16 de março de 2012

 

Zé Sérgio Gabrielli estará na TV Band neste domingo (18)

O secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabrielli, é o convidado do programa Entrevista Coletiva deste domingo, às 23h, da TV Band Bahia. Na conversa com a jornalista Silvana Oliveira, Gabrielli fala sobre os desafios da pasta, entre eles, o de acompanhar a economia baiana no curto prazo, ampliar a captação de recursos e a atrair novos investimentos. O titular da pasta do Planejamento também conversou sobre a experiência de ter dirigido, durante sete anos, a Petrobras, maior empresa pública do Brasil.

 

UM DIA DE CÃO

 Às 7h30, quinta, 16, minha filha Thais Miranda se dirigia para o Colégio São Paulo, com João Pedro, meu neto, no banco de trás. Como sempre a rua Wanderley de Pinho estava engarrafada. De repente, um Citroen C-3 apareceu em disparada do outro lado da pista, bateu violentamente num veículo branco que estava à frente, a motorista perdeu a direção e veio na contramão, batendo no Palio preto Fiat de Thais. Foi arrasador. A motorista do Citroen pensava que freiava, mas acelerava o veículo automático. A roda e o eixo do Citroen foram parar no meio da rua. O carro de Thais ficou destruído, João Pedro levou um susto grande, mas estava do lado contrário do banco do motorista. Ficou branco de terror quando a mãe berrou seu nome.

Tudo funcionou muito bem. O SAMU apareceu logo, os agentes de trânsito fizeram a ocorrência e liberaram o tráfego, a polícia militar deu apoio. Os corretores das seguradoras apareceram. As professoras do Colégio São Paulo paravam preocupadas. Ainda presa dentro do Palio que não abria a porta, Thais me telefonou. Lá foi o pai assumir o pepino. Lá foi o avô abraçar o neto. Os caminhões-guincho logo vieram, transportaram os veículos semi-destruídos para o pátio do GTRAN, órgão municipal. Fui bem orientado e me dirigi à 16ª Delegacia para registrar a ocorrência e retirar uma guia de perícia. O agente da Delegacia criticou meu governo, mas nos tratou com bom humor e educação. Voltei à GTRAN e dei entrada na guia da perícia.
No GTRAN, o funcionário me perguntou: “Você é irmão de Nelson Pelegrino? Você se parece muito com ele”. Eu respondi que não, mas votaria nele para prefeito. O funcionário foi muito eficiente. Deu-me um recibo para a perícia no dia seguinte. Mas, choveu de trovão em Salvador. Não pude tomar providência. Espero que a Concessionária reconheça que foi perda total. Não dá para consertar o carro do jeito que ficou.

Foi um dia de cão, por causa do susto, da tremedeira. Mas não passei raiva. O sistema funcionou. Até agora. Thais foi levada para Hospital Aliança com João Pedro. Foram examinados. João Pedro foi logo liberado e levado para casa pelo tio avô Ricardo Bittencourt, ator do Los Catedrásdicos, peça de enorme sucesso. Thais demorou mais porque teve que se submeter a uma tomografia na cabeça e duas radiografias no pescoço e no ombro. O cinto de segurança a salvou, mas provocou um enorme inchaço no ombro. Ficou tonta, mas tudo passou. À noite, já estava estudando para o Doutorado da FACOM da UFBA.
Por minha vez, eu voltei para a Desenbahia. O presidente não perdoou e me chamou para trabalhar, fazer planos de ação do Planejamento Estratégico. Voltei para minha sala, ainda tinha gente trabalhando depois das 18h, fiquei uma fera. Será possível que só na Desenbahia os funcionários insistem em trabalhar após o expediente? Fui pra casa com dor de cabeça. Antes, passei no Shopping Salvador e tomei um sorvete Frozen em bela companhia.

