Advice e do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), o PT deve eleger uma bancada semelhante à atual, com 70 a 80 deputados. Já o Núcleo de Estudos sobre o Congresso do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) prevê um aumento expressivo na bancada do PT em função da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Existe uma expectativa de recuperação da popularidade de Lula, e o PT pode ser beneficiado por isso", afirmou à Reuters o cientista político Cristiano Noronha, da Arko Advice, referindo-se às pesquisas que apontam a possibilidade de uma vitória de Lula já no primeiro turno das eleições.

Em maio, ainda sob o impacto do escândalo do suposto mensalão, a Arko previa uma bancada petista bem menor, de 55 a 70 deputados. O Diap seguia na mesma linha, projetando a eleição de 60 a 75 petistas. Agora, ambos prevêem uma bancada de até 80 deputados - atualmente o partido conta com 81.

PT PODE SER O MAIS VOTADO

O Iuperj traça, no entanto, um cenário positivo. O PT poderá eleger até 108 deputados se Lula vencer no primeiro turno e 102 se houver segundo turno. "O PT pode ser o partido mais bem votado ou ficar entre os mais votados", disse o cientista político do Iuperj, Fabiano Santos.

No Senado, onde a disputa é por apenas um terço das vagas, espera-se que o PT mantenha as 11 cadeiras, podendo perder um parlamentar. A Arko e o Diap dizem que o novo Congresso deve manter uma correlação de força próxima da atual, com o governo tendo de costurar alianças para garantir uma maioria tênue.

NB - Aproveito para agradecer o amável autógrafo da mestra Marilena Chaui: "Para Oldack, este caminho de luta e cólera, de esperança e busca. Com amizade, Marilena".

 

O Brasil tem duas desgraças: o bandido e o policial-bandido

O Governo Lula, através do Ministério da Justiça, acaba de lançar a Rede Nacional de Especialização em Segurança Pública (Renaesp). O objetivo é aprimorar a qualificação dos profissionais da área de segurança em todo o País. A Rede consiste na integração de 22 universidades públicas e particulares que vão oferecer cursos gratuitos de pós-graduação em segurança pública. As bolsas são destinadas principalmente a policiais civis e militares, guardas municipais e bombeiros. As aulas terão como foco os direitos humanos, violência de gênero, liberdade de orientação sexual, enfrentamento da homofobia e igualdade racial. Das instituições credenciadas, 21 realizarão cursos na modalidade presencial, com 50 vagas em cada universidade.

O tema direitos humanos e segurança pública é o grande desafio para o Brasil. A maior desgraça neste país é ter bandidos e policiais-bandidos fingindo que combatem os bandidos. É preciso mudar o perfil do policial do Brasil. A começar do salário indigno. O Brasil precisa esquecer criminosos como o coronel Ubiratan, recentemente assassinado em sua residência, condenado a 632 anos de cadeia por mandar matar 111 bandidos que cumpriam pena no Carandiru. Policial-bandido mata. Policial exemplar cumpre a lei. É destes que o Brasil precisa.

Cada dia que passa gosto mais do Governo Lula

 

Caetano não vota em Lula, mas, Alceu Valença vota

Alceu Valença declarou total apoio à reeleição do presidente Lula. O cantor e compositor afirma que o trabalho que Lula vem desenvolvendo pode ser visto em todos os cantos do país. “Eu estou apoiando Lula, porque, primeiro eu votei nele na última eleição e porque eu ando pelo Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste e estou andando pelos interiores e tudo, e estou vendo que as pessoas estão satisfeitas com o governo de Lula. O povão, o povo está satisfeito com o governo de Lula. Essa questão do Bolsa Família, em todo canto que passo as pessoas estão satisfeitíssimas”.

É isso, Caetano não vota em Lula, mas Alceu Valença vota

14 de setembro de 2006

 

A Bahia não lhes pertence!

Todas as eleições na Bahia, nos últimos 16 anos, a mesma história se repete. A propaganda dos candidatos vinculados ao senador Antonio Carlos Magalhães, quando não é o próprio o candidato, usa e abusa na exposição de imagens de Salvador. Bahia para eles é Salvador, diga-se de passagem. Na televisão, mostram imagens feitas de helicóptero, em vôos rasantes sobre a bela orla da capital baiana, Farol da Barra, Farol de Itapoã, Baía de Todos os Santos, Elevador Lacerda, enfim... Enquanto isso, uma voz melosa tenta convencer os baianos de que toda essa beleza é resultado do trabalho deles. E fazem isso há dezesseis anos, repetindo as mesmas imagens, o mesmo lenga-lenga!

Peraí! Que história é essa? O que o grupo de ACM quer insinuar com essa repetição repetição repetição dos pontos turísticos da cidade? Dizer que é tudo obra deles, que nosso estado só é lindo por causa deles?

