28 de agosto de 2010

 

Poeta, advogado, ex-deputado Adelmo Oliveira apoia Emiliano 1331

Adelmo Oliveira, o advogado que defendeu, durante a ditadura militar, as invasões de terra em Salvador, por milhares de cidadãos em busca do direito de morar, saiu de sua sossegada aposentadoria em Lauro de Freitas e anunciou seu apoio a Emiliano (1331) para deputado federal.

Aos 73 anos, Adelmo Oliveira se dedica atualmente à produção poética. Entretanto, dos anos 1960 aos anos 1980, exerceu intensa atividade política na Bahia, sendo inclusive deputado estadual pelo antigo MDB, destacando-se como o principal parceiro do mitológico deputado federal Chico Pinto, já falecido.

Segundo Adelmo Oliveira, a candidatura de Emiliano a deputado federal representa a continuidade da luta pelos direitos dos trabalhadores, que sempre foi o foco principal de sua militância política. “Sobretudo, Emiliano encarna a ética que defendemos na política, ficha-limpa, coerente e de uma obstinação extrema na defesa dos interesses públicos. Faço campanha para Emiliano”, declarou Adelmo.

QUEM É ADELMO OLIVEIRA

Em 1962, sob um júri formado por nomes de expressão da literatura brasileira, como Manuel Bandeira, Austregésilo de Athayde, José Carlos Lisboa e Pio de Los Casares, recebeu o Prêmio Nacional Luis de Góngora com o ensaio “Góngora e o Sofrimento da Linguagem”. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, 1966, participou do Movimento Cultural baiano escrevendo estudos, ensaios e poesias para os principais jornais e revistas de Salvador.

Publicou, entre outros títulos: Canto da Hora Indefinida, 1960; Três Poemas, 1966; O Som dos Cavalos Selvagens, 1971; Cântico Para o Deus dos Ventos e das Águas, 1987; Espelho das Horas, 1991; O Canto Mínimo, 2000, (Antologia Poética) Poemas da Vertigem, 2005. Participou de várias Antologias Poéticas editadas na Bahia, no Sul do País e no Exterior. Lutou contra a Ditadura Militar de 1964, sendo preso por duas vezes e torturado. Foi eleito Deputado Estadual à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia pelo antigo MDB em 1978.

POEMA PARA LAMARCA

Em 1987, Adelmo Oliveira publicou o livro “Cântico para o deus dos ventos e das águas”, pela Cátedra Editora. Dom Timóteo Amoroso Anastácio, então abade do Mosteiro de São Bento assinava a apresentação. Em sua profunda sabedoria, dom Timóteo incluía Adelmo Oliveira no grupo de homens cujas “utopias se enraízam no mundo e possuem dinamismos aptos a transformar a terra como um lar de sonho, de paz, de amor e liberdade”.

Pois foi neste livrinho abençoado por dom Timóteo que ele publicou o poema “As bodas da morte”, dedicado ao capitão Carlos Lamarca que, como Che Guevara, sacrificou sua vida pela revolução. Os anos se passaram e, em 2000, a Fundação Cultural do Estado da Bahia editou uma cuidadosa Antologia Poética de Adelmo Oliveira intitulada “Canto Mínimo”, com apresentação de Ildásio Tavares.

LEIA ABAIXO O POEMA:

AS BODAS DA MORTE

Entre os frisos vermelhos da tarde
Eu canto a aurora.

Nas colunas de mato e rebanho
Eu canto a aurora.

Um fuzil pendurado entre arbustos
Eu canto a aurora.

Eu canto a aurora.

Uma estrela desmaia de sangue
Eu canto a aurora.

Este tempo é um marco de prata
Eu canto a aurora.

Toda morte é amarga e sonora
Eu canto a aurora.

 

Dilma aumenta vantagem e chega a 59% dos votos válidos

A pesquisa do IBOPE deu nisso. Faltando pouco mais de um mês das eleições, a candidata Dilma Rousseff (PT) tem 24 pontos de vantagem sobre o José Serra (PSDB) e mantém a expectativa de vencer no primeiro turno, agora com 59% dos votos válidos.

Pela pesquisa Ibope, divulgada hoje (28), Dilma chegou a 51% das intenções de voto, um crescimento de oito pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral.

Desde então, Serra passou de 32% para 27%. Marina Silva, do PV, oscilou de 8% para 7%. Somados, os adversários da petista têm 35 pontos, 16 a menos do que ela.

A performance de Dilma já se equipara à de Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2006. Na época, no primeiro turno, o então candidato petista teve 59% dos votos válidos como teto nas pesquisas.

GEOGRAFIA DO VOTO

Dilma ultrapassou Serra em São Paulo (42% a 35%) e tem o dobro de votos do adversário (51% a 25%) em Minas Gerais - respectivamente primeiro e segundo maiores colégios eleitorais do País.

No Rio de Janeiro, terceiro Estado com a maior concentração de eleitores, a candidata do PT abriu nada menos do que 41 pontos de vantagem em relação ao tucano (57% a 16%).

Na divisão do eleitorado por regiões, Dilma registra a liderança mais folgada no Nordeste, onde tem mais que o triplo de votos do rival (66% a 20%%). No Sudeste, ela vence por 44% a 30%, e no Norte/Centro-Oeste, por 56% a 24%.

A Região Sul é a única em que há empate técnico: Dilma tem 40% e Serra, 35%. A margem de erro específica para a amostra de eleitores dessa região chega a cinco pontos porcentuais. Mas também entre os sulistas se verifica a tendência de crescimento da petista: ela subiu cinco pontos porcentuais na região, e o tucano caiu nove.

RICOS E POBRES

A segmentação do eleitorado por renda mostra que a candidata do PT tem melhor desempenho entre os mais pobres. Dos que têm renda familiar de até um salário mínimo, 58% manifestam a intenção de votar nela, e 22% em Serra.

Na faixa de renda logo acima - de um a dois salários mínimos -, o placar é de 53% a 26%. Há um empate entre a petista (39%) e o tucano (38%) no eleitorado com renda superior a cinco salários.

Também há empate técnico entre ambos no segmento da população que cursou o ensino superior. Nas demais faixas de escolaridade, Dilma vence com 25 a 28 pontos de vantagem.

TAXA DE REJEIÇÃO

A taxa de rejeição Dilma caiu dois pontos, mas se mantem praticamente a mesma desde junho, próxima dos 17%. No caso do candidato tucano, 27% afirmam que não votariam nele em nenhuma hipótese.

A disparada da candidata apoiada pelo presidente Lula disseminou a expectativa de que ela vença a eleição. Para dois terços da população, a ex-ministra tomará posse em janeiro como sucessora do atual presidente. Apenas 19% dos eleitores acham que Serra será o vitorioso.

MULHERES COM DILMA

Com boa parte de sua propaganda direcionada à conquista do eleitorado feminino - dando destaque à possibilidade de uma mulher assumir pela primeira vez a Presidência -, Dilma cresceu mais entre as mulheres (nove pontos) que entre os homens (cinco pontos).

Na simulação de segundo turno, a vantagem de Dilma entre as mulheres é agora praticamente a mesma que entre os homens, um fato inédito na campanha. O próprio Lula sempre teve mais votos entre os homens.

A pesquisa mostra que 57% dos eleitores já assistiram a pelo menos um programa do horário eleitoral.

Segundo o Ibope, 50% dos brasileiros preferem votar em um candidato apoiado pelo presidente, e 9% tendem a optar por um representante da oposição. Do total do eleitorado, 88% sabem que Dilma é a candidata de Lula.

O governo do presidente é considerado ótimo ou bom por 78% dos brasileiros. Outros 4% consideram a gestão Lula ruim ou péssima.

 

PT reage a ataques sistemáticos da Folha de S. Paulo

Leia abaixo carta enviada ao jornal Folha de São Paulo pelo presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, e publicada na edição de sexta-feira (27):

“A violação de dados protegidos por sigilo legal é incompatível com o estado democrático de direito. O PT defende a apuração rigorosa das responsabilidades pelos vazamentos noticiados na imprensa.

É o que está sendo feito pela Corregedoria da Receita Federal e pela Polícia Federal por representação do PT, visando esclarecer a divulgação de dados do vice-presidente do PSDB.

