15 de setembro de 2006

 

Direita constrói a amnésia política, quer que Brasil esqueça o PT, mas "especialistas" erram: Lula ganha, PT cresce

Em seu livro "Simulacro e Poder - uma análise da mídia”, a filósofa Marilena Chaui, na página 130, comenta que os petistas ainda não se deram conta do SENTIDO dos acontecimentos de 2005/2006 como produção do que ela chama de amnésia social e política, pela redução do PT e de toda sua história aos atos de parte de suas direções e de alguns parlamentares.

Para ela, a direita pretende repetir uma prática tradicional. Quer impor a “história dos vencedores”. Fazer com que a história do PT seja varrida da memória histórica. Quer desaparecer com a formação do PT, seu papel na criação da cidadania dos trabalhadores e dos direitos sociais, seu trabalho político de desvendamento das formas invisíveis da luta de classes no Brasil, suas políticas institucionais de participação (como o Orçamento Participativo e os Conselhos Populares, por exemplo), a transferência de renda e garantia de direitos contra a privatização do que é público.

A direita tenta, através da mídia, lançar ao esquecimento tudo isso, enquanto se vai construindo a imagem dos "agentes corruptos", que, segundo FHC e seus asseclas, “praticaram uma corrupção jamais vista no Brasil”. Certos colunistas de jornais não se cansam de repetir, sem citar pesquisas, “que o PT acabou”, fazendo o jogo, consciente ou não, dessa tentativa de produção da amnésia social e política.

ESPECIALISTAS REVISAM PROJEÇÕES

Os chamados “formadores de opinião” da mídia embarcaram nessa. Mas, segundo reportagem da Agência Reuters, o PT deve sair das eleições parlamentares bem mais forte do que previam inicialmente os “especialistas”. Empresas de marketing e centros de estudos que apostavam na redução drástica da bancada do PT na Câmara Federal estão tratando de revisar suas projeções.

Segundo a Reuters, na avaliação da consultoria Arko Advice e do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), o PT deve eleger uma bancada semelhante à atual, com 70 a 80 deputados. Já o Núcleo de Estudos sobre o Congresso do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) prevê um aumento expressivo na bancada do PT em função da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Existe uma expectativa de recuperação da popularidade de Lula, e o PT pode ser beneficiado por isso", afirmou à Reuters o cientista político Cristiano Noronha, da Arko Advice, referindo-se às pesquisas que apontam a possibilidade de uma vitória de Lula já no primeiro turno das eleições.

Em maio, ainda sob o impacto do escândalo do suposto mensalão, a Arko previa uma bancada petista bem menor, de 55 a 70 deputados. O Diap seguia na mesma linha, projetando a eleição de 60 a 75 petistas. Agora, ambos prevêem uma bancada de até 80 deputados - atualmente o partido conta com 81.

PT PODE SER O MAIS VOTADO

O Iuperj traça, no entanto, um cenário positivo. O PT poderá eleger até 108 deputados se Lula vencer no primeiro turno e 102 se houver segundo turno. "O PT pode ser o partido mais bem votado ou ficar entre os mais votados", disse o cientista político do Iuperj, Fabiano Santos.

No Senado, onde a disputa é por apenas um terço das vagas, espera-se que o PT mantenha as 11 cadeiras, podendo perder um parlamentar. A Arko e o Diap dizem que o novo Congresso deve manter uma correlação de força próxima da atual, com o governo tendo de costurar alianças para garantir uma maioria tênue.

NB - Aproveito para agradecer o amável autógrafo da mestra Marilena Chaui: "Para Oldack, este caminho de luta e cólera, de esperança e busca. Com amizade, Marilena".

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?