14 de agosto de 2010

 

Com vitória de Wagner no 1º turno, DEM da Bahia começa a se derreter

Se as eleições fossem hoje, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), seria reeleito no primeiro turno. Wagner (PT) com 45%, Paulo Souto (DEM) e Geddel (PMDB) começando a se desidratar com 10%, os prefeitos começam a debandada. É que, além da possibilidade de Wagner ganhar no primeiro turno, a vitória de Dilma se tornou mais visível. Na Bahia, Dilma tem 48% contra 26% de Serra.

O prefeito de Maiquinique, Jersulino Porto (DEM), aderiu a Wagner e também a prefeita Valdice Castro (DEM) de Jacobina – maior cidade da região.

Qual prefeito vai querer ficar com os perdedores?

 

Dilma caminha para ganhar no primeiro turno

O Instituto Datafolha jogou a toalha. Impossível continuar destoando tanto de todas as demais pesquisas. De um improvável “empate” apresentado na pesquisa anterior, o Datafolha se reposicionou. Pela primeira vez Dilma assumiu a liderança isolada na disputa. Dilma com 41% e Serra com 33% já é um resultado sustentável para os negócios do Grupo Folha. São oito pontos de diferença. Os analistas de plantão já começam a prever a vitória de Dilma no primeiro turno.

Alguns líderes do tucanato de alto coturno procuram desculpas pelo resultado. A entrevista do Jornal Nacional feita pelo casal 45, Bonner e Fátima, já está sendo apontada como bode espiatório. A pesquisa teria registrado a exposição na TV de Dilma, mas de Serra não teria dado tempo.

No fundo, eles precisam de uma explicação para a queda do candidato Serra (PSDB). Que tal a rejeição do neoliberalismo que Serra encarna? O eleitor pode não estar aceitando a ameaça de privatização contra a Petrobras, CEF e Banco do Brasil, por exemplo. O eleitor pode não estar aceitando as baixarias da campanha de Serra, aquelas bobagens de o PT estar ligado às FARC e ao narcotráfico. Pouca gente seria tão trouxa para se deixar enganar assim.

13 de agosto de 2010

 

Sem querer querendo, presidente Lula ajuda campanha de Emiliano a deputado federal (1331)

O presidente Lula e a primeira-dama Marisa Letícia convidaram o candidato a deputado federal Emiliano (1331), pelo PT da Bahia, para uma solenidade no Palácio do Itamaraty, em Brasília, na próxima segunda-feira (16), às 17h15. Obviamente Emiliano confirmou presença. O presidente Lula vai sancionar a lei que promove post mortem o poeta e diplomata Vinicius de Moraes a Embaixador Ministro de Primeira Classe.

Emiliano, quando deputado federal, em 2009, foi relator do PL que promove post mortem Vinicius de Moraes ao cargo de Ministro de Primeira Classe, dentro da carreira diplomática do Ministério de Relações Exteriores. A proposição resgatou uma dívida histórica. O poeta Vinicius de Moraes, diplomata de carreira, foi arbitrariamente expulso do Itamaraty pela ditadura militar.

“Um homem que viveu assim, com tal intensidade, que conseguiu, vivendo apaixonadamente, criando apaixonadamente, revelar o mais profundo do Brasil, o mais poético e criativo de sua cultura, um homem assim, merece essa promoção póst-mortem inegavelmente”, salientou Emiliano em seu Parecer.

Segundo Emiliano, na mensagem encaminhada junto à proposição, justifica-se tal medida pelo fato de que, embora tenha terminado precocemente sua carreira de diplomata como Primeiro Secretário, “Vinicius de Moraes prosseguiu a brilhante trajetória artística que vinha desenvolvendo em solo brasileiro e também no exterior. (...) Pode-se afirmar, sem qualquer dúvida, que o extraordinário trabalho artístico desenvolvido por Vinicius de Moraes durante décadas fez dele, mais do que divulgador ímpar do Brasil, um verdadeiro embaixador da cultura brasileira. Nada mais justo do que prestar-lhe o devido reconhecimento, elevando-o, também como servidor público e diplomata, à posição que merece ocupar”.

LEIA O PARECER DE EMILIANO NA ÍNTEGRA

 

Barraqueiros “enterram” João Henrique (PMDB), prefeito de Salvador

Os barraqueiros de praia de Salvador perderam a esperança. O juiz Carlos D´Ávila, da 13ª Vara Federal, insiste que as barracas sejam demolidas. Os barraqueiros querem até promover o “enterro” simbólico do prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB).

Se promoverem o “enterro” do João vou reivindicar também o enterro do Ministério Público Federal que começou esta (desculpem a expressão) porra e depois a Justiça Federal que acolheu a merda. João merece, porque essa droga toda começou quando sua administração decidiu reformar as barracas com patrocínio das cervejarias, sem licença ambiental. Depois a coisa evoluiu para a aplicação de uma lei caduca, que considera a praia “terreno de marinha”. Para os barraqueiros a lei vale, para o Pestana Hotel, o Othon e toda a rede hoteleira não vale nada.

Segundo o NU BLOG a causa dos barraqueiros ganhou apoio do ex-ministro Waldir Pires e da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, presentes na recente audiência de cerca de três horas que teve lugar no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal. No debate entre barraqueiros, vereadores e outras autoridades, buscou-se uma saída para evitar a demolição dos equipamentos. Não está dando em nada. As poderosas construtoras e empreiteiras querem as praias limpas par valorização dos novos lançamentos imobiliários.

 

CLAUDIA CUNHA APRESENTA SHOW SOLAR, NO TEATRO GAMBOA

Depois que a cantora Cláudia Cunha gravou em vídeo declaração de voto em Emiliano (1331) para deputado federal, comecei a receber telefonemas e e-mails perguntando onde ela canta. Quem informa é o site Aldeia Nagô, do Helder Barbosa, que é especializado na programação cultural da Bahia:


Quando: Domingos de Agosto. 17 h
Quanto: R$ 10 e R$ 5 (meia)
Onde: Teatro Gamboa Nova
End: Rua Gamboa de Cima, s/n.
Contato: Tel.:3329-2418
Sinopse: Cláudia Cunha estréia Solar, novo trabalho em que experimenta composições para o segundo álbum, mas refaz alguns caminhos antigos ao entoar clássicos nacionais. Indicada ao Prêmio da Música Brasileira a melhor cantora na categoria regional com o cd Responde à Roda, lançado ano passado pela gravadora Biscoito Fino, Cláudia Cunha estréia Solar, novo trabalho em que experimenta composições para o segundo álbum, mas refaz alguns caminhos antigos ao entoar clássicos nacionais.