Foi um dia de cão, mas não tenho queixas da Transalvador, SET, PM, guinchos, seguradoras,  Gtran e 16ª Delegacia de Polícia. Podem acreditar. As pessoas me perguntavam: você é sempre tão calmo assim?  

 

Travesti Paulete Furacão assume cargo na Secretaria de Justiça da Bahia

A transsexual Paulete Furacão, 25 anos, assumiu um cargo na Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia. Ela vai coordenar o Núcleo de Defesa dos Direitos da População LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros). A nomeação saiu publicada no Diário Oficial em 15 de fevereiro. É a segunda a ocupar função governamental no Brasil. A primeira ocorreu no Ceará.

Emocionada, Paulete Furacão (Paulo César dos Santos, de Nascimento), considerou sua posse como uma conquista do movimento e da população LGBTT. “A discriminação se perpetua, mas hoje a gente vê que existe uma luz no túnel”. Moradora do Nordeste de Amaralina, as pessoas aconselhavam-na a fazer curso de cabeleireira ou se transformar em profissional do sexo. “Só existem essas duas profissões?” ela se perguntava. Este é o grande desafio: a inserção de travestis e transsexuais no mercado de trabalho.
Paulete Furacão passou também a integrar o Conselho Estadual de Proteção aos Direitos Humanos. É fundadora da Associação Laleska, do Nordeste de Amaralina, em homenagem à transsexual assassinada brutalmente em 2009, no bairro. Paulete quer promover campanhas que combatam a intolerância contra a diversidade. Em 2012 já foram registrados 12 assassinatos na Bahia. Paulete é militante dos Direitos Humanos há seis anos, quando sua amiga Laleska D´Capri foi assassinada, dando nome à associação de luta pelos direitos dos homossexuais.

O mundo ainda vai conhecer Paulete Furacão.

14 de março de 2012

 

O outono solidário de Waldir Pires

O escritor e jornalista baiano, Elieser Cesar, assina um excelente artigo no Portal Bahia247 intitulado “O outono solidário de Waldir Pires”. O que faz um político que já ocupou muitos dos principais cargos públicos, de governador a ministro de Estado, passando pela Câmara Federal, resolver, já no outono da vida, culminar sua trajetória de homem público pelo mais baixo escalão – porém, de extrema importância, como aprendizado e iniciação - da investidura eleitoral, o de vereador?

No caso de Waldir Pires que, aos 85 anos de idade, anuncia o propósito de se candidatar a vereador de Salvador, nas eleições de outubro próximo, a resposta nos parece cristalina como água benta: o insuspeitável espírito público. Waldir já foi Consultor Geral da República, no governo do presidente João Goulart (deposto pelo golpe militar de 1964), amargou o exílio, retornou ao país para ajudar na luta pela redemocratização e na eleição de Tancredo Neves, ocupou os postos de Ministro da Previdência Social, governador da Bahia, deputado federal, ministro da Controladoria Geral da União (CGU) e da Defesa, ambos no governo Lula.

Tudo isso movido pela chama inabalável do político que sempre colocou os interesses pessoais e partidários a serviço de uma causa maior: a construção e a consolidação da nacionalidade que, só se completa, com uma vida mais digna para todos os brasileiros.

LEIA NA ÍNTEGRA EM BAHIA 247
http://www.bahia247.com.br/pt/bahia247/poder/6916/O-outono-solidário-de-Waldir-Pires.htm

13 de março de 2012

 

No Portal Brasil247, Emiliano repensa o lugar de João Goulart na História do Brasil

"Penso que o lugar do ex-presidente João Goulart na história do Brasil começa a ganhar contornos mais nítidos. Fui alertado pela primeira vez sobre os equívocos históricos em torno do papel dele quando me deparei há alguns anos com o livro de Moniz Bandeira: "O governo Goulart – as lutas sociais no Brasil: 1961-1964", numa edição da Civilização Brasileira, de 1977. Ali, comecei a repensar não só a singularidade da atuação do ex-presidente, como de toda uma geração que lutou, a seu modo, para construir um país soberano e mais justo.

