10 de dezembro de 2011

 

Reunião Plenária de Emiliano reuniu lideranças de mais de 60 municípios da Bahia

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) realizou neste sábado, 10, sua última plenária do mandato deste ano. O encontro, realizado no auditório da União dos Prefeitos da Bahia - UPB, reuniu representantes de mais de 60 municípios de toda a Bahia.

"Este é um momento especial para nós, uma reunião que possui um simbolismo extraordinário. Esta plenária significa que o mandato não é somente do mandatário, mas da população que nos elegeu, pois cada companheiro e companheira que está aqui é uma expressão de nosso povo, com suas dificuldades, desejos e anseios", resumiu o deputado.

Nomes como o do o ex-governador Waldir Pires, do deputado federal Nelson Pellegrino, dos vereadores Vânia Galvão, de Salvador; Jorge Golçalves, de Serrinha, Idalina Gonçalves, de Urandi, do secretário de Comunicação de Vitória da Conquista, Penildon Penna, além do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano somados aos mais de 400 militantes e lideranças políticas e sociais, vindos de mais de 60 municípios baianos prestigiram o encontro.

"Conheci Emiliano José através do governador Waldir Pires. Para nós, ele representa o fortalecimento de um projeto político para Jacuípe", afirmou Alírio Filho, de Conceição do Jacuípe. Já para o vereador Delzivan, de Itanhém, a presença na plenária é um reconhecimento pelo trabalho do parlamentar no município."Quando Emiliano assumiu o mandato, o presidente da Câmara criou uma relação de proximidade. Então, quando conseguimos a Patrol, através de uma emenda do deputado, Emiliano entrou para a história de Itanhém, que nunca na sua história recebeu equipamento nenhum". Além da Patrol, também por meio de emenda parlamentar, o município conseguiu recursos para a construção de duas praças na cidade, localizadas em bairro carentes da cidade.

Em sua fala, o ex-governador Waldir Pires destacou a importância do mandato de um parlamentar em consonância com os principios democráticos no Brasil. "Hoje, vivemos em um país que, eu diria, possui o melhor sistema de democracia do mundo, liderado por um partido com a capacidade de levar recursos aos menos favorecidos. Emiliano José representa este projeto político".

Ao comentar sobre o trabalho realizado durante o ano, Emiliano lembrou que seu mandato é utilizado para "fazer política, no sentido amplo da palavra". "Quem me conhece sabe que não sou um deputado com um mandato de despachante, ao contrário. Faço política votando com o meu partido, com a minha bancada e defendo, naturalmente, os interesses dos municípios da Bahia, que represento, defendo também o legado do presidente Lula, o governo da presidenta Dilma, e claro, do governador Wagner, destacou.

NÚMEROS DO MANDATO

Em 2011, primeiro ano do atual mandato de Emiliano José como deputado federal, o parlamentar realizou 118 pronunciamentos no plenário da Câmara Federal, apresentou um Projeto de Emenda Constitucional, um Projeto de Lei, 58 emendas a projetos diversos, sete requerimentos, e participou de 33 relatorias. Também jornalista, o deputado publicou quase 40 artigos em veículos de comunicação.

POR QUE ELES CONFIAM EM EMILIANO

Em seu segundo mandato como deputado federal, Emiliano José sabe da importância do trabalho realizado na capital baiana e no interior e, por isso, é conhecido, entre outras coisas, pela sua capacidade de articular ações que beneficiem o estado. Veja o que algumas pessoas pensam do parlamentar:

Emiliano representa coerência, compromisso e uma vida dedicada à maioria. Deputado federal Nelson Pellegrino(PT-BA);

Ele é um deputado que tivemos o privilégio de conhecer e demonstrou ter compromisso com a nossa cidade. Vereador Dema, PT Itanhém;

Um representante da luta pelos direitos humanos, do reconhecimento de heróis brasileiros e que dialoga com as novas gerações, fazendo com que tenhamos orgulho do país onde vivemos. Carlos Marighella Filho;

Conheço o deputado através da vereadora Leninha, de Valente, e vejo que é o parlamentar que mais está presente, aquele que abraçou a nossa cidade. Miriam Araújo, militante de Valente.

