27 de março de 2010

 

"Caros Amigos" lança livro de bolso popular sobre Lamarca e Marighella

A revista Caros Amigos, que está nas bancas (25/03/2010), pelo mesmo preço de capa, está oferecendo ao público seu mais novo produto: Caros Amigos de bolso. A primeira publicação da série Rebeldes Brasileiros, em textos resumidos, traça os perfis de Carlos Lamarca, Carlos Marighella e Gregório Bezerra.

As histórias de vida de Lamarca e Marighella estão baseadas no livro de Emiliano José e Oldack Miranda intitulado Lamarca, O Capitão da Guerrilha” e na obra “Marighella, o inimigo número um da ditadura militar”, da autoria de Emiliano José. O livro de bolso recomenda o filme Lamarca, do diretor Sérgio Rezende (1994), com Paulo Betti e Carla Camuratti, cujo roteiro também foi baseado na obra “Lamarca, O Capitão da Guerrilha”.

26 de março de 2010

 

Mino Carta fará palestra em Salvador a convite do deputado federal Emiliano José (PT-BA)

A convite do professor, escritor e jornalista Emiliano José, que está prestes a encerrar o mandato de deputado federal (PT-BA), o Diretor de Redação da revista Carta Capital, Mino Carta, fará palestra em Salvador no próximo dia 16 de abril, 19h, na Faculdade de Direito da UFBA, no Canela. O evento é organizado pelo recém-fundado Grupo de Estudos de Comunicação e Política (UFBA), do qual Emiliano José é coordenador. Mino Carta vai falar sobre “O partido político da mídia”.

A palestra faz parte do seminário “A Política e a Vida na esquina do mundo” e será aberta ao público. Outras palestras estão sendo agendadas com os sociólogos Giuseppe Cocco (UFRJ), que virá em maio, Juarez Guimarães (UFMG) e a filósofa Marilena Chauí (USP), ambos com datas em negociação.

25 de março de 2010

 

Deputado do PT apresenta projeto na Câmara Federal para preservar rio São Francisco

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) apresentou na Câmara Federal (23/03/2010) projeto de lei que declara como Parque Nacional do Velho Chico a área ciliar dos rios da bacia do rio São Francisco, as ilhas, as lagoas e as veredas onde está sendo procedida a recomposição da mata nativa e as obras de revitalização. O projeto de lei estabelece também a proibição da extração dos recursos minerais da fauna e da flora naturais daquela região.

Emiliano justifica o projeto de lei: “o São Francisco, com seu leito, suas margens, suas populações ribeirinhas, suas carrancas, seus barcos, seus trovadores, cantadores, poetas, sua gente, é hoje quase o berço de uma civilização, fonte de uma cultura riquíssima”. “Como não cuidar disso? Como não preservá-lo? Nosso projeto pretende isso. Preservar o rio e sua cultura. Preservá-lo em toda a sua extensão, em todos os estados pelos quais passa. Essa Casa poderá dar esse presente ao povo brasileiro”.

O projeto se insere no contexto de que “o Governo Federal desenvolve no Velho Chico projeto de transposição de parte de suas águas para os áridos sertões nordestinos. Sabe-se que, ao longo dos anos, as matas ciliares vêm sofrendo um estado de degradação em toda a extensão do rio, além de forte assoreamento de seu leito. O rio São Francisco é um milagre: dá vida ao sertão. O sertão deve muito ao São Francisco. E é nosso dever fazer tudo no sentido de preservá-lo, cercá-lo de cuidados”.

CONFIRA O PROJETO NA ÍNTEGRA

 

Ex-ministro da Saúde, Humberto Costa (PT) é inocentado na Operação Vampiro

O ex-ministro da Saúde, Humberto Costa (PT), foi inocentado (quarta, 24/03/2010), pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região de qualquer envolvimento na chamada Operação Vampiro, por unanimidade.

Depois de quase quatro anos de investigação e de o próprio Ministério Público Federal (MPF) - autor da denúncia - ter pedido a sua absolvição, o ex-ministro fica livre da acusação. O MPF já havia emitido Parecer no qual afirmava não haver qualquer ligação do ex-ministro com o esquema fraudulento. Agora, Humberto Costa (PT)será candidato ao Senado, por Pernambuco. A mídia golpista não vai poder mais explorar o factóide.

