13 de junho de 2009

 

Contra a Petrobras, até o jornal Valor Econômico entrou na dança

A gente cria preconceitos incríveis em relação à grande imprensa. Por exemplo, eu achava que o jornal Valor Econômico, por ser especializado, seria mais sério que os jornais ostensivamente partidarizados tipo Folha, O Globo e Estadão. Mas não, contra a Petrobras até o sisudo Valor Econômico partiu para a manipulação da manchete.

Parece até que a um chamado da ANJ, os jornalões se obrigam a manipular o noticiário: contra a Petrobras, o Brasil e o Governo Lula vale tudo.

Pois o Valor Econômico saiu-se com esta manchete: “Manobra contábil da Petrobras é usada por grandes empresas, sugere estudo”. Manobra contábil? Hum!!!! E quem vem explicar a verdade? Quem? Quem? Nada menos que o superblog Fatos e Dados, com uma “Carta ao jornal Valor Econômico”. Realmente, estamos numa nova era. Está no fim o poder da grande mídia impor sua própria versão dos fatos.

Pela “Carta ao jornal Valor Econômico”, postada no blog Fatos e Dados, a sociedade fica sabendo que não há utilização de manobra contábil na Petrobras, que os créditos tributários líquidos decorrentes da variação cambial são de R$ 1,14 bilhão e não R$ 4 bilhões; que os créditos tributários decorrem de pagamento a maior de imposto e, portanto não há como gerá-los pela vontade da empresa; que a Petrobras não deixou de pagar tributos para reforçar seu caixa; que compensar tributos é uma forma legítima de pagá-los; que compensar tributos NÃO é uma forma de financiamento, equivalente a acesso a crédito; que não há proporcionalidade exata entre a variação do PIB e a arrecadação. Ou seja, tudo ao contrário do qeu afirma o Valor Econômico.

A Carta da Petrobras ainda esclarece:

“Erroneamente, a matéria afirma que a Petrobras efetuou manobra contábil. Novamente, cumpre esclarecer que a Petrobras não adotou qualquer manobra, muito menos contábil. O procedimento legal adotado foi exclusivamente para fins tributários e sua contabilidade não sofreu, e nem sofrerá, qualquer modificação, pois segue estritamente a Lei das S/A e as normas da Comissão de Valores Mobiliários.

Se você se sentiu enganado, como eu, ao ler o Valor Econômico, a matéria correta na íntegra está no blog Fatos e Dados, o espaço da Petrobras que dá garantias da boa informação contra as fraudes da grande imprensa.


CONSULTE FATOS E DADOS

12 de junho de 2009

 

Petrobras esclarece sobre patrocínios de São João na Bahia

Diante da ofensiva político-eleitoreira do DEM/PSDB, a Petrobras foi obrigada a gastar mais dinheiro com a publicação de um “comunicado”.

O último “Comunicado da Petrobras” foi publicado quinta-feira (11) em todos os jornais da Bahia.

A Petrobras recebeu uma “Notificação Recomendatória” do Ministério Público do Estado da Bahia, sugerindo regras de procedimentos a serem adotadas para realização do patrocínio ao projeto do São João, ainda em 2009.

Diante das observações apresentadas pelo Ministério Público, a Petrobras informa que os contratos de patrocínio referentes ao São João já foram celebrados e que, em TODOS eles, foram observados os princípios constitucionais, legais e éticos.

Na verdade, a Petrobras já havia encaminhado (11/05) ao Ministério Público da Bahia documentos demonstrando os critérios utilizados nos patrocínios em todo o Nordeste, ou seja, nas principais cidades da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

O resgate das festas juninas é uma forma de atender os anseios da sociedade e de valorizar a cultura brasileira.

A Petrobras considera que as festas juninas têm uma expressão cultural com maior dimensão para o Nordeste que o Carnaval, sendo o evento uma excelente oportunidade para a divulgação da marca Petrobras.

A Petrobras patrocina as festas juninas desde 2005.

Nunca o Ministério Público se interessou. Mas, em 2009, com a exploração política do DEM, do PSDB e de partidos nanicos acoplados, o Ministério Público deu recomendações. E a Petrobras gastou mais dinheiro para explicar o já explicado.

É uma felicidade que a Petrobras não tenha recuado da decisão de valorizar a cultura nordestina. Se dependesse dos políticos do DEM/PSDB o nordeste e a Bahia teriam sido prejudicadas.

E viva o São João!

 

O blog Fatos e Dados da Petrobras é leitura obrigatória

Sou jornalista desde 1972. Sei do que é capaz a imprensa. Durante os anos de ditadura militar fazia jornalismo como quem faz guerrilha, tentando publicar aqui e ali matéria de interesse dos trabalhadores e da sociedade. Não era fácil. Fui repórter, editorialista, copydesk, editor de economia e redator chefe. Entretanto, a choradeira, os argumentos e os protestos da grande imprensa contra o blog Fatos e Dados da Petrobras, não me comovem.