No repertório, ela traz seus compositores preferidos: Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Noel Rosa, e presta uma homenagem à voz mais brilhante da MPB, uma de suas principais referências, Gal Costa. O show tem como cenário o pôr-do-sol da Baía de Todos os Santos, visto através da parede de vidro no fundo do palco.

Cláudia reside e desenvolve sua carreira musical em Salvador desde 1996. Formada em Música pela Universidade Federal da Bahia, ela vem se destacando pelo seu trabalho como intérprete em apresentações que já passaram pelos principais palcos e projetos artísticos da cidade. Com Responde à Roda, resultado do Prêmio Braskem Cultura e Arte, ela teve boas críticas da imprensa e formadores de opinião, em decorrência disto, tem recebido convites para apresentações em projetos nacionais como Prata da Casa (Sesc Pompéia/SP), Quintas no BNDES (Tatro do BNDES/RJ), Uma Quarta de Música (Teatro M. Schiwazzappa, Belém/PA).

OUÇA AS DECLARAÇÕES DE CLÁUDIA CUNHA

 

Falso jornalista na Internet reaviva debate sobre diploma

A imprensa toda está noticiando. O cara não é jornalista. Mas o jornal Correio insiste em chamar o editor do site Pura Política, João Andrade Neto, preso por acusação de extorsão contra empresários, de jornalista. Como diz Sérgio Murilo, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) “para o ministro Gilmar Mendes, do STF, que derrubou a obrigatoriedade do diploma para jornalista, ele é jornalista, para mim não”.

Nossa presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia, Kardé Mourão, afirmou que considera o João Andrade “um fora da lei”. Para ela, “descobrir casos como esses são alertas para a necessidade de regulamentar nossa profissão. Não temos como investigar nem punir essas pessoas”. Ela lembra que, mesmo sem o diploma, para exercer a profissão é necessário o registro profissional.

Afinal, uma pessoa qualquer cria um site e se diz editor pode ser chamado de jornalista? Para Giovandro Marcus, diretor da Faculdade de Comunicação da UFBA, os atos praticados foram de antijornalismo: “classificar a atuação num site é difícil se jornalística ou não. Nesse caso, ele não cumpria com processos de apuração jornalísticos e por isso não pode ser considerado como tal”.

João Andrade Neto é apenas um chantagista que bolou um plano para extorquir empresários e enriquecer. Mais importante que debater se ele é ou não jornalista (nem sequer diploma superior ele tem) é entender qual a origem política do cidadão. Ocupava cargo de confiança na prefeitura municipal de Salvador, na Sucom. Foi assessor do secretário de governo de Salvador, Sérgio Brito. A Sucom, órgão da prefeitura comandada pelo prefeito João Carneiro (PMDB) mantinha publicidade no site Pura Política, patrocinando de alguma forma a extorsão.

12 de agosto de 2010

 

Candidatura Paulo Rangel (PT) unifica esquerda em Paulo Afonso

O deputado estadual Paulo Rangel (PT) inaugura sábado (14/08) seu comitê Eleitoral em Paulo Afonso. Candidato à reeleição, ele costurou um grande feito político ao unificar as forças progressistas e de esquerda no município. Vereadores importantes como Celso Brito (PSB), Regivaldo Coriolano (PCdoB), Gilson Fernandes e França, ex-prefeito de Santa Brígida, fortaleceram a campanha de Rangel. O ex-prefeito Zé Ivaldo, que apóia a candidatura de Emiliano (PT) a deputado federal (1331) também fechou com Paulo Rangel. Assim, ele passou a contar com o apoio de lideranças vinculadas também a Domingos Leonelli (PSB), Joseph Bandeira (PT), Daniel Almeida (PCdoB) e Josias Gomes (PT).

A unificação das forças progressistas e de esquerda em Paulo Afonso favorece o projeto de uma caminhada conjunta em 2012.

 

Jornal O Globo é panfleto da campanha de Serra

Toda vez que o jornal O Globo e em conseqüência a Agência Globo distribuir notícia, temos que nos lembrar: o jornal O Globo é um panfleto da campanha de Serra. Duvide sempre, para não ser enganado. Como diz Brizola Neto, em seu Tijolaço, “quem mais corrói a Petrobras é o Globo”.

O panfleto da campanha de Serra (Globo) confirma o programa secreto de Serra, comentado pelo candidato Emiliano (PT 1331) em seu blog. Se Serra ganhar, adeus Petrobras, adeus CEF e adeus Banco do Brasil.

O jornal O Globo continua publicando matérias contra a Petrobras. Hoje, fotografou uma plataforma desativada (P-33) que vai passar por manutenção em outubro e inventou uma legenda, segundo a qual estaria funcionando precariamente.

O portal da Petrobras esclarece: “as fotos publicadas da plataforma P-33 referem-se a instalações que estão temporariamente desativadas, que não apresentam nenhum risco para as operações, e estão com os reparos devidamente programados. No próximo mês de outubro a P-33 realizará sua parada programada para manutenção geral. Se tivesse sido informada sobre as fotos antes da publicação, a Companhia teria fornecido estes detalhes, levando ao leitor a informação correta.”.

Ao contrário do que o jornal O Globo afirma, “o fato de parte da tripulação ter de dormir em navios de apoio ancorados ao lado das plataformas, enquanto se executam reparos em áreas próximas aos dormitórios é algo que, ao contrário, revela a preocupação com segurança”.

Está mais do que evidente o interesse eleitoreiro das matérias do jornal O Globo. É uma ação orquestrada.

“Na capa de ontem, sobre o grave acidente ocorrido na Índia com o choque de dois navios, o jornal usa um título – “Óleo vaza também na Índia” - que dá a impressão que está vazando aqui. Também, como também?.

Globo é um panfleto de campanha, lembrem-se sempre

 

No site da Carta Capital, Emiliano (PT) exalta Euclides Neto

Emiliano, que é jornalista, professor universitário, escritor, e que agora está candidato a deputado federal (1331) pelo PT da Bahia, se insurge contra uma estranha tradição do Brasil – passar ao largo da memória de homens especiais. No site da revista Carta Capital (a revista comunicou a ele que podia continuar escrevendo mesmo em período eleitoral) ele exalta a figura de Euclides Neto, precursor da reforma agrária ao criar a Fazenda do Povo em Ipiaú, escritor, pai de família exemplar e político alisador de lombo de burro. Era prefeito de Ipiaú quando foi preso pelos golpistas de 1964. Foi Secretário da Reforma Agrária no governo Waldir Pires. Euclides escreveu muito. Seus romances giravam em torno da relação do homem com a terra. Advogou a favor dos trabalhadores. Emiliano perguntou a ele o que fazer diante dos reacionários raivosos. Ele respondeu: Você tem que alisar o lombo do burro, senão ele corcoveia, pula, solta coices. Se você alisa o lombo do burro ele se acalma e vamos levando a tropa.