O parecer do MPF, dado no final do mês de fevereiro deste ano, foi fundamental para que o Tribunal reconhecesse sua inocência. Depois de quatro anos, finalmente, a Justiça restaurou a verdade e reparou um erro. A Operação Vampiro foi deflagrada em maio de 2004. Em 2006, o MPF decidiu reabrir o processo e incluir Humberto Costa. Foi muito estranho porque Humberto Costa desde o início colaborou com as investigações, tendo sido inclusive o autor da denúncia à Polícia Federal, provocando o desbaratamento de uma quadrilha que fraudava licitações de produtos demoderivados no Ministério da Saúde, desde 1992.

E por que o MPF, apesar do processo já estar seguindo os trâmites legais, reabriu o caso? Porque, em 2006, Humberto Costa era candidato ao governo de Pernambuco e as eleições estavam próximas. Após a decisão do MPF de incluir o ex-ministro no rol dos acusados, o fato passou a ser explorado exaustivamente por seus adversários políticos durante mais de 30 dias no rádio e televisão. O indiciamento prejudicou sua campanha ao governo de Pernambuco e, apesar de ter obtido 26% dos votos, não foi suficiente para que conseguisse disputar o segundo turno. Antes desse fato, Humberto aparecia em segundo lugar na disputa, conforme pesquisas de opinião feitas com o eleitorado.

É por essas e outras que deixei de acreditar, automaticamente, no que sai na imprensa. E agora? A imprensa vai dar o mesmo destaque à inocência de Humberto Costa? Aí, um teórico de esquina vai argumentar que o fato deixou de ser notícia. Como disse Lula, a mídia só se interessa por desgraça.

ENTENDA O CASO

* Em fevereiro de 2003, um mês após Humberto Costa ter assumido o Ministério da Saúde, foi procurado pelo Ministério Público para colaborar com uma investigação sobre irregularidades no processo de licitação para a compra dos hemoderivados (substâncias derivadas do sangue usadas para o tratamento de várias doenças, dentre elas, a leucemia). A licitação havia sido iniciada ainda no ano anterior e vinha sofrendo uma série de questionamentos por meio de recursos administrativos apresentados por várias empresas participantes do certame. O ex-ministro se prontificou de imediato a colaborar e, no mês seguinte, solicitou a intervenção da Polícia Federal no caso.

* Em setembro de 2003, Humberto recebeu uma carta anônima que denunciava diversas irregularidades na licitação da compra dos hemoderivados e encaminhou o documento à Polícia Federal, desencadeando assim uma forte investigação que culminou na Operação Vampiro.

* A Operação foi deflagrada pela PF em maio de 2004 e investigou o esquema, em funcionamento no Ministério desde 1992. Na época, a Operação levou à prisão várias pessoas suspeitas de envolvimento com esquemas de superfaturamento de hemoderivados e outros produtos para o Ministério da Saúde. Costa, então ministro da pasta, determinou a exoneração de 25 pessoas por suposta participação no escândalo.

* Ainda em maio de 2004, com a deflagração da Operação Vampiro, o então ministro determinou a realização de auditorias para verificar todas as licitações feitas pelo Ministério desde sua posse, em janeiro de 2003. Além dessas investigações internas, Costa também pediu que o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União promovessem auditorias.

* Em junho de 2004, o Ministério da Saúde passou a adotar várias medidas para aumentar a transparência dos processos licitatórios, como a divulgação dos mesmos no site do Ministério; a reestruturação da Ouvidoria, para aumentar a agilidade e eficiência no recebimento e investigação de denúncias; a criação de grupos de trabalho para definir um fluxo de aquisição de medicamentos e insumos e para a criação da Corregedoria do Ministério da Saúde; a criação da Hemobrás (fábrica de Hemoderivados) que está sendo implantada em Pernambuco; entre outras ações. Antes de Humberto deixar a pasta (em 2005), o processo foi finalizado e enviado à Justiça, sem que o ex-ministro tenha sido citado.

* Em 2006, ano eleitoral, o ex-ministro foi incluído no processo pelo MPF.

24 de março de 2010

 

Lula cai de pau em “setores da mídia” que agem de má-fé

Ao anunciar novas medidas do governo para o programa Territórios da Cidadania, o presidente Lula criticou setores da mídia brasileira que agem de má-fé ao deixar de divulgar ações do governo federal essenciais para o país.

