29 de maio de 2009

 

A Copa 2014 vem para Salvador anuncia jornal O Globo

A Fifa já escolheu as 12 cidades da Copa de 2014, revela colunista Ancelmo Góis do jornal 'O Globo'. As cidades escolhidas são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal receberão os jogos. O anúncio oficial será feito no domingo, durante reunião do Comitê Executivo em Nassau, Bahamas.

Assim, as cinco cidades que apresentaram candidatura e ficarão fora do Mundial são: Belém, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia e Rio Branco. De acordo com Ancelmo, a última vaga ficou entre Natal e Florianópolis, mas a capital do Rio Grande do Norte ganhou por questões "políticas e logísticas".

Na briga pela “Copa Verde”, Manaus levou a melhor sobre Belém e Rio Branco para ser a sede da Amazônia. Já Cuiabá desbancou Campo Grande como representante do Pantanal.
Segundo Ancelmo, a final do Mundial será realizada no Maracanã, como em 1950. A abertura deve mesmo ser em São Paulo, mas Belo Horizonte ainda briga para abrir a Copa no Mineirão.

 

Greve dos professores de Guanambi repercute na Câmara Federal

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) anunciou, durante aparte ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), dia 27 de maio, o início da greve dos professores da rede municipal de Guanambi (BA), por tempo indeterminado. Eles estão reivindicando melhorias nas condições de trabalho e 19% de aumento para os trabalhadores da rede municipal. O detalhe é que mal o deputado Emiliano acabou de falar, os grevistas em Guanambi reproduziram a fala dele em carro de som. Internet tem dessas coisas.

A FALA DE EMILIANO - “Depois de insistentes pedidos e solicitações de audiências com as autoridades municipais, eles resolveram fazer isso para garantir que suas condições de vida e de trabalho melhorem. O Sindicato dos Servidores Públicos de Guanambi pleiteia a imediata abertura de negociação por parte da administração municipal. Hoje ainda, Sr. Presidente, a categoria realizou assembléia geral decidindo, além da paralisação, acampar no centro administrativo da cidade onde se localiza a sede da prefeitura. Esperamos que a autoridade municipal se disponha, imediatamente, à abertura de negociação, até porque as reivindicações são mais do que justas”.

 

Dilma é mais forte na Bahia

A leitura que o presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, faz sobre os resultados da recente pesquisa Vox Populi é a da necessidade de se manter a coesão da base para garantir a vitória dos projetos no Brasil e na Bahia. Há poucos dias, o dirigente informou que o instituto também avaliou o cenário de disputas no estado, conforme havia lhe revelado o presidente nacional da legenda, Ricardo Berzoini. “Diante dos números favoráveis a Wagner e a Dilma, aumenta nossa responsabilidade com os aliados para alcançar uma ampla margem de vantagem em 2010”, afirmou.

Encomendada pelo PT Nacional, a pesquisa, além de revelar que a Bahia é onde a ministra Dilma Rousseff está melhor avaliada, confirmaria os últimos resultados do Datafolha. “Aqui Dilma chega a 30%, tecnicamente empatada com o candidato tucano. A pontuação do governador Wagner varia de 39 a 43% dependendo do cenário, com significativa vantagem em relação a seu potencial adversário, o candidato do DEM”, diz Jonas Paulo, para quem “os resultados confirmam a tese do PT estadual de manter a base unida para garantia da reeleição de Wagner e a vitória de nossa candidatura presidencial na Bahia”.

28 de maio de 2009

 

PEC do terceiro mandato para Lula é apresentada pelo PMDB. PT é contra.

O presidente Lula já disse que é contra a proposta de um terceiro mandato para ele, que continua a apostar em Dilma pra presidente da República. Não adiantou. Por insistência ou pura intriga o deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende permitir que o presidente Lula possa concorrer a um terceiro mandato. A PEC foi protocolada nesta quinta-feira (28) na Mesa Diretora da Câmara Federal.