Artigo Euclides Neto, o imortal está no SITE

11 de agosto de 2010

 

Tribunal de Justiça da Bahia pode salvar o Teatro Jorge Amado

Dois políticos se envolveram, nos bastidores, na operação Teatro Jorge Amado – o deputado Javier Alfaya (PCdoB) e o candidato a deputado federal Emiliano, ex-Assessor de Gabinete do governador Wagner. Do lado oficial, foi uma luta do secretário da Cultura da Bahia, Márcio Meirelles. Do lado dos artistas baianos se mobilizou o diretor teatral Fernando Guerreiro. O jornal A Tarde não cita os bastidores, mas, publica uma boa matéria informativa assinada pela jornalista Eduarda Uzeda sobre o caso. No caderno 2.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA FINALIZA NEGOCIAÇÃO
PARA ADQUIRIR PRÉDIO DO JORGE AMADO


Eduarda Uzeda

A notícia de que o Tribunal de Justiça adquiriu o prédio do UEC Pituba e vai manter o Teatro Jorge Amado funcionando caiu como uma bomba em Salvador. O Assessor da presidência do Tribunal de Justiça da Bahia, Ricardo Schmitt, afirma, entretanto, que “apesar do interesse do poder público, ainda não houve aquisição do imóvel”.

Ele salienta que “estamos em processo de negociação e só dependemos de alguns documentos que nos deverão enviar a Desenbahia para que o imóvel possa ser adquirido”.

Para Schimitt, até o final da semana, os documentos deverão ser encaminhados. Ele informou que o local será transformado em juizados especiais de defesa do consumidor.

Em Salvador, dados da Secult contabilizam 23 teatros em funcionamento, sendo oito públicos (sete administrados pelo Estado e um pela Prefeitura). Em todo o estado são 17 centros culturais, sendo cinco em Salvador que também funcionam como palco de apresentações.

Segundo Smichtt, o recuo na negociação só acontecerá se o imóvel não tiver totalmente regularizado. Mas se o assunto,por um lado, trouxe euforia para a classe artística, por outro lado ainda está sendo tratado com cautela pelos órgãos envolvidos.

A Desenbahia, que detém o imóvel, não fala sobre as negociações, pois alega que que não pode tratar das operações financeiras porque está regida pelas leis de sigilo bancário. Confirma, entretanto, que o acordo ainda não foi assinado.

Antes desse processo, por meio de nota à imprensa, o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Bastos Petitinga, esclareceu que o curso de inglês UEC, em 1995, contratou operações de financiamento para construção de sua sede junto ao Desenbanco.

Com a extinção do órgão, as operações de financiamento passaram à responsabilidade da Desenbahia. O financiamento contratado pelo UEC teve por garantia a hipoteca do imóvel.

“A empresa entretanto não honrou a operação de crédito, passando à condição de inadimplente desde 2002, obrigando a instituição de fomento a ajuizar ação de execução em busca da recuperação do crédito, lastreado em recursos públicos”, disse Petitinga.

Em março deste ano foi autorizada à Desenbahia, pelo juízo trabalhista a se imitir na posse do imóvel.

HIERARQUIA E APLAUSOS

A Secult também dá como certa a negociação, mas, por questões hierárquicas, prefere esperar o pronunciamento da presidência do Tribunal de Justiça do Estado.

A diretora do Teatro Jorge Amado, Fernanda Tourinho, aguarda as negociações, bem mais animada. “Os artistas em cartaz na casa, assim que souberam da notícia, comemoraram com a platéia lotada que aplaudiu vigorosamente a boa notícia”, afirmou.

“Esta notícia chegou na hora certa. E sensacional o que aconteceu, exulta o diretor Fernando Guerreiro, que também ressalta a participação fundamental da imprensa e à mobilização dos artistas no processo. “Só espero que a Secult mantenha a atual administração do teatro”, defendeu.

O ator Urias Lima acha “muito salutar que o espaço seja administrado pelo poder público. Ele não deverá olhar os projetos só pela ótica do mercado, ao contrário dos particulares”. Já o intérprete Caíca Alves ressalta ser “ótimo que o teatro permaneça e que se torne público, mas também acho fundamental que a administração ouça os artistas”.

10 de agosto de 2010

 

Secretário da Educação, Osvaldo Barreto, apóia Emiliano (PT) para deputado federal

O secretário de Educação da Bahia e professor de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Osvaldo Barreto, declarou apoio para Emiliano deputado federal em vídeo que está YouTube.

Barreto afirmou que Emiliano é uma das figuras marcantes na vida política e social da Bahia. “Desde jovem ele tem uma participação ativa nas lutas sociais. Foi um combatente da ditadura militar, uma vítima da ditadura. Mas lutou bravamente e saiu da prisão com a cabeça erguida e continuando na luta pela construção de um Brasil mais igual e mais justo”.

Osvaldo Barreto destacou também que a passagem de Emiliano pelos locais onde trabalhou, onde atuou politicamente, tem sido sempre marcante. “Emiliano foi professor e meu colega na UFBA, onde teve uma presença marcante na escola de Comunicação. E como político ele tem tido passagens também muito importantes na Bahia. Tenho certeza de que a eleição de uma figura como Emiliano vai ser um reforço muito grande na Câmara Federal e uma base de apoio ao governo de Dilma”.

PROFESSORES APÓIAM EMILIANO

A candidatura de Emiliano (1331) a deputado federal pelo PT já recebeu apoio de Israel Pinheiro, presidente da Associação dos Professores Universitários da Bahia (APUB), do ex-reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho e do reitor da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Paulo Gabriel. Também tem o apoio do diretor da Faculdade de Filosofia da UFBA, João Carlos Salles.

Sábado (7/8), professores e profissionais de educação da Bahia participaram de um almoço com Emiliano, em seu comitê eleitoral. Estavam presentes o Superintendente de Organização e Atendimento da Rede Escolar (SUPEC) da Secretaria da Educação, José Maria de Abreu, e o diretor geral do Instituto Anísio Teixeira, Penildon Silva Filho.

“Emiliano é um companheiro da melhor qualidade. Começou cedo na política e tem uma biografia neste Estado que todos temos que reverenciar. É o candidato que pode dar apoio político para nós. Neste ano precisamos eleger Dilma presidente, Wagner governador, Lídice e Pinheiro senadores e Emiliano deputado federal. Assim vamos ajudar a melhorar ainda mais a nossa educação e as nossas condições de vida”, declarou José Maria Abreu.