Incorporei definitivamente em minha relação de favoritos o blog Fatos e Dados. Eu tenho o direito de ser bem informado, pela fonte original. A Petrobras tem o dever de informar através de todas as formas, inclusive pelo blog Fatos e Dados.
Leio no Fatos e Dados que, com dez dias de vida, o blog da Petrobras registrou muitas críticas da grande imprensa, mas, também milhares de elogios pela inovação, transparência e democratização da informação. A Petrobras acatou uma lacrimosa solicitação da mídia e fez ajustes no horário da publicação das informações (vai postar as novidades após a zero hora).

Pelo blog da Petrobras a sociedade fica sabendo de muita coisa. Por exemplo, não é verdade, conforme publicado pelo jornal O Globo (11/06/09) que a “Petrobras dá verbas a entidade com irregularidades”. Todas as contratações da Petrobras Biocombustíveis referidas pelo jornalão foram feitas com apresentação de todos os documentos legais e certidões negativas. O jornalão publica a manchete fraudulenta e depois edita uma notinha de pé de página. É um antigo artifício de nossa péssima imprensa para desmoralizar o alvo.

Diversos jornalões publicaram que a Petrobras estaria fazendo contratos bilionários sem licitação. O blog explica que isso não é verdade. Os contratos para aquisição de bens e serviços assinados pela Petrobras são precedidos de processo licitatório simplificado, de acordo com a legislação. Isso já foi exaustivamente repetido, mas a imprensa repete sempre a mesma coisa.

Fiquei feliz com a posição da ABI, através de manifestação lúcida e coerente do seu presidente Maurício Azedo.

E fiquei indignado com os comentários ofensivos dos jornalistas Dora Kramer e Boris Casoy na Rádio Band News (10/06/09). Ele utilizaram expressões baixas como “atitude burra”, fizeram afirmações grosseiras segundo as quais a Petrobras teria agido de “má fé” ao criar o blog Fatos e Dados. A baixaria não contribui em nada para o debate. Kramer disse que havia uma “tentativa de intimidar” jornais e jornalistas. Tudo bobagem da grossa. Felizmente, a Petrobras respondeu aos jornalistas, muito conhecidos pela falta de credibilidade. Se eles tivessem alguma credibilidade, o presidente Lula teria zero de aprovação e não 80%.

Fiquei emocionado com a manifestação da CUT, através de seu presidente Artur Henrique e da secretária nacional de comunicação, Rosane Bertotti. Com o título “Petrobrás põe em xeque o jornalismo marrom” eles saudaram o surgimento do blog da Petrobras como um fato novo na área da comunicação. “Com isso, a Petrobrás se antecipa a uma prática comum da grande imprensa, e a atrapalha. Quem milita nos movimentos sociais e tem a tarefa de atender essa mídia sabe muito bem o que é prestar informações em longas entrevistas e, no dia seguinte, ver tudo o que falou reduzido a uma ou duas frases, fora de contexto, em reportagens depreciativas que ignoram os dados apresentados”.

Achei ótima a posição da CUT. A divulgação de informações não fere a liberdade de imprensa, pelo contrário, torna as coisas mais transparentes. Viva a liberdade de imprensa mas, para todos, não somente para os proprietários da mídia.

11 de junho de 2009

 

A serpente pariu o blog da Petrobras

O JORNALISTA LEANDRO FORTES, EM SEU BLOG BRASÍLIA EU VI, DECIFRA O MISTÉRIO DA REVOLTA DA GRANDE IMPRENSA CONTRA A PETROBRÁS: A SERPENTE PARIU UM BLOG

LEIA NA ÍNTEGRA

A criação do Blog da Petrobras é um ponto de inflexão nas relações da mídia com as fontes, embora tenha sido criado em meio a um ambiente de conflito decorrente da malfadada CPI da Petrobras, no Senado Federal. Mais do que uma discussão sobre liberdade de imprensa e o direito de sigilo nas relações entre jornalistas e fontes, a criação do blog suscita uma reflexão muito mais profunda porque, a meu ver, ele será lembrado como marco histórico, no Brasil, do fim do jornalismo diário impresso tal qual o conhecemos e de todas as idiossincrasias induzidas e adquiridas nas redações brasileiras ao longo dos últimos 50 anos. Em outras palavras, a fórceps e sob bombardeio, o Blog da Petrobras decretou o fim de expedientes obsoletos e, muitas vezes, desonestos, de apuração, edição e publicação de matérias jornalísticas. Colocou o jornal de papel e sua superada pretensão informativa na mesma estante de velharias do século XX onde figuram, lado a lado, a televisão a válvula, a geladeira a querosene e o platinado.