Pra começo de conversa, o senador fraudador de painel governa a Bahia há 16 anos e a coisa realmente palpável que ele deixa para nosso estado são os 5 milhões de baianos que passam fome. O resto é fruto da graça de Deus, que desenhou essa terra linda, e a mão de sucessivos governantes. Os pontos turísticos que eles insistem em mostrar tem muitos deles mais de 300 anos de existência, não são obras ligeiras feitas para ludibriar os desavisados. Apropriar-se do trabalho alheio é feio, Paulo Souto e ACM! Mostrem algo que realmente tenha sido obra sua!

Aliás, quando se fala em Bahia, não dá para enganar os baianos com sobreposição de pontos turísticos da nossa capital. A Bahia que o grupo controla é formada por bolsões de misérias no interior, no semi-árido, no sertão sem água, nas vastas terras carentes de investimentos em agricultura, nos bairros periféricos abandonados no entorno de Salvador e nas nossas grandes cidades. Isso tudo é Bahia que eles escondem, para não expor a incompetência em governar. A sujeira embaixo do tapete se mostra nas crianças famintas, na taxa record de desemprego, no analfabetismo vergonhoso, no número de escândalos de corrupção que pipocam por aí, a exemplo da conta fantasma da Bahiatursa e da privatização dos portos controlados por um testa-de-ferro.

Os baianos têm orgulho de sua capital e do seu estado, mas não precisam de ACM e Paulo Souto para saber que esta é uma terra boa de se viver. A alegria, a musicalidade, a simpatia da nossa gente, tudo isso é fruto da nossa história, construída com suor, lágrimas e muito trabalho, desde que Tomé de Souza pisou no atual Porto da Barra. O senador-sanguessuga é apenas um gerente malandro que os verdadeiros donos do estado darão um basta e destituirão do comando da Bahia.

 

Caetano não vota em Lula, mas, Zeca Baleiro vota

Em pleno show em São Paulo, Zeca Baleiro interrompeu a cantoria e fez um comentário. “Soube que uma famosa cantora baiana tem pedido para não votar em Lula. Mas eu me pergunto se alguém que pede bênção a ACM tem direito de criticar Lula”. A assessoria da cantora famosa desmentiu o dito, mas o importante é que o Brasil ficou sabendo: Zeca Baleiro vota em Lula.

É isso, Caetano não vota, mas Zeca Baleiro vota

 

Só tem dois caminhos para a Bahia

Fonte: www.amigosdabahia.blogspot.com

Entrevistado desta quarta-feira (13) no jornal BA TV, da Rede Bahia, o candidato do PT ao Governo do Estado, Jaques Wagner, apontou dois caminhos para a Bahia. O primeiro, do qual ele faz parte, é encabeçado pelo presidente Lula. O outro, “a Bahia já conhece há 16 anos”. Para o candidato, o que está em questão não é a disputa entre ele e o pefelista Paulo Souto, mas sim entre os grupos que os dois representam.

Wagner disse que sua taxa de conhecimento entre o eleitorado está crescendo, e apresentou números que comprovam a preferência do eleitorado baiano pelo PT sobre o PFL. Para Wagner, as denúncias de corrupção em Brasília não afetaram seu desempenho nas urnas: “eu sai ileso de todos os ataques, o presidente Lula também.” Para o candidato, alguns membros do PT erraram, mas o partido não pode ser condenado.

Sobre a punição do tribunal eleitoral pelas inserções favoráveis ao presidente Lula no programa eleitoral de Wagner, o candidato afirmou que não discute com tribunal, apenas cumpre. “Tenho orgulho de ser ligado ao projeto do presidente Lula”.

Eleito governador, Wagner prometeu mudar o modelo autoritário do atual governo e promover mais diálogo.

 

Quem tem Lu Alckmin não precisa de oposição

A dondoca Lu Alckmin, guru da butique de contrabandistas de luxo de São Paulo, visitando Salvador falou contra o Bolsa Família, o programa social do Governo Lula que mata a fome de 11 milhões de pessoas. Esqueceram de dizer à socialite que o maridão-candidato tem declarado que, caso fosse eleito, daria continuidade ao Bolsa Família. Quem tem uma primeira-dama como Lu Alckmin não precisa de inimigo. Segundo a dondoca “o problema do Bolsa Família é que ele proporciona o alimento, mas não capacita as pessoas para o trabalho. É preciso dar alimento e capacitar a mão-de-obra para evitar que as pessoas vivam de esmola”. Como socióloga a dondoca da Daslu é um desastre. Se as pessoas passam fome como capacitá-las para o trabalho? Além do mais, eu nunca soube que “proporcionar alimento seja problema”. Problema é “não proporcionar alimento”.