A PEC foi apresentada com 194 assinaturas, inclusive de 15 parlamentares da oposição (11 do DEM e quatro do PMDB). Só os membros do PPS não aderiram. Para que a PEC seja válida para as próximas eleições ela precisa ser votada até outubro deste ano corrente. Mas, antes disso tem que passar pela Comissão Especial e pela Comissão de Constituição e Justiça, depois ser analisada em dois turnos na Câmara e no Senado e ainda contar com a adesão de 308 deputados e 49 senadores.

O líder do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP) já adiantou que vai recomendar ao PT que vote contra.

Essa é uma das poucas divergências que esse blog BAHIA DE FATO tem com o PT. Um terceiro mandato para Lula seria a redenção do Brasil. Ou Lula ou Dilma.

27 de maio de 2009

 

Lula virou o jogo das vaias em Cachoeira

No palanque de Cachoeira (BA) estavam Geddel Vieira Lima (PMDB), o governador Jaques Wagner (PT), o senador César Borges (PR) e o prefeito da cidade, Tato, além do presidente Lula e convidados. Os estudantes vaiavam.

Mas, não era propriamente um protesto. Era um movimento de reivindicação. As faixas diziam “Construir residências já”; “Biblioteca digna”; “Estudante autodidata não dá” e “Precisamos de professor”. Também tinha uma que dizia “Presidente, seremos futuros médicos desse país! Ajude-nos. Estudantes de Medicina da UEFS”. E ainda uma outra “Queremos falar”.

As fotos não mentem. O jornal A Tarde (26/05) deu a manchete: “Protestos marcam visita do presidente Lula a Cachoeira”. Entretanto, as faixas não eram de protesto contra ninguém. Apenas faziam reivindicações. O próprio jornalista Biaggio Talento, da Agência de Notícias A Tarde, explicava no texto: “Lula conseguiu contornar as críticas com seu estilo insuperável em palanques. Lula lembrou que um dos imóveis restaurados tinha sido reservado para sediar o campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. “Pesquisem e vejam se existiu algum governo que fez 50% do que eu fiz”, disse Lula, causando delírio na platéia.

Dirigindo-se aos manifestantes Lula os chamou de “companheiros”, disse que viu as queixas nas faixas. O apresentador convidou os estudantes a subirem ao palanque. Se isso é “protesto”, não sei mais o que é protesto.

No dia seguinte (27/05) o colunista do Tempo Presente de A Tarde, Levi Vasconcelos, publicou uma nota: “O dono da vaia”. Dizia ele que “o interminável cardápio de disputas entre Wagner e Geddel ganhou mais um ingrediente. Partidários dos dois tentam creditar um ao outro as vaias de anteontem em Cachoeira, na presença de Lula. Houve quem dissesse que foi para Geddel, por ter ele expulsado do PMDB o prefeito Tato, que se reelegeu com 85% dos votos. Mas jornalistas dizem que, com maior ou menos intensidade, o povo vaiou Wagner, Geddel, o prefeito e o senador César Borges. Só escapou Lula”.

Eu me lembrei do ex-governador Waldir Pires. Diante de uma platéia de estudantes que vaiavam ele se admirava: “Mas que beleza, só numa democracia as pessoas podem vaiar à vontade”.

 

Orestes Quércia quer manipular Geddel para favorecer candidatura de Serra

O ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, tem se esforçado bastante para levar o PMDB a apoiar a candidatura de José Serra (PSDB) à presidência. A estratégia dele é separar o PMDB do PT. Na Bahia, ele explora a tensão enchendo Geddel de elogios fáceis: “Geddel é a grande liderança da Bahia, qual a alternativa de Geddel? Ser candidato a governador”.

As declarações de Quércia foram dadas à revista IstoÉ. Quércia incentiva Geddel a concorrer com Wagner. “Ele não pode perder essa oportunidade”. De antigo desafeto do PSDB, Quércia passou a cabo eleitoral. Segundo ele, “é um equívoco político ficar a reboque de Jaques Wagner”.

Mas, não seria um equívoco político Geddel ficar a reboque de Quércia, Serra e o resto da quadrilha?