Segundo Lula, na medida em que a imprensa brasileira não aponta com exatidão o que vem sendo feito no País em termos de programas sociais, obras públicas e desenvolvimento, o governo tem que ficar provando todo dia o que está fazendo.

PREDILEÇÃO PELA DESGRAÇA
"Eu levanto de manhã, vejo manchetes e fico triste. Acabei de inaugurar 2.000 casas, não sai uma nota. Caiu um barraco, tem manchete. É uma predileção pela desgraça. É triste quando a pessoa tem dois olhos bons e não quer enxergar. Quando a pessoa tem direito de escrever a coisa certa e escreve a coisa errada. É triste, melancólico, para um governo republicano como o nosso", afirmou.

De acordo com Lula, se em 2040 algum estudante for pesquisar a história do Brasil pelo que saiu em jornais e usar o material em algum trabalho escolar, corre o risco de ser reprovado, pois estará reproduzindo uma grande mentira.

O presidente relembrou ainda o episódio de 2003 quando, no primeiro ano de governo, colocou um boné do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Lula disse que não se rendeu aos ataques da mídia. "A partir daquele instante, eu passei a colocar qualquer chapéu na cabeça. Nunca mais me colocaram. Eles vêm pra cima, se você se acovarda, eles ganham. Você não tem por que temer. Não temos vergonha do que fizemos nesse país. Nós todos vamos ser medidos pelo que nós fizemos, a gente precisa ficar prestando contas todos os dias."

Lula disse ainda que alguns "setores da imprensa" deveriam olhar para as pesquisas de opinião pública antes de tirar suas conclusões sobre as ações públicas. "Se não quisessem saber pelos seus olhos, saberiam pelas pesquisas de opinião pública. Ainda assim não querem saber. Vamos trabalhando. A única coisa para vencer isso é trabalhar. Não temos tempo para resmungar", enfatizou.

 

Não dá para jogar os crimes da ditadura para debaixo do tapete

Um artigo do jornalista Maurício Dias, que assina a coluna Rosa dos Ventos, da revista Carta Capital (23.03.2010), repercutiu na Câmara Federal.

O jornalista acentua o quanto são importantes as conferências nacionais de políticas públicas, instrumentos incorporados ao processo democrático de tomadas de decisão. Segundo Maurício Dias, essas conferências constituem um fato efetivamente novo na vida política brasileira, embora nem sempre o Legislativo, em todos os níveis seja capaz de assumir todas as conseqüências da novidade.

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) afirmou em seu discurso:

“Não custa lembrar que a democracia representativa enfrenta dificuldades. E que, para superá-las, entre tantas outras iniciativas, seria necessária a incorporação de instrumentos da democracia direta. Instrumentos que possibilitam ou deveriam possibilitar a participação direta do povo. O Legislativo poderia se oxigenar ao assumir o que viesse das sugestões da população através de seus vários mecanismos de mobilização e organização. Normalmente, infelizmente não é o que ocorre. Em geral, o Legislativo faz ouvidos de mercador às sugestões advindas das formas diretas de representação ou, ao menos, ouve muito pouco”.

O jornalista Maurício Dias faz um histórico das conferências nacionais. Embora elas ocorram desde 1941, elas adquiriram importância, de fato, a partir da Constituição de 1988, quando ganharam contornos participativos e deliberativos mais claros. Maurício Dias se baseou em estudo dos cientistas políticos Fabiano Santos e Thamy Pogrebinschi, do Instituto Universitário de Pesquisas (IUPERJ), da Universidade Cândido Mendes.

Não custa comparar o que foi o desempenho do governo Fernando Henrique Cardoso e o do governo Lula neste quesito. Do total de conferências nacionais até agora realizadas, duas (2) aconteceram sob o governo Collor, seis (6) sob Itamar Franco, Dezessete (17) sob FHC e cinqüenta e cinco (55) sob Lula, o que, se feita a comparação entre FHC e Lula, dá ao governo deste um percentual de 68,8% do total contra 21,3% de FHC. São comparações necessárias para se verificar o grau de compromisso democrático de um e de outro.