Ao tornar visível e, por isso mesmo, vulnerável, a rotina de apuração dos jornalistas, o Blog da Petrobras quebrou um falso pacto de cooperação, denunciado curiosamente de “vazamento de informações sigilosas”, sobre o qual pairava a seguinte regra mínima: eu pergunto, mas eu escolho o que você responde, se você não gostar, mande uma carta à redação, reze para ela ser publicada (na íntegra) ou vá queixar-se ao bispo.

Primeiro, não há relação de sigilo em entrevista, muito menos com relação a perguntas feitas por escrito por repórteres. Não sei da onde tiraram isso. Quando o jornalista se dispõe a fazer perguntas por e-mail, não pode esperar outra coisa senão publicidade de um registro capaz de ser compartilhado, em tese, com milhões de pessoas. Se, nesse e-mail, ele passa informações exclusivas da apuração, tem que estar disposto, também, a correr esse risco. Há, no mundo todo, um exército bem pago de assessores de imprensa sendo treinado, diuturnamente, para desmontar pautas jornalísticas, minimizá-las o impacto e, principalmente, fazer um trabalho de contra-inteligência capaz de neutralizar o poder de fogo dos repórteres. E isso não é novidade. A novidade é a internet.

Ao invés de ficar choramingando em editoriais saudosos dos tempos de antanho, os jornais deveriam, finalmente, prestar atenção ao que está acontecendo no mundo, inclusive nas salas de aula desses meninos aos quais se pretende negar o diploma de jornalismo, uma, duas, três, dez gerações à frente.

Aliás, tem coisa mais obsoleta, triste e anacrônica do que os editoriais da imprensa brasileira?

Aliás, o que é um editorial senão o blog mais antigo e exclusivo do mundo, pelo qual os barões da imprensa sempre expressaram suas opiniões, livres, no entanto, do incômodo das caixas de comentários? O Blog da Petrobras é justamente isso, o anti-editorial, o contraponto imediato, em tempo real, às chamadas “linhas editoriais” dos veículos de comunicação que, no fim das contas, acabam por contaminar o ofício do jornalismo, submetendo jornalistas ao oficialismo privado dos aquários das redações, cada vez mais descolados da nova realidade ditada pela internet, pela blogosfera e do impressionante e muito bem vindo controle social trazido pela interatividade on line.

Foi um editorial da Folha de S.Paulo, aquele da “Ditabranda”, que deixou no cio a serpente que pariu o Blog da Petrobras.

Foi a partir daquela analogia infeliz, turbinada por ofensas gratuitas aos que dela discordaram, que a blogosfera passou oficialmente a servir de espaço livre de direito de resposta, na íntegra, dos ofendidos.

O rastilho digital daquela polêmica provocou um dano permanente na credibilidade do jornal, obrigado, a seguir, a desencadear uma série de envergonhados expedientes de capitulação. O legado da discussão, no entanto, foi muito maior. Ainda que agregados de maneira informal, os blogs passaram a ser uma rede de “grilos falantes”, para usar uma expressão empregada pelo jornalista Franklin Martins, da mídia nacional, o escape por onde os rejeitados pelas seções de cartas puderam, finalmente, se exprimir livre e integralmente.

As reações “conspirativas”, neologismo cunhado pelo jornalista Luiz Carlos Azenha para unir conspiração com mídia corporativa, ao Blog da Petrobras são, em tudo, emblemáticas.

E não têm nada a ver com “vazamento” das perguntas e informações enviadas por e-mail à empresa. Têm a ver com a perda de poder das redações e com a necessidade de se estabelecer outros paradigmas para o jornalismo. Isso inclui o conceito de “furo”, que a vaidade dos jornalistas transformou em coisa mais importante do que o dever de bem informar – de maneira mais ampla e correta possível – a sociedade na qual está inserido. O “furo” é bem vindo, é um diferencial bacana, gera prêmios jornalísticos, aumentos de salário e promoções, mas interessa muito mais a nós, jornalistas, do que ao respeitável público.

O jornalismo brasileiro não carece de exclusividade, mas de honestidade e transparência.

VISITE O BLOG DO LEANDRO FORTES

10 de junho de 2009

 

Petrobras não recua e vai continuar informando através do blog Fatos e Dados, apesar da chantagem da grande imprensa

O blog é nosso? Pergunta a redação do blog Fatos e Dados, da Petrobras. Milhares de internautas, jornalistas independentes e entidades como ABI e OAB manifestaram apoio à iniciativa inovadora da Petrobras de garantir transparência total nas informações. Isso se chama liberdade de imprensa. É uma garantia de que o povo brasileiro será bem informado inclusive sobre assuntos ligados à CPI do Lesa Pátria articulada por senadores corruptos.

