20 de julho de 2012

 

Projeto de Marina Sant’Anna (PT-GO) estimula doação de medula óssea

Tramita na Câmara o projeto de lei (PL 1140/11) da deputada Marina Sant’Anna (PT-GO), que assegura ao empregado o direito de deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo salarial, para inscrição ou atualização de dados, em Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

“O projeto complementa as políticas públicas de estímulo à doação de medula óssea, incentiva à solidariedade entre os cidadãos e contribui para que o Estado cumpra o seu dever constitucional de assegurar a saúde da população”, afirmou a deputada.

Marina Sant’Anna destacou ainda que a CLT já contempla possibilidade idêntica para doação voluntária de sangue, devidamente comprovada (art. 473, IV). O projeto aguarda parecer na Comissão de Trabalho.

O Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea foi criado em 1993 e é coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer desde 1998. Segundo o Inca, o acesso ao sistema é simples e informatizado. A retirada das células para a doação é feita no hospital próximo da residência do doador e as células transportadas até o centro onde será feito o transplante.

De acordo com o Inca, o Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados de doadores de medula no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. O Ministério da Saúde informou ainda, que o Sistema Único de Saúde (SUS) investiu, desde 2000, R$ 673 milhões na identificação de doadores para transplante de medula óssea.

 

Burocratas querem derrubar Waldir Pires no tapetão

Alguém do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) pediu a impugnação da candidatura do petista Waldir Pires à Câmara Municipal de Salvador nas eleições de outubro. O postulante a vereador teria deixado de apresentar uma certidão criminal obrigatória para o registro da candidatura. Segundo Carla Nicolini, advogada do PT, partido que encabeça a coligação Todos por Salvador (PT, PP, PTB e PSD), o documento foi anexado ao processo nesta quarta-feira (18) e a candidatura de Pires não está ameaçada. “Houve um atraso na emissão da certidão pelo Tribunal de Justiça da Bahia, que é o único do país que não fornece o documento pela internet. Mas, juntada essa certidão, o problema está resolvido”, argumentou em entrevista ao Bahia Notícias.

Acho que essa gente do Ministério Público Estadual deveria procurar o que fazer.


 

A farsa do mensalão midiático começa a desmoronar

Eis a manchete do portal Brasil 247: “TCU derruba a prova central do mensalão”. Ao validar os contratos de publicidade de Marcos Valério, o tribunal, liderado por Ana Arraes, reforça a ideia de que o esquema não utilizou recursos públicos; isso pode influenciar julgamento e já livra o ex-diretor do BB, Henrique Pizzolato

A menos de quinze dias para o início do ridiculamente apelidado pela mídia de “julgamento do século”, uma decisão tomada pelo Tribunal de Contas da União pode ser determinante para o futuro dos réus da Ação Penal 470.

O TCU considerou regulares os contratos de publicidade de R$ 153 milhões do Banco do Brasil com as agências de publicidade DNA e SMPB, que pertenciam ao empresário Marcos Valério de Souza. Isso reforça o que foi dito, dias atrás, pelo criminalista Marcelo Leonardo, que fará a defesa oral de Valério no Supremo Tribunal Federal. “Não houve recursos públicos, apenas empréstimos privados”. O PT admite que tomou empréstimos bancários, junto ao Rural e ao BMG, para honrar dívidas de campanha próprias e de alguns partidos da base aliada.

A decisão do TCU foi tomada a partir de relatório preparado pela ministra Ana Arraes, cujo voto foi acompanhado pelos demais ministros. O primeiro a ser beneficiado é o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, que foi denunciado por ter validado os principais contratos de publicidade de Valério na administração pública federal. De acordo com o TCU, os contratos seguiram o padrão de normalidade do Banco do Brasil e não diferem dos que foram fechados com outras agências de publicidade.

Curiosamente, as agências de publicidade de Valério entraram para o governo federal no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Foram apadrinhadas pelo ex-ministro Pimenta da Veiga, das Comunicações, que é amigo pessoal de Valério. Continuaram no governo Lula, até o escândalo do mensalão, ocorrido em 2005.




18 de julho de 2012

 

Emiliano escreve no site CartaCapital sobre a “Dor de Jerôncio”

Jerôncio é um lavrador, pedreiro, pau pra toda obra. É pai de quatro crianças. Suas crianças foram retiradas dele por ordem judicial. Virou um morto-vivo inconformado. Já invadiu o Conselho Tutelar, quebrou mesas. Um pai em transe, enlouquecido. O caso se deu em Monte Santo, norte da Bahia. Sertão inclemente. Levaram seus filhos sem amparo da lei, um casal chamado Carmen e Bernard, que já tem a guarda de outras três crianças. Ainda há esperança para Jerôncio. O Ministério Público e o juiz de Monte Santo já localizaram as crianças tomadas ilegalmente. É um crime contra a humanidade. O Estatuto da Criança e do Adolescente protege as crianças. Jerôncio e Silvânia, a mãe, têm direito de criar seus filhos, mesmo na pobreza. A jornalista Eleonora Ramos descobriu a história. O deputado Emiliano José (PT) a contou no site da revista CartaCapital. Que país é este?