O deputado Emiliano José (PT-BA) ressalta que, na avaliação do jornalista, toda a gritaria e inconformidade contra o recente Plano Nacional de Direitos Humanos está também vinculada a esse processo democrático. É uma reação à participação da sociedade, é uma reação à democracia, à ampliação da democracia.

Afinal, o plano é o resultado mais visível de várias outras iniciativas, de várias conferências nacionais de políticas públicas, e isso explica porque apresenta políticas públicas para mulheres, negros, indígenas, quilombolas, para segurança pública, desenvolvimento agrário, educação e cidades, entre outros setores.

Seria um recuo injustificável não criar, por exemplo, a Comissão da Verdade, uma medida destinada a exercer nosso direito à memória e à verdade. É preciso localizar os torturadores, os assassinos covardes que mataram tanta gente, torturaram, desapareceram com pessoas. É preciso enviar seus nomes à Justiça.

Não dá para jogar tais crimes para debaixo do tapete.

 

Dilma Roussef já é vista como favorita na disputa presidencial

A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, candidata de Lula à presidência da República, vai despontar nos próximos meses como a favorita para suceder o presidente Lula.

“O favoritismo de Dilma Roussef tende a florescer em meio a um cenário de inflação baixa, crescimento econômico e aumento de emprego”.

A avaliação foi feita por Fernando Abrucio, cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo ele, Dilma Roussef vai colher os frutos dos altos índices de aprovação de Lula e do Governo Lula.

Fernando Abrucio raciocina assim: “A diferença entre a popularidade dos dois indicadores diminuiu nas últimas pesquisas, o que é positivo para Dilma Roussef. Apesar da pessoa do presidente ser um grande cabo eleitoral, ele acredita que o governo terá uma maior capacidade de transferência de voto.

Com Lula fora da disputa, o eleitor vai pesar se quer ou não a continuidade. O voto está muito associado a uma sensação de bem-estar social por parte da população, que está satisfeita, afirma o cientista.

A percepção favorável cresceu também com a expansão de investimentos em educação, com a criação das universidades e escolas técnicas e com o programa Minha Casa, Minha Vida.

De qualquer forma, o cientista acredita que Serra ainda é um candidato competitivo, com grandes trunfos a explorar durante a campanha.

 

Dilma anuncia meta de mais dois milhões de moradias populares

Dilma Roussef vai se tornando a favorita nas pesquisas de intenção de voto. Ela colhe os frutos da boa administração do presidente Lula. Até os desafetos políticos não tem mais como negar.

E vai tornar-se cada vez mais favorita na disputa presidencial. Ela começa a falar sobre suas metas de governo. Por exemplo, no próximo governo a construção de casas populares deverá beneficiar dois milhões de famílias - o dobro da meta fixada para o programa Minha Casa, Minha Vida até o final de 2010.

Há poucos dias, no 5º Forum Urbano Mundial, Rio de Janeiro, ela exaltou a política habitacional do Governo Lula, voltado para os mais pobres. “O programa Minha Casa, Minha Vida acabou com uma ficção, a crença de que o mercado daria conta de construir casas para a população que tem renda mensal de até três salários mínimo”, declarou ela.

Dilma Roussef observou que “essa parcela da população não tem renda suficiente para sobreviver, comprar alimentos e produtos básicos e, ao mesmo tempo, pagar a prestação de uma casa ou apartamento”. Daí a decisão governamental de subsidiar, em vez de financiar, a compra de moradias pelas famílias pobres.

A ministra destacou ainda, como iniciativa importante do Governo Lula, o retorno do Estado a áreas que vinham recebendo pouca atenção, principalmente comunidades pobres e favelas. “Nos últimos quatro anos, investimos em urbanização de favelas, construção de moradias para populações de baixa renda e saneamento básico algo em torno de US$ 144 bilhões”.

Com um discurso desse, by by para José Serra!

 

Balé do Teatro Castro Alves, da Bahia, renova espetáculos em alto nível

No próximo dia 28 de março, domingo, o Balé do Teatro Castro Alves estréia em praça pública, na Praça Dois de Julho (Campo Grande), às 17h. Tudo conforme a linha do secretário de Cultura Márcio Meirelles. Ou seja, fiel à descentralização e democratização da cultura.

A nova coreografia inclui vinte solos inspirados pelo tema “Confissão” que serão apresentados em cabines individuais, tendo um espectador por vez: “Trata-se de um confessionário, onde o bailarino e seu único público compartilharão uma determinada emoção que ficará restrita e segredada aos dois”, segundo explicação de Jorge Vermelho, diretor artístico do BTCA.

