2 de abril de 2010

 

Onda de ataques a Dilma, Lula e ao PT é ação orquestrada da mídia com DEM e PSDB

O Portal da Fundação Perseu Abramo (FPA) publicou entrevista com o ex-ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda. Ele analisa a onda de ataques à candidatura de Dilma Roussef da parte dos tradicionais órgãos de imprensa. Trata-se de uma ação política,orquestrada pelo DEM e PSDB, visando alvejar Dilma, Lula e o PT. São manobras de guerra.

Nilmário Miranda, atual presidente da Fundação Perseu Abramo e candidato a deputado federal em Minas Gerais, afirma que o comando de José Serra usa quatro eixos para tentar barrar o crescimento da candidatura de Dilma Roussef.

Primeiro eixo: repetem como um mantra que o governo FHC é “igualzinho” ao de Lula, que as políticas sociais, todas, são de FHC, e que Lula as expandiu “um pouco” porque foi favorecido pela economia mundial. É uma tentativa de responder à proposta do PT de comparar os dois governos e mostrar as diferenças.

“No livro Brasil entre o Passado e o Futuro (co-edição EFPA/Boitempo), o Nelson Barbosa fala que houve uma inflexão na construção de um novo modelo (entre FHC e Lula). Agora são dois modelos distintos, o viés do Estado, a relação Estado-mercado, o fortalecimento do setor público, e o crescimento do mercado interno como estratégia predeterminada, inclusive durante a crise internacional. Existe uma grande diferença entre eles e é evidente que os tucanos não querem que essa diferença apareça, para evitar que os dois projetos apareçam para que o eleitorado se decida. E os jornais, a televisão vão bater nesse ponto dia e noite nos próximos meses”, analisa Nilmário Miranda..

Segundo eixo: vão repetir na mídia que o projeto de Dilma é “estatista”. O objetivo é tentar separar o empresariado da campanha da Dilma. Eles interpretam a Petrobrás, o pré-sal, CEF, Banco do Brasil, BNDES, não como presença do Estado$ como planejador e realizador, mas como o velho estatismo. Mas, o empresariado não está embarcando nessa conversa depois da crise financeira mundial, das taxas de crescimento, da estabilidade.

Terceiro eixo: eles atacam a política externa. Isso é muito estranho porque nunca a política externa foi alçada ao centro da disputa eleitoral. Em 2002 ocorreram debates sobre a ALCA, Mercosul, mas sem este apelo popular. Eles dizem que o Brasil de Lula apóia “ditaduras” como Cuba, Irã, Venezuela. Querem combater com isso o orgulho nacional provocado pelo novo papel do Brasil no mundo (Obama diz que Lula é o cara, a rainha Elizabeth coloca Lula ao seu lado, vem a Olimpíada). Querem desconstruir o orgulho nacional

Quarto eixo: este aspecto orienta os ataques. Acusam o PT de autoritário, de corrupção. O viés autoritário estaria na realização de conferências nacionais, na atenção ao MST, na defesa dos direitos humanos. A própria realidade vem desmontando esse discurso com as melhorias salariais, da Previdência, fortalecimento do sindicalismo. No caso do PNDH -3 houve aquela histeria sobre suposto autoritarismo” dos movimentos populares. Ou seja, a nova relação, democrática, do Estado com a Sociedade é vista por eles como um crime. No caso das comunicações o cumprimento da legislação é vendido como um assalto à democracia.

"O viés ideológico aqui é inverter as maiores qualidades democráticas para os maiores defeitos do governo Lula. E quando se coloca o PT como o partido mais corrupto, a ideia é nivelar o PT por baixo e assim tentar barrar uma onda vermelha no país, já que o crescimento eleitoral de Dilma favorece o partido em outras instâncias eleitorais. Esse é um movimento que já aconteceu em 2006, estigmatizar o PT com a corrupção e o autoritarismo, esse tipo de ação não contribui para a democracia. São mentiras pré-fabricadas".