LEIA MAIS E VEJA O VÍDEO

 

Atriz Maitê Proença aplaude discriminação contra mulheres por interesse eleitoral

Como Regina Duarte, aquela atriz que tinha medo de Lula e do PT na eleição de 2002, a atriz Maitê Proença incorporou na vida real o desequilíbrio mental de seu personagem da novela das oito. Simpatizante de Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB) – ela não se decidiu ainda ao que parece – declarou que a discriminação contra as mulheres pode servir na eleição para “salvar o país de Dilma”.

Discriminação contra as mulheres servir para alguma coisa?

Graças a Deus tem mulheres mais lúcidas que Maitê Proença se manifestando. Vale a pena ver o emocionante depoimento da jornalista Hildegard Angel fazendo a defesa da candidatura de Dilma Roussef. Também vale a pena ver o depoimento da cantora Alcione, a favor de Dilma.

Hildegard tem motivos e sobra de se emocionar. Ela perdeu o irmão Stuart Angel, a mãe Zuzu Angel, todos assassinados pelos militares durante a ditadura de 1964.

Hildegard Angel disse no vídeo:

- Qualquer ser humano que se submeta a tortura, à prisão, a toda sorte de medo e de perseguição, em nome de um ideal, do bem estar de seus compatriotas, da liberdade do seu país, como foi o caso da minha mãe e do meu irmão, que deram suas vidas pelo Brasil, é uma pessoa especial, é uma pessoa diferente. Não é justo o que estão fazendo com Dilma. É falso. É mentiroso – disse Hildegard Angel.

A jornalista estava se referindo às falsidades que a campanha de Serra espalha sobre Dilma na Internet. O irmão Stuart foi preso e morto por militares da Aeronáutica. A mãe morreu em um acidente de carro em circunstâncias mal esclarecidas e suspeitíssimas.

Coitada da Maitê. Não sabe o que está dizendo.

9 de agosto de 2010

 

Dilma enfrentou a baixaria da Rede Globo com muita competência

1) Adelmo Oliveira, ex-deputado estadual da Bahia, advogado do movimento popular nas décadas de 1970/1980, poeta premiado, me telefonou. Você viu o ataque que Bonner e a Fátima fizeram? Uma indignidade, muita baixaria, muita provocação barata, típico da Rede Globo. Mas, Dilma se saiu muito bem na minha avaliação.

2) Blog Os Amigos do Presidente Lula. Zé Augusto postou o seguinte: Dilma deu um olé em Bonner, um entrevistador de temperamento rude. Dilma se saiu muito bem no Jornal Nacional. Estava leve, apesar de perguntas provocativas, e com provocação barata. Dilma mostrou firmeza, não deixou perguntas sem respostas, como sempre, e foi rápida no gatilho. Com respostas certeiras, esvaziou todas as tentativas de embaraçá-la(...) De saldo positivo: encaixou bem a mensagem de ser a candidata do presidente Lula. É o que interessa. Era e é a mensagem a ser passada.

3) O Blog de um sem-mídia anotou: O dia em que Bonner escorregou. É brincadeira o Bonner querer comparar o crescimento do Brasil, um país continental, com o crescimento da Bolívia, Uruguai, etc.Será que ao mencionar a Bolívia está fazendo um elogio ao Evo Morales, que o PIG tanto combate? Quero ver se vão perguntar ao Serra sobre o apoio que estão recebendo do Quércia e outros menos votados. De Carlos Dória.

4) Luis NASSIF postou: A entrevista de Dilma Rousseff ao Jornal Nacional foi laboratório amplo de como o jornalismo pode utilizar estereótipos vazios em uma campanha eleitoral.

Não se vá exigir de William Bonner e Fátima Bernardes – dois ótimos apresentadores – conhecimento que vá além dos bordões das televisões. Quem detém mais conhecimento são comentaristas, especialmente os que passaram pela imprensa escrita, antes de chegarem à TV.

(...) em emissoras partidárias – como é o caso da Globo – cria-se um mundo à parte, força-se a reportagem sempre em uma mão única. E aí sucumbem vítima de um problema bastante estudado na sociologia da comunicação: acreditam que o mundo real é aquele espelhado em suas reportagens; e, como não há o contraditório interno, acredita-se na eficácia de bordões que, na verdade, só são eficientes quando não existe alguém do outro lado para rebater.

Na entrevista, Bonner se limitou a perguntar da dependência de Dilma em relação à Lula, sobre o fato de ela ser mulher dura, pouco propensa a negociar politicamente; e, depois, na mesmíssima entrevista, do fato de sua chapa ser vítima do excesso de negociação, ao abrigar parlamentares e partidos polêmicos. Enfim, um samba do polemizador polifásico – aquele que junta um monte de bordões e não se dá conta de que não guardam coerência sequer entre si. Acusada por não saber negociar; acusada por negociar em excesso.

A consequência foi Dilma rebatendo com facilidade cada bobagem dita, reforçando o discurso social, mas sem avançar em uma proposta sequer de programa, explicando a lógica das alianças políticas. E William Bonner interrompendo-a a toda hora, impedindo sequer uma resposta completa. Algo tão desastrado e mal educado que obrigou Fátima Bernardes, do alto de sua elegância, a calá-lo com um sinal, para que parasse de ser inconveniente.

5) Do Blog Presidente Dilma: O Jornal Nacional, telejornal da TV Globo, entrevistou hoje a candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff. Ela falou sobre temas como o cuidado que terá com os brasileiros, a importância do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sua trajetória e o crescimento do Brasil nesse ano, que pode ser de 7%.

Dilma afirmou que tem experiência suficiente para comandar o país e se descreveu como uma pessoa firme, que não titubeia em relação aos problemas do povo. “Em relação aos problemas do povo brasileiro eu não vacilo, tem que ser resolvido prontamente.”

Leia abaixo os principais trechos da entrevista e julgue você mesmo:

Preparada

Eu considero que eu tenho experiência administrativa suficiente. Fui secretária de Fazenda de Porto Alegre. Aliás, a primeira secretária de Fazenda de capital no país. Depois fui por duas vezes secretária de energia do Rio Grande do Sul, assumi o Ministério de Minas e Energia, também fui a primeira mulher. Depois assumi a chefia da Casa Civil e a coordenação do governo. Então, me considero preparada para governar o país. Eu tenho experiência. Conheço o Brasil de ponta a ponta.