O PT está requerendo à PF que amplie aquela investigação, de forma a esclarecer também o vazamento de informações sigilosas da Corregedoria da Receita.

A Folha tem insistido em prejulgar os fatos, imputando à nossa campanha responsabilidade por episódios ocorridos um ano atrás, quando sequer a pré-candidatura havia sido formalizada no PT.

Trata-se de acusação sem fundamento, sem lastro em fontes, provas, sequer evidências, que a Folha vem fazendo sistematicamente, desde 4 de junho, e repete na edição de 26/08.

O PT não fez, não fará nem admite que em seu nome se faça qualquer tipo de ação fora da lei. A campanha de Dilma é pautada pelo debate propositivo, sobre os avanços dos últimos anos e propostas para o futuro. Nada vai nos tirar desse caminho.

Se a Folha teve acesso a dados sigilosos, cabe ao jornal esclarecer sua origem, antes de lançar acusações ao PT e à campanha.

A nós interessa a verdade, com o esclarecimento cabal de todo o ocorrido nesses lamentáveis episódios.”

José Eduardo Dutra, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores

 

Deputado João Almeida (BA) não entendeu nada, o candidato é que não presta

O líder do PSDB na Câmara Federal, deputado João Almeida, da Bahia, começou a procurar culpados pelo desastre da campanha de Serra (PSDB), revelado mais uma vez nos resultados da pesquisa IBOPE, divulgada hoje (28).

O líder da bancada tucana levanta dúvidas sobre a “eficiência” da campanha de Serra. Ou seja, o culpado é o mordomo, no caso, o jornalista e marqueteiro político Luiz Gonzalez.

Os tucanos não voam e agora ficaram cegos. Acham que a culpa do desastre cabe aos erros primários cometidos no programa de TV de Serra, tipo surrupiar a imagem de Lula, exagerar na tentativa de popularizar o “Zé” numa favela fake, adotar o discurso da extrema-direita militarista. E vai por aí.

Eu vou ajudar na reflexão, com todo respeito. O programa é ruim, a estratégia é equivocada e, sobretudo, o candidato Serra não presta. Esse é o ponto. Chamem o Aécio de Minas, aquele que a campanha de Serra espalhou nos subterrâneos da Internet que cheirava cocaína.

Tá na hora do João Almeida ir pra praia.

 

Os marqueteiros de Geddel não avisaram a ele que "quem tem pressa come cru"


 

Dilma (PT) chega a 51%, Serra (PSDB) cai para 27% pelo IBOPE

A candidata Dilma Rousseff (PT) subiu de 43% da última pesquisa IBOPE para 51% na sondagem divulgada hoje, sábado (28).

O candidato Serra (PSDB e quadrilha) caiu de 32% da pesquisa IBOPE anterior para 27% na sondagem divulgada hoje, sábado (28).

Marina Silva (PV) também caiu. Tinha 8% e agora tem 7% das intenções de voto.
A pesquisa IBOPE foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Num eventual, e improvável, segundo turno, a guerrilheira Dilma (PT) teria 55% das intenções de voto e Serra (PSDB e quadrilha) 32%. Na sondagem anterior, no segundo turno Dilma teria 48% e Serra 37%.

Tudo isso é fruto da correta campanha de Dilma na TV, do apoio do presidente Lula e do desastre político que significa a virada para a extrema-direita do candidato Serra, o neoliberal.

E, claro, da aprovação do governo Lula que deu 78%.

Serra vai ficar desempregado.

 

Emiliano faz campanha em cidades do Recôncavo da Bahia

Candidato a deputado federal (1331), o jornalista e professor Emiliano José percorreu sexta-feira (27) três cidades do Recôncavo baiano: São Gonçalo dos Campos, Cachoeira e Cruz das Almas. O assessor de imprensa, Filipe Nobre Almeida, registrou tudo em fotos.

Em São Gonçalo dos Campos, Emiliano andou pelas ruas em companhia do presidente do PT municipal, Hugo Carvalho, do Tesoureiro do PT, Nengo do Bar, do candidato a prefeito Cacau e muitos militantes e amigos.

Em Cachoeira, foi recebido por uma animada militância e percorreu as ruas em carreata. Um carro de som acompanhava tocando o jingle da campanha. Uma foto mostra um muro particular pintado: Quinha apóia Vânia Galvão, 13133 e Emiliano 1331.

Em Cruz das Almas, Emiliano se reuniu com eleitores do bairro Tabela, na Associação de Desenvolvimento Comunitário e Beneficente. Manoel Quinha, coordenador municipal da campanha e o professor da Universidade Federal do Recôncavo, Geraldo Sampaio, comandaram o evento.

Com outra agenda, a “Juventude Emiliano 1331” continua percorrendo cidades, promovenfo reuniões e distribuindo panfletos. Eles participaram do comício de Dilma, Lula e Wagner em Salvador, panfletaram cursinhos e colégios, compareceram a uma Sessão especial na Câmara Municipal de Serrinha, agitaram Paulo Afonso na visita de Wagner e marcaram presença forte na ExpoMandioca de Santo Antônio de Jesus.

Está tudo documentado em fotos AQUI e AQUI

27 de agosto de 2010

 

Dilma, a guerrilheira, vai ser presidenta do Brasil

Pelo andar da carruagem e das pesquisas de intenção de voto, Dilma, a guerrilheira dos anos 60, vai ser presidenta do Brasil.

O eleitor rejeitou a pecha de terrorista que a extrema-direita, encastelada nas entranhas da campanha de Serra (PSDB), vem tentando emplacar contra a candidata do PT.

A História registra muitos guerrilheiros que defenderam a liberdade pelas armas. Guerrilheiros lutaram em armas contra a invasão de Hitler na França, eram os maquis; guerrilheiros lutaram contra o fascismo de Mussolini na Itália, eram os partigiani; guerrilheiros lutaram em armas contra Franco na Espanha.

Em Angola, guerrilheiros lutaram mais de 30 anos contra a dominação portuguesa. Na África do Sul, a guerrilha de Nelson Mandela lutou contra o apartheid.

Aqui no Brasil, a resistência à ditadura levantou-se em armas contra a violência terrorista da ditadura militar. Muitos morreram, desapareceram, foram presos e torturados. Dilma foi um deles. Não chegou a assaltar bancos mas era corajosamente, com risco da própria vida, esquema de apoio aos guerrilheiros urbanos da VPR.

Dilma não deve se envergonhar de sua luta contra o terror da ditadura. Pelo contrário, é motivo de orgulho.

A campanha revisionista da História comandada pela cúpula do PSDB de Serra tenta criminalizar a heróica luta contra o terror militar. Serra, a mídia brasileira e os militares torturadores fracassaram na revisão da História.

Lutar contra a ditadura não é crime, é glória. Um ato de heroísmo.

A luta de Dilma é comparável à luta de Nelson Mandela. O dois pegaram em armas, os dois foram presos, os dois foram torturados, sobreviveram e conduzem a África do Sul e o Brasil à democracia e à liberdade.

Ave, Dilma, a guerrilheira, presidenta do Brasil.

 

Pelo IBOPE, Lídice (PSB) empata com César Borges (DEM)

O senador César Borges (PR), candidato à reeleição, não é mais líder isolado na disputa para o Senado. É o que mostra a pesquisa IBOPE divulgada hoje (27).

O cenário é de empate técnico entre o republicano e a socialista Lídice da Mata.

Borges tem 35% das intenções de voto contra 32% de Lídice da Mata (PSB). Walter Pinheiro (PT) aparece em terceiro com 29%. O quarto colocado é o candidato José Ronaldo (DEM) com 9%.

Permanecem, entretanto, os altos índices de indecisos. 48% ainda não sabem em quem votar para o Senado.

Esse é o espaço para Lídice e Pinheiro crescerem e ultrapassarem o candidato do DEM.

 

Pelo IBOPE Wagner cresce, lidera com 49% e Souto cai para 18%

A TV Bahia acaba de divulgar a pesquisa IBOPE sobre a sucessão estadual. O governador Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição, lidera com 49% dos votos válidos e venceria no 1° turno. Na pesquisa anterior, Wagner tinha 46%.