 

Marilena Chaui e a Filosofia como vocação para a liberdade

A convite de Emiliano, candidato a deputado federal (PT), Marilena Chaui fez em Salvador uma bela conferência sobre Mídia e Democracia, mas, sem ler texto "A Filosofia como Vocação para a Liberdade", você não vai entender o pensamento dela. Quando Marilena, em 1967, após defender sua dissertação de Mestrado, foi para a França, havia uma pedra no meio do caminho. Era o Maio de 1968. Ela deixava o Brasil esmagado pela ditadura, e logo a esquerda seria dizimada pelo terror de Estado. Maio de 1968 seria um marco em seu pensamento, imaginação e memória. Marilena voltou em 1969, ainda em plena vigência do terror. Foi sob o signo da crítica da ditadura, do autoritarismo e da ideologia da segurança nacional que, durante os anos de 1970, ela escreveu seu doutorado sobre Espinosa, encontrando nele um pensamento que interroga seu contrário, que vai até o fundo mais profundo da origem do medo e de seus efeitos: a superstição, a tirania e a servidão, cujas contradições exigem o trabalho da interrogação que se abre para a verdade e para a liberdade porque nasce do desejo - de verdade e de liberdade.

O texto A Filosofia como Vocação para a Liberdade está em http://www.emiliano1331.can.br

 

Bolsa Família de Lula destroçou o voto de cabresto

O Correio Braziliense publicou outro dia um artigo assinado por Plácido Fernandes intitulado “Acabou o cabresto”. Ele comentava que o Bolsa Família destroçou o voto de cabresto. No lugar da dentadura, dos óculos ou do saco de cimento que recebia a cada eleição, há muito brasileiro com a auto-estima em alta porque, pela primeira vez na vida, está se sentindo cidadão. É o poder milagroso do cartãozinho do Bolsa Família com o qual ele vai ao caixa eletrônico e saca o dinheiro todos os meses, sem ter que ir pedir a bênção a algum manda-chuva de plantão nem se sentir humilhado. Assistencialismo? Sim. O país precisa criar empregos. Mas, enquanto as elites não conseguem pôr em prática políticas que permitam ao país crescer e abrir vagas para os desempregados, nada mais justo que dividir o bolo. Fome como passam cinco milhões de pessoas só na da Bahia, NÃO

SEGUE O ARTIGO PORRETA, COMO DIRIAM OS BAIANOS:

PLÁCIDO FERNANDES
Acabou o cabresto

Reproduzido do Correio Braziliense

Lembro-me bem. Antes de Lula conquistar o primeiro mandato, o voto dos grotões - era assim que a elite batizava o voto do povão - ia sempre para os candidatos de direita, caciques partidários, coronéis e quejandos. Na segunda disputa entre Lula e FHC, por exemplo, esse eleitor, que é majoritário no país, fazia a alegria de tucanos, pefelistas e do que havia de mais retrógrado na política brasileira.

Até então, candidatos de esquerda só tinham o voto de universitários, intelectuais e de parte da classe média. Que eu me lembre, com exceção de Pelé, a direita nunca empunhou a bandeira da ética nem reclamou de que o brasileiro não soubesse votar. Nunca, vírgula. Agora, que Lula se transformou no queridinho da vez, pipocam queixumes, muxoxos e todo tipo de análise sobre a infidelidade eleitoral dos grotões.

Teriam os coronéis perdido o controle sobre os currais eleitorais? E o que teria ocorrido com o poder dos formadores de opinião e do tal do quarto poder? Ao que parece, a possibilidade de o pobre pensar com a própria cabeça não é levada em conta nessa equação. Fala-se positivamente nos indicadores da economia. Em tese, assunto que só define voto de banqueiro e meia dúzia de medalhões iniciados no economês. Na prática, para o povão, conta o que mudou de concreto na vida dele.

E é aí que está a grande diferença. No lugar da dentadura, dos óculos ou do saco de cimento que recebia a cada eleição, há muito brasileiro com a auto-estima em alta porque, pela primeira vez na vida, está se sentindo cidadão. É o poder milagroso do cartãozinho do Bolsa Família e programas similares, com o qual ele vai ao caixa eletrônico e saca o dinheiro todos os meses, sem ter que ir pedir a bênção a algum manda-chuva de plantão nem se sentir humilhado.

Assistencialismo? Sim. Na verdade, o país precisa criar empregos. Porque é o dinheiro ganho com o suor do trabalho que dignifica o homem. Mas enquanto não consegue pôr em prática políticas que permitam ao país crescer e abrir vagas para os desempregados, nada mais justo que dividir o bolo. Afinal, pouco a pouco, o Brasil está conseguindo inverter a lógica da concentração de renda. Desconfio de que essa mudança tem muito a ver com o voto em Lula.

