10 de dezembro de 2011

 

Está começando a Reunião Plenária do deputado federal Emiliano (PT-BA)

Waldir Pires chegou junto com o deputado Emiliano (PT-BA). Começou a tradicional sessão de fotos. Todos querem uma fotografia com os dois. Eu também tirei a minha. Adolfo Loyola abre a reunião com um forte Bom Dia. Agradece o pessoal dos municípios do interior, principalmente os mais distantes. Agradece a todos e à equipe do deputado. “ A gente está acostumado a organizar plenária, diz ele, mas essa foi a que deu mais trabalho, pela responsabilidade do mandato que aumentou muito”.

Vamos passar um vídeo curto. Chama-se “Mano Emiliano”, que tem depoimentos do deputado. Começa Hino dos Partisans que lutaram pela liberdade na Europa, contra o nazismo. Depois vem cenas do nazismo alemão. “Somos todos filhos de um sonho. A barbárie do nazismo foi derrotada na Segunda Guerra Mundial”. Cenas do filme Olga. Hino da Internacional Comunista. “Somos todos filhos desta luta pela liberdade, embalados por esta utopia. Sonho que foi interrompido pelo Golpe Militar de 64”.

Emiliano dá um testemunho. Em 68 estava praticamente clandestino. Cenas do enterro do estudante Edson Luiz, no Rio de Janeiro.”Nossa visão fazer a luta contra o capitalismo”. Música: “Pai afasta de mim esse cálice, de vinho tinto de sangue”. Emiliano continua. “O tempo de cadeia. Uma noite de muito sofrimento, mas uma noite iluminada pela democracia está acima de tudo”. Cena do filme Lamarca, com Paulo Betti. “Parece que as portas do Universo se abrem, passeatas, cores, lutas. Todos merecem viver com uma vida digna e decente. Cenas: Lamarca sugere que Zequinha o abandone, estou sem forças. Zequinha se recusa a abandonar o capitão na caatinga.

Cenas do filme Eu me Lembro, somos uma geração condenada a sonhar. Voz de Maria Betânia, “Sofrer a tortura implacável, romper a impossível prisão, é minha lei, é minha questão. Não me importa saber se é terrível demais. Os capas dos livros de Emiliano se sucedem. “A ditadura matou centenas de pessoas, colocou na cadeia milhares e pessoas”. Fotos de Sebastião Salgado. “O Brasil precisa de pessoas como Emiliano, mano Emiliano. Sonhos, eu acredito neles”.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?