“Concebido pela coreógrafa paulista Renata Melo, diretora de teatro, atriz e coreógrafa, que realizou espetáculos marcantes nos anos 90, entre eles Bonita Lampião e Domésticas, o espetáculo “1POR1PRAUM” será apresentado em locais públicos, e percorrerá diversos bairros de Salvador, como Plataforma, Brotas, Alagados e Itapuã, além de municípios do interior, iniciando o ciclo de viagens em abril, quando o espetáculo será apresentado em Itabuna, Mutuípe e Lauro de Freitas”, informa a Secult.

A meta de 2010 é fazer com que os espetáculos circulem por diferentes espaços em Salvador e interior da Bahia. O BTCA já tem também agendadas reapresentações da montagem “Isadora”, no Solar Boa Vista, em Brotas (09.042010) e no Centro Cultural de Itabuna (18.042010).


SERVIÇO:
Espetáculo “1Por1PraUm”
Locais e horários:
28/03 – ESTREIA – Praça Dois de Julho, Campo Grande – 17h
07/04 – Praça São Brás, Plataforma - 17h
08/04 – Solar Boa Vista, Brotas – 18h
11/04 – Foyer do TCA – 9h
14/04 – Praça João Paulo II, Alagados – 17h
17/04 – Praça Otávio Mangabeira, Itabuna – 17h
24/04 – Praça Góes Calmo, Mutuípe – 17h
25/04 – Av. Bartolomeu Chaves, Mutuípe – 17h
27/04 – Praça da Matriz, Lauro de Freitas – 17h
29/04 – Lagoa do Abaeté, Itapuã – 17
Entrada franca
Espetáculo “Isadora”Locais e horários:
09/04 – Solar Boa Vista, Brotas – 20h
18/04 – Centro de Cultura de Itabuna – 19h
Entrada Franca

23 de março de 2010

 

Blog da reforma agrária já está no ar

http://www.reformaagraria.blog.br/

 

Governos do PSDB e mídia desviam recursos públicos

Deu no Blog do Miro. O Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) acaba de descobrir que três governos tucanos (São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul), além de um apêndice dos demos (Distrito Federal), desviaram recursos do SUS para o mercado financeiro nos últimos quatro anos.

O desfalque serviu para incrementar os programas estaduais de ajuste fiscal, como manda a cartilha neoliberal do “choque de gestão”, em detrimento do atendimento à saúde de uma população estimada em 74,8 milhões de habitantes.

Na revista Carta Capital, o jornalista Leandro Fortes denunciou este esquema criminoso. “Ao todo, o prejuízo gerado aos sistemas de saúde desses estados passa de 6,5 bilhões de reais, sem falar nas conseqüências para os seus usuários, justamente os brasileiros mais pobres”, revela.

As auditorias do Denasus, feitas nos 26 estados e no DF, foram iniciadas em março de 2009 e entregues ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em janeiro último. A intenção era saber quanto cada estado recebeu do SUS e o que fez com os recursos federais.

ENVOLVIMENTO DO PPS
O primeiro caso de desvio foi descoberto no Distrito Federal. O ex-secretário da Saúde, Augusto Carvalho, expoente do PPS que se jactava de paladino da ética, “aplicou tudo em Certificados de Depósitos Bancários (CDBs).

Em março do ano passado, a aplicação somava 238,4 milhões de reais. Parte do dinheiro, segundo investiga o Ministério Público Federal, pode ter sido usada no megaesquema de corrupção que resultou no afastamento e na prisão do governador José Roberto Arruda”.

Será difícil o partido de Augusto Carvalho e Roberto Freire voltar a falar em ética. já nos governos tucanos de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, os auditores tiveram dificuldades para vasculhar as suas contas. Badalados pela mídia como “gestores modernos”, que zelam pela “transparência nas contas púbicas” eles fizeram de tudo para sabotar a investigação.

GOVERNO GAUCHO E CRIME
O Denasus precisou recorrer ao Ministério Público Federal para descobrir que a governadora Yeda Crusius, entrincheirada na sua mansão sob suspeita de corrupção, reteve 164,7 milhões de recursos do SUS em aplicações financeiras até junho de 2009. Afetado atualmente por um surto de dengue, o estado aplicou apenas 0,29% dos seus recursos na vigilância sanitária. Um crime!