13 de setembro de 2006

 

CPI do cacau vai pedir exame de sanidade para criminoso confesso

Em resumo: a CPI do Cacau ouviu o criminoso confesso Luis Henrique Franco Timóteo. Ele confessou ter sabotado a cultura do cacau disseminando a praga vassoura-de-bruxa. Caiu em muitas contradições. Gaguejou muito. O cara sofre de uma estranha amnésia seletiva. Lembra-se com detalhes só dos supostos colegas petistas que quer incriminar, mas não se lembra de outros nomes. O deputado Valmir Assunção (PT) requereu exame de sanidade mental para ele. É preciso, para que o depoimento não seja desqualificado mais tarde. O relato do bioterrorista confesso é fantástico. Disse que o dinheiro para as viagens foi enviado pelo presidente Lula. Pode? O cara é doido mesmo. A certa altura se traiu e deixou o deputado Heraldo Rocha (PFL) agastado. Disse que era fã de ACM, que a história da Bahia se divide em antes e depois de ACM, não disse mais porque Heraldo Rocha, o presidente da CPI, não deixou. O jornalista da revista Veja, Policarpo Júnior não teve coragem de comparecer.

FONTE: http://www.eticailheus.com.br/

 

"Mocinhos" do cacau defendem o bandido

O anti-petista e insuspeito jornal A Região, de Itabuna, em sua coluna Malha Fina, afirma que certos produtores de cacau estão coletando fundos para pagar o advogado de defesa do réu confesso Luiz Henrique Franco Timóteo, que assumiu a responsabilidade de ter disseminado a praga vassoura-de-bruxa, intencionalmente, arrasando a cultura do cacau no Sul da Bahia. O patife que tenta incriminar militantes do PT será ouvido pela CPI do Cacau que o PFL armou na Assembléia Legislativa. Essa gente acha que o povo da Bahia é idiota.

Seguem as notas:

Maluquice
Mas em matéria de esquisitice nada supera o pedido de uma vaquinha, entre os produtores, para pagar o advogado de defesa de Luiz Franco Timóteo, réu confesso!

Ê sul da Bahia...
É o mesmo que um sujeito estuprar sua filha e depois alguém pedir que você pague o advogado de defesa dele. Coisas daquelas que só se vê mesmo por aqui.

 

Carta Capital avisa que apóia reeleição de Lula

Ao contrário de certos jornais como O Globo, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil e Estado de S. Paulo, que apóiam escancaradamente o candidato Alckmin, a ponto de deformar o noticiário e enganar seus leitores, a revista Carta Capital decidiu anunciar publicamente seu apoio ao presidente Lula. Assim, o leitor não será enganado. Carta Capital tem credibilidade suficiente para tomar essa posição. Tem condições de fazer matérias honestas e editorialmente apoiar a reeleição de Lula. O que a maior parte da grande mídia não tem. Abaixo a hipocrisia, viva a transparência. O Editorial da Carta Capital está em sua edição 409, de 6 de setembro de 2006.

 

Petrobras desmente matéria safada da Folha

Como não poderia deixar de ser, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, desmentiu a vergonhosa matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo sobre o suposto privilégio dado ao PT e a partidos aliados nos financiamentos da empresa a projetos sociais.

Gabrielli afirmou que as verbas são destinadas de acordo com as necessidades dos municípios e que não haverá alterações neste critério.

"É um escândalo, um absurdo pensar que o critério seja partidário. O critério é pela localização física da Petrobras. Nossa política de apoio social prioriza áreas do entorno que necessitem de investimentos. É um absurdo a comparação feita pela Folha", afirmou Gabrielli. Ele disse não saber se as áreas do entorno são comandadas pelo PT ou aliados. "Nós não fizemos esse levantamento porque não nos baseamos nesse critério", reiterou.

NB - A Folha está escrevendo nestas eleições as piores páginas do jornalismo brasileiro. Matérias partidarizadas, parciais, encomendadas e suspeitas. Só perde para a revista Veja. Os donos só querem ganhar dinheiro, mas estes jornalistas certamente um dia irão se arrepender do currículo. Ou não.

 

Tudo de ruim na política tem ACM no meio

É a coluna Mônica Bergamo, da Folha, quem diz. Antes de lançar sua Carta Aberta jogando merda no ventilador da campanha de Alckmin, Fernando Henrique Cardoso conversou longamente com o senador ACM. O conselho foi aquele: mais agressividade. O mesmo que deu a Alckmin, de baixar o nível, esculhambar com o processo eleitoral, porque, se nada der certo, no final tem o golpe com a proposta do impeachment. Quem, como ACM, já apoiou o golpe militar, se fez e enriqueceu na ditadura, nada estranho. Já ganhou eleição arrotando valentia e vomitando dossiês. Mas FHC entrar nessa, mostra que está mesmo ficando desorientado, perdeu o rumo. FHC não se conforma em se aposentar, ir para casa, vestir o pijama, pior ainda, não aceita que seu partido, o PSDB, tenha vergonha de defender seus oito anos de descalabro na presidência da República. Os dois se merecem.

