9 de junho de 2009

 

ANJ quer negar direito da Petrobras de ter seu próprio blog

A nota da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) é de um absurdo total. Agindo como sindicato da grande imprensa, pretende negar à Petrobras o direito de ter seu próprio blog. É um total contrassenso. Um mergulho na operação de ataque à estatal.

A Associação Nacional de Jornais (ANJ), como todos sabemos, representa os interesses dos grandes jornais. Agora, a ANJ extrapolou ao negar à Petrobras o direito de ter seu próprio blog na Internet. A ANJ pretende assim ser o único canal, com absoluta exclusividade, de comunicação entre a Petrobras e a sociedade. É muita arrogância e um total engajamento político na operação de ataque à estatal através da CPI do Lesa Pátria patrocinada pelo Senado.

É bem ridícula a adesão de certos formadores de opinião à nota pública da ANJ, inclusive da Bahia. O blog da Petrobras chama-se Fatos e Dados. Destina-se a esclarecer funcionários e público em geral sobre o andamento da CPI do Lesa Pátria. Sem intermediação da grande imprensa. É um direito da Petrobras.

A RESPEITO DA NOTA DA ANJ A PETROBRAS RESPONDEU:

“O blog foi lançado com o objetivo de apresentar fatos e dados recentes da Petrobras, o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), e garantir a total divulgação dos esclarecimentos solicitados pela imprensa e as respectivas respostas enviadas aos jornalistas.

A Petrobras respeita os princípios universais de liberdade de imprensa, tanto que, em nenhum momento, se esquivou de responder às perguntas enviadas, de forma direta e clara. Tampouco, usou de qualquer meio para evitar a publicação de reportagens e notas, mesmo quando a empresa está sendo atacada.

A noção de confidencialidade e sigilo, como a própria nota da ANJ registra, é um princípio que norteia a relação dos jornalistas com suas fontes (pessoas ou empresas, consultorias). O objetivo principal é preservar aqueles que passam informações aos jornalistas e que, por qualquer motivo, precisam ou querem se manter no anonimato. Mas não há compromisso semelhante de confidencialidade e sigilo da fonte para o jornalista, pois isso limitaria o próprio caráter público e aberto da informação.

Quanto à suposta ameaça citada na nota da ANJ, em seus parágrafos três e quatro, esclarecemos que a Petrobras respeita a imprensa e jamais faria ou fez qualquer ameaça a jornalistas ou jornais. A nota se refere, na verdade, a uma mensagem de segurança padrão e automática, sem qualquer vínculo com o relacionamento com a imprensa e veiculada há anos na correspondência eletrônica emitida a partir do correio eletrônico da Petrobras, por todos os funcionários da empresa. Essa é uma proteção amplamente adotada por provedores confiáveis, e mensagens semelhantes acompanham emails enviados por jornalistas de diferentes veículos.

No caso da Petrobras, a mensagem é destinada, principalmente, aos empregados da empresa. Isso pode ser facilmente constatado pela própria leitura da íntegra da mensagem (O emitente desta mensagem é responsável por seu conteúdo e endereçamento.

Cabe ao destinatário cuidar quanto o tratamento adequado. Sem a devida autorização, a divulgação, a reprodução, a distribuição ou qualquer outra ação em desconformidade com as normas internas do Sistema Petrobras são proibidas e passíveis de sanção disciplinar, cível e criminal). O foco interno fica bem claro na citação às normas internas do Sistema Petrobras e na menção a sanções disciplinares, o que só é possível adotar em relação a funcionários.

A Petrobras reafirma que, assim como os veículos de comunicação, defende a livre e ampla circulação de idéias, informações e conhecimento. Como companhia de capital aberto e maior empresa do Brasil, com negócios em diversos países, consideramos que é nosso dever garantir que clientes, acionistas, parceiros e toda a sociedade tenham pleno acesso aos esclarecimentos prestados por nós. Este é o nosso único objetivo”.

Nota do blog Bahia de Fato – É UMA VERGONHA A INTERPRETAÇÃO DEFORMADA DA ANJ SOBRE O BLOG DA PETROBRAS. É UMA VERGONHA A ADESÃO DE JORNALISTAS A ESSA DEFORMAÇÃO. GRAÇAS A DEUS A PETROBRAS CRIOU UM BLOG CONFIÁVEL.

LEIA O BLOG FATOS E DADOS

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?