1 de abril de 2010

 

Deputado Emiliano (PT-BA) destaca avanços na política cultural da Bahia

Na Câmara Federal (30/03), o deputado Emiliano José (PT-BA), ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura, destacou os avanços na política cultural consolidados na Bahia pelo Governo Jaques Wagner. Segundo ele, o acesso aos recursos do Fundo de Cultura do Estado, um dos principais mecanismos de distribuição de recursos públicos, através de seleções públicas, modificou a relação da produção cultural do Estado.

O Fundo de Cultura da Bahia foi criado no final de 2005, mas, só a partir de 2007 os recursos passaram a ter a destinação para a qual foram criados: fomentar iniciativas da sociedade civil, com planejamento quanto à sua distribuição setorial, buscando equilíbrio de investimento nas diversas regiões do Estado.

“Se em 2006 o Fundo de Cultura recebeu 147 projetos inscritos, em 2007 foram 1.427 projetos apresentados, apesar das diversas dificuldades de acesso que precisam ainda ser superadas. O número de projetos apoiados saltou de 40, em 2006, para 275 projetos em 2009”, acentuou.

Como todo mundo sabe, a Bahia foi o primeiro estado a conveniar com o MinC e a estadualizar o programa Mais Cultura. “Com nosso governo, em três anos, a rede de Pontos de Cultura no Estado saltou de 70 para 228 unidades. Antes concentrados em oito cidades da Região Metropolitana de Salvador, hoje, os Pontos estão em 129 municípios dos 26 territórios baianos de identidade”.

A Secretaria de Cultura do Estado, sozinha, nas duas conferências de Cultura, mobilizou em torno de 100 mil pessoas. “No processo da Conferência Nacional de Cultura, dos 220 mil participantes em todo Brasil, a Bahia mobilizou 50 mil pessoas, aproximadamente 25% dos participantes. Das cerca de três mil cidades, em todo Brasil, que realizaram etapas municipais, a Bahia realizou conferências em 370 cidades, ou seja, em quase 90% dos municípios baianos que estavam mobilizados para discutir Cultura”.

O bom no Governo Wagner é que o debate se espraia.

LEIA DISCURSO NA ÍNTEGRA

31 de março de 2010

 

Movimento pressiona Congresso Nacional para votar Projeto de Lei Ficha Limpa

A corrupção não vai acabar, mas, certamente, ficará mais difícil. Um movimento na Internet movimenta a população com o objetivo de pressionar o Congresso Nacional a votar o Projeto Ficha Limpa. A lei está na pauta para o próximo dia 7 de abril.

A ideia é juntar 2 milhões de assinaturas em apoio ao projeto que pode trazer mudanças profundas na política brasileira. A lei Ficha Limpa pode remover das eleições os políticos e candidatos que foram condenados por crimes sérios como desvio de verba pública, corrupção, assassinato, tráfico de drogas. Essa gente precisa ficar inelegível.

Em outubro de 2010 queremos apenas os políticos ficha limpa.

PARA ASSINAR CLIQUE AQUI

 

Waldir mantém candidatura ao Senado

O ex-governador da Bahia, Waldir Pires, mantém sua candidatura a uma vaga para o Senado na chapa encabeçada pelo governador Jaques Wagner (PT) como forma de resgatar para a Bahia “uma representação que foi fraudada em 1994”, segundo afirma ele, referindo-se fraude conhecida por todo mundo na bahia, ocorrida naquele ano quando as vagas baianas ficaram com o falecido senador Antonio Carlos Magalhães e seu afilhado político, Waldeck Ornellas.

 

Waldir Pires recebe "Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves"

O ministro da Previdência Social, José Pimentel, entregou terça-feira (30.03.2010), ao ex-ministro da Previdência Social, Waldir Pires, a “Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves”.

A medalha é outorgada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem como finalidade agraciar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, merecedoras do reconhecimento público por terem prestado contribuições relevantes à consolidação dos regimes de previdência social no Brasil.

Waldir Pires é a primeira personalidade a receber a homenagem e a entrega foi realizada durante a cerimônia de inauguração do edifício-sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Dentre os presentes estavam os deputados federais do PT da Bahia Emiliano José, Geraldo Simões e Joseph Bandeira.