12 de setembro de 2006

 

A notícia anti-povo da Folha de S. Paulo

A Folha de S. Paulo continua gerando a série Notícias Encomendadas. Seus donos não se arrependerão, mas certos jornalistas um dia vão se ruborizar. “Doação da Petrobras favorece prefeituras do PT e de aliados”, diz a manchete da Folha (12/09/06). Boa merda. Notícia mesmo seria se a Folha dissesse: “Doação da Petrobras favorece projetos mafiosos e ruins do PFL e do PSDB”.

Na conta da Folha de S. Paulo as cidades administradas pelo PT ficaram com 27,5% dos R$ 31 milhões repassados. Evidentemente, a matéria tem o objetivo anti-PT, anti-Lula, anti-Petrobras e anti-povo. Não dá para levar a sério essa gente. Eu fico me perguntando, porque estes “enviados especiais” não perguntam ao povo de Maragogipe e de Alagoinhas se eles gostaram do asfalto pago pela Petrobras. Ou às crianças e adolescentes cuidadas pelos programas sociais? Por que não perguntam aos beneficiados pelos programas de alfabetização da CUT ?

Meu conceito sobre a Petrobras melhorou após a matéria da Folha. Eu era tiririca com a Petrobras que não atendia as solicitações de bons projetos sociais que eu conheço, como o de criação de ostras em cativeiro pelas comunidades pobres dos pescadores da Baía de Todos os Santos, por exemplo. Eu estava enganado. Fiquei sabendo que a Petrobrás está cuidando direitinho do dinheiro.

Você imagina que “as cidades administradas por petistas e atendidas pela Petrobras têm cerca de 11 milhões de habitantes. Outros 61 municípios de partidos aliados de Lula (PMDB, PSB, PL, PP e PTB) ficaram com R$ 9,83 milhões. Em contrapartida, prefeituras administradas pelos dois maiores partidos de oposição, PSDB e PFL, obtiveram apenas R$ 4,47 milhões (14%). As duas siglas comandam 29,9% das prefeituras brasileiras”.

Vou lhe dizer meu caro Rubem Valente, minha cara Berta, enviados especiais da Folha, se vocês apuram mais um pouco vão descobrir que essa gente do PFL, do PSDB, etc, durante uma vida vinha desviando dinheiro da Petrobrás para seus (deles lá) bolsos. Pode apurar. Não há erro. As verbas não iam para o Fundo da Infância e da Adolescência, não. Ah! Mas vocês não querem apurar merda nenhuma, querem mesmo é atender à pauta imposta por seu chefe de redação. Conheço essa história. Eu não faria, mas os tempos são outros...

Vamos votar no PT, minha gente, é garantia certa de boa aplicação das verbas sociais da Petrobras.

AOS JORNALISTAS DA FOLHA

Nestes dias 12 e 13 de setembro, está ocorrendo em Salvador o seminário Pró-Convivência Familiar e Comunitária, promovido pela Associação Brasileira Terra dos Homens, Prefeitura de Salvador, Projeto Axé e Unicef. Eles buscam soluções viáveis e eficazes para reintegração de crianças e adolescentes com direitos violados. A idéia é tirar o foco das instituições de rua para jogá-lo na família. Certamente, novos projetos surgirão nas “prefeituras do PT e aliados”. Fiquem atentos, porque as verbas da Petrobrás podem ajudar estes novos projetos. E podem dar nova manchete: PT e aliados continuam usando mais verbas sociais da Petrobras.

 

Petroleiros apóiam Emiliano (PT) e Elísio Santana (PSB)

O "Fórum Permanente Esperança, Amor e Luta", expressiva organização dos petroleiros da Refinaria Landulfo Alves, de Mataripe, decidiu apoiar Emiliano (PT) para deputado federal e Elísio Santana (PSB) para deputado estadual. Eles divulgaram hoje (12/09/06) uma Carta de Mataripe aos Petroleiros e Petroleiras da Bahia explicando as razões. Os petroleiros analisaram os perfis políticos dos dois candidatos e chegaram à conclusão de que eles “preenchem os essenciais requisitos políticos, morais e éticos, com base em seus passados e pelas práticas atuais”. Há poucos dias (02/09/06), eles organizaram uma reunião no município de Madre de Deus, com mais de 500 lideranças políticas e comunitárias das ilhas Paramana, Bom Jesus e de várias cidades da região metropolitana, em apoio aos dois.