Em segundo, aparece o candidato do DEM, Paulo Souto, que oscilou negativamente de 19% para 18% das intenções de voto, seguido do peemedebista Geddel Vieira Lima que tem 12%. Na anterior, Geddel tinha 11%.

O governo Jaques Wagner (PT), tem 51% de avaliação positiva. 18% consideraram a administração como ótima, 33% como boa. 32% dos entrevistados avaliaram o atual governo como regular e 12% de forma negativa – sendo 6% ruim e 6% péssimo.

 

E os militares terroristas que mataram a secretária da OAB?

Há 30 anos um grupo de terroristas militares do DOI-CODI do Rio, através de uma carta bomba, matou a secretária-executiva da OAB, Dona Lyda Monteiro. O grupo era passível de identificação, mas nada foi feito seriamente para processar e punir os terroristas.

Meses depois, em abril de 1981, o acaso e a sorte impediram que o mesmo grupo levasse à morte um numero grande de pessoas no 1º de maio do Riocentro. A bomba explodiu no colo de um dos terroristas que morreu. Seu colega foi protegido até hoje.

O repórter Chico Otávio, de O Globo, levantou tudo – os participantes de grupo e seus chefes do SNI. Pessoas como eles fizeram atentado a bancas de revista e às casas de pessoas que atuavam contra a ditadura. Ele cita os coronéis Fred Perdigão Ari Pereira de Carvalho como quem dava cobertura aos militares.

O filho de Lyda Monteiro tentou sem sucesso descobrir os autores que foram blindados. Do mesmo modo, o general Bierrenbach do STM tentou desvendar o Riocentro e nada conseguiu.

Fonte: Blog do Nilmário 1331

 

Vocês sabem a última do Geddel?

A sede do PMDB da Bahia foi assaltada no final da noite (26), por volta das 23h30. Segundo o PMDB informa, dois assaltantes renderam um vigia, entraram na sala da Presidência e na assessoria política, levaram notebooks e CPUs, além de celular e uma TV de 42 polegadas.

No notebook tinha de tudo, de estratégia a agenda de campanha do Geddel. Levaram todas as agendas futuras do candidato. Coitado.

Agora vem a piada. Um assessor disse que "não descarta assalto político", mas também acha que pode ser assalto comum. Meio a meio. Pode também ser mais um factóide, não é?

Se Geddel não garante nem a integridade de sua sede de campanha, como poderia garantir a integridade dos cofres do governo?

 

De Maria da Conceição Tavares: “Serra no meu tempo não era tão conservador. Algumas pessoas, quando envelhecem, ficam burras”. (jornal Valor, 25/08)


 

Ex-menina de rua estuda Medicina em Cuba e conta como deu a volta por cima

A carta de Gisele Antunes Rodrigues, 23 anos, ex-menina de rua de São Paulo, que deu a volta por cima na vida e atualmente estuda Medicina em Cuba, emociona. O blog Balaio do Kotscho publicou a carta. A menina praticamente não conheceu o pai, alcoólatra. Apanhava da mãe e fugiu de casa. Foi parar entre meninos e meninas de rua Na Praça da República. Começou a cheirar cola, depois maconha. Aos 13 anos foi encaminhada para o abrigo Sol e Vida. E depois para o Instituto Dom Bosco Bom Retiro, onde ficou até os 17 anos. Deixou as drogas e recuperou a saúde.

Aos 16 anos Gisele arranjou emprego na Ericsson e a empresa financiou seu curso de auxiliar de enfermagem. Ao completar 17 anos, por imposição da lei, teve que sair do abrigo. Foi morar numa república onde ficou até os 21 anos. Foi informada do processo seletivo para estudar medicina em Cuba, e passou. Desde 2007 está em Cuba.

Ela escreveu na carta: “(...)Li muitas reportagens negativas sobre Cuba, mas não foi o que vi. Em Cuba, todos têm direito a educação, saúde, cultura, lazer e o básico para sobreviver. (...)Li em muitas revistas que Fidel Castro é um ditador e descobri que ele é amado e idolatrado pelos cubanos. Escrevem que Cuba é um país da miséria. Mas, de que miséria eles falam? Miséria eu passei em minha infância, em casa não tinha água encanada, luz, comida”.

Gisele faz uma pergunta: “Se Cuba é um país miserável e tem todos os direitos a saúde, educação, moradia, lazer e alimento, como podemos denominar o Brasil?”. E completa: “Eu queria que o Brasil fosse miserável como Cuba”.

LEIA A CARTA NA ÍNTEGRA EM BALAIO DO KOTSCHO

 

Dono da Rede Globo faz pressão contra Porto Sul na Bahia

O que um presidente da República tem que aturar. Lula deixou escapar num discurso, no Palácio Rio Branco, em Salvador, que o dono da Rede Globo, Roberto Irineu Marinho, faz pressão para que a licença ambiental do Porto Sul não saia. É que o barão da Rede Globo tem uma mansão nas proximidades do local onde se projeta a construção do porto, que deverá ser o terminal marítimo da Ferrovia Oeste Leste. “Eu não posso fazer uma linha para o trem chegar até lá e depois voltar”, ironizou o presidente.

Segundo Lula, “tem gente que quer tudo e vem reclamar que os navios vão atrapalhar a visão. Você sabem de quem estou falando”. Ele estava falando de Roberto Irineu Marinho. Lula ainda completou: “dizem que o custo-Brasil se deve ao salário do peão, mas, eu quero saber quem paga o prejuízo de uma obra parada por seis meses”, referindo-se aos órgãos fiscalizadores, tipo Ministério Público e Tribunais de Contas.

 

Em clima de Carnaval Bahia recebeu Dilma e Lula

Fonte: Portal oficial de Dilma Rousseff

Parecia Carnaval, mas, em vez de foliões, a Praça Castro Alves recebeu hoje (26) milhares de militantes e eleitores de Dilma e Lula. Em vez dos trios elétricos, um palanque foi montado para as estrelas da festa. Ao som dos jingles, os baianos cantaram e dançaram como se fosse fevereiro.

Candidato à reeleição, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), foi direto ao ponto: convocou os baianos ali reunidos a declarar que o projeto iniciado pelo governo Lula em 2003 tem que continuar.

“Para os que duvidaram que uma mulher poderia ser presidente do Brasil ou que um peão não poderia ser presidente do Brasil, temos que gritar que esse projeto não pode parar”, disse Wagner, acrescentando que a eleição de Dilma representa a quebra de um tabu. “Homens e mulheres são diferentes, mas o homem não é melhor que a mulher, nem a mulher melhor que o homem.”

Mais oportunidades

Dilma explicou para uma multidão atenta que vai dar continuidade ao projeto do governo Lula de ampliar as oportunidades para os brasileiros por meio do Prouni, que concedeu bolsas de estudo a mais de 700 mil alunos e da expansão do ensino profissionalizante, que já permitiu a construção de 214 escolas técnicas.

“O nosso primeiro compromisso é com os mais pobres, com os que mais precisam. Vamos crescer distribuindo renda, gerando emprego, com educação e saúde de qualidade”, afirmou.

Dilma disse aos eleitores e militantes que as pesquisas eleitorais, que apontam sua vitória no primeiro turno, não podem afetar o clima da campanha.

“Aqui nesta praça quero falar uma coisa. As pesquisas podem trazer alegria, mas pesquisa nunca ganhou eleição. Vamos manter o coração quente e a cabeça clara para dizer que vamos aprofundar as conquistas do governo do presidente Lula”, pediu a candidata.

Aposta nos companheiros

Último a discursar, o presidente Lula falou da sua convicção de que Dilma, como sua sucessora, e Jaques Wagner, em mais um mandato como governador da Bahia, farão um trabalho “extraordinário”. “Hoje para mim é um dia especial e de muita alegria.

Estou aqui para pedir votos para companheiros que eu acredito”, disse Lula.

Ele citou as eleições de Evo Morales, na Bolívia, e de Barack Obama, nos Estados Unidos, para dizer que o mundo mudou e que o Brasil está preparado para ser governado por uma mulher.

“Se já elegeram um metalúrgico, um índio e um negro, está na hora do Brasil eleger uma mulher para presidente da República. E eu tenho certeza que ela vai fazer mais e melhor do que nós fizemos.”

A Praça Castro Alves inteira concordou.

