16 de março de 2012

 

Travesti Paulete Furacão assume cargo na Secretaria de Justiça da Bahia

A transsexual Paulete Furacão, 25 anos, assumiu um cargo na Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia. Ela vai coordenar o Núcleo de Defesa dos Direitos da População LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros). A nomeação saiu publicada no Diário Oficial em 15 de fevereiro. É a segunda a ocupar função governamental no Brasil. A primeira ocorreu no Ceará.

Emocionada, Paulete Furacão (Paulo César dos Santos, de Nascimento), considerou sua posse como uma conquista do movimento e da população LGBTT. “A discriminação se perpetua, mas hoje a gente vê que existe uma luz no túnel”. Moradora do Nordeste de Amaralina, as pessoas aconselhavam-na a fazer curso de cabeleireira ou se transformar em profissional do sexo. “Só existem essas duas profissões?” ela se perguntava. Este é o grande desafio: a inserção de travestis e transsexuais no mercado de trabalho.
Paulete Furacão passou também a integrar o Conselho Estadual de Proteção aos Direitos Humanos. É fundadora da Associação Laleska, do Nordeste de Amaralina, em homenagem à transsexual assassinada brutalmente em 2009, no bairro. Paulete quer promover campanhas que combatam a intolerância contra a diversidade. Em 2012 já foram registrados 12 assassinatos na Bahia. Paulete é militante dos Direitos Humanos há seis anos, quando sua amiga Laleska D´Capri foi assassinada, dando nome à associação de luta pelos direitos dos homossexuais.

O mundo ainda vai conhecer Paulete Furacão.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?