Jornalistas vão ter garantia de preservação de suas pautas. O blog Fatos e Dados só vai postar as perguntas e respostas das matérias a partir da zero hora do dia seguinte. Desta forma, estará garantida assim a exclusividade da matéria de cada veículo. É muita consideração da Petrobras, diante de uma imprensa partidarizada e irresponsável como a nossa. Ao postar as perguntas dos jornalistas e as respectivas respostas, o blog Fatos e Dados garante sobretudo a informação correta para o público. Todos sabemos como certos jornalistas e certos jornalões deformam as notícias, fabricam manchetes nada isentas.

Hoje, quarta-feira (10), o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) parabenizou a decisão do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, de manter o blog, segundo a Agência Senado.

 

Deputado consegue legalizar duas rádios comunitárias da Bahia

O deputado Sérgio Carneiro (PT-BA) marcou um golaço na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, ao aprovar (09/06/09) cinco projetos de Decreto Legislativo (PDL) que tratam da autorização para funcionamento de rádios comunitárias na Bahia e em outros estados. As rádios têm permissão de uso do serviço de radiodifusão comunitária, pelo prazo de dez anos, sem exclusividade.

Como relator dos projetos na CCJ, comissão da qual é membro efetivo, o deputado obteve autorização para funcionamento das seguintes rádios comunitárias: Rádio Comunitária Santa Luz FM (Santa Luz, BA); Associação Comunitária Rádio Livre Ibirataia (Ibirataia, BA); Fundação Potiguar (Mossoró, RN); Rádio Clube de Queimados (Queimados, RJ); Associação Comunitária de Radiodifusão Leopoldinense para o Desenvolvimento Artístico e Cultural (Leopoldina, MG).

 

ABI apóia o blog da Petrobras

Junho 10, 2009 by Blog Fatos e Dados Petrobras
Veja abaixo a carta enviada pelo presidente da Associação Brasileira de Imprensa:

A ABI e o blog da Petrobras

“A ABI considera legítima a decisão da Petrobras de criar um blog para divulgação das informações que presta à imprensa e especialmente aos veículos impressos, uma vez que as questões relativas ao seu funcionamento e aos seus atos de gestão interessam ao conjunto da sociedade, que não pode ficar exposta ao risco de filtragem das informações típica e inseparável do processo de edição jornalística.

A empresa tem o direito de se acautelar, através das informações que difunde no blog, contra as distorções em que os meios de comunicação têm incorrido, como a própria ABI registrou em matéria publicada da edição de 31 de maio de um dos jornais que agora se insurgem contra o blog da empresa.

A criação do blog constituiu-se em instrumento de autodefesa da empresa, que se encontra sob uma barragem de fogo crítico disparado por vários veículos impressos. Não se poderá alegar que é assegurado à empresa o direito de resposta, uma vez que quando este for exercido a informação nociva já terá produzido afeitos adversos. Ademais, é conhecido principalmente dos jornalistas o tratamento que a imprensa concede tradicionalmente ao direito de resposta, se e quando o reconhece e o acata: a informação imprecisa ou inidônea é divulgada com um destaque e uma dimensão que não se confere à resposta postulada e concedida.

O presente confronto entre a empresa e alguns veículos de comunicação tem inegável cunho político, com favorecimento de segmentos partidários que se opõem ao Governo Lula. A Petrobras encontra-se, infelizmente, na linha de tiro do canhoneio contra ela assestado. Atacá-la com a virulência que se anota agora não faz bem ao País.

Rio de Janeiro, 9 de junho de 2009
Maurício Azêdo, Presidente”

 

Mídia quer negar liberdade da Petrobras ter seu próprio blog

Continua a esdrúxula campanha dos jornalões contra liberdade de imprensa para a Petrobras. Para a grande mídia liberdade de imprensa só vale para ela. O jornal Estado de S. Paulo de hoje (10/06/09) foi ouvir o presidente da Câmara Federal Michel, Temer (PMDB-SP). Para uns assuntos, os políticos são demonizados, mas, quando interessa são fontes fidedignas. O deputado Temer, claro, afirma que o blog da Petrobras “atrapalha a relação da estatal com a imprensa”.

Ora, o que atrapalha a relação com a imprensa é a campanha difamatória da mídia contra a Petrobras. Como presidente da Câmara, Michel temer fala o que interessa a ele. Pelo menos teve bom-senso para não opinar sobre a legalidade “dos métodos da estatal”. Tudo se insere no direito de liberdade de imprensa. A mídia tem liberdade de imprensa, a Petrobras também tem o mesmo direito. O nó sem laço de Temer foi dado na abertura da 4ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, em Brasília.