Presidente Lula

A minha relação política com o presidente Lula, eu tenho imenso orgulho dela. Eu participei diretamente com o presidente, fui o braço direito e esquerdo dele, nesse processo de transformar o Brasil num país diferente. Um país que cresce e distribui renda e em que as pessoas têm, pela primeira vez depois de anos e anos, a possibilidade de crescer na vida. Então, eu não vejo problema nenhum na minha relação com o presidente Lula. Eu vejo como um fator positivo, porque ele é um grande líder e é reconhecido no mundo inteiro.

Diálogo

Sou uma pessoa firme e em relação aos problemas do povo brasileiro eu não vacilo, tem que ser resolvida prontamente. Temos que fazer um enorme esforço. Eu me considero preparada, até pelo cargo que eu ocupei, extremamente preparada no sentido do diálogo. Nós do governo Lula somos eminentemente do diálogo. Em relação aos movimentos sociais, você nunca vai ver o governo do presidente Lula tratando qualquer movimento social a cacetete. Primeiro, nós dialogamos. Agora, nós sabemos fazer valer nossa autoridade. Nada de ilegalidade nós compactuamos.

PT

O PT acertou quando percebeu que governar o país, com a complexidade do Brasil, implica na capacidade de governar com uma aliança ampla. Não aderimos ao pensamento de quem quer seja. O governo tem uma diretriz: focar na questão social. Fazer com que o país tivesse a seguinte oportunidade: fazer com que um país que era um dos mais desiguais do mundo diminuir em 24 milhões a pobreza. Um país em que as pessoas não subiam na vida, elevar para a classe média 31 milhões de brasileiros.

Crescimento econômico

Acredito que tivemos um processo muito mais duro no Brasil com a crise da dívida e com o governo que nos antecedeu. Quando chegamos ao governo, a inflação estava fora do controle. Tínhamos uma dívida com o Fundo Monetário Internacional, que vinha aqui e dava todas as receitas para o que se tinha que fazer. Tivemos que fazer um esforço muito grande para colocar as finanças no lugar. E nesse ano a discussão é de que somos um dos países que mais crescem no mundo. Criamos mais de 1,7 milhão de empregos no ano da crise.

Saneamento

Vamos ter um resultado excepcional dos dados em 2010. Talvez uma das áreas que mais me empenhei foi a de saneamento. O governo [anterior] investia menos de R$ 300 milhões no Brasil inteiro. Hoje, aqui no Rio, numa favela como a Rocinha que eu estive hoje, nós investimos mais de R$ 270 milhões. Nós lançamos o PAC para o caso do saneamento na metade de 2007 e começou a amadurecer e apresentaram os projetos no começo de 2008 e aceleraram. Hoje temos execução de obras no Brasil inteiro.

Projeto

O meu projeto é dar continuidade ao governo do presidente Lula. É avançar e aprofundar. É basicamente um olhar social, que tira o Brasil de uma situação de país emergente e leva a uma situação de país desenvolvido, com renda, salário decente, professores bem pagos e bem treinados. Eu acredito que é a hora e a vez do Brasil e que vamos chegar a uma situação muito diferente e mais avançada.

 

Se Serra ganhar...adeus Petrobras, adeus CEF, e adeus Banco do Brasil

Se Serra ganhar adeus Petrobrás, adeus CEF e adeus Banco do Brasil”. Com este título está circulando, nestas três exemplares empresas estatais em Salvador, um PANFLETO da campanha de EMILIANO DEPUTADO FEDERAL do PT - 1331. Emiliano denuncia o risco de Serra privatizar as estatais e prejudicar o Brasil e os trabalhadores. Emiliano defende a disposição de Dilma de fortalecer e modernizar as estatais. Fora o neoliberalismo de Serra.


SEGUE O TEXTO NA ÍNTEGRA:

Serra (PSDB) representa o neoliberalismo. A continuidade do desastroso e entreguista governo FHC. Dilma (PT) representa a democracia, a continuidade do governo Lula que implica na defesa e fortalecimento da Petrobrás, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Serra (PSDB) acredita em Estado mínimo, daí os ataques à Petrobrás, às empresas estatais, com privatizações criminosas, inclusive rodovias com pedágios absurdos. Daí ser contra o programa Bolsa Família, embora diga o contrário em tempo de eleições.

Dilma acredita no Estado do bem-estar social, com empresas estatais modernizadas e fortalecidas. Dilma é o que há de melhor da Era Lula. Dilma representa distribuição de renda com crescimento econômico e aumentos salariais reais.

Serra, FHC, PSDB e DEM, como neoliberais radicais, tentaram destruir a Petrobrás. Em 1995, jogaram as tropas contra os petroleiros, depois inventaram uma CPI contra a Petrobrás. Se tivessem destruído a Petrobrás, depois chegaria a vez da CEF e do Banco do Brasil.

Dilma acredita no presente e no futuro da Petrobrás, desde a exploração do pré-sal passando pelo papel importante do financiamento da cultura, projetos sociais nos municípios, até a total responsabilidade socioambiental.

Dilma representa a caminhada da Petrobrás para o ranking das maiores empresas do mundo em energia; a caminhada da CEF para a posição de maior instituição financiadora da habitação popular; e o Banco do Brasil como instituição de fomento à produção.

EMILIANO é candidato a deputado federal. É contra Serra e o neoliberalismo. Emiliano afirma que com Lula as privatizações foram estancadas, o setor público fortalecido. “Os bancos públicos e a Petrobrás tiveram papel essencial no enfrentamento da crise internacional”, disse Emiliano na Câmara dos Deputados. Emiliano é Dilma.

Mas, Emiliano sabe de uma coisa: na base de tudo está o trabalho dos petroleiros, dos economiários e dos bancários. Daí defender salários dignos, qualidade de vida e respeitar as mobilizações sindicais.

 

Petroleiros da Bahia fortalecem campanha de Emiliano (PT) a deputado federal

O candidato do PT a deputado federal Emiliano (1331) recebeu em seu comitê eleitoral o apoio de um grande grupo de petroleiros da Petrobrás, aposentados e da ativa, de terceirizados e de dirigentes do Sittican – Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Montagem dos municípios de Candeias, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Simões Filho e Madre de Deus, cidades da região metropolitana de Salvador.

Celso Babi, líder político de Candeias e RMS, conduziu a reunião, iniciada com a apresentação de vídeo sobre os avanços da Petrobras e outro com declarações de celebridades e lideranças que apóiam Emiliano. O ex-governador Waldir Pires fez parte da mesa, juntamente com o petroleiro candidato a deputado estadual Loteba (13146) e pela vereadora e presidente do PT de Candeias, Marivalda.