A BAHIA EM SALVADOR

Além dos soteropolitanos, representantes de diversas cidades prestigiaram a plenária do parlamentar, reunindo a Bahia em Salvador. Confira a lista:

Salvador, Abaíra, Andaraí, Boninal, Candeal, Itanhém, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Mucuri, Boquira, Macaúbas, Vit. da Conquista, Rio de Contas, Livramento, Araci, Conceição do Coité, Serrinha, Retirolândia, Teofilândia, Araci, Tucano, Quijingue, São Sebastião do Passé, Lauro de Freitas, Entre Rios, Guanambi, Santa Maria da Vitória, Pindaí, Canápolis, Santana; Alagoinhas, São Félix do Coribe, Correntina, Urandi, Jaborandi, Andaraí, Marcionílio Souza, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Santo Amaro, São Braás, Maragojipe, Lustosa, Madre de Deus, Simões Filho, São Francisco do Conde, Candeias, Pedro Alexandre, Paulo Afonso, São Gonçalo dos Campos, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Cachoeira, Canápolis, Santana, Feira de Santana, Coribe, Santo Amaro, Valente, Queimadas, Jitaúna e Ipiaú.

Fonte:  Assessoria de Imprensa - deputado Emiliano José (PT-BA)

 

Waldir Pires: o grande objetivo é acabar com a miséria


O ex-governador e ex-ministro Waldir Pires, ao se pronunciar na Reunião Plenária do deputado federal Emiliano José (PT-BA), afirmou que “sabia que Emiliano como deputado federal teria um mandato indispensável para o Brasil”. Disse mais: “Nós somos de gerações diferentes, mas que enfrentamos etapas difíceis. A minha geração foi antes de Emiliano, mas ele próprio se tornou um símbolo de minha geração”. O mais grave é que se antes lutávamos por liberdade e democracia, agora vivemos momentos perigosos para a civilização humana, disse ele.

Segundo Waldir Pires, “vamos ter que fazer política para assegurar a continuidade da vida humana, de nossos povos, das aspirações de felicidade, de modo que o ser humano organize uma sociedade solidária”. A posição dos políticos desta geração atual, a posição do povo brasileiro está começando a ser decisiva para construção do que a “minha geração não conseguiu”. A política diz respeito à troca de idéias, à certeza de que pela palavra, pelos acordos, possamos construir uma sociedade solidária, absolutamente de acordo com nossas diversas crenças religiosas. Segundo ele, a grande maioria dos baianos é ligada ao cristianismo, que pregou a fraternidade.

“Acreditamos que é possível transformar a mecânica da vida social, com fé. Pois será eterno o direito da violência do mais forte? Acreditamos que a mulher terá um papel essencial na tarefa de perpetuar a espécie humana. Achamos até que a capacidade da mulher é superior à dos homens. E isso vem desde os tempos das cavernas.

Existe maior discriminação do que a miséria? Indaga Waldir Pires para uma platéia fascinada. O tempo de hoje é para construção do caminho da solidariedade. A miséria humana, a extrema pobreza, foi escondida durante anos. Mas hoje, sabemos onde está a miséria. Quantos países estão com gente que não tem nem o que comer... Como podemos aceitar uma criança pedindo esmolas nas ruas? Ela perde toda a infância, não aprende as coisas essenciais, está condenada.

Portanto, cabe às comunidades, às sociedades, a decisão, através de política, de transformar o mundo pelo diálogo. Considero que o primeiro grande esforço de inclusão social coube aos dois governos do presidente Lula. Antes houve a tentativa de Getúlio Vargas, eles o derrubaram. Depois a tentativa de João Goulart, ele novamente o derrubaram, e são os mesmos que tentaram derrubar Lula, para Waldir Pires. Cabe a nós defender o legado de Lula e apoiar a presidenta Dilma Rousseff, com este programa: acabar com a pobreza extrema, acabar com a miséria.