 

Prefeitura do João se vendeu para construtoras

O jornal A Tarde de hoje (27) botou o dedo na ferida. Há uma sincronia entre a doação de projetos feitos por empresas privadas ao município de Salvador, para a anunciada requalificação urbana e o comportamento da prefeitura diante do processo judicial que determinou a derrubada de 349 barracas da Orla.

Ou seja, para Lula cumprir sua promessa de resolver o problema dos barraqueiros que tiveram suas barracas destruídas, com cobertura judicial, ele vai ter que desmontar uma poderosa armação imobiliária.

Reportagem assinada por Vitor Rocha sob o título “Barracas e projetos doados geram polêmica” afirma que em abril de 2007 a Justiça determinou a derrubada das barracas depois de pedido do Ministério Público Federal (MPF). A reportagem identifica até a coicindência de proximidade entre os espigões e as barracas de praia.

A prefeitura recorreu e conseguiu suspender a decisão, mas, em julho de 2009, desistiu do recurso. A decisão voltava a valer. Nesse mesmo período, a Fundação Baía Viva assinou contrato com a empresa Brasil Arquitetura para elaborar o projeto da Cidade Baixa. O objetivo, conforme o contrato, era doá-lo à prefeitura.

DOADORES OCULTOS

Poderes público e privado articulavam suas ações no futuro. No final de janeiro deste ano, a prefeitura lançou, com pompas, o conjunto de 22 projetos intitulado Salvador Capital Mundial, mas sem revelar quem eram os doadores dos projetos.

Entre eles o da orla atlântica, feito pela OAS, que valoriza os empreendimentos na região. Em maio, quatro meses depois, João Henrique resolveu cumprir a decisão judicial, que já durava dez meses, e autorizou a derrubada de 137 barracas depois de pedir autorização à Justiça.

Ao passo em que consentiu e solicitou a derrubada das barracas de praia, a Prefeitura de Salvador sinalizou com a intenção de implementar projetos desenvolvidos por empresa do setor imobiliário para construir novas barracas, padronizadas, e restaurantes de luxo ao longo da orla.

O projeto da orla atlântica, ou masterplan, como prefere chamar o staff municipal, foi doado por empresa do grupo OAS e apresentado pela prefeitura como se fora seu, em janeiro deste ano, no pacote Salvador Capital Mundial.

Entidades civis questionam a interferência das empresas no planejamento urbano da cidade, o que deixaria o interesse público em segundo plano. Os 22 projetos do Capital Mundial foram feitos por empresas privadas. O de requalificação da Cidade Baixa, por exemplo, custou R$ 1,3 milhão à Fundação Baía Viva, controlada por Carlos Suarez, o ex-representante do “S” de OAS. A TARDE revelou as ligações entre setor público e privado em fevereiro e a Baía Viva – entidade sem fins lucrativos que trabalha para imobiliárias – tomou de volta o projeto.

 

Datafolha aponta vitória de Wagner (PT) no primeiro turno

Segundo pesquisa Datafolha/Rede Globo divulgada hoje, sexta-feira (27) pelo jornal Folha de S. Paulo , o governador da Bahia e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), tem 47% das intenções de voto, contra 23% de seu principal adversário, Paulo Souto (DEM). O resultado aponta uma vitória do petista no primeiro turno, caso as eleições fossem hoje. O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) tem 11%.

De acordo com o levantamento, os candidatos Bassuma (PV), Sandro Santa Bárbara (PCB) e Professor Carlos (PSTU) têm 1% cada. Marcos Mendes (PSOL) não pontuou. Os votos brancos e nulos somam 5%. Enquanto 12% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder. A margem de erro é de três pontos percentuais.

 

Lula diz em Salvador que, para Wagner (PT), daria um cheque em branco

Dilma entrou no clima baiano e ensaiou passos de forró do jingle de campanha de Wagner (PT) em Salvador, no comício de ontem à noite (26). Acompanhou a animação de Wagner, da primeira-dama Fátima Mendonça e dos candidatos ao Senado, Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT). O recado do presidente Lula foi muito claro: “peço votos para os companheiros em que deposito mais confiança. Wagner será o governador reeleito em 3 de outubro (...) Para esse aqui eu daria um carro novo para ele andar um ano, daria também um cheque em branco”. Ou seja, ignorou solenemente a candidatura de Geddel (PMDB).

Dilma fez o elogio ao governador Wagner. “Um companheiro excepcional (...) mudou a história da Bahia (...) da Bahia de um novo 2 de Julho (...) que não aceita canga nem imposições (...) quando Wagner foi eleito em 2006, nós comemoramos muito (...) Wagner fez a Bahia liderar o número de contratos do programa Minha Casa, Minha Vida, brigou pela Ferrovia Oeste-Leste (...) Vou honrar todos os compromissos que me foram dados por Lula (...) vou cuidar do povo baiano como uma mãe cuida de seus filhos”.

Como previsto, o presidente Lula jogou para cima as candidaturas ao Senado de Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT). “Lídice tem compromisso ideológico com o povo da Bahia, e a eleição de Pinheiro é importante por causa da regulamentação da Lei das Telecomunicações”. Lula brincou com o candidato a vice-governador Otto Alencar, pelo fato dele ter pertencido ao grupo carlista: “Otto, querido companheiro, não sabia que você ia usar esta camisa com tanta rapidez – Otto estava com a camisa com os nomes dele e de Wagner. Lula fortaleceu o discurso para o público feminino, falou da importância do Brasil eleger uma mulher à presidência, assim como foi importante que os EUA elegessem Barack Obama.

A candidata ao Senado, Lídice da Mata (PSB) ironizou o discurso do adversário César Borges, da chapa do PMDB. “Tem candidato aí que está com ciúme, com dor de cotovelo, porque o presidente Lula tem pedido votos para Lídice e Pinheiro. Pois eu quero essa muleta do maior presidente do Brasil. É que Borges critica na TV dizendo que “não precisa” da muleta de Lula. Já Pinheiro criticou os governos anteriores, que tentaram privatizar a Embasa, privatizaram a Coelba e a Telebahia. Atacou a atual composição do Senado e prometeu um novo Senado com Lídice e Pinheiro.

Em seu discurso, Wagner detonou César Borges. Disse que Dilma Rousseff hoje tem ao seu lado apenas um senador da Bahia, chama-se João Durval (PDT). Para bom entendedor meia palavra basta. A Bahia precisa, portanto, eleger Lídice e Pinheiro senadores.

26 de agosto de 2010

 

Barões da mídia jogam a toalha e agora pensam em golpe

Não é terrorismo não. No momento em que jornais brasileiros jogam a toalha e começam a falar em Dilma presidente eleita, é hora de lembrar que os golpistas não estão mortos. Outro dia mesmo, em 2005 e 2006 eles tentaram derrubar Lula. Quem levanta o assunto é o jornalista Rodrigo Viana, em seu blog ESCREVINHADOR. Ele deu uma entrevista ao jornalista Antônio Barbosa Filho, publicada no livro “A imprensa versus Lula – golpe ou sangramento”.

Eles inventaram o risco-Lula, pelo menos dez crises em sete anos de governo Lula, e com certeza tentaram o golpe em 2005, com a história do mensalão. Uma campanha permanente para “sangrar” o presidente Lula seria o golpe em marcha.A última crise inventada foi o estranhamento dos quartéis em relação ao Plano Nacional de Direitos Humanos. Agora, fazem “todo o possível” para evitar a vitória de Dilma. Como Dilma está crescendo, resta a receita de sempre, o golpe. E eles vão tentar. A blogosfera surge como ferramenta de defesa da democracia.

LEIA ENTREVISTA NO ESCREVINHADOR

 

Famosos querem brilhar no palco político

O jornal A Tarde dedicou hoje (26) uma página inteira às celebridades que se aventuram no teste das urnas. Jogadores de futebol, cantores, atores, pugilistas , travestis e até estilistas. Tem de tudo. Entrevistada, Thaís Miranda, coordenadora do curso de Relações Públicas da Universidade Salvador (Unifacs) analisou a questão com equilíbrio. Por mais exóticas que pareçam, não se pode generalizar na condenação de tais candidaturas. Nem todas são oportunistas.