Emiliano desceu o pau no governo FHC. Eles queriam acabar com a Petrobrás. “Essa empresa está no coração do povo, é a cara da luta do nosso povo. Fomos sábios e elegemos Lula em 2002, que fez a revolução democrática no Brasil que todos nós conhecemos. Tivemos a graça do pré-sal ter sido descoberto sob o Governo Lula. Agora eleger Dilma presidente é essencial para as nossas vidas. E precisamos também, aqui na Bahia, reeleger Wagner governador e eleger Lídice e Pinheiro senadores.”.

Waldir Pires disse que Emiliano é uma figura que a Bahia precisa mandar para o Congresso nacional. “Vou votar nele com a convicção de que a Bahia precisa de um deputado com inteligência, que construa a democracia. Sei que será um deputado sério e honesto. O ex-governador disse ainda que a Petrobras é a fotografia do êxito do País. “É uma empresa líder no mundo e faz com que Brasil cresça cada vez mais. Se não fosse o nosso atual governo, não teríamos uma política de petróleo. Precisamos preservar os bens nacionais pelo interesse do povo brasileiro”.

REPORTAGEM COM FOTOS AQUI

 

PMDB de Geddel lidera a lista dos barrados por Ficha Limpa

O PMDB de Geddel Vieira Lima é o partido que tem a maior “bancada” de candidatos barrados pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) por conta da aplicação da Lei da Ficha Limpa. A legenda soma 23 candidaturas indeferidas no país.

O levantamento feito pela Folha nos 27 TREs dos Estados apontou o PP em segundo lugar na lista dos partidos com candidatos considerados “fichas-sujas”, com 15 barrados pelos tribunais, à frente do PR e do PTB, ambos com 12 políticos nessa situação. Na sequência do ranking das legendas com candidaturas indeferidas aparecem o PSDB (dez), PSB e PDT (ambos com oito) e DEM (seis).

Dentre os grandes partidos, PV e PPS tiveram cinco políticos considerados “fichas-sujas”.

O PT teve três candidaturas barradas. Foi o que menos teve candidaturas barradas pela lei do Ficha Limpa.

(Com informações da Folha).

 

Esquerda pode eleger a maior bancada na Câmara Federal

O “Blogs em Revista” reproduz uma interessante matéria do blog “Escrevinhador”, editado por Rodrigo Vianna, que faz referência a uma reportagem sem muito destaque da Folha de S. Paulo. O título é “Esquerda pode eleger a maior bancada” na Câmara dos Deputados. E por que? Porque o PT voltou a crescer na preferência popular e os números, nos últimos 20 anos, mostram uma relação direta entre a preferência partidária e o tamanho da bancada. Vianna cita nomes em alguns estados capazes de travar o “grande debate” das idéias. Na Bahia cita Emiliano José e Nelson Pelegrino.

ESQUERDA PODE ELEGER A MAIOR BANCADA

Fonte: Blog “Escrevinhador”/Blogs em Revista/Folha de S. Paulo

De forma discreta, a “Folha” publicou reportagem mostrando que o PT pode eleger a maior bancada da história para a Câmara dos Deputados. O motivo: a legenda voltou a crescer na preferência popular. O Partido dos Trabalhadores é o preferido de 25% dos eleitores. Segundo a reportagem, assinada por Mauricio Puls (meticuloso jornalista com quem trabalhei no início dos anos 90), no caso específico do PT há uma relação direta entre preferência partidária e tamanho de bancada (é o que mostram os números dos últimos 20 anos). Isso quer dizer que o partido tem chance de eleger mais de 100 deputados na eleição de outubro.

Partidos aliados, como PCdoB, PSB e PDT, também devem crescer. O que isso quer dizer? Pela primeira vez, as legendas de centro-esquerda podem eleger cerca de 200 deputados federais. Fato inédito no Brasil.

Muita gente me escreve perguntando sobre a eleição para o Congresso, que fica escondida diante do debate presidencial. O PT adotou a estratégia (inteligente) de abrir mão de disputas para governos estaduais, a fim de centrar esforços na eleição de uma bancada grande no Senado. Sobre isso escreverei em outra oportunidade.

Mas e a eleição para a Câmara dos Deputados? Em quem votar? Quem são os nomes fortes que podem comandar esse grande bloco de centro-esquerda a partir do ano que vem?

Depois da crise do “Mensalão”, a esquerda (em especial o PT) perdeu o chamado voto de opinião”: aquele eleitorado difuso, que acaba escolhendo candidatos que não dependem de uma categoria profissional ou de uma região específica para se eleger. A esquerda, em parte, se refugiou no voto corporativo e regional – que tem seu valor e sua importância, sem dúvida!

Mas, para travar os grandes debates, é preciso eleger também congressistas com uma visão geral, que não dependam de uma categoria, ou que não foquem sua atuação em um único tema.

Sem nenhuma pretensão, esse Escrevinhador apresenta a seguir uma pequena lista (supra-partidária e absolutamente pessoal) de candidatos que podem cumprir essa função.

Começo pelos Estados que conheço mais:

SÃO PAULO

- Paulo Teixeira (PT) – ex-secretário de Marta na Prefeitura de SP, com atuação na área de Habitação, não pertence à corrente majoritária do PT; manteve a firmeza na defesa das ações mais progressistas do governo Lula, sem fugir do debate com setores conservadores; jovem ainda, mas com experiência de quase três décadas na política.

- Ivan Valente (PSOL) – saiu do PT logo após a crise do “Mensalão”; faz oposição ao governo Lula, mas sem embarcar na histeria de personagens como Heloisa Helena; é capaz, por exemplo, de defender a política externa independente adotada pelo Brasil nos ultimos anos, e tem grande compromisso com a defesa dos movimentos sociais.

Luiza Erundina (PSB) – a ex-prefeita segue a ser uma referência daqueles que votam na esquerda mas não se afinam totalmente com o governo Lula; tem dedicado esforços a um tema sensível, a comunicação, questionando os monopóios midiáticos e a política de concessões de Rádio e TV no Brasil. É uma parlamentar imporante, referência também por sua identificação com os movimentos sociais.

José Genoíno (PT) - alinhado com a ala majoritária do PT e do governo, Genoíno sofreu duro baque com a crise do “Mensalão”; parece ter cometido um erro grave ao assinar os tais contratos com o Banco Rural, mas não se beneficiou pessoalmente, sou testemunha de que segue a viver na mesma casa, com o mesmo estilo de vida; aprendeu a dura lição de que não vale a pena ser o “queridinho” da mídia, e por sua experiência segue a ser um dos quadros mais importantes da esquerda no Congresso.