 

Emiliano abre reunião plenária defendendo a política e a democracia


O deputado Emiliano (PT-BA) saúda companheiros e companheiras. Agradece em especial aos que vieram de municípios de mais de mil quilômetros de distância. Saúda Waldir Pres, vereadora Vânia Galvão, muitos vereadores do interior, prefeito de Camaçari Luiz Caetano. A mesa está formada.

Ele fala do simbolismo deste tipo de reunião plenária, que é da cultura política do PT. Significa que o mandato parlamentar não é algo que dependa apenas das qualidades pessoais do parlamentar e sim de cada um dos que construíram o mandato. Estamos aqui para prestar contas. É uma obrigação. Tivemos que diminuir um pouco o tamanho da plenária, mas, aqui estão presentes lideranças políticas de mais de 60 municípios da Bahia, diz ele.

É claro que todos aqui conhecem meu pensamento, mas querem falar. Ele se referiu aos seus 118 pronunciamento na Câmara Federal. Repete que seu mandato é para fazer política no sentido mais amplo, vota com seu partido, vota com sua bancada. Também defende os interesses dos municípios que representa, defende o legado de Lula, o governo de Dilma, o governo de Wagner.

Emiliano considera que vivemos um momento especial no mundo, por causa da crise econômica gerada no coração do capitalismo, EUA e Europa, cujos remédios acabam por agravar a crise e não resolvê-la, os mesmos interesses do capital financeiro é que prevalecem.

Importante lembrar que esta é a mais grave crise econômica do capitalismo depois de 1929, de longa duração, nós, da America Latina temos mais a dizer ao mundo em relação aos caminhos de enfrentamento, do que Europa e EUA. Não temos mais lições a receber deles. E nosso embate é pela democracia, assunção da democracia e deposição das armas.

O Brasil vive um momento rico, o mais rico de nossa historia. Sou um dos coodenadores da luta pela democratização da mídia. A mídia brasileira decidiu que o único problema do Brasil é a corrupção e não há mais nada além disso. Um ministro cai, pela ação da mídia, e depois não se fala mais nele, na verdade, trata-se do combate sistemático da mídia brasileira a qualquer governo reformista, de esquerda, porque ela, a mídia, funciona como uma espécie de partido político. A oposição mesmo é pequena. É a mídia que faz oposição, que faz parecer que o Brasil é o antro da corrupção, não fala do Brasil que mudou a vida de milhares de pessoas.

No exterior tem-se muita admiração pelo Brasil. O povo reconhece, mas pelo cenário da mídia não há reconhecimento. Mexemos na condição de vida de nosso povo. Nosso caminho é mudar o Brasil. Nossos governos tem dado transparência aos atos. A mídia usa essas informações para fazer escandalos midiáticos. O Estado tem instrumentos fortes de combate à corrupção.

Temos às portas uma eleição para prefeito. Absolutamente essencial para a vida de nosso povo, para mexer pela política, para melhorar a vida de nossa gente. Temos que ter maioria nas prefeituras, nas câmaras. O PT tem 90 entre 513 deputado, 81 prefeitos entre 417 municpios. Temos que crescer. Eleger vereadores e vereadoras para fazer crescer nossa força política. Contribuir para eleição em 2014, temos que aumentar nossas bancadas, para depois não chorarmos pelas alianças, que são feitas pela correlação de forças.

Cada candidato nosso, cada vereador do PT tem que se perguntar: Qual é o meu projeto para minha cidade?


 

Está começando a Reunião Plenária do deputado federal Emiliano (PT-BA)

Waldir Pires chegou junto com o deputado Emiliano (PT-BA). Começou a tradicional sessão de fotos. Todos querem uma fotografia com os dois. Eu também tirei a minha. Adolfo Loyola abre a reunião com um forte Bom Dia. Agradece o pessoal dos municípios do interior, principalmente os mais distantes. Agradece a todos e à equipe do deputado. “ A gente está acostumado a organizar plenária, diz ele, mas essa foi a que deu mais trabalho, pela responsabilidade do mandato que aumentou muito”.

