26 de fevereiro de 2014

 

III Fórum do Pensamento Crítico terá como tema “Autoritarismo e Democracia, 50 anos do golpe civil-militar e 30 anos das Diretas Já”.

De 24 a 28 de março, acontece em Salvador o III Fórum do Pensamento Crítico, no Teatro Castro Alves. O tema será Autoritarismo e Democracia no Brasil e na Bahia 1964-2014.  Assim, a Secretaria da Cultura (Governo Wagner) marca a passagem dos 50 anos do golpe civil-militar e os 30 anos da campanha pelas Diretas Já. A idéia é conjugar passado e presente, memória e atualidade.

MEMÓRIA VIVA - O ano de 2014 será emblemático para uma reflexão sobre autoritarismo e democracia no Brasil e na Bahia. Em 2014, os 50 anos do Golpe Civil-Militar de 1964 devem servir como memória viva para que ditaduras e autoritarismos não sejam mais possíveis no presente e no futuro da sociedade, em especial da brasileira e baiana. Em 2014, os 30 anos da campanha das Diretas Já devem ser comemorados como momento catalisador e exemplar de luta pela democracia no país e no estado e como inspiração para novas lutas democráticas imprescindíveis na atualidade.
MARCAS PROFUNDAS - A ditadura civil-militar marca profundamente a história e o presente da sociedade brasileira e baiana. Ela interditou a realização das “reformas de base” (urbana, agrária, universitária etc.) e bloqueou naqueles anos a possibilidade da construção no Brasil e na Bahia de uma sociedade mais justa, democrática e livre, que incorporasse toda população em sua dinâmica societária. Em lugar disto, ela impôs uma “modernização conservadora” com um modelo de desenvolvimento altamente concentrador, desigual e excludente, alicerçado no arrocho salarial; na restrição às liberdades; no apoio e controle rigoroso da mídia; na censura às opiniões diferentes e às manifestações culturais divergentes; na perseguição, repressão, tortura e assassinato de todos aqueles que fossem considerados adversários da ditadura. Ela marcou profundamente o passado, ainda marca o presente e talvez o futuro da sociedade brasileira e baiana.

DIRETAS JÁ - A campanha das Diretas Já pode ser considerada como momento emblemático da luta pela democracia no Brasil e na Bahia. Ela de algum modo sintetiza as muitas e variadas modalidades de luta que foram empreendidas contra a ditadura civil-militar. Ela possibilita a transição do autoritarismo para a democracia, com suas virtudes e limitações. O movimento das Diretas Já, ainda que derrotado em 1984 no seu intento maior de eleição direta do presidente do Brasil, expressara o desejo da sociedade brasileira e baiana de construção da democracia e de derrubar a ditadura.
DEMOCRACIA COMPLEXA - O processo de construção da democracia no Brasil e na Bahia tem se mostrado bastante complexo. O modo específico da transição do autoritarismo para a democracia no Brasil e na Bahia, uma transição pelo alto no dizer de alguns autores, impacta profundamente no processo de construção da democracia. Ele articula de modo desigual e combinado: avanços e retrocessos, mudanças e persistências, possibilidades e limitações, aliados e adversários. Por conseguinte, ele permite modalidades bem distintas de pensar e de realizar a democracia.

LUTAS NAS RUAS - Os movimentos acontecidos em junho de 2013, com todas as suas ambiguidades, contradições e tentativas de manipulação, expressam a tensão entre alternativas possíveis de democracia: algumas meramente formais outras substantivas; algumas somente representativas outras incorporando com novos formatos de participação. Os movimentos atualizam e colocam em cena a discussão sobre o presente e o futuro da democracia. As ruas trazem para o cenário púbico e recolocam em disputa estas distintas e muitas vezes antagônicas concepções de democracia.
PROCESSO VIVO - O III Fórum do Pensamento Crítico pretende se debruçar – criticamente, por óbvio – sobre o tema autoritarismo e democracia, como campo de força e de disputa, que reúne memória e contemporaneidade, que olha o passado para pensar e atuar no presente e para imaginar futuros possíveis. O Fórum busca reavivar nossa memória dos autoritarismos, que marcam drasticamente a história do Brasil e da Bahia e muitas vezes ainda persistem de modo expresso ou camuflado, e relembrar a todo instante o vital compromisso de enfrentar e superar todos eles. Ele busca, em sintonia fina de memória e atualidade, colocar na cena e no debate público temas essenciais para a superação de todas as modalidades de autoritarismos e para o aprofundamento da democracia na contemporaneidade. O III Fórum do Pensamento Crítico entende a democracia como um processo vivo, sempre em atualização e atento aos perigos do autoritarismo.           

PROGRAMAÇÃO
Dia 24 (noite)   

1. O que possibilitou o autoritarismo (golpe civil/militar) em 1964 no Brasil?
Dia 25 (manhã e tarde)

2. Como a ditadura civil/militar redesenhou o Brasil e quais suas repercussões no futuro do Brasil?
3. Como a ditadura civil/militar redesenhou a Bahia e quais suas repercussões no futuro da Bahia

Dia 26 (manhã e tarde)
4. Quais as heranças culturais e comunicacionais da ditadura civil/militar no Brasil?

 5. Quais as heranças culturais e comunicacionais da ditadura civil/militar na Bahia?       
Dia 27 (manhã e tarde)

6. Como foi realizada a transição do autoritarismo para a democracia no Brasil e quais suas consequências?
7. Como foi realizada a transição do autoritarismo para a democracia na Bahia e quais suas consequências?

Dia 28 (manhã, tarde e noite)
8. Quais os avanços e os limites da democracia no Brasil e na Bahia?

9. Como aprofundar a democracia na contemporaneidade?
10. Encerramento com espetáculo musical: Baiana System

OUTRAS ATIVIDADES
11. Mostra de cinema. Filmes sobre o período 1964 – 2014 nos centros e equipamentos culturais da SECULT e outros espaços

12. Debates sobre autoritarismo e democracia no Brasil e na Bahia
Em várias cidades da Bahia, nos centros e equipamentos culturais da SECULT e outros espaços

13. Lançamentos de livros
SERVIÇO

III FÓRUM DO PENSAMENTO CRÍTICO
Tema: Autoritarismo e Democracia no Brasil e na Bahia 1964-2014 - 50 anos do Golpe Civil-Militar de 1964 - 30 anos das Diretas Já

Período: 24 (segunda-feira) a 28 (sexta-feira) de março de 2014
Local: Teatro Castro Alves (sala principal).

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?