Além da análise equilibrada, a professora Thais Miranda tem posição política firmada. O jornal não disse, porque não era o caso, mas, Thais Miranda vota em Dilma, Wagner, Lídice, Pinheiro e Emiliano 1331 para deputado federal.

 

Hoje, Lula e Dilma em Salvador vão virar o jogo em favor dos candidatos ao Senado, Lídice da Mata e Walter Pinheiro

A reeleição de Wagner está no papo. Ao comparecerem ao comício de hoje, quinta-feira à noite, na Praça Castro Alves, o presidente Lula e a presidenta Dilma jogam uma pá de cal nas pretensões fora de época do candidato Geddel, traíra do PMDB.

Mais que favorecer a campanha de Wagner, que ganha no primeiro turno em todas as pesquisas de intenção de voto, o grande comício de hoje reforçará as candidaturas ao Senado de Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT). Quem viver verá.

Vocês leram a resposta de Lula ao candidato Geddel? Em tradução livre, nem venha que não tem. Geddel não consultou Lula sobre a candidatura, Lula não precisa perguntar a Geddel em qual comício deve comparecer. Segundo Lula, só Marisa pode perguntar a ele onde ele vai ou não vai.

Chega a ser cômico, e com certeza é trágico para a aventura aloprada de Geddel e seu PMDB.

 

Dilma (PT) vai derrotar Serra e os barões da grande mídia

“A se confirmarem as previsões de todos os principais institutos de pesquisa apontando a vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições presidenciais, não serão apenas o candidato José Serra e sua aliança demotucana de oposição os grandes derrotados. Perdem também, mais uma vez, os barões da grande mídia brasileira.

Foram-se os tempos em que eles faziam ou derrubavam presidentes e se julgavam os verdadeiros donos do poder, os formadores de opinião, os únicos proprietários da verdade. Durante os últimos oito anos, desde a primeira eleição de Lula, não fizeram outra coisa a não ser mostrar em suas capas e manchetes um país desgovernado, sempre à beira do abismo”.

Ricardo Kotscho do blog Balaio do Kotscho.

 

ELES ESTÃO APOIANDO WAGNER E EMILIANO 1331.

Deu no Blog do Dimas Roque, da belíssima cidade de Paulo Afonso. O título foi esse mesmo: “Eles estão apoiando Wagner e Emiliano”. As fotos registram o governador Jaques Wagner cercado de crianças e jovens com o adesivo de Emiliano 1331 na camisa. Dimas Roque relata o encontro regional com Wagner em Paulo Afonso.

Os organizadores calcularam que mais de 3.000 pessoas foram ao evento, realizado quarta-feira (25) no Clube Operário de Paulo Afonso. A abertura do encontro foi feita por Jonas Paulo presidente do Partido dos Trabalhadores na Bahia e por Luiz Caetano, prefeito de Camaçari e coordenador geral da campanha de reeleição do governador Jaques Wagner.

LEIA MAIS

 

Jornal O Globo não tolera transparência do IPEA e se vinga com mentiras

Deu no Blog Tijolaço, do Brizola Neto. A grande imprensa tem horror à transparência. Tudo o que ela prega para os governos, não deseja para si. Grande parte do seu poder foi construído à base de mentiras, impossíveis de serem rebatidas por quem não tinha acesso às suas páginas. O advento da internet reduziu isso. Hoje, é possível desmontar uma versão da imprensa com a publicação de outras opiniões em sites e blogs.

A Petrobras foi precursora nesse sentido, com a criação do blog Fatos e Dados, que publica todas as entrevistas concedidas à imprensa por integrantes da empresa, com as respectivas perguntas enviadas ou formuladas. Com isso, a Petrobras se defende de possíveis manipulações, provando o que exatamente foi perguntado e de que maneira foi respondido.

Os grandes meios não toleram isso. Gostariam de manter a relação desigual de que sempre se valeram para distorcer declarações a seu bel prazer e adequá-las a intentos pré-concebidos. Por isso, não perdem a oportunidade de se vingar dos que ousam desafiá-los, como fez O Globo com o Ipea.

A matéria publicada na página 3 do jornal, a principal para assuntos políticos, sob a manchete de “Uma máquina de alto custo” poderia, ou melhor, deveria, virar estudo de caso em qualquer faculdade de jornalismo do país para mostrar como é que uma matéria não deve ser escrita para seguir a “imparcialidade” que os “jornalões” tanto propalam. A vantagem para os professores é que eles dispõem de todo o processo de confecção da matéria. As perguntas enviadas e as respostas dadas, disponibilizadas pelo Ipea, e o resultado final.

Sem nenhuma declaração de qualquer estudioso ou argumentos que comprovem suas afirmações, a matéria acusa o Ipea de produzir estudos sem rigor técnico e acadêmico para exaltar o governo Lula e, indiretamente, a campanha de Dilma Rousseff.

O Globo tenta apresentar o Ipea, cujas pesquisas são estratégicas para a formulação de políticas públicas nacionais, como uma máquina de propaganda do governo, que “consome milhões” em recursos públicos. O jornal se vale principalmente de percentuais, relegando os números absolutos a letras pequenas e sem destaque.

Para começar, não dá pra dizer que o Ipea esteja montando uma máquina de propaganda, pois todos os cargos extras criados nos últimos dois anos, 116, foram preenchidos por meio de concurso público e auditável. A acusação de que o instituto “inflou” sua folha de funcionários terceirizados em 49% também não se sustenta, já que o jornal “esconde” o fato disso representar apenas 40 funcionários contratados em dois anos, um número muito aceitável para um órgão federal em expansão.

Embora o Ipea afirme que suas representações no exterior são para apoiar projetos de cooperação com países em desenvolvimento, O Globo contesta a instalação de escritórios na Venezuela, em Cuba e em Angola, e levanta suspeita sobre 15 viagens dos diretores a esses países em dois anos, sendo 11 delas para Caracas.

Como o próprio Ipea afirmou na resposta à pergunta de O Globo sobre as viagens, elas também se realizam para países desenvolvidos, como os Estados Unidos e a França, que “nunca foram objeto de questionamentos ou justificativas”.

Chega a ser cruel da parte de O Globo atacar o instituto por isso, mas, acreditem, o jornal também questiona o aumento de gastos com bolsas para pesquisa, justamente em um país onde o estudo científico é sempre deixado de lado pela ampla maioria dos governos.

Mas vocês podem se preparar, porque com Serra caindo do jeito que está nas pesquisas eleitorais e com a subida de popularidade de Dilma, a imprensa tucana vai fazer o que estiver ao seu alcance para tentar confundir os eleitores com informações desonestas como a dessa matéria de O Globo.

 

Blog Bahia de Fato e Emiliano 1331 no Blog da Dilma

O Blog da Dilma é o maior e mais antigo portal dilmista na Internet. Os editores são Daniel Bezerra e Jussara Seixas, mas, existe um poderoso coletivo editorial. Na coluna da direita, o blog explicita suas preferências. Lá estão o blog Bahia de Fato e o selo Emiliano 1331.

VISITE O BLOG DA DILMA 13

 

Na Bahia, Geddel (PMDB) pode tirar o cavalinho da chuva

Como era previsível, a popularidade do presidente Lula voltou a bater recorde, com 79% de aprovação dos eleitores do Brasil. Na pesquisa Datafolha anterior Lula obteve 78% de aprovação. Lula é o grande cabo eleitoral em todo o país.

Na Bahia, Geddel pode tirar o cavalinho da chuva.

Hoje (26), a coluna Painel do Jornal Folha de S. Paulo anota:

“Resposta de Lula a quem lhe perguntou sobre a pressão do PMDB de Geddel Vieira Lima para que o presidente não fosse a comício com Jaques Wagner (PT) na Bahia: "Quando o Geddel decidiu ser candidato, ele não perguntou o que eu achava. E palpite sobre onde vou só a Marisa dá".

Com Lula, o comício em Salvador, hoje, vai consolidar a liderança de Wagner e virar o jogo a favor dos candidatos ao Senado, Lídice da Mata (400) e Walter Pinheiro.