“Com exceção do DF, a maior parte do recurso retido em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul diz respeito às áreas de vigilância epidemiológica e sanitária, ai incluído os programas de combate à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Mas também há dinheiro do SUS no mercado financeiro desses três estados que deveria ter sido utilizado em programas de gestão à saúde e capacitação de profissionais do setor”, denuncia Leandro Fortes.

A investigação complica ainda mais a vida de José Serra. “No caso de São Paulo, a descoberta dos auditores desmonta um discurso muito caro ao governador, virtual candidato do PSDB à Presidência, que costuma vender a imagem de ter sido o mais pródigo dos ministros da Saúde do país, cargo ocupado por ele entre 1998/2000, durante o governo Fernando Henrique Cardoso”, aponta Leandro Fortes.
Fonte: Blog do Miro

 

Barões da mídia desviam dinheiro dos aposentados e pensionistas

É triste. A grande mídia que se dedica a perseguir o governo Lula, com intermináveis denúncias sem provas, desfalca a Previdência Social. Os barões da mídia roubam os aposentados e pensionistas. E na cara de pau reclamam do déficit da Previdência.

O jornalista Paulo Henrique Amorim, no site Conversa Afiada, desfiou o rosário de canalhice:

A Infoglobo Comunicações, empresa das Organizações Globo, tem nove processos por dívidas com a Previdência Social, totalizando R$ 17.664.500,51;

A Editora Abril deve R$ 1.169.560,41;

A Rádio e Televisão Bandeirantes tem sete processos, totalizando R$ 2.646.664,15, sendo que três deles são de “Pedido de Penhora e/ou Reforço de Penhora”;

A Folha de S. Paulo tem quinze processos e deve à Previdência Social R$ R$ 3.740.776,10;

O Estado de S. Paulo tem dois processos e deve R$ 2.078.955,87;

A Editora Globo tem dois processos e deve R$ 2.078.955,87.

Como é que a grande mídia pode denunciar corrupção se ela própria desvia?

 

Dilma Roussef pode ganhar no primeiro turno, para o bem do Brasil

As informações são do conservador jornal Estadão. Portanto, insuspeitas. O crescimento nas pesquisas eleitorais da ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, ante a estagnação do governador de São Paulo José Serra (PSDB) tem impressionado os diretores dos quatro principais institutos de pesquisa do país.

"Não é impossível imaginar que a Dilma ganhe a eleição já no primeiro turno", avalia João Francisco Meira, do Vox Populi. Para ele, quando há candidatos carismáticos, a disputa se concentra mais entre as personalidades desses candidatos, o que não seria o caso desta eleição. O que deve decidir a disputa, em sua opinião, são fatores como a economia: se estiver ruim, a tendência é de mudança - mas a economia é o principal trunfo do governo Lula.

Em segundo, o aspecto ideológico - nesse caso, diz ele, 56% das pessoas se definem como sendo de esquerda e 30% como eleitores do PT. Meira ressalta também a importância do tempo de TV e de algum incidente que possa alterar a opinião dos eleitores.

Ricardo Guedes, do Sensus, endossa a tese pró-PT: "Dilma tem produto para mostrar, a economia. O Serra não tem. Hoje a tendência é muito mais pró-Dilma".

Márcia Cavallari, do Ibope, e Mauro Paulino, do Datafolha, adotam um pouco mais de cautela, embora tenham admitido cenário favorável à Dilma. "O comportamento do eleitor não é matemático. A campanha ainda tem muita coisa para acontecer. O que a gente sabe é que o eleitor se sente muito confortável de ter votado no Lula e agora fazer essa avaliação de que acertou. Ele pensa: 'Acertei, e o País está tendo avanços'. O eleitor considera que os avanços foram muito mais profundos no governo Lula. A comparação com o governo FHC é prejudicial para o Serra", afirmou a diretora do Ibope.

22 de março de 2010

 

Manifestações denunciam campanha midiática contra Cuba

A direita mundial realiza a enésima campanha midiática contra Cuba. A campanha midiática é tão perigosa quanto os 640 atentados contra a vida de Fidel Castro ao longo dos últimos 50 anos. Tanto os atentados quanto a campanha midiática são articulados pelos EUA. Cresce no mundo o apelo da Rede Em defesa da Humanidade.