“Ele zerou o déficit deixado pelas administrações anteriores e fez com que os beneficiados fossem satisfatoriamente atendidos. Passou à Previdência momentos ‘mágicos’, raros, de administração. Encontrou a instituição quebrada, refém dos bancos, e mudou aquela situação”, destacou o deputado federal Emiliano José (PT-BA).

Para Emiliano, Waldir é um personagem da consolidação da democracia e do combate ao autoritarismo no Brasil. “Nunca deixou de lutar pela democracia. É protagonista anteriormente ao golpe de 64, durante o combate à ditadura militar e continua até hoje com os mesmos pensamentos, depois de 25 anos de democracia no País”.

O deputado destacou ainda que Waldir participou da construção da democracia como deputado federal, como ministro do Controle e da Transparência, como ministro da Defesa e como governador da Bahia, “onde obteve a maior vitória eleitoral da história do Estado”.

LEIA MAIS

30 de março de 2010

 

Em Salvador, Mino Carta vai falar sobre “O partido político da mídia”.

E a mídia é um partido político? A mídia tem partido? Pelo que escreve nos editoriais da revista Carta Capital a mídia brasileira tem lado, portanto, tem partido político. E combate quem ela julga ser adversário.

Para saber o que pensa Mino Carta basta ler seu último Editorial intitulado “Tablóides de assalto” enriquecido pela frase de apoio: “se o pesquisador do futuro recorrer aos jornais de hoje, contará uma história mentirosa. Lula disse bem”. A citação está na edição de 31 de março/2010, página 16.

Certamente, quando proferir a palestra “O partido político da mídia”, em Salvador dia 16 de abril, na Faculdade de Direito da UFBA, - a convite do deputado federal Emiliano José (PT-BA) – Mino Carta dirá: “Basta passar os olhos pelas páginas dos jornais (...) para tropeçar em editoriais, artigos, colunas e reportagens destinados a demonizar Lula e condenar seu governo”.

Tem mais citações reveladoras do pensamento de Mino Carta:

“A transparente satisfação com que a mídia nativa celebrou os últimos movimentos do governador José Serra (...) mostra, redondamente, o lado escolhido pelos barões midiáticos. Como sempre, o lado contrário a Lula. No caso, em oposição à candidata do presidente”.

“Se o pesquisador-estudante se contentar com a leitura dos “tablóides”, ou seja, dos órgãos de nossa imprensa, aprenderá uma história desfigurada por erros e omissões. E mentiras”.

Mino Carta é muito lúcido. Vai fazer furor na Bahia.

 

Lula tem razão, a mídia acha que notícia é notícia ruim

O presidente Lula tem a mesma percepção que eu tenho. A imprensa brasileira continua achando, no geral, que notícia boa é notícia ruim, o caos, o desastre, o escândalo. Ontem à noite, tive o desprazer de ligar o noticiário da TV Band. Um horror. O jornalismo foi atrás das piores distorções na educação brasileira, provavelmente para se contrapor ao clima construtivo da Conferência Nacional da Educação. Mais uma vez tive que ver e ouvir que existem escolas de lata, de ferro, de palha, de barro batido. Nada sobre experiências inovadoras.

Sugestão de pauta para a Band. Na última quarta-feira (24.03.2010), Felipe Ferreira da Silva, 12 anos, aluno da 5ª série da Escola Estadual Carlos Freitas Mota, foi o primeiro dos 400 estudantes da rede pública da Bahia selecionados para estudar no Centro de Educação Científica do Semiárido, implantado com apoio do Governo Wagner (PT) em Serrinha, a 190 km de Salvador. Felipe Ferreira da Silva é morador do bairro Novo Horizonte, antigo Matadouro, habitado por remanescentes do Quilombo Flor Roxa.

Por que a Band, a Rede Bahia, a Rede Globo et caterva não noticiam o início das aulas no Centro de Educação Científica do Semiárido, que já inscreveu 1.600 estudantes do Território do Sisal? A popularmente chamada Escola de Ciências de Serrinha, lá no meião do sertão, foi instalada nos moldes do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra, do Rio Grande do Norte. E tem um padrinho de peso: o médico paulista Miguel Nicolelis, um dos mais renomados cientista da atualidade, coordenador do laboratório de neurociências da Universidade de Duke (EUA).