Waldir Pires, protagonista político do Brasil desde o início dos anos 50, foi outro a me fazer repensar o papel do ex-presidente. Já não eram mais leituras, mas o testemunho pessoal de quem conviveu com Goulart até os últimos instantes de sua presença na presidência da República, e que o acompanhou em sua dura experiência de exílio, vivida também por Waldir. Agora, fui surpreendido com uma extraordinária biografia: "João Goulart", também da Civilização Brasileira, de 2011, do professor Jorge Ferreira, da Universidade Federal Fluminense, já em terceira edição".

LEIA NA ÍNTEGRA O ARTIGO “REENCONTRO COM A HISTÓRIA” DA AUTORIA DE EMILIANO JOSÉ.

http://brasil247.com/pt/247/poder/47465/Reencontro-com-a-história.htm

 

Nelson Pelegrino: “Candidatura de Waldir Pires vai elevar patamar da disputa”

PRÉ-CANDIDATO DO PT A PREFEITO DE SALVADOR, DEPUTADO FEDERAL NELSON PELEGRINO, AFIRMOU QUE O EX-GOVERNADOR WALDIR PIRES "ELEVARÁ O PATAMAR DA DISPUTA"; CANDIDATURA RECEBEU ELOGIOS DO GOVERNADOR JAQUES WAGNER E DO PRESIDENTE DO PT NA BAHIA, JONAS PAULO

O pré-candidato do PT a prefeito de Salvador, deputado federal Nélson Pelegrino, elogiou a candidatura do ex-governador Waldir Pires a vereador de Salvador e disse que ela será útil à sua campanha, "porque Waldir é uma voz respeitada em qualquer lugar do Brasil". Segundo Pelegrino, a candidatura de Waldir, de 85 anos, "elevará muito o patamar da disputa e vai dignificar o pleito de 7 de outubro próximo".

Para o pré-candidato petista, o anúncio da candidatura, feito pelo próprio Waldir na semana passada, foi um gesto de grandeza do ex-governador, que já ocupou outros importantes cargos públicos, como Consultor-Geral da república (no governo João Goulart, deposto pela ditadura militar em 1964), Ministro da Previdência (no governo José Sarney), Ministro chefe da Controladoria Geral da (CGU) e Ministro da Defesa, ambos no governo Lula. Pelegrino afirmou ainda que a decisão de Waldir Pires foi também um gesto de valorização do executivo municipal.

O deputado federal elogiou também o ingresso do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, na equipe de governo de Jaques Wagner. "Gabrielli vai ser muito últil ao governo, com sua rica experiência d enove anos de Prtobras. O governador Jaques Wagner contratou um Neymar para a equipe dele", comparou. Gabrielli assumiu a Secretaria Estadual de Planejamento, sexta-feira passada, em lugar do deputado federal Zezéu Ribeiro, também do PT.

O presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, também teceu elogios à candidatura de Waldir Pites, afirmando que ela trará qualidade à chapa do PT e à Câmara de Vereadores. "Waldir é um ícone da democracia, que enobrece qualquer disputa. Sem dúvida, na Câmara de Salvador, vai ser muito útil à cidade, à candidatura de Nelson Pelegrino e a base do governador Jaques Wagner", observou o líder petista. O governador Jaques já havia elogiado o desprendimento, a grandeza moral e o espírito público do ex-governador, durante seu discurso na concorrida cerimônia de posse de José Sérgio Gabrielli. (Elieser Cesar, Bahia 247)

ESTA NOTÍCIA FOI PRODUZIDA PELO PORTAL BAHIA247, INTEGRANTE DA REDE BRASIL247 QUE ESTÁ, HOJE, 13, COMPLETANDO UM ANO DE VIDA.