LEIA NO SITE CARTACAPITAL

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-dor-de-jeroncio/

 

A CPI do Cachoeira ainda vai dar muito o que falar

Minha gente!!! A CPI do Cachoeira, diferente do que a velha mídia tenta empurrar, ainda não acabou. Após a cassação do 'mosqueteiro da ética' Demóstenes Torres, surgem novas denúncias contra o governador tucano Marconi Perillo e seu envolvimento com a famigerada empresa Delta e o bicheiro goiano.

O portal Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, divulgou uma sensacional cronologia da farsa do mensalão, comprovando que o suposto esquema nada mais é que uma tentativa de golpe contra a democracia orquestrada pela Revista Veja.

Ainda sobre o semanário, o jornalista revela a integra das 73 conversas entre Policarpo Jr., editor-chefe da Veja, e o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Policarpo Jr aqui na Bahia é figurinha carimbada, todos conhecem. Ele assinou duas matérias na revista Veja, afirmando absurdos do tipo “o PT é responsável pela praga da vassoura de bruxa nos cacauais baianos”. À época, a coisa pegou tão mal que Geraldo Simões (PT) foi eleito facilmente.

E em meio a tantas quedas d'água do bicheiro, uma catarata acaba de afundar o bote da candidatura de José Serra à prefeitura de São Paulo. Derrotado pela segunda vez em 2010, Serra agora amarga uma possível convocação a CPI do Cachoeira por seu envolvimento com JC Gontijo.

LEIAM MAIS:
http://mobilizacaobr.ning.com/?xg_source=msg_mes_network

17 de julho de 2012

 

Voltei das férias e encontrei Emiliano José (PT) exercendo o mandato

Emiliano José reassume mandato na Câmara dos Deputados. Eis a notícia auspiciosa. O jornalista, professor e escritor Emiliano José (PT-BA) está de volta à Câmara Federal. O parlamentar tomou posse dia 11 de julho. Está substituindo o deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA), licenciado para disputar a prefeitura de Salvador. Estou com Emiliano deputado federal. Estou com Pelegrino, prefeito de Salvador.

"Esse mandato tem lutado e continuará na luta pela expansão e melhoria da educação pública no país, pelo fortalecimento da agricultura familiar, pela democratização da comunicação brasileira e a instituição de um marco civil da internet, além, é claro, da nossa luta pelos direitos humanos e pelo fortalecimento da Comissão Nacional da Verdade. Buscamos fortalecer a democracia e o projeto político em curso no Brasil e na Bahia, apoiando os nossos candidatos a prefeito e vereador em Salvador e em todo o estado", destacou o parlamentar.

Essa é a terceira vez que Emiliano exerce o mandato de deputado federal. A primeira foi entre 2009 e 2010, como suplente, também em substituição ao deputado Nelson Pelegrino (PT-BA). Entre 2011 e 2012, o deputado assumiu o mandato no lugar de Afonso Florence, escolhido como Ministro de Desenvolvimento Agrário pela presidenta Dilma Rousseff. Além disso, ele já havia exercido os cargos de vereador (tendo sido líder da bancada do PT), deputado estadual, foi presidente e vice-presidente do PT-Bahia e integrou o Diretório Nacional do partido.

Vou apoiar Waldir Pires para vereador de Salvador. A cidade merece.

 

Voltei das férias e já entrei na campanha Pelegrino prefeito de Salvador

Desde 28 de junho estive ausente. Pela primeira vez, desde 2006, o BAHIA DE FATO não foi atualizado. Neste 17 de julho recomecei. Retomei meu trabalho e na hora do almoço passei no Comitê Central do meu candidato a prefeito de Salvador, Nelson Pelegrino, 13. Sai de lá com o adesivo no carro. Vou dar o melhor de mim nesta campanha. Sinto-me culpado por ter votado em João Henrique no primeiro mandato. Ele destruiu Salvador, entregando-se aos empreiteiros. Vou fazer autocrítica ativa.

Meu candidato visitou hoje, terça-feira (17) o bairro do Engenho Velho da Federação, onde anunciou aos moradores que fará o recapeamento asfáltico das ruas da localidade e vai instalar um Posto de Saúde da Família (PSF) para atender aos moradores da região. É que o prefeito João esqueceu das promessas, perdeu o rumo.

Pelegrino fez uma caminhada no bairro ao lado da candidata a vice Olívia Santana (PCdoB), da deputada estadual Maria del Carmen (PT), da presidente municipal do PT, a vereadora Marta Rodrigues, e de candidatos à Câmara e militantes dos partidos coligados.

O grupo esteve no Centro Cultural Bem Bocado, que atende a 120 crianças carentes, e na Rua do Forno da Mangueira, onde um deslizamento de terra matou duas pessoas em 2005. As obras de contenção no local começaram, mas foram interrompidas. Vá lá saber porque. "Há verba disponível [para as obras] no Ministério da Integração Nacional. É preciso resgatar esses recursos", avaliou o petista, que sabe das coisas.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?