Dr. Miguel Nicolelis, diretor do Instituto Internacional de Neurociências (IINN-ELS) dará uma aula magna na Escola de Ciências de Serrinha na segunda quinzena de abril. Mais uma oportunidade para a imprensa do fim-do-mundo divulgar o lado bom e inovador da educação na Bahia. O objetivo do Centro é incentivar as atividades de pesquisa, desenvolvimento, produção e disseminação de conhecimento científico e tecnológico, através de oficinas, laboratórios de ciência e robótica. O projeto vai atender inicialmente 400 alunos de 23 escolas públicas estaduais, dez das quais da zona rural.

Uma educação com chances iguais para todos é possível.

29 de março de 2010

 

Para deputado Emiliano José (PT-BA) Lula pratica o que Celso Furtado pensou

Celso Furtado antecipou o tema do desenvolvimento sustentável. Nunca se inebriou com os modelos do capitalismo central. Foi um pensador crítico. Um homem de pensamento que levava à ação política. Pensava sempre o Nordeste vinculado ao conjunto do país. Pensava sempre na distribuição de renda. Não se encantava com a simples modernização das forças produtivas. Deve ser incluído entre os pensadores de esquerda do Brasil. E tudo o que Lula vem fazendo pelo Nordeste deve-se à contribuição iluminada de Celso Frutado. “Celso Furtado e Desenvolvimento” é o título do artigo de Emiliano José publicado hoje (29.03.2010) no jornal A Tarde e editado no site da Liderança do PT na Câmara Federal.

LEIA NA ÍNTEGRA

 

Governo da Bahia apóia MST na cultura do abacaxi na Chapada Diamantina

O governo da Bahia acaba de lançar o Programa de Expansão para Cultura do Abacaxi. Mais de 360 agricultores familiares serão beneficiados nos municípios de Itaetê, Iramaia, Iaçu e Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina. É um plano de desenvolvimento sustentável. Estão sendo distribuídas 5,4 milhões de mudas geneticamente melhoradas para plantio de variedades mais resistentes às pragas. É um trabalho da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) que o governo Paulo Souto (DEM) tentou extinguir.

O projeto começou em Itaetê, com o cadastramento de 175 produtores rurais. Cada agricultor vai receber 15 mil mudas de abacaxi, um pulverizador costal e três horas de trator. Somente em Itaetê serão gerados 500 empregos diretos e 2,5 mil indiretos.

O MST está sendo contemplado. A iniciativa vai incrementar a produção no Assentamento 29 de novembro. Ali, 600 assentados que já produzem mamona, palma, feijão, milho e mandioca vão também produzir abacaxi para o mercado, com assistência técnica da EBDA. Em Andaraí, o Assentamento do MST em Santa Clara recebeu o plano como muito entusiasmo.

A Bahia é o quarto produtor de frutas in natura do país e ocupa o quarto lugar na produção nacional de abacaxi, depois do Pará, Paraíba e Minas Gerais. O governo Wagner está investindo R$ 751 mil no plano de expansão do abacaxi.

Agora entendi porque o governo Paulo Souto (DEM) queria acabar com a EBDA. Ele não enxerga um palmo à frente do nariz.

 

Agência de Notícias do Sertão combate trabalho infantil no semiárido baiano

A CIPÓ – Comunicação Interativa projetou a Agência de Notícias do Sertão, preparando jovens para monitorar a mídia e políticas públicas de enfrentamento ao trabalho infantil na região do semiárido da Bahia. O projeto deu visibilidade à situação vulnerável de crianças e adolescentes submetidas ao trabalho infantil nas zonas urbana e rural de Feira de Santana, Valente, Conceição do Coité, Retirolândia. Eles se voltaram para as feiras livres e oficinas mecânicas.

Os jovens produziram pautas, textos, fotos e spots de rádio, além de participar de campanhas de mobilização contra a exploração da mão de obra infanto-juvenil. Também se tornaram referência com relação à temática em suas escolas e comunidades. Mesmo após o término do projeto alguns continuam atuando em rádios locais ou ingressaram na universidade.

