9 de junho de 2009

 

Presidente da ABI defende blog da Petrobras

O jornalista Maurício Azedo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), defendeu o blog Fatos e Dados da Petrobras. “Acho que a Petrobras está sendo alvo de uma barreira de agressões dos meios de comunicação, especialmente veículos impressos, e tem o direito de se defender das formas adequadas, inclusive aplicando, utilizando, a tecnologia de informação que a Internet proporciona, como a criação de blog para responder a esses ataques”. A afirmação foi dada à Folha de S. Paulo (9/6/09).

Já o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Sérgio Murilo de Andrade, afirmou que a “Petrobras cria um clima de constrangimento e coação. É um passo atrás na relação da empresa com jornais e jornalistas, criando um conflito ético absolutamente inaceitável”

Há mais de 30 anos tenho carteira do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) que é filiado à Fenaj. Entretanto, esse presidente atual da Fenaj não me representa. A Petrobras, ao criar o blog Fatos e Dados garante uma informação limpa aos brasileiros, contra a campanha política que os jornalões estão fazendo contra a estatal, visando claramente atingir o Governo Lula. O presidente da FENAJ está equivocado. É bom que ele ouça as bases.

O ministro da Comunicação, Franklin Martins, afirmou que os jornais não têm o direito de pedir sigilo das perguntas que enviam à Petrobras, mas acha que é uma questão de “conversar” com a empresa para que as perguntas e respostas sejam divulgadas somente após a divulgação das reportagens.

Na verdade, essa é uma questão estrutural. A Internet é instantânea, os jornalaões publicam a notícia do dia anterior. Mas, se estão fazendo campanha de difamação contra a Petrobras, por que esperar as manchetes viciadas?

Pessoalmente, eu acho a nota da ANJ bastante ridícula! A ANJ acha que a Petrobras tenta intimidar os jornalões. Pois eu acho que os jornalões estão tentando destruir a Petrobras. Entre a máfia da imprensa e a Petrobras, eu fico com a Petrobras.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?