“Precisamos contar com parlamentares comprometidos com a luta dos petroleiros. Emiliano e Elísio Santana têm este compromisso e serão nossos porta-vozes no Parlamento”, afirma a Carta de Mataripe. Os petroleiros apresentam Emiliano como jornalista, escritor, professor da UFBA, deputado estadual, ex-vereador de Salvador, ex-preso político, “reconhecidamente um batalhador pelas causas sociais e políticas da Bahia”. E Elísio Santana como um “ex-petroleiro, cassado pela ditadura militar e precocemente retirado do nosso convívio em 1983, por ter liderado a histórica greve da Petrobrás em Mataripe. Ficou fora da Petrobras e de Mataripe, mas não ficou de fora das nossas lutas. Hoje apoiamos seu nome para nosso deputado estadual”.

 

Alckmin dá tiro no pé do PFL da Bahia

“Incentivado por ACM, Alckmin ataca 'corrupção e autoritarismo' do governo”. Esta foi a manchete de uma notícia do Estadão de hoje (12/09/06). Coitado de Alckmin. Com um guru desses vai acabar no fundo do poço. Como é que alguém do governo Paulo Souto pode falar em autoritarismo e corrupção? Esqueceu os R$ 300 milhões da Bahiatursa? Esqueceu os portos da Baía de Aratu? Esqueceu os desvios de verbas no Aeroporto Dois de Julho?

Como é que ACM pode acusar alguém de querer controlar a imprensa? Esqueceu como é a TV Bahia? Esqueceu como é o Correio da Bahia? Esqueceu como A Tarde foi perseguida durante anos? E o Jornal da Bahia? E a antiga Tribuna da Bahia? Se eu fosse Alckmin não me entusiasmaria muito com o encontro dos prefeitos carlistas, não. O pessoal do PFL mente muito. Diz uma coisa aqui e outra lá no município.

A frase de Alckmin é um tiro no pé do PFL baiano. “Todo governo que tem corrupção é autoritário, porque precisa esconder os corruptores" ? Ora, isso é a cara do governo Paulo Souto, do governo César Borges, do Governo ACM, do Governo Imbassahy, todos que passaram pelo governo da Bahia nestes últimos 16 anos. Mais do que em Lula, a porrada cola muito mais neles.

A outra declaração de Alckmin é uma piada na Bahia de ACM. "Não podemos perder a capacidade de nos indignar diante do que está errado". Claro, ninguém pode perder a capacidade de se indignar com estes 16 anos de governos carlistas. Tudo que Alckmin fala se volta contra seus apoiadores baianos. Um desastre. Quanto aos ataques de Alckmin ao PT não merecem comentários de tão desclassificados.

Na Bahia, Alckmin do PSDB sifu. Chamou o candidato do PFL ao senado, Rodolfo Tourinho, de “nosso companheiro” de chapa. Uau. O candidato do PSDB na Bahia não era Antônio Imbassahy? Tá tudo dominado.

 

Wagner cresceu 10 pontos no IBOPE, Souto caiu, o segundo turno vem aí

A 20 dias das eleições, pesquisa Ibope, divulgada terça-feira (11/09), confirma que Wagner cresceu 10 pontos, saindo de 16% para 26%. Tudo muda com este resultado. O candidato do PFL, Paulo Souto, caiu de 52% para 50%. Com mais uma queda de Souto e com um pouquinho mais de crescimento de Wagner, vem aí o segundo turno. Aliás, esta é a tendência. Wagner saiu de 13%, subiu para 16% e agora tem 26%. Souto saiu de 54%, caiu para 52% e agora mais ainda para 50%. Como as eleições não são hoje, Wagner pode virar o jogo até lá. Com um segundo turno tudo muda. Já está mudando. Wagner está conseguindo colar sua imagem à imagem do presidente Lula. Souto está tão preocupado que já começa a reconhecer que seu governo tem parceria com o Governo Lula. É desespero. Não tem parceria alguma. As verbas do Governo Lula chegam à Bahia porque Lula é democrático, governa para o povo. Tanto que está imbatível, apesar da oposição da grande mídiia e de alguns jornalistas corruptos e sem ética.

11 de setembro de 2006

 

Ibope da Bahia antecipa “subida” de Wagner

O instituto de pesquisa Ibope divulgou neste 11/09 nova pesquisa que dá ao petista Wagner 26% nas intenções de votos dos baianos para governador, enquanto o pefelista Paulo Souto tem 50%. Pelos números do instituto, não haveria 2º turno. Não haveria. Se levarmos em conta prognósticos das eleições de 2002 no estado, feitos pelo Ibope, e o resultado final apontado pelas urnas naquele ano, devemos ficar de olhos bem abertos nesses números, que não costumam ser fiéis à vontade dos baianos.