 

Rejeição a Serra (PSDB) cresce e Dilma (PT) vira o jogo em São Paulo

A pesquisa Datafolha (26) mostra que a rejeição a Serra (PSDB) atingiu 29% contra os 19% de Dilma, que se mantém estável. Na pesquisa anterior Serra tinha 27% de rejeição. A pesquisa mostra que Dilma lidera agora em segmentos que antes eram redutos de Serra. Dilma passou o tucano em São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, e também entre os eleitores de baixa renda.

Em São Paulo, Estado governado por Serra até abril e por tucanos há 16 anos, Dilma saiu de 34% na semana passada e está com 41% agora. O ex-governador caiu de 41% para 36%.

Na capital paulista, governada por Gilberto Kassab (DEM), aliado de Serra, ela tem 41% e o tucano 35%. No Rio Grande do Sul, a petista saiu de 35% e foi a 43%. Já Serra caiu de 43% para 39% entre os gaúchos. Mas o avanço da petista ocorre também nesses bolsões serristas. No levantamento de 9 a 12 deste mês, Serra liderava entre os curitibanos com 43% contra 24% de Dilma, uma vantagem de 19 pontos. Agora, a diferença caiu para nove pontos.

Na pesquisa espontânea, quando os eleitores não escolhem os nomes de uma lista de candidatos, Dilma foi a 35%, contra 18% de Serra. No levantamento anterior, os percentuais eram 31% e 17%, respectivamente.

Dilma também ampliou a vantagem num eventual segundo turno.

Saiu de 53% na semana passada e está com 55%. Serra oscilou de 39% para 36%. Ampliou-se a distância que era de 14 para 19 pontos.

A candidata do PT lidera em todas as regiões, inclusive no Sul.

Na semana passada, ela estava tecnicamente empatada com Serra, mas numericamente atrás: tinha 38% contra 40% do tucano. Agora, a situação se inverteu, com Dilma indo a 43% e o tucano ficando com 36% entre eleitores sulistas.

Eu já estou ficando de salto alto.

 

Datafolha mostra que Dilma ganha no primeiro turno

Se a eleição fosse hoje, a candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, ganharia no primeiro turno. Na pesquisa Datafolha divulgada hoje (26) Dilma obteve 49% das intenções de voto (antes tinha 47%) e Serra (PSDB)ficou com apenas 29% (antes tinha 30%). A frente de Dilma está portanto em 20 pontos percentuais. Considerando os votos válidos, a pesquisa mostra que Dilma teria 55% das intenções de voto, o suficiente para ela se eleger no primeiro turno.

O resultado da pesquisa Datafolha é o prenúncio de grande baixaria na campanha. A extrema-direta de Serra vai ganhar espaço e tentar melar as eleições. Anotem.

 

Justiça condena assassinos do economista Vitor de Athayde Couto Filho

Está nos jornais. Os integrantes do Tribunal de Júri condenaram por unanimidade, na noite de quarta-feira (25), José Raimundo da Paixão, vulgo “Abelha”, 40, Carlos Alberto dos Santos, 30, e Juraci Oliveira dos Santos, 27, pelo assassinato do economista e consultor da Organização das Nações Unidas (FAO) Vítor de Athayde Couto Filho, em júri popular, no Fórum Rui Barbosa.

Os três foram condenados por homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e furto, e receberam penas definidas pelo juiz Vilebaldo José de Freitas. O quarto acusado, Valdir Paixão de Jesus, 29, não foi julgado.

O “Abelha”, acusado de ser o mentor intelectual do crime, foi condenado a 41 anos de prisão. Juracy Oliveira dos Santos, sobrinho de Abelha, foi condenado por júri popular a também 41 anos de detenção. Já Carlos Alberto dos Santos irá cumprir 25 anos de pena. Todos os acusados, em regime fechado.

Vítor Athayde foi morto em 2006, aos 35 anos, pelos acusados comandados por Abelha, que trabalhava como pedreiro na casa da vítima. Informações do A Tarde e Tribuna da Bahia.

25 de agosto de 2010

 

Cineasta Tuna Espinheira apóia Emiliano 1331 pra deputado federal

“Emiliano é um político que sempre manteve a sua coerência, a sua postura na defesa do socialismo, do humanismo. É um dos raros políticos que merecem a confiança do eleitor”, declarou o cineasta e documentarista baiano Tuna Espinheira em vídeo disponível no Youtube.

Baiano de Poções, Tuna tem atuação de mais de 30 anos no cinema baiano, como documentarista, tendo realizado muitos curtas-metragens. Atuou como ator em “Um Sonho de Vampiros”, de Iberê Cavalcanti, 1969. “Cascalho” (2008) é o seu primeiro longa-metragem, totalmente filmado em Andaraí (BA), na Chapada Diamantina.

 

Jornal Valor manipula notícia através da manchete

Até tu, Valor Econômico? A manipulação da notícia através da titulação, no jornal Valor Econômico (25/08), chega a ser grosseira. A notícia, assinada pelo jornalista Paulo de Tarso Lyra, na página de Política, fala da pesquisa CNT/Sensus que deu 46% para Dilma e 28,1% para Serra. A informação do texto é correta. O segundo parágrafo (antigamente sublead) começa assim: Dilma supera Serra em quase todas as regiões do país, ficando atrás apenas da Região Sul ...(...) Dilma é o centro da notícia.

Qual a manchete que o editor do Valor deu para a notícia que tem em todo o texto Dilma como centro? Foi esta jóia aqui: “Para CNT/Sensus, petista só perde para tucano no Sul”. O editor conseguiu a mágica de colocar na manchete um aspecto negativo contra a petista, para um texto em que a petista é o foco central positivo em todos os seis parágrafos. Ele poderia pelo menos dizer: “Para CNT/Sensus, tucano só ganha para Dilma no Sul”. Ops, mas, aí não dá porque rebaixa o tucano.

Se eu fosse o jornalista Paulo de Tarso Lyra, eu teria vergonha de assinar o texto. Mas, eu sei como é isso. Repórter só vê a manchete no dia seguinte.

Isso vai dar tese de Mestrado.

 

Lula critica Folha de S. Paulo em comício, com razão

Em pleno comício de Dilma Roussef, terça-feira , 24, em Campo Grande (MS), o presidente Lula afirmou ter sido vítima de preconceito por não dispor de diploma de formação superior, na campanha de 2002.

"Me lembro como se fosse hoje, quando eu estava almoçando com a Folha de S. Paulo. O diretor da Folha de S. Paulo perguntou pra mim: ‘O senhor fala em inglês? Como é que o senhor vai governar o Brasil se o senhor não fala inglês?’ E eu falei pra ele: alguém já perguntou se Bill Clinton fala português? Eles achavam que o Bill Clinton não tinha obrigação de falar português!".

Sob gritos e aplausos, Lula declarou: "Era eu o subalterno, o colonizado, que tinha que falar inglês, e não Bill Clinton o português!". Ainda se referindo ao almoço na Folha, o presidente arrematou: "Houve uma hora em que eu fiquei chateado e me levantei da mesa e falei ‘Eu não vim aqui pra dar entrevista, eu vim aqui pra almoçar. Levantei, parei o almoço e fui embora".

O diretor da Folha era Otávio Frias Filho e a história é verdadeira. Josias de Souza, empregado da Folha, diz que a história não é verdadeira. Você acredita em quem? No empregado da Folha ou em Lula? Eu acredito no Lula.

A Folha desde sempre faz campanha contra Lula e o PT. É um Partido da Imprensa Golpista (PIG).

Pegue a Folha de hoje (25). A estratégia, agora que Dilma lidera as pesquisas, é jogar merda no ventilador. Na página A3, de Opinião, o escrevinhador é Roberto Freire, PPS, capacho de José Serra. Ele é terrorista. Vê o risco de “mexicanização” do país com a vitória de Dilma. Trata-se da mais nova palhaçada dos “formadores de opinião”. Para evitar a “mexicanização” partidária, qual o remédio? A alternância de poder, com...Serra presidente.

Então você passa uma folha adiante. A manchete é sobre a suposta “partilha do pão” da parte dos dilmistas. Passe outra folha. O artigo do Josias de Souza fala que “seja quem ganhar, partidos aliados farão a festa”. Como Dilma lidera, é apenas uma maneira safada de dizer que, com Dilma, os partidos farão a festa. Mas a redação trata de se cobrir e ouve a Dilma sobre...”preenchimento de cargos por políticos versus técnicos”. Passe mais uma folha. Na página A8 qual a manchete? “Temer nega fisiologismo do PMDB”.