RIO DE JANEIRO

Brizola Neto (PDT) - o jovem parlamentar é uma revelação, pela atuação corajosa tanto em plenário como na internet, onde mantém um dos blogs mais visitados entre os setores progressistas; é a esperança de que o legado do velho Brizola não será desperdiçado; faz a defesa aberta de uma polítca nacionalista, de recuperação do papel do Estado, e da integração latino-americana.

Chico Alencar (PSOL) – assim como Ivan Valente em São Paulo, Chico deixou o PT mas não faz politica com o fígado e é garantia de um parlamentar comprometido com a defesa de valores da esquerda. Historiador, professor, é um carioca de fala mansa, mas sério e combativo.

Antônio Carlos Biscaia (PT) – com sólidos conhecimentos jurídicos, Biscaia fez carreira como promotor, e teve atuação destacada na investigação e julgamento dos banqueiros do jogo do bicho no Rio; sem grande proximidade com a ala majoritária do PT, é considerado um dos parlamentares mais atuantes da Câmara; na últimas eleição, teve dificuldade para se eleger, ficou na suplência, mas acabou assumindo o mandato.

Carlos Eugênio Paz (PSB) – militante da ALN durante a ditadura, atuou na resistência armada, escreveu livros de memória sobre o período; reviu muita coisa, mas (ao contrário de Gabeira, por exemplo) não abriu mão de lutar com uma visão progressista; nunca teve mandato parlamentar, e se apresenta como “o candidato da esquerda” .

Jandira Feghali (PCdoB) – feminista, Jandira perdeu a eleição para o Senado para Dornelles, em 2006, graças a uma campanha preconceituosa do adversário na reta final da eleição; comprometida com a área de Cultura, foi secretária de Sérgio Cabral e já exerceu o mandato de deputada federal quatro vezes (de 90 a 2006), sempre pelo PCdoB.

RIO GRANDE DO SUL

Henrique Fontana (PT) – foi líder de Lula no Congresso, e soube fazer a defesa do governo em momentos delicados, com firmeza e sobriedade; ao contrário de outros personagens do PT, parece não se intimidar com as manchetes e a gritaria da velha mídia.

Manuela D´Ávila (PCdoB) – setores da velha imprensa tentaram estigmatizá-la, reduzindo a deputada ao papel de ”musa”; mostrou habilidade e firmeza para usar isso a seu favor, sem abrir mão do debate sério em defesa de movimentos sociais e das políticas mais avançadas do governo Lula.

PARANÁ

Ângelo Vanhoni (PT) - já foi vereador, deputado estadual e agora concorre à reeleição para deputado federal; bancário, formado em Letras, é um dos nomes mais importantes do PT no Paraná, tendo disputado três vezes a Prefeitura de Curitiba.

Doutor Rosinha (PT) - é o tuiteiro mais ativo na esquerda, mas não é nenhum garoto; militante antigo, foi trabalhador rural na juventude, antes de se formar em Medicina; entrou para o mundo sindical nos anos 70, ajudou a fundar CUT e PT, e desde 98 é deputado federal, com atuação destacada na defesa da integração latino-americana.

PERNAMBUCO

Fernando Ferro (PT) - foi o deputado que, em tabelinha com um leitor de Paulo Henrique Amorim, ajudou a cunhar a expressão PIG (Partido da Imprensa Golpista); só isso já o credencia, porque ao contrário de outros não saiu apavorado quando a direita rugiu em 2005; é experiente e brigador.

Luciana Santos (PCdoB) - ex-prefeita de Olinda, ocupou uma secretaria no governo de Eduardo Campos (o mais bem avaliado do Brasil) e agora engrossa a turma das mulheres candidatas do PCdoB; não tem experiência federal, mas carrega a bagagem de qem já admnistrou uma das cidades mais imporantes do Nordeste.

BAHIA

Emiliano José (PT) - jornalista, Emiliano foi professor de Comunicação da UFBA durante mais de vinte anos; velho adversário de ACM, no fim dos anos 80 (ainda pelo PMDB) deu apoio ao governo de Waldir Pires (detestado por ACM); depois, ajudou a enterrar o carlismo apoiando a vitória de Jaques Wagner e Lula na Bahia; é um assíduo frequentador da blogosfera.
-
Nelson Pelegrino (PT)- da ala mais à esquerda do partido, atua na área de Direitos Humanos; foi fundador do PT; ocupou uma secretaria no governo de Jaques Wagner; vai tentar o quarto mandato como deputado federal.

É uma turma boa.

Sem dúvida, deixei muita gente de fora. E não quero dizer que candidatos mais alinhados com nichos específicos de eleitores (especialmente na área sindical) tenham um papel menor.

Peço ajuda dos leitores para engrossar essa lista. Nos Estados da Amazônia e nos outros Estados do Nordeste, quais são os candidatos fortes para a Câmara, com esse perfil mais “amplo”?

E em Minas?

E no DF e no Centro-Oeste?

Opinem, corrijam, acrescentem! A única regra aqui é não ser sectário.

8 de agosto de 2010

 

Quem é quem na campanha de Emiliano do PT

Dize-me com quem andas e te direi quem és. Emiliano, como candidato a deputado federal, 1331, pelo PT da Bahia, anda muito bem acompanhado nesta campanha eleitoral. A começar pelo apoio declarado e militante do ex-governador Waldir Pires. Pela ordem dos nomes que vão vindo à minha memória aleatoriamente, cito o pastor Djalma Torres, da Igreja Batista Nazaré, o antropólogo Ordep Serra, o educador e diretor geral do Instituto Anízio Teixeira Penildon Silva Filho, o sambista Edil Pacheco e o cantador Xangai.

A lista é grande. Já declararam voto em Emiliano, 1331, para deputado federal, a cantora baiana Cláudia Cunha, o presidente da Associação dos Professores Universitários da Bahia (APUB), Israel Pinheiro; o advogado, poeta e ex-deputado na fase heróica do PMDB, Adelmo Oliveira, o professor da UFBA George Okohama, o reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho, o reitor da UFRB, Paulo Gabriel, o advogado de Conceição do Coité, Hélio Carneiro, o diretor da Faculdade de Filosofia da UFBA, João Carlos Salles, o Padre Renzo, que deu assistência aos ex-presos durante a ditadura e o pessoal do Clube do Rock da Bahia.

Encontrei o autor do “Dicionário de Baianês”, Nivaldo Lariú, e ele ficou de me mandar um texto manifestando apoio a Emiliano. Thais Miranda, coordenadora do Curso de Relações Públicas da Unifacs já colou o adesivo no carro. José Carlos Zanetti (Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE) também. A médica Cleuza Zanetti e sua filha Carol, idem. O cineasta Guido Araújo está em todos os eventos. Soube que o apresentador de televisão e professor Jorge Portugal vai gravar depoimento sobre Emiliano. A campanha está esquentando.