Vamos passar um vídeo curto. Chama-se “Mano Emiliano”, que tem depoimentos do deputado. Começa Hino dos Partisans que lutaram pela liberdade na Europa, contra o nazismo. Depois vem cenas do nazismo alemão. “Somos todos filhos de um sonho. A barbárie do nazismo foi derrotada na Segunda Guerra Mundial”. Cenas do filme Olga. Hino da Internacional Comunista. “Somos todos filhos desta luta pela liberdade, embalados por esta utopia. Sonho que foi interrompido pelo Golpe Militar de 64”.

Emiliano dá um testemunho. Em 68 estava praticamente clandestino. Cenas do enterro do estudante Edson Luiz, no Rio de Janeiro.”Nossa visão fazer a luta contra o capitalismo”. Música: “Pai afasta de mim esse cálice, de vinho tinto de sangue”. Emiliano continua. “O tempo de cadeia. Uma noite de muito sofrimento, mas uma noite iluminada pela democracia está acima de tudo”. Cena do filme Lamarca, com Paulo Betti. “Parece que as portas do Universo se abrem, passeatas, cores, lutas. Todos merecem viver com uma vida digna e decente. Cenas: Lamarca sugere que Zequinha o abandone, estou sem forças. Zequinha se recusa a abandonar o capitão na caatinga.

Cenas do filme Eu me Lembro, somos uma geração condenada a sonhar. Voz de Maria Betânia, “Sofrer a tortura implacável, romper a impossível prisão, é minha lei, é minha questão. Não me importa saber se é terrível demais. Os capas dos livros de Emiliano se sucedem. “A ditadura matou centenas de pessoas, colocou na cadeia milhares e pessoas”. Fotos de Sebastião Salgado. “O Brasil precisa de pessoas como Emiliano, mano Emiliano. Sonhos, eu acredito neles”.


 

Dancei e me diverti com o grupo Canto de Rua, na Associação Atlética da Bahia


Ontem à noite, sexta (9), me diverti na Associação Atlética da Bahia, na Barra. O restaurante é ótimo. Tive a grata surpresa de encontrar no palco o Canto de Rua. Chico Mascarenhas, Luiz, Pedro e Augusto, são quatro profissionais liberais apaixonados pelo prazer de cantar.

Desde 1986 eles sustentam a mesma formação. Eu costumava ouvi-los na bar “Segredos de Itapuã”. Fui com um grupo de amigos, eles entre o coronel PM aposentado Pitanga, sua esposa Gil, o deputado federal do PT, Emiliano José e a lindona amiga Nete.

Caímos no samba, sem saber sambar. É um grande show de música de raízes brasileiras. Muita ligação com o grupo de Carnaval “Paraoano sai Mió”. O Canto de Rua encantou um público dançante, alegre, amigo, interativo, lindo.

Não deu para ficar até muito tarde. Eu e Emiliano José tínhamos no dia seguinte a Reunião Plenária do mandato dele, às 9h da madrugada, na UPB, Centro Administrativo da Bahia. Mas valeu. Valeu pracarai.


 

Às 9h, começa Plenária do deputado federal Emiliano José (PT-BA)



Dentro de duas horas, começa a Reunião Plenária do mandato democrático, popular e socialista do deputado Emiliano José (PT-BA). Estarão presente o ex-governador da Bahia, Waldir Pires, o candidato do PT à prefeitura de Salvador, deputado Nelson Pelegrino e a senadora Lídice da Mata (PSB-BA). Muitos parlamentares marcarão presença. A Plenária começa às 9h, deste sábado (10), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A Reunião Plenária do mandato do deputado Emiliano José (PT-BA) é mais que a prestação de contas do exercício do mandato. Será também a decisão sobre os rumos a serem tomados em 2012 e um espaço livre de debate de idéias políticas, sem tirar o olho das eleições municipais do ano que vem. Na oportunidade, o deputado vai apresentar o layout do novo site, mais moderno, mais interativo e com espaço para artigos de convidados.