O resto é lixo puro. Manchete sobre programa eleitoral do Serra ressuscitando o mensalão e Zé Dirceu.

Por fim, tem uma tentativa radical de extrema-direita da Folha, disfarçada de jornalismo. A Folha quer porque quer ter acesso ao processo de Dilma na ditadura, onde ela foi interrogada sob tortura. O Superior Tribunal Militar não pode fornecer essa munição imoral porque o processo contém “informações relacionadas à intimidade, vida privada, honra e imagem de pessoas”, no caso, de Dilma Roussef.

Dá-lhe Lula, a Folha não merece o menor respeito.

 

Jovens baianos compõem rock-jingle para Emiliano 1331

Está no site do CLUBE DO ROCK, ou melhor, Associação Cultural Clube do Rock da Bahia (ACCRBA). “Apoiar um candidato a algum cargo público é, acima de tudo, confiar na idoneidade daquele que se dispõe a defender os interesses coletivos (...) nós apoiamos o jornalista e escritor, Emiliano José, para deputado federal, porque ele já nos provou que é confiável, ficha-limpa e que leva no coração a luta incessante pelo bem-estar da população”. A declaração dos roqueiros baianos está no site. Também compuseram um jingle-rock, ou um rock-jingle da campanha. É ótimo.

OUÇA O ROCK-JINGLE NO SITE CLUBE DO ROCK

 

Está começando julgamento dos assassinos de Vitor Athayde

Neste momento, está começando, no Fórum Ruy Barbosa, o julgamento do assassino confesso do economista Vitor Athayde Couto Filho. O caseiro José Raimundo da Paixão, Abelha, confessou o crime. Outros quatro bandidos também responderão. Os canais de TV estão cobrindo.

Vitor Athayde Couto Filho, economista e consultor da FAO para assuntos de alimentação, foi seqüestrado e morto em julho de 2006. Era filho do professor da UFBA, Vitor Athayde Couto e de Maria das Graças Azevedo (Gal).

Vitor de Athayde Couto Filho foi seqüestrado em sua residência, no Condomínio Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, quando se preparava para viajar, como representante da FAO, para a cidade de Juazeiro, no Vale do São Francisco, onde seria conferencista de um encontro sobre agricultura familiar e alimentação. Foi assassinado a pedradas pelo cantor de arrocha José Raimundo Cerqueira da Paixão, 25 anos, conhecido como José Abelha.

Para consumar o crime, Abelha contou com a ajuda de seu sobrinho Juracy Oliveira dos Santos, 23, e o amigo Carlos Alberto dos Santos, 24. José Raimundo chegou a efetuar um saque de R$ 2,4 mil com o cartão bancário de Vitor. Para confundir mais a polícia, o carro do economista foi incendiado em um terreno baldio próximo ao conjunto habitacional do CAJI, no município de Lauro de Freitas.

24 de agosto de 2010

 

Emiliano (1331) ganha apoio do Secretário da Cultura de Lauro de Freitas

Em Carta Aberta, o Secretário de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas, Antonio Lírio, declarou apoio às candidaturas de Emiliano deputado federal (1331) e Salvador Brito deputado estadual (13789). Antonio Lírio exorta a população de Lauro de Freitas a votar em Dilma presidente, Wagner governador, Lídice da Mata (400) e Walter Pinheiro (130) senadores. Ele diz lutar pela renovação do Senado e pela formação de uma bancada forte no Congresso Nacional.

Segue a íntegra:

Companheiras e companheiros,

Aproxima-se o dia em que todos nós iremos decidir o futuro do nosso País e do nosso querido Estado. Por esse motivo devemos dar continuidade ao caminho do progresso e da verdadeira independência do povo brasileiro e baiano, que o presidente Lula e o nosso governador Wagner vêm traçando. Precisamos eleger a companheira Dilma como a primeira presidenta da República e reeleger Wagner governador da Bahia de todos nós.

Dentro desse contexto, temos também a oportunidade de, pela primeira vez em nossa historia, elegermos dois senadores de esquerda e comprometidos com os interesses do nosso povo. As candidaturas de Lídice e Pinheiro representam a cara do novo Senado, onde a Bahia terá uma representação à sua altura.

Precisamos também eleger deputados estaduais e federais que tenham a capacidade e o comprometimento de nos representar na Assembléia e no Congresso Nacional. Por isso tenho a grata satisfação de ter como meu candidato a Deputado Estadual o companheiro Salvador Brito (13789), homem de extremo comprometimento com nosso povo e que certamente fará um mandato com a cara de nossa gente, mandato em que todos e todas terão vez e voz.

Por fim, aproveito a oportunidade para falar de um companheiro, cidadão baiano que apresenta sua candidatura a Deputado Federal, que muito contribuiu com o Brasil e com nossa Bahia e que, certamente, muito contribuirá no Congresso Nacional para o desenvolvimento de nossa terra. Estou falando de Emiliano (1331), um candidato ficha limpa. E é com muita satisfação que tenho Emiliano como amigo e como meu candidato a Deputado Federal. Por isso eu voto 1331, eu voto no federal do PT.

Antonio Lírio - Secretário de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas

 

Reinaldo Moura comanda a luta pelos direitos humanos em Pernambués

Reinaldo Moura comemorou seu aniversário, sábado (21). A festa foi na Associação Comunitária. Centenas de amigos de muitos bairros compareceram. O próprio aniversariante conduziu a festa como quem dirige reunião comunitária. Ele é o presidente do Grupo de Amigos de Pessoas com Deficiência do bairro Pernambués e luta pelos direitos humanos, com foco no direito dos idosos. A promotora pública Silvana de Oliveira Almeida, do Ministério Público da Bahia, prestigiou a festa comunitária.

Além de toda sua atividade social, Reinaldo Moura coordena no bairro a campanha de Emiliano (1331) a deputado federal e Vânia Galvão (13133) a deputada estadual. Portanto, a festa de aniversário (46 anos completados dia 19) foi também um momento de apresentação das propostas dos dois candidatos do PT. Reinaldo abriu o microfone. Os baianos adoram falar, é um exercício de liberdade. Muitos dos que falaram eram pessoas que receberam apoio de Reinaldo em momentos de dificuldade.

A vereadora Vânia Galvão, agora candidata a deputada estadual falou: “Olhem o que Reinaldo faz pelas pessoas, pelos jovens, idosos, deficientes. Ele é meu despertador, me liga sete horas da manhã para reivindicar o direito das pessoas. É importante destacar também o papel de Dra Silvana, que atende sempre nossos pedidos. Muito tem que ser feito ainda, mas com a perseverança de Reinaldo e seus companheiros nós avançaremos”.

Emiliano disse que Reinaldo é um sujeito que abraça os pobres, os deficientes, os idosos. “Ele tem amor profundo pelo nosso povo. Se dedica a cada um de vocês. Respira amor cotidianamente. É mãe e pai de todo mundo. Tem a sua religião, mas, respeita as outras. Nós faremos dele vereador de Salvador”. Ele destacou ainda a atuação da promotora Silvana na defesa dos direitos humanos.

Emiliano ressaltou: “Estamos num ano político de muita importância, em que será decidido o destino do País. O povo vai decidir se seguiremos com o projeto de revolução democrática que estamos desenvolvendo ou não. Quero firmar o meu compromisso com vocês e, ao mesmo tempo, pedir o apoio de todos”, concluiu.

Reinaldo Moura não se cansa. Ele se preocupa com a violência contra o idoso, que representa mais de 80% das ocorrências registradas na Delegacia Especial de Pernambués. Ele sabe que não adianta apenas punir os agressores, mas também educá-los. Famílias de baixa renda também agridem os idosos e precisamos garantir a integridade física, psicológica e patrimonial deles. Então a idéia é unir os esforços da sociedade e do Estado neste movimento pela educação.

 

Dora Leal, reitora da UFBA, Dilma presidente. As mulheres estão chegando.