O capítulo mexicano da Rede tornou pública a campanha “Em defesa de Cuba”. Cidadãos conscientes e libertos da empulhação da mídia denunciam a intromissão dos EUA e do Parlamento Europeu nos assuntos internos de Cuba, violam os princípios da não-intervenção da ONU, desrespeitam a soberania cubana.

Já aderiram à Rede Em Defesa de Cuba nomes consagrados como Pablo González Casanova, Víctor Flores Olea e Ana Esther Ceceña. Também destacam-se Danny Glover, Frei Betto, Alfonso Sastre, Thiago de Melo, Ignacio Ramonet, Jorge Sanjinés, León Rozitchner, Víctor Heredia, Danny Rivera, Gianni Miná, Atilio Borón, Stella Calloni, Belén Gopegui, e muitos outros intelectuais e artistas. As adesões podem ser feitas através do site http://www.porcuba.com.br/

As adesões ao manifesto em defesa de Cuba vieram da Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Itália, Jamaica, México, Nicarágua, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Suécia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.

No Brasil, deputados do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba e representantes de organizações sociais, juvenis e populares repudiaram (18.03.2010) a atual campanha midiática contra a Ilha caribenha. Eles se manifestaram diante da Embaixada de Cuba, em Brasília.

Os inimigos de Cuba manipulam o episódio da morte do grevista de fome. Os amigos de Cuba protestam contra os estados Unidos que mantêm presos cinco cubanos que de terroristas não têm nada. Pedem o fim do bloqueio econômico. Exigem respeito à soberania da Ilha.

Cuba socialista, sempre. Com todos os seus defeitos.

21 de março de 2010

 

A indústria, os trabalhadores e a juventude precisam de ensino profissionalizante

Durante todo o mês de março, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) vem promovendo um interessante Curso de Desenvolvimento Gerencial, com o objetivo de capacitar gestores e substitutos com técnicas que favoreçam o melhor desempenho, como gestores e como líderes.

A instrutora do curso é a professora Maria Celi Kramm. O curso passa pela abordagem comportamental, cultura organização em várias visões, análise dos mitos, gestão de pessoas na Era do Conhecimento, conceitos de C.G. Jung, os tipos psicológicos, estilos de lideranças, a anatomia da mudança, inclusive a resistência reacionária às mudanças. E ainda o conceito de delegação de poder e tarefas, que prezo muito.

Pessoas que nunca conversaram entre si mais do que dois minutos, de repente, envolvem-se num construtivo diálogo. Lá pelas tantas, a consultora comenta que a indústria na Bahia oferece empregos, mas falta mão-de-obra técnica especializada. Fiquei com aquilo na cabeça. É verdade.

Eu me dei conta, então, da verdadeira revolução que o Governo Lula imprime ao ensino profissionalizante no Brasil. ”Nunca antes na história desse país” o ensino profissionalizante foi tão valorizado.

Basta lembrar que de 1909 a 2003 (94 anos, portanto) , foram construídas 140 escolas técnicas no Brasil. Em oito anos, o presidente Lula entrega 214 novas instituições de ensino profissionalizante.

A importância disso fica mais evidente quando constatamos que as escolas técnicas foram literalmente desmanteladas pelos oito anos de governo FHC, que chegou a sancionar a Lei 9.649/98 que barrava a criação de novas escolas técnicas federais.

Sem diploma universitário, Lula alterou essa legislação que beirava .ao crime e criou condições para a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que comemorou 100 anos em 2009, foi reorganizada com base na Lei 11.892/2008, que permitiu a criação inovadora dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Atualmente a Rede é composta de 38 institutos, com 354 campi espalhados no Brasil, com atuação no ensino médio integrado ao técnico, em licenciaturas e cursos superiores de tecnologia ou bacharelados tecnológicos, oferecendo ainda cursos de especializações, mestrados e doutorados profissionais.

Morro de pena da juventude que perde seu tempo pagando cursos fajutos de "comunicação" e se enganando com o tradicional bacharelismo.

Os trabalhadores e a juventude que busca emprego agradecem o advento do ensino profissionalizante.

Tenho medo, muito medo da volta dessa gente ao poder!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?