Eu, como sou, militante pré-histórico, serei um dos primeiros a me manifestar no site do Emiliano (www.emilianojose.com.br).


7 de dezembro de 2011

 

PIG perde para Agência Brasil nos jornais diários do interior

A Agência Brasil (Abr) está ganhando na disputa com as agências de notícia do PIG. O conteúdo jornalístico produzido pela Agência Brasil é o mais utilizado pelos jornais diários que circulam no interior do Brasil. A verdade é que as agências de notícias estão desacreditadas desde que os proprietários dos meios de comunicação resolveram fazer oposição política ao governo Dilma, como faziam com Lula.

Isso significa que cada uma das matérias produzidas pela agência, publicada nestes jornais, é lida diariamente por 2 milhões de pessoas. A avaliação é do diretor executivo da Associação dos Diários do Interior (ADI), Adriano Kalil.

“O governo federal foi muito feliz no projeto da Agência Brasil. Isso nos proporcionou acesso a informações de qualidade, trazendo para nossos veículos a informação sobre o que acontece efetivamente no país. É, sem dúvida, a agência de notícias mais utilizada pelos jornais do interior do país”, disse Kalil à ABr.

“Temos dados de leitura de jornais apontando que há entre 3,5 e 5 leitores para cada jornal. Isso significa que temos, só com leitores de jornais impressos, um público de cerca de 20 milhões de pessoas. Como o material da Agência Brasil é o que mais usamos, podemos dizer que, por baixo, são pelo menos 2 milhões de leitores acessando esse material diariamente”, acrescentou.

Vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Agência Brasil faz um jornalismo público voltado para o cidadão. Suas coberturas abrangem as políticas públicas e os reflexos delas no cotidiano dos brasileiros – em especial nas áreas de educação, meio ambiente, direitos humanos, economia, cultura, saúde, infra-estrutura e ciência e tecnologia.


 

Adelmo Oliveira indicado para Prêmio Moacyr Scliar de Literatura, Categoria Poesia

O poeta baiano Adelmo Oliveira, meu amigo de coração, foi indicado para concorrer ao Prêmio Moacyr Scliar de Literatura 2012, criado pelo governo do Rio Grande do Sul, em homenagem ao médico, escritor e acadêmico gaúcho, falecido em fevereiro de 2011. É a primeira vez que o prestigioso Prêmio Moacyr Scliar inclui a Categoria Poesia. Fazem parte da Comissão Julgadora Heloisa Buarque de Holanda, Ricardo Vieira Lima, Antônio Carlos Secchin, Armindo Trevisan e Carlos Felipe Moisés.

Adelmo Oliveira concorre com a obra “Canto Mínimo e Poemas da Vertigem, editado pela Escrituras, com orelhas assinadas por Ildásio Tavares (1949-2010). Entre os inscritos estão os poetas Adélia Prado, Mariana Ianeli, Marina Colassanti, Armando Freitas Filho e Ferreira Gullar. O páreo é duríssimo.

“Canto Mínimo e Poemas da Vertigem” me impressionou pela emoção dos poemas. São muito fortes. É meu livro de cabeceira. Leiam um deles:

Soneto da visitação do caos

Armagedom!...
Armagedom!...

Quando eu morrer daqui a dois mil anos
Nem queiras te lembrar do que vivi
Tu sofrerás as penas que sofri
Espumas que se quebram pelos oceanos

Quando eu morrer daqui a dois mil anos
Tua imagem será a que perdi
A minha dor será a que senti
Julgado e condenado pelos desenganos

Metáfora sinistra do meu cérebro
Me tornarei viajante do Universo
Como uma sombra atrás de um pesadelo

Armagedom!...Armagedom!...Sobre os penhascos
cavalos voam incendiados pelos cascos
ateando fogo nos planetas e nos astros...


6 de dezembro de 2011

 

Governador Wagner anuncia memorial Marighella

Durante o ato da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça (5/12/2011), que aprovou por unanimidade, o processo de anistia para Carlos Marighella, o governador da Bahia, Jaques Wagner, anunciou a criação do Memorial Marighella, que vai expor fotos e a biografia do militante político assassinado durante a ditadura militar.