Obviamente, o Diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, considerou um equívoco da Petrobras a criação do blog Fatos e Dados. Ele alimenta a ilusão da estatal rever a decisão. Seria uma lástima. A Petrobras quer ser transparente, quer informar através da imprensa e quer também informar através do blog, moderna ferramenta de comunicação usada por todas as empresas do Brasil e do mundo. Quem não tem um blog na Internet?

A choradeira da Associação Nacional de Jornais (ANJ) tem explicação. Com o blog, a Petrobras quebra o poder dos jornalões inventarem crises através da manipulação da informação, como vem ocorrendo. Os jornalões sempre fizeram chantagem contra governos e empresas estatais. A ameaça da ANJ de processar a Petrobras chega a ser risível. Como processar a estatal por querer ela informar o público?

O blog Fatos e Dados é uma forma direta e rápida de comunicação com a sociedade. É uma forma legítima de comunicação. Isso está sendo feito no mundo inteiro.

Como disse o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, o blog Fatos e Dados veio para ficar. Trata-se de um avanço na transparência e também de uma defesa contra matérias envenenadas, insinuadoras de irregularidades sem provas, bombardeios com denúncias infundadas, informações errôneas. Não se trata de confrontar a imprensa, trata-se do exercício da liberdade de imprensa pela Petrobras. Isso é democracia.

VISITE BLOG FATOS E DADOS

9 de junho de 2009

 

Deputado Emiliano defende Petrobras no site do PT na Câmara federal

Segundo o deputado federal Emiliano José (PT-BA), a CPI da Petrobras é política em estado bruto. Não há um fato concreto que a justifique. Muito semelhante à CPI do Fim do Mundo. A Petrobras que durante o governo FHC era a jóia da coroa do escandaloso processo de privatização volta agora a ser duramente atacada pela vanguarda do pensamento de direita no Brasil – o PSDB. Sob Lula, o tucanato viu ruírem as teses anti-Petrobras desde que a estatal passou a ser administrada com muita competência pelo baiano José Sérgio Gabrielli. A saída está nas ruas. O artigo “Defender a Petrobras” foi publicado originalmente no jornal A Tarde.

LEIA NA ÍNTEGRA

 

POR QUE OS JORNALÕES INVESTEM CONTRA O BLOG FATOS E DADOS DA PETROBRAS?

Leiam as resposta do jornalista Luiz Carlos Azenha no blog VI O MUNDO:

1) Porque perdem o "monopólio da informação" e, com isso, autoridade sobre o público;

2) Porque os leitores agora podem saber quais são TODAS AS PERGUNTAS feitas pelos jornais à Petrobras;

3) Porque comparando todas as perguntas feitas pelos jornais e todas as respostas dadas pela Petrobras com o que é efetivamente publicado os leitores podem descobrir as manipulações feitas com as respostas no processo de edição;

4) Porque essa comparação permite ao público descobrir quais as respostas da Petrobras serão simplesmente omitidas do jornal impresso para não "atrapalhar" a pauta;

5) Porque comparando as perguntas feitas pelos diferentes jornais, o público pode entender que há gente alimentando simultaneamente os jornais com informações em busca de levantar a bola para a CPI;

6) Porque as perguntas fornecem pistas sobre quem está alimentando os jornais com o objetivo de criar o "escândalo" necessário ao sucesso do palanque eleitoral da CPI;

7) Porque essas pistas poderão levar o público a descobrir que os jornais são usados em campanhas eleitorais ou com objetivos inconfessáveis, como o de entregar o pré-sal a empresas estrangeiras;

8) Porque o blog da Petrobras desloca público do jornal impresso para a internet, onde o público poderá receber informações, por exemplo, sobre como a grande imprensa brasileira atacou Getúlio Vargas quando ele criou a Petrobras;

9) Porque todo esse processo pode deixar claro que a grande imprensa não é isenta, nem imparcial, nem honesta; que diz não ter lado, mas tem; que está a serviço de "uma causa", assim como esteve quando fez campanha contra a criação da Petrobras ou em favor do golpe militar de 1964;

10) Porque eles ainda não sairam do século 20.

Vá ao blog da Petrobras e contribua com a investigação dos jornais

É por isso que o Viomundo apóia o controle social dos gastos de publicidade de governos, órgãos e empresas públicas.

VI O MUNDO

 

Quer informação confiável sobre a Petrobras? Vá ao blog Fatos e Dados

O blog Fatos e Dados completa uma semana com 145 mil visitas, 31 posts e 1.700 comentários, um espaço considerável de repercussão. As mídias sociais são um importante canal de diálogo entre a Petrobras e a sociedade. A grande imprensa não gosta nada disso porque ela deixa de ser hegemônica na informação.

Em apenas três dias após a criação do perfil “blogpetrobras” no Twitter, mais de 800 pessoas espontaneamente optaram por seguir o microblog. O Twitter da Petrobras não é bloqueado, estando aberto a qualquer pessoa, independente de posição política.