A Agência de Notícias do Sertão foi desenvolvida em parceria com a Petrobras, via Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fecriança), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CECA) e governo da Bahia através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

Também contou com a parceria de organizações da sociedade civil como Pastoral da Juventude (PJ), Movimento de Organização Comunitária (MOC), Revollution Reggae, TV Comunitária TVJ e Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente (CMDCA) e do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa) de Feira de Santana.

 

Pesquisa bizarra do Instituto Datafolha coloca Dilma à frente de Serra

A mesma pesquisa Datafolha (divulgada sábado, 27.03) que deu José Serra (PSDB) à frente de Dilma (PT) na disputa presidencial, divulgou o resultado da modalidade espontânea (quando o entrevistado diz em quem vai votar de memória, sem ver a lista de nomes) colocando Dilma à frente de Serra. É muita bizarrice.

O jornalista Marco Aurélio Weissheimer, da Agência Carta Maior, chamou a atenção para o fato:

"Um dos dados curiosos na pesquisa Datafolha (que não mereceu destaque na divulgação da mesma pelos jornais) é o levantamento espontâneo, onde Dilma voltou a crescer e aumentar a diferença sobre Serra.

Segundo a espontânea (quando o entrevistado diz em quem deseja votar sem ver uma lista de nomes) Dilma continua em alta: tinha 8% em dezembro, passou a 10% em fevereiro e agora chegou a 12%.

Esse percentual a coloca à frente do presidente Lula (8%), que, até dezembro, liderava a pesquisa espontânea. Serra manteve os 8% da pesquisa de dezembro. Ciro e Marina tiveram 1% cada. Houve também 3% para "candidato do Lula" e 1% para "no PT/candidato do PT".

Somando-se, então, os votos destinados a Lula, a Dilma, e ao “candidato do Lula”, chega-se a 23% na espontânea favoráveis à candidatura do PT.

Como explicar essa diferença entre os números da espontânea e da estimulada?”

Não é sintomático que as manchetes dos jornais tenham esquecido o detalhe?

28 de março de 2010

 

Filósofa Marilena Chaui encanta estudantes da Bahia

Sexta-feira, 26 de março, a professora Marilena Chaui encantou os estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com o Salão Nobre da Reitoria cheio, ela discorreu sobre o tema “Utopia e Distopia”. Encerrou assim o I Encontro de São Lázaro, ou seja, o I Encontro dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e do Instituto de Psicologia da UFBA. Não sei qual é a mágica da filósofa Marilena Chaui.

Ao lado do professor e deputado federal Emiliano José (PT-BA) e do Reitor Naomar de Almeida Filho, ela ouvia fascinada o Bolero de Ravel executado magistralmente pela Orquestra de Percussão da UFBA. Convidada pelo diretor da FFCH, João Carlos Salles, ela prendeu a atenção de uma platéia de estudantes de vinte e poucos anos de idade, durante quase duas horas. De vez em quando ela perguntava “Dá ainda pra falar mais um pouquinho?” e prosseguia com o encantamento da inteligência e do carisma.

TEXTO UTOPIA E DISTOPIA ESTÁ NA ÍNTEGRA NO SITE DE EMILIANO

 

Datafolha espalha desconfiança com estranha pesquisa

A desconfiança espalhou-se pelo Brasil afora. O desconfiômetro dos sites e blogs independentes foi às alturas. Como é que pode o presidente Lula atingir sua melhor avaliação, desde que assumiu o cargo em janeiro de 2003, com 76% dos entrevistados, e José Serra manter ainda 9 pontos de dianteira em relação a Dilma Roussef?

Como o noticiário da Folha de S. Paulo é completamente contaminado pela campanha eleitoral aberta que faz a favor de José Serra, torna-se natural a desconfiança. A manchete “Governo Lula tem aprovação recorde” da Folha não entra em contradição com a pesquisa. Há tempos seus comentaristas tentam provar que Lula não transfere votos. Como “até o mundo mineral” sabe que Lula transfere, sim, os votos para Dilma, a desconfiança está instalada, até surgir outra pesquisa de intenção de voto mais confiável.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?