Para o governador Wagner, a anistia é uma maneira de se fazer justiça e um reconhecimento à luta de Carlos Marighella, que desde a juventude lutou pela democracia do país. “A anistia está fazendo justiça com todos os brasileiros perseguidos políticos da época. A anistia é também uma maneira de dizermos que não queremos que este período de ausência de democracia retorne”, disse Wagner em seu discurso.

 

A Tarde: Marighella – Anistia Post Mortem

Assinada por Biaggio Talento, A Tarde publicou a seguinte matéria: Marighella: Anistia “post mortem”

De “Terrorista” e “inimigo número um”, o ex-deputado baiano do Partido Comunista do Brasi, Carlos Marighella, morto por uma emboscada dos órgãos de repressão, sob o comando do delegado Sérgio Paranhos Fleury, em 1969, foi exaltado como herói nacional, que enfrentou duas ditaduras ao ter anistia “post mortem” aprovada na noite de ontem (6/12/2011) em Salvador, pela Sessão da 53ª Caravana da Anistia, projeto do Ministério da Justiça, cujo objetivo é reparar os crimes cometidos pelo último regime militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985.

A Comissão da Anistia se reuniu num lotado Teatro Vila Velha, no centro da capital baiana, e apresentou as mais profundas desculpas do Estado Brasileiro a Carlos Augusto Marighella, filho e à Clara Charf pela morte do ex-deputado e a satanização de seu nome ao longo da história recente do país.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que não pode comparecer ao evento, gravou um vídeo, exibido durante o julgamento simbólico da anistia, em que também se refere a Marighella como herói da resistência à ditadura e pede desculpas em nome do governo pela perseguição política e assasssinato perpetrado pelo Estado.

A cerimônia contou com as participações do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), dos senadores João Capiberibe (PSB-AP) e Lídice da Mata (PSB-BA), além de vários deputados e militantes de esquerda. Na ausência do presidente da Comissão da Anistia, Paulo Abraão ( que está doente), a sessão foi presidida pelo vice Edmar Oliveira e a conselheira Ana Guedes foia relatora do pedido de anistia pot mortem. Ela leu uma pequena biografia sobre a vida de Mariguehha, relembrando sua participação como membro ativo do PCB, suas prisões sob a ditadura de Getúlio Vargas e a ocorrida no último regime militar.

Um dos momentos emocionantes foi quando Clara Charf, foi chamada para falar como testemunha de defesa do marido. Em vários momentos ela não conteve as lágrimas ao lembrar das passagens de Marighella. Fez questão de lembrar, principalmente, seu lado humano e sensível. “Ele dividia até as tarefas domésticas e adorava brincar com as crianças das famílias que nos hospedavam quando estávamos na clandestinidade, era uma pessoa profundamente humana” lembrou a viúva.

Jaques Wagner: “Sem dúvida, Marighella é um herói da luta pela liberdadee da democracia!.

Senador João Capiberibe: Marighella foi mito da minha juventude. Me encatei com a figura humana”

Waldir Pires: “Um defensor dos direitos imprescindíveis; lutou e resistiu com coragem.

Carlos Zanetti: Figura que expressa garra, resistência e delicadeza com a humanidade.


 

Marighella, herói brasileiro, é anistiado

Terrorista, revolucionário, inimigo número 1 da ditadura militar. Na data em que completaria 100 anos de nascimento, o ex-deputado e líder da ALN, Carlos Marighella recebe mais um título: o de anistiado brasileiro. Nesta segunda-feira, 05, em sessão especial realizada no Teatro Vila Velha, em Salvador, a Comissão de Anistia pediu desculpas oficialmente, em nome do estado brasileiro, aos familiares de Carlos Marighella pelo seu assassinato, concedendo a anistia "post mortem" ao revolucionário baiano. Presente à mesa que homenageou o líder da Aliança Libertadora Nacional, o deputado federal e autor do livro Marighella: inimigo número 1 da ditadura militar emocionou-se: "Vivemos hoje aqui um momento especial, emocionante, fruto da luta do povo brasileiro, que reconhece em sua gente tantos heróis, como Carlos Marighella", afirmou.