 

Deputado Emiliano José (PT-BA) lança livro em Feira de Santana nesta sexta, 29

O jornalista, escritor, professor e agora deputado federal Emiliano José (PT-BA) lançará o seu livro “Galeria F – Lembranças do Mar Cinzento (III parte)” na próxima sexta-feira (29), às 16h, durante o “III Seminário do Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais (Labelu)”, que será realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O evento acontece de 27 a 29 de maio, no Auditório Meyer / Módulo VII, com diversas conferências e mesas de debates. Emiliano lançará o livro logo após a palestra de Pery Falcón, ex-presidente da CUT-BA, ex-presidente do PT-BA e ex-militante da Organização Política Operária - POLOP.

O terceiro volume do livro Galeria F - Lembranças do Mar Cinzento que tem prefácio do ex-ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, atual presidente da Fundação Perseu Abramo, resgata a memória de Victor Meyer, revolucionário baiano e militante da POLOP. A obra é enriquecida com “Fragmentos de Memória da POLOP na Bahia”, da autoria de Orlando Miranda.

25 de maio de 2009

 

Hugo Chávez assina acordos com Lula e Wagner em Salvador

A participação da Venezuela no Mercosul e assinatura de acordos bilaterais entre os dois países são os temas dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez, nesta terça-feira (26), em Salvador, durante o Encontro de Cúpula Brasil-Venezuela, no Hotel Pestana, bairro do Rio Vermelho (VII Reunião de Trabalho).

O governador Jaques Wagner também participa do encontro e assina um memorando de entendimentos com o governador do estado venezuelano de Arágua, Rafael Eduardo Isea, para cooperação nas áreas de desenvolvimento econômico e tecnológico, cultura, esporte, turismo, educação e saúde.

Hugo Chávez, como todo presidente democrata, concedeu entrevista coletiva à imprensa, embora certa imprensa brasileira – nem toda – não mereça a menor atenção porque já vai com a manchete pré-fabricada à coletiva.

Neste exato momento , no Palácio de Ondina, Chávez e Wagner assinam Carta de Intenção, com a finalidade de articular ações em conjunto nas áreas da administração pública, turismo, programas sociais e cultura.

 

EMILIANO, O MILITANTE QUE ESCOLHEU A DURA VIDA POLÍTICA PARA TRANSFORMAR O MUNDO. ENTREVISTA IMPERDÍVEL.

Absolutamente apaixonado pela política e cheio de disposição para enfrentar novos desafios, o intelectual, jornalista, professor, escritor e deputado federal Emiliano José (PT-BA), faz duras críticas à mídia: “eu não acredito em cobertura desinteressada, a mídia no Brasil toma partido, é uma das Imprensas mais partidarizadas do mundo”.

Na conversa sobre mídia, democracia e política, com Chico Vasconcellos e Patrícia Maia, da equipe NUBLOG, o deputado disse ainda que “a política é negociação, mediação e diálogo. Quando ela termina, começa a guerra, a força, o autoritarismo”.

Paulista com alma e coração baianos, Emiliano José desafiou e enfrentou a ditadura militar, tem uma intensa história de luta, garra e determinação. Um homem inteligente e correto, um político sério, com vasta experiência na vida pública, exerceu mandato de vereador e deputado estadual, agora ocupa uma cadeira na Câmara Federal.

LEIA ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

 

Escritor baiano resgata vida e militância do dirigente comunista Contreiras

O jornalista e escritor baiano Elieser César lançou (22/05/2009), no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores de Salvador, o livro-reportagem intitulado “Contreiras camarada engenheiro – Uma história de luta e coerência”, editado pela Caros Amigos.É suave a leitura. Li e reli as 119 páginas sem dificuldade, no dia seguinte. Elieser César escreve bem. É autor de várias obras: “O azar do goleiro” (Contexto), “O escolhido das sombras” (Contos, BDA), “Os cadernos de Fernando Infante” (poesia, Fundação Cultural), “O romance dos excluídos –Terra e política em Euclides Neto” (Editus) e ainda “A garota do oudoor” (Fundação Cultural). O poeta integra a coletânea “A poesia baiana do século XX”, organizada por Assis Brasil.

