12 de junho de 2009

 

O blog Fatos e Dados da Petrobras é leitura obrigatória

Sou jornalista desde 1972. Sei do que é capaz a imprensa. Durante os anos de ditadura militar fazia jornalismo como quem faz guerrilha, tentando publicar aqui e ali matéria de interesse dos trabalhadores e da sociedade. Não era fácil. Fui repórter, editorialista, copydesk, editor de economia e redator chefe. Entretanto, a choradeira, os argumentos e os protestos da grande imprensa contra o blog Fatos e Dados da Petrobras, não me comovem.

Incorporei definitivamente em minha relação de favoritos o blog Fatos e Dados. Eu tenho o direito de ser bem informado, pela fonte original. A Petrobras tem o dever de informar através de todas as formas, inclusive pelo blog Fatos e Dados.
Leio no Fatos e Dados que, com dez dias de vida, o blog da Petrobras registrou muitas críticas da grande imprensa, mas, também milhares de elogios pela inovação, transparência e democratização da informação. A Petrobras acatou uma lacrimosa solicitação da mídia e fez ajustes no horário da publicação das informações (vai postar as novidades após a zero hora).

Pelo blog da Petrobras a sociedade fica sabendo de muita coisa. Por exemplo, não é verdade, conforme publicado pelo jornal O Globo (11/06/09) que a “Petrobras dá verbas a entidade com irregularidades”. Todas as contratações da Petrobras Biocombustíveis referidas pelo jornalão foram feitas com apresentação de todos os documentos legais e certidões negativas. O jornalão publica a manchete fraudulenta e depois edita uma notinha de pé de página. É um antigo artifício de nossa péssima imprensa para desmoralizar o alvo.

Diversos jornalões publicaram que a Petrobras estaria fazendo contratos bilionários sem licitação. O blog explica que isso não é verdade. Os contratos para aquisição de bens e serviços assinados pela Petrobras são precedidos de processo licitatório simplificado, de acordo com a legislação. Isso já foi exaustivamente repetido, mas a imprensa repete sempre a mesma coisa.

Fiquei feliz com a posição da ABI, através de manifestação lúcida e coerente do seu presidente Maurício Azedo.

E fiquei indignado com os comentários ofensivos dos jornalistas Dora Kramer e Boris Casoy na Rádio Band News (10/06/09). Ele utilizaram expressões baixas como “atitude burra”, fizeram afirmações grosseiras segundo as quais a Petrobras teria agido de “má fé” ao criar o blog Fatos e Dados. A baixaria não contribui em nada para o debate. Kramer disse que havia uma “tentativa de intimidar” jornais e jornalistas. Tudo bobagem da grossa. Felizmente, a Petrobras respondeu aos jornalistas, muito conhecidos pela falta de credibilidade. Se eles tivessem alguma credibilidade, o presidente Lula teria zero de aprovação e não 80%.

Fiquei emocionado com a manifestação da CUT, através de seu presidente Artur Henrique e da secretária nacional de comunicação, Rosane Bertotti. Com o título “Petrobrás põe em xeque o jornalismo marrom” eles saudaram o surgimento do blog da Petrobras como um fato novo na área da comunicação. “Com isso, a Petrobrás se antecipa a uma prática comum da grande imprensa, e a atrapalha. Quem milita nos movimentos sociais e tem a tarefa de atender essa mídia sabe muito bem o que é prestar informações em longas entrevistas e, no dia seguinte, ver tudo o que falou reduzido a uma ou duas frases, fora de contexto, em reportagens depreciativas que ignoram os dados apresentados”.

Achei ótima a posição da CUT. A divulgação de informações não fere a liberdade de imprensa, pelo contrário, torna as coisas mais transparentes. Viva a liberdade de imprensa mas, para todos, não somente para os proprietários da mídia.

Comments:
Esse blogue veio mesmo em boa hora.

Seria até ideal, se todoas as autarqias e até mesmo Ministros e Ministérios tivessem os seus.

Esgotaria a fonte de mentiras e fofocas de nossa mídia nazi-fascista, bem como mataria a cobra, mostrando sempre o páu.

Qlqr q fosse, em qlqr canto.

Inté,
Murilo
 
É isso mesmo, Oldack. Certíssimo. Blog da Petrobras neles!

Vamos avançar na informação que de fato esclareça e contemple os interesses do povo trabalhador do Brasil. Abraço.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?