"Marighella foi um sujeito extremamente corajoso, mas que sabia rir como ninguém e que, desde cedo, apaixonou-se pela revolução e nunca deixou de lado a perspectiva de mudar o Brasil”, lembrou também Emiliano José. Ex-preso político, o integrante do Comitê Estadual da Verdade Carlos Zanetti também falou sobre algumas das características do líder da ALN. “Figura que expressa garra, resistência e delicadeza com a humanidade”.

Durante a cerimônia, que contou com a presença do governador Jaques Wagner, dos senadores João Capiberibe (PSB-AP) e Lídice da Mata (PSB-BA), do ex-governador Waldir Pires, além de vários deputados, intelectuais, artistas e representantes de entidades e movimentos sociais, como o Grupo Tortura Nunca Mais/BA, a figura de um Marighella alegre e, sobretudo, companheiro, foi destacada pela viúva Clara Charf. "Ele dividia até as tarefas domésticas comigo e adorava brincar com as crianças das famílias que nos hospedava na época da clandestinidade, fazia brinquedos para elas". Além da companheira, esteve presente o filho do revolucionário, Carlos Augusto Marighella, netos e outros familiares.

Trajetória

Nascido em Salvador, no dia 05 de dezembro de 1911, Marighella, ainda adolescente, já questionava criticamente o capitalismo, sistema que ele identificava como responsável pelas desigualdades, injustiças e demais mazelas sociais. Anos depois, o revolucionário escreveria: "Como homem do povo, escolhi cedo o caminho, que só podia ser o da luta pela liberdade".

No final da cerimônia, Carlinhos Marighella pediu ajuda dos presentes, em especial do governador, para a criação do "Memorial Carlos Marighella" em Salvador. "É preciso desmistificar essa mentira (de que Marighella era um terrorista)", cobrou, sendo muito aplaudido. Em reposta, o governador se comprometeu em ajudar na criação do memorial, informando que o governo está procurando um imóvel no centro da capital baiana para instalá-lo.

À noite, ainda foi exibido no Cine Glauber Rocha o documentário Marighella, produzido pela sobrinha Isa Grispum e finalista do Festival do Rio e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. As cenas, narradas pelo ator Lázaro Ramos, traçam um retrato emocionado do líder político baiano.
Fonte: Site deputado Emiliano José (PT-BA)








5 de dezembro de 2011

 

Dilma entra na história


A queda do ministro do Trabalho não é apenas o resultado de uma postura da presidente Dilma Rousseff, disposta a correr riscos em sua base parlamentar e até na sustentação de Lula ou do PT, disparando contra ministros. Só esses fatos já a colocam na história como a presidente que mais mandou gente embora no primeiro escalão, por questões de moralidade, em tão pouco tempo. É uma serial killer.

Não é por acaso que a imagem internacional de Dilma está nas alturas. Mas a verdade vai além, muito além apenas do gesto presidencial.

Há uma visão no Brasil de que somos um país infestado de corrupção. Verdade. Mas soma-se a isso a ideia de que somos impotentes, vencidos pela pilantragem. Mentira.

O que está acontecendo é a consequência de uma sociedade mais informada, atenta e articulada, na qual a imprensa exerce um papel de fiscalização.

É um caminho sem volta. E serve para todos: das ongs ao empresários, passando pela imprensa.

Dai que, até aqui, Dilma, que não é um exemplo de poder comunicador, está conseguindo, não com palavras mas com gestos, comunicar esse novo país que lhe caiu nas mãos, graças quase que exclusivamente a Lula, responsável pelos ministros que ela dizimou. (Gilberto Dimenstein (Folha de S. Paulo)






4 de dezembro de 2011

 

Minha presidenta divulga nota de pesar pela morte de Sócrates

A presidenta Dilma Rousseff divulgou hoje (4) nota de pesar pelo falecimento do jogador Sócrates. Segundo ela, além de “gênio do futebol”, com “toques sofisticados” em campo, o doutor Sócrates foi um campeão da cidadania, atuante politicamente, preocupado com seu povo e seu país. Na nota, a presidenta destaca o sistema democrático que Sócrates ajudou a implantar no Corinthians e sua participação ativa na campanha pelas Diretas-Já.