VISITE O BLOG FATOS E DADOS

 

Presidente da ABI defende blog da Petrobras

O jornalista Maurício Azedo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), defendeu o blog Fatos e Dados da Petrobras. “Acho que a Petrobras está sendo alvo de uma barreira de agressões dos meios de comunicação, especialmente veículos impressos, e tem o direito de se defender das formas adequadas, inclusive aplicando, utilizando, a tecnologia de informação que a Internet proporciona, como a criação de blog para responder a esses ataques”. A afirmação foi dada à Folha de S. Paulo (9/6/09).

Já o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Sérgio Murilo de Andrade, afirmou que a “Petrobras cria um clima de constrangimento e coação. É um passo atrás na relação da empresa com jornais e jornalistas, criando um conflito ético absolutamente inaceitável”

Há mais de 30 anos tenho carteira do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) que é filiado à Fenaj. Entretanto, esse presidente atual da Fenaj não me representa. A Petrobras, ao criar o blog Fatos e Dados garante uma informação limpa aos brasileiros, contra a campanha política que os jornalões estão fazendo contra a estatal, visando claramente atingir o Governo Lula. O presidente da FENAJ está equivocado. É bom que ele ouça as bases.

O ministro da Comunicação, Franklin Martins, afirmou que os jornais não têm o direito de pedir sigilo das perguntas que enviam à Petrobras, mas acha que é uma questão de “conversar” com a empresa para que as perguntas e respostas sejam divulgadas somente após a divulgação das reportagens.

Na verdade, essa é uma questão estrutural. A Internet é instantânea, os jornalaões publicam a notícia do dia anterior. Mas, se estão fazendo campanha de difamação contra a Petrobras, por que esperar as manchetes viciadas?

Pessoalmente, eu acho a nota da ANJ bastante ridícula! A ANJ acha que a Petrobras tenta intimidar os jornalões. Pois eu acho que os jornalões estão tentando destruir a Petrobras. Entre a máfia da imprensa e a Petrobras, eu fico com a Petrobras.

 

Aprovação de Lula vai ao céu e Dilma já é a segunda pelo IBOPE

Pela pesquisa CNI/IBOPE, divulgada hoje (9) a aprovação do presidente Lula é de 80% e Dilma continua subindo. Para 68% dos entrevistados o governo Lula é ótimo e bom. E 76% dos brasileiros confiam no presidente. A aprovação de Lula se recuperou depois de cair para 78% em setembro de 2008. Os números, portanto, retornaram ao cenário de antes da crise. A pesquisa CNI/IBOPE comprova que a popularidade do presidente Lula continua em alta, apesar da crise financeira e apesar dos ataques da oposição.

Os índices mostram crescimento do nome de Dilma Roussef (18%) contra Serra (38%) que continua sem sair do lugar. Dilma tem uma rejeição de 34% e Serra tem 25% de rejeição. A análise do diretor de relações institucionais da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Marco Antonio Guarita, anima os defensores da candidatura da ministra-chefe da Casa Civil. Ele acha que a alta rejeição a Dilma e a outros pré-candidatos é consequência do desconhecimento da população a esses nomes. Tem tudo a ver. Cada vez que Dilma se torna mais conhecida aumenta sua popularidade e diminui sua rejeição.

Desesperados, os caciques do DEM e do PSDB estudam uma forma de fazer críticas ao presidente sem que isso se volte contra eles. Dito de outra forma, a oposição estuda como praticar estelionato eleitoral: fazer oposição a Lula sem dizer que é oposição.

 

ANJ quer negar direito da Petrobras de ter seu próprio blog

A nota da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) é de um absurdo total. Agindo como sindicato da grande imprensa, pretende negar à Petrobras o direito de ter seu próprio blog. É um total contrassenso. Um mergulho na operação de ataque à estatal.

A Associação Nacional de Jornais (ANJ), como todos sabemos, representa os interesses dos grandes jornais. Agora, a ANJ extrapolou ao negar à Petrobras o direito de ter seu próprio blog na Internet. A ANJ pretende assim ser o único canal, com absoluta exclusividade, de comunicação entre a Petrobras e a sociedade. É muita arrogância e um total engajamento político na operação de ataque à estatal através da CPI do Lesa Pátria patrocinada pelo Senado.

É bem ridícula a adesão de certos formadores de opinião à nota pública da ANJ, inclusive da Bahia. O blog da Petrobras chama-se Fatos e Dados. Destina-se a esclarecer funcionários e público em geral sobre o andamento da CPI do Lesa Pátria. Sem intermediação da grande imprensa. É um direito da Petrobras.