Em pesquisa divulgada em 09/09/2002, o Ibope dizia que Wagner possuía apenas 15% das intenções de votos. Paulo Souto, segundo a pesquisa, tinha 54%. Em reta final de campanha, distância como essa tende a produzir a sensação de fim de disputa, desanima a militância. O resultado da eleição, porém, indicou resultado bem diferente. Wagner chegou a 27% dos votos dos eleitores da Bahia, Paulo Souto, teve 38%. Quem garantiu a vitória do pefelista no 1° turno foi o surpreendente número de votos brancos e nulos.

Em números absolutos, Paulo Souto obteve 2.871 mil votos, Wagner, 2.057 mil. A soma dos votos brancos e nulos superou 1 milhão de votos. Tantos eleitores que se desinteressaram pela eleição baiana pode ter sido reflexo do desânimo provocado pelos números desfavoráveis às mudanças na política baiana naquele ano, ou seja, a pesquisa "esfriou" a disputa.

Há muitos anos, há suspeitas no meio político a respeito da generosidade do Ibope baiano para com os candidatos do grupo do senador Antonio Carlos Magalhães, que sempre exagera em vantagens gritantes, mas que não se confirmam nas urnas. Por isso, mais uma vez há de se perguntar os fundamentos dessa diferença favorável a Paulo Souto.

Enquanto em 2002, Wagner contava com apenas 7 prefeituras, hoje são mais de 70 prefeitos que o apóiam. A prefeitura de Salvador tinha no comando Imbassahy, que apoiava Souto, e agora tem João Henrique, com total apoio a Wagner. Na Região Metropolitana, Wagner conta com o apoio das prefeituras petistas e dos partidos aliados. Como ministro e braço direito de Lula, Wagner tornou-se conhecido em toda Bahia e conta com apoio aberto do presidente. Tudo isso nos leva a acreditar em uma "engorda" suspeita da pesquisa pró-Souto. A militância de esquerda e os que querem mudanças reais na Bahia precisam dar um basta a essa manobra e partir para a luta: Wagner vai fazer, sim, a virada contra o carlismo e aposentar de vez o senador sanguessuga da Bahia.

 

O que é isso companheiros?

A filósofa Marilena Chaui veio a Salvador, a convite do candidato a deputado federal Emiliano (PT). Antes da conferência sobre Mídia e Poder (05/09/06), proferida na Faculdade Visconde de Cairu para uma platéia de 3.000 pessoas (registradas nas catracas da instituição), ela gravou duas declarações para o programa eleitoral do PT da Bahia. Uma, em apoio à candidatura de Jaques Wagner ao governo da Bahia. Outra, em apoio à candidatura de Emiliano a deputado federal. As declarações foram feitas atendendo PEDIDO da equipe de Jaques Wagner.

Há uma grande expectativa na veiculação das declarações da filósofa Marilena Chauí no programa eleitoral do PT. Tanto em relação ao minuto gravado em favor de Wagner, quanto aos 20 segundos gravados em favor da candidatura de Emiliano a deputado federal. Primeiro, circulou o boato de que o áudio tinha defeito. A própria equipe de Wagner se encarregou de desfazer o boato. Gravação perfeita. Depois, circulou outro boato, segundo o qual a cena externa (Marilena Chauí dando declarações no hall do Hotel da Bahia) fugiria ao “padrão” do programa.

Mas foi só boato, porque obviamente o PT da Bahia não iria bancar uma decisão autoritária e "leninista" de limitar as cenas externas no programa eleitoral. Afinal, o presidente Lula VETOU o artigo da lei que proibia as chamadas cenas externas, em nome da liberdade político-eleitoral.

O fato é que lá se vai uma semana desde que Marilena Chauí declarou seu apoio a Wagner e a Emiliano. O fato está sendo noticiado amplamente pelos sites do PT da Bahia e da Liderança do PT na Assembléia Legislativa, além de dezenas de blogs.

O que é isso companheiros?

10 de setembro de 2006

 

Na ausência de fatos, servem os factóides

Os últimos dias da campanha presidencial, e a virtual reeleição de Lula, têm servido para expor o caráter fascista e cínico dos caciques do PSDB, além da patética corrida ao Ibope perdido do candidato do partido, Geraldo Alckmin. Três episódios merecem destaque:

Factóide 1

O "desafio" lançado pelo Jornal Nacional, para que os candidatos fizessem uma viagem para conhecer as condições da BR 316, e a busca frenética do presidenciável tucano para "interceptar" a caravana da Globo, insere-se no livro das histórias insólitas da política brasileira. Não imagino o que Alckmin buscava alcançar. O Estado de São Paulo e toda sua rede de estradas privatizadas é um bom exemplo que deve ser adotado pelas rodovias federais? Poderia até ser, mas pedágio ainda é tema controverso, os brasileiros pouco o aceitam e mesmo em São Paulo há críticas pesadas contra o excesso de cobranças para se trafegar nas rodovias estaduais. Alckmin pretende fazer uma privataria também nas BRs? Ou pretende apagar os oito anos da administração FHC, que nada fez pelas rodovias brasileiras? Agora cobra que o governo Lula resolva os tantos anos de abandono das rodovias em menos de quatro anos.