Leia abaixo a íntegra da nota:

Nota de pesar da presidenta Dilma Rousseff pelo falecimento do jogador Sócrates

O Brasil perde um de seus filhos mais queridos, o doutor Sócrates. Nos campos, com seu talento e seus toques sofisticados, foi um gênio do futebol, a ponto de ser considerado o melhor jogador sul-americano de 1983, e ser escolhido pela FIFA, em 2004, como um dos 125 melhores jogadores vivos da história. Como jogador do Corinthians, deu muitas alegrias à torcida.

Além de ídolo do futebol, Sócrates foi um campeão da cidadania. Fora dos campos, nunca se omitiu. Foi um brasileiro atuante politicamente, preocupado com o seu povo e o seu país. Procurando o bem-estar de seus companheiros, ajudou a implantar um sistema democrático no clube em que atuava. Participou também ativamente da campanha pelas Diretas-Já e de outros momentos importantes da redemocratização do país.

Lamento a perda de um grande brasileiro e envio meu abraço solidário a seus parentes, amigos e admiradores.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil




 

Azenha defende novo marco regulatório para comunicações


O jornalista Luis Carlos Azenha, do site “Vi o Mundo”, durante o seminário realizado pelo PT, afirmou que é muito importante travar esse debate de forma pública e transparente, pois o assunto atualmente está sendo interditado na grande imprensa. Alguns jornalistas acreditam que seria uma forma de censurar a imprensa.

Na opinião de Azenha essa afirmação é absurda: “Eu acho que é essencial que o PT tenha essa coragem porque existem grupos econômicos e de mídia no Brasil que tentam distorcer e manipular a informação em torno desse debate” , ele diz ainda que “a falta de um marco regulatório beneficia quem já tem hoje os privilégios na comunicação brasileira. E obviamente que eles não querem discutir um Marco porque do jeito que está já está bom para eles”.

Segundo o blogueiro, o papel da blogosfera é disseminar a informação que os grandes meios de comunicação não tem interesse de noticiar, como por exemplo a discussão sobre o marco regulatório, para que a sociedade possa participar e contribuir com este debate. “Eu acho que o nosso papel é pegar essa informação e disseminar para que a sociedade entre no debate e possa contribuir com ele. E hoje com o blog cujo acesso é gratuito e mundial, eu posso pegar a integra da fala aqui por um valor baixíssimo de custo, colocar lá para que a pessoas possam ouvir na integra”.


 

Amanhã, segunda-feira, homenagens a Marighella na Bahia


Nesta segunda-feira, 05, a Bahia receberá a Comissão de Anistia, que deverá, em nome do Estado brasileiro, pedir desculpas à família de Carlos Marighella pelo crime cometido durante o período da ditadura militar. A solenidade será realizada no Teatro Vila Velha, no centro de Salvador, a partir das 15h. Estão previstas as presenças do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e do Governador Jaques Wagner, além de defensores dos direitos humanos e de militantes políticos, muitos dos quais, como ele, participaram da luta contra a ditadura.


Em pronunciamento na Câmara Federal, o deputado baiano Emiliano José, prestou homenagens a Carlos Marighella, na data da comemoração de seu centenário de nascimento. Marighella envolveu-se muito cedo com a luta política no Partido Comunista Brasileiro. Preso nos anos de 1932, 1936 e 1939, só saiu da prisão em 1945, com a anistia. O inimigo número 1 da ditadura, como ficou conhecido, foi também violentamente torturado pela repressão militar. Marighella foi assassinado no dia 4 de novembro de 1969, pelo torturador Sérgio Paranhos Fleury.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?