A RESPEITO DA NOTA DA ANJ A PETROBRAS RESPONDEU:

“O blog foi lançado com o objetivo de apresentar fatos e dados recentes da Petrobras, o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), e garantir a total divulgação dos esclarecimentos solicitados pela imprensa e as respectivas respostas enviadas aos jornalistas.

A Petrobras respeita os princípios universais de liberdade de imprensa, tanto que, em nenhum momento, se esquivou de responder às perguntas enviadas, de forma direta e clara. Tampouco, usou de qualquer meio para evitar a publicação de reportagens e notas, mesmo quando a empresa está sendo atacada.

A noção de confidencialidade e sigilo, como a própria nota da ANJ registra, é um princípio que norteia a relação dos jornalistas com suas fontes (pessoas ou empresas, consultorias). O objetivo principal é preservar aqueles que passam informações aos jornalistas e que, por qualquer motivo, precisam ou querem se manter no anonimato. Mas não há compromisso semelhante de confidencialidade e sigilo da fonte para o jornalista, pois isso limitaria o próprio caráter público e aberto da informação.

Quanto à suposta ameaça citada na nota da ANJ, em seus parágrafos três e quatro, esclarecemos que a Petrobras respeita a imprensa e jamais faria ou fez qualquer ameaça a jornalistas ou jornais. A nota se refere, na verdade, a uma mensagem de segurança padrão e automática, sem qualquer vínculo com o relacionamento com a imprensa e veiculada há anos na correspondência eletrônica emitida a partir do correio eletrônico da Petrobras, por todos os funcionários da empresa. Essa é uma proteção amplamente adotada por provedores confiáveis, e mensagens semelhantes acompanham emails enviados por jornalistas de diferentes veículos.

No caso da Petrobras, a mensagem é destinada, principalmente, aos empregados da empresa. Isso pode ser facilmente constatado pela própria leitura da íntegra da mensagem (O emitente desta mensagem é responsável por seu conteúdo e endereçamento.

Cabe ao destinatário cuidar quanto o tratamento adequado. Sem a devida autorização, a divulgação, a reprodução, a distribuição ou qualquer outra ação em desconformidade com as normas internas do Sistema Petrobras são proibidas e passíveis de sanção disciplinar, cível e criminal). O foco interno fica bem claro na citação às normas internas do Sistema Petrobras e na menção a sanções disciplinares, o que só é possível adotar em relação a funcionários.

A Petrobras reafirma que, assim como os veículos de comunicação, defende a livre e ampla circulação de idéias, informações e conhecimento. Como companhia de capital aberto e maior empresa do Brasil, com negócios em diversos países, consideramos que é nosso dever garantir que clientes, acionistas, parceiros e toda a sociedade tenham pleno acesso aos esclarecimentos prestados por nós. Este é o nosso único objetivo”.

Nota do blog Bahia de Fato – É UMA VERGONHA A INTERPRETAÇÃO DEFORMADA DA ANJ SOBRE O BLOG DA PETROBRAS. É UMA VERGONHA A ADESÃO DE JORNALISTAS A ESSA DEFORMAÇÃO. GRAÇAS A DEUS A PETROBRAS CRIOU UM BLOG CONFIÁVEL.

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Instituto Vladimir Herzog será lançado dia 25 de junho com uma mensagem: a tortura é inaceitável

O Instituto Vladimir Herzog será lançado dia 25 de junho próximo, às 19h30, na Cinemateca, que fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementina, São Paulo. O cartaz de divulgação do evento é da autoria do artista plástico Elifas Andreato, que integra o Conselho Administrativo. O Instituto Vladimir Herzog já está na Internet (http://vladoherzog.blogspot.com/) fazendo companhia ao Blog do Vlado (http://vladoherzog.blogspot.com/) e formando uma Rede Social com presença no Facebook, Twitter, YouTube, Myspace, Ning, Blogger, Picasa e muito mais.

É a doce vingança da História. O Brasil se lembra e homenageia Vladimir Herzog, ninguém se lembra dos seus assassinos, a não ser para pedir Justiça.

O Instituto pretende organizar todo o material jornalístico sobre a história de Vlado. Será uma grande fonte de pesquisa. Também pretende promover o debate sobre direitos humanos, o papel do jornalista, discutir as novas mídias, contribuir para reflexão e produção de informação que garanta o Direito à Vida e o Direito à Justiça. Junto com o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo vai revitalizar o “Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog”.

O Instituto Vladimir Herzog é a realização de um sonho de Ivo Herzog, filho do jornalista Vlado, uma iniciativa da família, com apoio de dezenas de instituições. Dia 27 de junho próximo Vlado faria 72 anos se não tivesse sido morto nos porões do DOI-CODI da rua Tutóia, em São Paulo. Começou com uma página na Internet, virou rede social e agora nasce o instituto. A idéia cresceu.