O engenheiro Luiz Fernando Contreiras de Almeida, nascido em 1923, em Mundo Novo, interior da Bahia, foi testemunha e protagonista ativo de muitas lutas pelas transformações sociais. Como militante e dirigente do Partido Comunista Brasileiro (PCB) viveu sempre, como diz Elieser César, sob o fio da navalha. Aos 3 anos de idade viu a Coluna Prestes invadir a pequena Rio de Contas, na Chapada Diamantina, onde seu pai, Abílio, era o chefe da estação de telégrafo. Cresceu, portanto, com o imaginário da coluna de barbudos. Já em Salvador, católico militante, “abriu dissidência com Deus” e ingressou no Partido Comunista.

Em 1937 não era assim tão simples chegar à capital. Foram cinco dias de viagem. Dois dias e meio, a cavalo, de Rio de Contas a Contendas do Sincorá. Depois, mais um dia no trem da Central do Brasil até São Félix, dali, atravessou de canoa o rio Paraguassu até Cachoeira e então seguiu de vapor para Salvador. Foi então, aos 14 anos, que conheceu a luz elétrica e experimentou um sorvete. Estudou, tornou-se engenheiro, comunista e casou-se com Amabília, professora que depois de ser aposentada compulsoriamente pelo golpe militar de 1964, fundou a Escola Experimental, enfrentou a luta pela anistia, foi eleita vereadora e depois deputada estadual.

Em sua longa caminhada, Luiz Contreiras enfrentou três vezes os cárceres. A primeira prisão aconteceu por organizar em 28 de fevereiro de 1948, aos 25 anos de idade, um histórico comício na Praça da Sé, em comemoração do centenário do Manifesto Comunista de Marx e Engels e pela legalização do PCB, cassado pelo governo Dutra. A segunda prisão ocorreu durante a campanha “O petróleo é nosso”, em fevereiro de 1953. Aos 30 anos de idade, passou 15 dias trancafiado na Casa de Detenção, antigo Forte de Santo Antônio.

Mas, a mais violenta prisão aconteceu durante a ditadura militar de 1964. Torturado com eletrochoques pelo coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, chegou a sofrer uma tentativa de assassinato por parte do delegado Sérgio Fleury, num sítio chamado pelos militares de “fazendinha”. Elieser César faz duas referências sobre o episódio. Afirma que o dossiê “Filhos deste Solo”, de Nilmário Miranda e Carlos Tibúrcio é o mais completo livro sobre a “Operação Radar”, em 4 de julho de 1975, que matou militantes e dirigentes do PCB e levou dezenas à prisão e à tortura. E também cita “Galeria F – Lembranças do Mar Cinzento”, de Emiliano José, que descreve cenas de terror nos porões da ditadura.

Além de testemunha e protagonista da história, Contreiras é um sobrevivente. Aos 85 anos, aposentado, tem memória prodigiosa. Lembra de suas viagens à URSS, Cuba e Europa. Abandonou a idéia da ditadura, do socialismo real, passou a defender o socialismo democrático, se libertou do dogmatismo e das verdades absolutas, mas não se engana com o capitalismo, incapaz de resolver os problemas da fome e da miséria.

Descendo as escadas do Centro de Cultura da Câmara dos Vereadores de Salvador, esbarrei com o ex-comunista Roberto Freire, do PPS, que já estava de saída. Lembrei-me então do texto do hoje deputado federal Emiliano José (PT-BA) publicado no livro de Elieser César: “O PCB foi um partido essencial, que vinculou o socialismo com a democracia (...) que afirmou a democracia como valor universal (...) já o PPS não teve e não tem muita importância (...) é um arremedo do PCB (...) e tem se aproximado até da direita mais extremada”.

Eu diria que o PCB viveu a tragédia brasileira, o PPS vive a farsa.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?