LEIA MAIS

Sim, estamos completando, nesta terça-feira, 13 de março de 2012, um ano de vida. Nascido para ser o primeiro jornal brasileiro no iPad – e o segundo no mundo, depois apenas do The Daily – o Brasil 247 é hoje uma plataforma digital completa. Um jornal no iPad, mas também um completo portal de notícias que pode ser acessado de qualquer computador, smartphone, tablet ou dispositivo que se conecte à internet. E que chega ao primeiro aniversário batendo recordes sucessivos de audiência. Nesta segunda-feira, na véspera de soprar a primeira velinha, foram 230 mil visitantes únicos e 2,3 milhões de páginas visitadas.

Nestes doze meses de vida, o número acumulado de page views já chega a praticamente 500 milhões. Mas, na internet, tão ou mais importante do que a audiência, é a influência. Os leitores do Brasil 247 souberam em primeira mão da demissão de Antônio Palocci, da guerra interna no Banco do Brasil, da eliminação do tumor do ex-presidente Lula e do escândalo Carlinhos Cachoeira, entre muitos outros furos de reportagem. Também aqui no 247, o leitor pôde – e sempre poderá – se expressar sem qualquer tipo de censura. Tem o direito até de nos atacar, sabendo que sua opinião será publicada.

http://www.bahia247.com.br/pt/bahia247/



12 de março de 2012

 

Waldir Pires e Gabrielli prestigiam encontro de pré-candidatos

O ex-governador Waldir Pires, agora candidato a vereador pela capital baiana, e o novo Secretário do Planejamento da Bahia, José Sérgio Gabrielli, compareceram, sábado (10/03), ao encontro organizado pelo deputado federal Emiliano José (PT-BA) para discussão de estratégias de candidatos nas próximas eleições municipais. Cerca de 40 municípios enviaram representantes, a platéia chegou a 100 lideranças. O objetivo foi democratizar o debate sobre as ferramentas que os pré-candidatos vão usar na consolidação, divulgação e planejamento das campanhas eleitorais.

Waldir Pires deu uma verdadeira aula sobre política. O deputado Emiliano José deu as boas-vindas. Tanto na capital, como no interior, os pré-candidatos do PT assumiram um compromisso: o de pautarem suas candidaturas em um projeto político que já vem dando certo no Brasil, com a presidenta Dilma Rousseff e na Bahia, com o governador Jaques Wagner. Capitaneados pelo ex-presidente Lula, o Brasil conseguiu retirar 28 milhões de brasileiros da pobreza extrema e 30 milhões ascenderam à classe média na última década. Em 2011, o governo federal lançou o programa Brasil Sem Miséria, que tem como principal objetivo retirar 16 milhões de brasileiros da extrema pobreza até 2014.
O novo secretário estadual de planejamento falou sobre o desafio de assumir a pasta, após quase nove anos a frente da Petrobrás. "A minha vinda à Bahia trará mudanças, venho para participar de um projeto nacional, de continuidade, para fortalecer novas formas de diálogos com diferentes movimentos sociais". Gabrielli lembrou ainda que o Brasil assumiu a posição de 6º economia mundial e a Bahia assume lugar de destaque neste cenário. O Nordeste cresceu mais que o Brasil nos últimos anos e a Bahia é um dos estados cuja base de crescimento é muito maior que os outros estados da região. "Entendemos que é necessário trabalhar em prol do desenvolvimento da Bahia. Estou aqui para isso".

Durante o encontro, os pré-candidatos contaram, ainda, com apresentações de profissionais voltados à área do marketing eleitoral e do planejamento estratégico da campanha, bem como da assessoria de comunicação voltada às redes sociais e da assessoria jurídica. Eles tiraram dúvidas e conheceram um pouco das ferramentas utilizadas hoje, pelas redes sociais, de aproximação e divulgação das propostas a serem apresentadas ao longo da campanha. Orientações quanto ao que é permitido ou não fazer, dentro da Lei Eleitoral, também foram oferecidas.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?