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8 de junho de 2009

 

Lula democratiza a verba publicitária e revolta a grande mídia

Dois colunistas assalariados do jornal Folha de S. Paulo – Fernando Rodrigues e Fernando de Barros e Silva – tentaram criar fantasmas sobre a democratização das verbas publicitárias do Governo Lula. Até 2003, tais verbas eram concentradas em apenas 499 veículos (182 municípios). Em 2008, as verbas foram pulverizadas para 5.297 veículos em 1.149 municípios. Segundo os dois colunistas e políticos tucanos repetidores, tratou-se de um “ardiloso plano de corrupção dos jornais e rádios do interior”, daí inclusive os 69% de aprovação do presidente Lula.

O ministro Franklin Martins se deu ao trabalho de responder aos colunistas e seus seguidores políticos. Publicou na própria Folha de S. Paulo (8/6/09) o artigo “Para que criar fantasmas ?”. Se eu fosse um daqueles dois morreria de vergonha. O ministro Martins, didaticamente, explicou aos dois “formadores de opinião”:

- Que as verbas publicitárias permaneceram as mesmas do governo anterior (FHC), em torno de R$ 1 bilhão ao ano.

- Que desse total, 70% vem de empresas estatais que não fazem publicidade governamental e sim anúncios de seus produtos e serviços, para competirem no mercado.

- Que ministérios e autarquias, 20% da verba publicitária, por lei não fazem propaganda institucional e sim campanhas de utilidade pública como vacinação, educação no trânsito, direitos humanos etc

- Que apenas a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (SECOM) está autorizada a fazer propaganda institucional, com um orçamento exatamente igual ao governo anterior (FHC) em torno de R$ 105 milhões.

- Que não houve aumento de verbas e sim mudança na política. Em vez de concentrar as verbas num punhado de jornalões decadentes, rádios e TVs, a publicidade passou a alcançar, pelo mesmo custo, um número bem maior de veículos.

O ministro Franklin Martins não usou a expressão “decadentes”. Mas, é como se dissesse. É que a circulação de jornais no eixo Rio/São Paulo/Brasília está estagnada em 900 mil exemplares há cinco anos. E, pelo contrário, os jornais das outras capitais cresceram 41%. No caso de jornais populares o crescimento da circulação foi de 121%.

Aí Franklin Martins detona: “Por que deveríamos fechar os olhos para essas transformações?”.

Ou seja, o privilégio dos decadentes jornalões e das redes de TV a-ca-bou.

Os jornalistas Fernando Rodrigues e Fernando de Barros e Silva sugerem que a democratização da verba publicitária seria corrupção. É o contrário. Corrupção seria continuar a privilegiar a mídia decadente.

 

Sem lei de imprensa, brasileiros ficam reféns dos donos do poder

A extinção da antiga Lei de Imprensa, entulho da ditadura militar de 1964, era inevitável mais cedo ou mais tarde. Coube ao STF enterrar essa herança maldita. Agora, o debate é outro. Torna-se imprescindível a aprovação pelo Congresso Nacional de uma nova Lei de Imprensa visando a proteger o cidadão. Caso contrário, nos tornaremos todos reféns dos donos da mídia e de seus assalariados com diploma de jornalista. No momento, há um enorme vazio jurídico.

Como proteger a cidadania, criar instrumentos de controle da responsabilidade de informação e garantir o acesso aos meios de comunicação? Uma demanda urgente urgentíssima gira em torno das concessões de rádio e TV, em torno da democratização da mídia. A Constituição Federal não basta já que ela está sendo descumprida acintosamente no que diz respeito à regulamentação da comunicação. O tema será central na Conferência Nacional de Comunicação, marcada para dezembro próximo.

Uma nova Lei de Imprensa terá que necessariamente regulamentar o direito de resposta, a responsabilização dos veículos na questão dos danos morais, a distribuição das verbas publicitárias governamentais A verdade é que o Código Penal não responde às especificidades da comunicação, daí a existência do vazio jurídico. Não é possível que os brasileiros fiquem na dependência dos humores de cada juiz. Precisamos de uma lei de imprensa democrática, focada nos direitos do cidadão e não na impunidade dos proprietários dos meios de comunicação.

Sobretudo, uma nova Lei de Imprensa que não parta simploriamente da iniciativa do Poder Executivo. A sociedade deve debater a lei. A iniciativa deve ser da sociedade civil, do movimento popular, dos partidos políticos, dos parlamentares... por que não da Conferência Nacional de Comunicação? Se a sociedade não tomar a iniciativa daqui a pouco vai surgir uma Regina Duarte dizendo que “tem medo” de uma nova lei de imprensa. Os donos do poder querem o vazio jurídico. A julgar pelo espaço ocupado, os donos da mídia não querem sequer o debate.

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