Factóide 2
Enquanto isso, os caciques se revezam no esforço de minar a resistência do presidente e do povo que o conduzirá ao segundo mandato, alimentando factóides. Primeiro foi a tal "carta aos militantes do PSDB", de FHC, que mais produziu estragos do lado deles do que incomodou de fato ao presidente Lula. A carta é uma tentativa de gerar um fato novo na campanha, que passaria incolume pelo olhar do eleitor, não fosse o interesse da mídia derrotada em esquentar os bordões utilizados à exaustão contra o governo. FHC é um caso clássico do ditado popular que diz que "macaco não olha o rabo". Volta a dizer-se espantado com a história da compra de votos para aprovar pautas de interesse do governo. Esquece ele que pagou R$ 200 mil por cada voto que lhe garantiu a reeleição. Fala de corrupção no governo petista, mas insiste em dizer que a privataria que ele comandou foi limpa, não houve favorecimento de Daniel Dantas e seu Oportunity, e o ex-presidente da Previ estava maluco quando disse que agia "no limite da irresponsabilidade" para favorecer os simpatizantes dos tucanos na compra das empresas estatais. A única coisa realmente sensata que sua carta produziu foi admitir a derrotado do seu candidato.

Factóide 3
Menos de um dia depois, outro assunto "esquentou" os ânimos dos tucanos: a distribuição das revistas institucionais do governo federal pelos diretórios do PT. Tasso jereissati, em vias de sofrer uma derrota em seu próprio estado, o Ceará, arvorou-se para levantar um "impeachment" do presidente, por suposto desvio de dinheiro público para o PT, via gastos publicitários. Não se consegue estabelecer qualquer sentido nessa nova "bomba" que a revista Veja trás nesta semana. O que afinal se acusa? O PT não poderia distribuir as revistas do governo que apóia e defende? Isso é crime? Que tipo de crime? Se o governo federal estabelecesse uma parceria com sindicatos, igrejas e ong's para fazer chegar informes institucionais à população em todo o País, haveria alguma lei contra?

O que se vê nos três casos é mesmo essa busca desesperada por sobrevidas em uma disputa que caminha para definir-se em 1º de outubro. Até lá, outros factóides serão produzidos, e não faltarão quem os queira reproduzir. Mas já estamos vacinados contra eles.

 

Duas correções sobre Marilena Chaui na Bahia

PRIMEIRA CORREÇÃO - Acabo se ser informado que, na Faculdade Visconde de Cairu, 3 mil pessoas registraram presença na CATRACA da portaria da instituição, no dia da 5 de setembro, na conferência da filósofa Marilena Chauí, que veio a Salvador a convite do candidato a deputado federal Emiliano José (PT). Divulguei antes que perto de 2 mil pessoas tiveram a sorte de ouvir a conferência da filósofa Marilena Chaui. Eu errei. É sempre bom lembrar que a Lei Eleitoral impede que eventos eleitorais sejam feitos em recintos de instituições públicas, como Centro de Convenções, Reitoria, universidades públicas e até Estádio da Fonte Nova. É uma lei antidemocrática, feita “nas coxas” por parlamentares e juízes acuados pela mídia no auge da “caça ao PT”.

SEGUNDA CORREÇÃO - Divulguei antes que, na Bahia, somente o jornal A Tarde deu cobertura à conferência de Marilena Chaui. Aliás, a matéria de Lenildes Pacheco bateu na mosca com o título “Marilena Chaui quebra o barraco da mídia”. Errei. Também a Tribuna da Bahia deu cobertura ao evento.

Segue na íntegra a cobertura da Tribuna da Bahia:

Tribuna da Bahia
Raio Laser – CURTAS - Tribuna da Bahia e equipe - 10/09/06

* Intelectual - Jornalista e dono de respeitável produção acadêmica sobre a mídia, o deputado estadual Emiliano José (PT) marcou um ponto com a militância do partido, ao trazer a Salvador anteontem a filósofa Marilena Chauí para um debate sobre mídia e poder. A defesa intransigente que a não menos respeitável filósofa Chaui fez do PT e, de quebra, do governo Lula, desconstruindo evidências como o mensalão e atribuindo a crise “a uma construção midiática”, soou como música no ouvido da parcela petista da audiência, cansada das críticas e denúncias que, pela primeira vez em sua história, colocaram o partido no limbo.

 

A íntegra da conferência de Marilena Chaui, em Salvador, está no site www.emiliano1331.can.br


This page is powered by Blogger. Isn't yours?