Sei que a lista é grande, mas, minha memória...

 

Sensus, Ibope e Vox Populi apontam vitória de Dilma no primeiro turno

Os diretores de três institutos de pesquisa – Sensus, Ibope e Vox Populi – concordam: sim, Dilma pode vencer no primeiro turno. O colunista Maurício Dias, da revista Carta Capital, conversou com os diretores Carlos Augusto Montenegro (Ibope), João Francisco Meira (Vox Populi) e Ricardo Guedes (Sensus). Ele fez uma pergunta: Dilma pode mesmo ganhar no primeiro turno?

Em maior ou menor grau todos concordam. Dilma está na frente da corrida presidencial, aumenta a possibilidade dela ganhar no primeiro turno, Serra caminha para a estagnação e entra em queda livre nas pesquisas.

Meira, do Vox Populi, confirma: sim, Dilma pode ganhar no primeiro turno porque a sociedade está satisfeita com a situação econômica, com o governo Lula, com Lula pessoalmente, com a identidade partidária e o tempo de TV ajuda. O favoritismo de Dilma tirou até mesmo a competividade da eleição.

Carlos Augusto Montenegro, do Ibope, fala abertamente sobre a possibilidade de a eleição ser decidida por Dilma em um turno só. “A eleição pode terminar no primeiro turno. Mas essa resposta só pode ser dada com mais segurança duas semanas após o início do horário eleitoral. Os programas de rádio e televisão, além dos debates, com a repercussão que geram, podem provocar mudanças. Mas a possibilidade está em todos os indicadores em alta. A virada em Minas, a diferença alta no Rio, a redução da vantagem de Serra em São Paulo.

Já Ricardo Guedes, do Sensus, diz que a hipótese de a petista vencer no primeiro turno “não pode mais ser desconsiderada”. Ele aponta um número fortíssimo da pesquisa nessa direção: ela tem 48,5% dos votos válidos. Muito próximo dos 50% (mais 1 voto) que decretariam a vitória no primeiro turno. E não acredita que o rádio e a televisão possam alterar essa tendência.

Sim, Dilma já pode encomendar o vestido da posse.

LEIA NA ÍNTEGRA

 

Por que Dilma vai ganhar a eleição presidencial, no primeiro turno

Dilma é a franca favorita para vencer a eleição de 2010, já no primeiro turno. O favoritismo de Dilma tem base estatística consistente. Quem gosta de estatística gosta de História. A História mostra que todos os governantes bem-avaliados fizeram seu sucessor. É simples. Quem avalia o governo como bom e ótimo, tende a votar no candidato do governo. O governo Lula está muito bem-avaliado e por isso a grande favorita a ser eleita é Dilma - a candidata de Lula. Esta é a conclusão de Alberto Carlos Almeida, autor de “A cabeça do eleitor”. Trata-se, claro, de probabilidade, mas, de uma alta probabilidade.

Consulte a página 31 do livro “A cabeça do eleitor”. Em 1994, o governo Itamar Franco estava bem-avaliado e Fernando Henrique, seu ministro da Fazenda, foi eleito; em 1998, o governo Fernando Henrique estava bem-avaliado e o próprio Fernando Henrique foi reeleito; em 2002, o governo Fernando Henrique estava mal-avaliado e seu opositor Lula foi eleito; em 2006, o governo Lula estava bem-avaliado e o presidente Lula foi reeleito.

Há outros exemplos. Marconi Perillo foi duas vezes governador de Goiás. No fim de seu segundo mandato estava bem-avaliado e elegeu Alcides Rodrigues; o mesmo aconteceu no Pará quando Almir Gabriel completou seu segundo mandato e foi eleito Simão Jatene. O mesmo fenômeno acontecia antes do golpe da reeleição. Foi assim com Quércia e Fleury; com Maluf e Pitta; com César Maia e Conde. Em todos estes exemplos a avaliação positiva dos governos era bem menor do que ocorre hoje com o governo Lula.

O sociólogo Alberto Carlos Almeida (no artigo "Semelhanças entre 1994 e 2010", publicado na revista Valor) considera avaliação positiva a soma dos percentuais de ótimo e bom, o que no caso do governo Lula fica entre 75% e 80% a depender da pesquisa. Em 1994, cerca de 60% dos eleitores que avaliaram o governo Itamar como ótimo e bom votaram em Fernando Henrique. Itamar tinha 37% de avaliação positiva. Multiplicando-se 60 por 37 tem-se 22. Ou seja, 22 pontos percentuais dos votos que Fernando Henrique obteve vieram de quem avaliara Itamar como ótimo e bom.

Aplique o raciocínio neste cenário de Dilma em 2010. Dilma terá, entre os que avaliam positivamente o governo Lula, 45 pontos percentuais de votos, o que, somado a quem avalia Lula como regular, daria a vitória a Dilma, já no primeiro turno. 45 pontos percentuais é o resultado que se obtém quando se multiplica 60 por 75%, que é a soma de ótimo e bom do governo Lula.

1 - Não há nada que indique que Dilma não obtenha a mesma proporção de votos junto a esse eleitorado que Fernando Henrique teve com os admiradores de Itamar. Se Fernando Henrique teve 60% de votos junto à avaliação positiva de Itamar, por que Dilma não teria o mesmo junto àqueles que têm a mesma avaliação de Lula?

2 – Itamar não fez campanha para Fernando Henrique, Lula fará, faz, e já vem fazendo campanha para Dilma, o que aumenta a probabilidade de Dilma ganhar no primeiro turno.

3 – O voto em Fernando Henrique foi o voto em quem baixou a inflação, o Plano Real. O eleitor votou no portador do Plano Real.

4 – Em 2010, o Plano Real tem outro nome, chama-se Governo Lula. Votar no “Plano Real” de 2010 é votar em Dilma, o que torna altamente provável sua vitória no primeiro turno.

A última pesquisa IBOPE já aponta a probabilidade alta, com Dilma abrindo 5 pontos percentuais de vantagem, ao passo que Marina tem 7%. Dilma está bem perto de ganhar no primeiro turno.

Obviamente, as coordenações das campanhas de Serra e Dilma leram “A cabeça do eleitor”. Daí o desespero de Serra em criar algum fato novo, algo imprevisível, bombástico (vide a campanha do medo), daí Dilma não se desesperar para “ganhar” o debate na TV a qualquer custo, basta colar em Lula. Se ela não errar, já está eleita.

Dilma pode mandar costurar o vestido da posse.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?