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) já tem nova reitora, Dora Leal Rosa. Ela tomou posse segunda-feira (23) no salão nobre da reitoria, no Canela. Dora Leal sucede Naomar Almeida Filho, que esteve à frente da UFBA nos últimos oito anos. Na opinião do professor e candidato a deputado federal Emiliano (1331), a posse de Dora é importante para continuar o processo de democratização, expansão qualificada, das políticas afirmativas, das cotas universitárias e de consolidação de uma universidade aberta.

Segundo Emiliano, Naomar desenvolveu um “excelente trabalho, e Dora Leal representa essa continuidade. Ela tem um extraordinário currículo e é altamente qualificada. Tem um excelente serviço prestado à Ufba. Além do mais se trata de uma mulher, o que é muito importante nesse processo que estamos vivendo no País, quando poderemos eleger também a primeira mulher presidente do Brasil”.

Dora Leal Rosa entrou na reitoria acompanhada pela professora emérita e primeira mulher a ocupar o cargo de reitora, Eliane Azevedo (92 a 94), e pelos ex-reitores Roberto Santos e Germano Tabacof. “Fico feliz que, depois de 18 anos, outra mulher ocupe esse lugar”, disse Eliane Azevedo.

 

O candidato Serra (PSDB) tem mais rejeição do que intenção de voto

Serra perdeu. A essa altura do baba, o candidato do PSDB à presidência enfrenta como adversário sua própria imagem negativa junto ao eleitorado. Se nas intenções de voto chega a 28,1%, no percentual de rejeição chega a 40,7%. Na pesquisa anterior ele tinha 30,8% de rejeição.

O coordenador do instituto Sensus, Ricardo Guedes, afirmou que o índice de rejeição de Serra indica que a eleição caminha para um desfecho em primeiro turno, uma vez que a não aceitação de um candidato a partir de 35% já é “preocupante”. “Nunca vimos uma pessoa se eleger com 40% ou mais de rejeição”.

Nesse quesito Dilma do PT está tranqüila. Na pesquisa anterior Dilma tinha 25,3% e nesta tem 28,9%. Mas, como tem 46% de intenções de voto, ficou tranqüila, tranqüila.
Já estão falando que Serra vai jogar a toalha e ir pra casa. Seria péssimo para a democracia.

 

CNT/Sensus mostra Dilma vencendo no 1º turno com 46% e Serra com 28,1%

Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) apontou hoje, terça-feira (24), liderança de Dilma Rousseff (PT) na disputa eleitoral.

Dilma tem 46% das intenções de voto, contra 28,1% de José Serra (PSDB). Marina Silva (PV) ficou com 8,1%. Dilma venceria no primeiro e no segundo turno.

O crescimento de Dilma do PT foi espantoso. Na pesquisa anterior CNT/Sensus (05/agosto) ela obteve 41,6%, Serra 31,6% e Marina 8,5% das intenções de voto.
Ou seja, Dilma cresceu, Serra e Marina desceram a rampa.

Na pesquisa espontânea, sem a indicação do nome dos candidatos, Dilma Rousseff aparece com 37,2% da preferência, Serra soma 21,2% e Marina Silva 6%. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 30,4%, Serra somava 20,2% e Marina, 5%.

No caso de um hipotético SEGUNDO TURNO, Dilma teria 52,9% das intenções de voto, contra 34% do tucano. Na pesquisa anterior, os percentuais eram 48,3% e 36,6%, respectivamente.

 

Nilmário 1331 convida para encontro com Juca Ferreira

Será nesta quarta-feira (25), às 19h, no Museu Inimá de Paula, rua da Bahia, Centro de Belo Horizonte, o encontro com o ministro Juca Ferreira, Hélio Costa e Patrus Ananias. O convite é do candidato a deputado federal Nilmário Miranda. Na pauta, mudanças na cultura em Minas. Vitor Santana, agitador cultural, cantor e compositor me enviou o convite.

A cultura é a chave para a construção de nossa identidade nacional, transmissão de valores positivos, fomento de participação popular e instrumento de desenvolvimento do país. Gostei do “fomento de participação popular”.

Nilmário 1331 tem esse compromisso. Dar especial atenção, como futuro deputado federal por Minas, à cultura, até porque é uma questão essencial ao exercício pleno dos direitos humanos, uma bandeira que lhe é tão cara.

Nilmário 1331, pra deputado federal.

23 de agosto de 2010

 

Serra volta a mostrar confusão mental ao adular brizolistas

Quem comentou foi Rodrigo Vianna, em seu blog Escrevinhador. O título: “Serra queria ser um cruzamento de Lula com Brizola; vai virar Cristiano Machado”. O texto é cruel. Revela o biruta de aeroporto. “Serra vai por esse caminho… Sinto até alguma pena do Serra. Não pelo que ele é, mas pelo que já foi. Nos anos 60, era um aliado de Jango. Foi pro exílio. Na volta pra democracia, renegou o passado, e agora vaga pelo Brasil sem programa, sem história. Vazio. A defender mutirões para cirurgia de catarata! Esse é o programa dele? Não, é só metade. A outra metade é falar no rádio como o Brizola!”

LEIA NA ÍNTEGRA

Serra queria ser um cruzamento de Lula com Brizola; vai virar Cristiano Machado

Por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador

Serra deu mais uma declaração que revela o grau de confusão mental dos tucanos nessa campanha. O tucano disse que aprendeu a falar no rádio com o Brizola! Disse isso lá no sul! Um agrado ao brizolismo. Uma tentativa de capturar votos brizolistas… Triste.

O velho líder gaúcho deve ter revirado na tumba de São Borja, onde descansa ao lado de Vargas.

Os tucanos não vão perder só a eleição. Vão perder o discurso, o programa, e o que sobrou de vergonha.

Quando eu era 20 anos mais jovem, o grande programa dos “intelectuais” que dominavam as Ciêncas Humanas na USP era desmontar a “herança populista”. Vargas, Brizola, Jango eram considerados “cafonas”. A turma dos punhos de renda chegou a fazer a cabeça de Lula durante algum tempo. Weffort era o principal teórico do “populismo”.

Para essa turma, Brizola, Janio e Ademar eram a mesma coisa – vertentes do mesmo “populismo”.

Weffort chegou a ter cargo de direção no PT (que ele e os amigos dele na USP enxergavam como uma alternativa “autêntica”, e não-populista, ao brizolismo).

Depois, bandeou-se para o tucanismo, no governo FHC.

O PSDB tentou desmontar a herança de Vargas. FHC disse – num discurso pouco antes do início de seu primeiro governo – que esse era o objetivo dele: enterrar Vargas. E tentou. Chegou a planejar a venda da Petrobras. Só não foram adiante os tucanos porque o povo resistiu na rua. A Argentina cumpriu o programa na íntegra. Os tucanos, sempre muito moderados, ficaram pelo meio do caminho.

Agora, tentam se reaproximar da herança de Brizola. É vergonhoso. Tenho um amigo que, em 2006, votou no Alckmin no primeiro turno – convicto. Como o candidato fez aquele papelão no segundo turno (vestiu-se de “estatista”, com adesivos dos Correios, Petrobrás e BB), meu amigo mudou o voto. “O cara não é capaz de defender o programa do partido dele, vai defender o que no governo?”

Serra vai por esse caminho… Sinto até alguma pena do Serra. Não pelo que ele é, mas pelo que já foi. Nos anos 60, era um aliado de Jango. Foi pro exílio. Na volta pra democracia, renegou o passado, e agora vaga pelo Brasil sem programa, sem história. Vazio. A defender mutirões para cirurgia de catarata! Esse é o programa dele? Não, é só metade. A outra metade é falar no rádio como o Brizola!

Brizola morreu sem nunca chegar à Presidência. Mas tem um lugar na história.

Serra, abandonado e vazio, caminha para se transformar num Cristiano Machado – o candidato do PSD em 1950, rifado pelo partido (que preferiu apoiar Vargas).
É esse o caminho, triste, de quem joga a história no lixo.

Brizola não é bóia pra salvar o Serra. Vivo, Brizola estaria (apesar de todas as críticas ao governo Lula – críticas feitas sempre pela esquerda!) ao lado de Dilma. Sabia escolher o lado do interesse popular… Sem titubear. Como fez em 61, como fez em 89, no segundo turno, com apoio total a Lula.

Dilma, quando terminou a ditadura, passou a militar no PDT. Só mais recentemente migrou para o PT.

Não poderia haver um símbolo mais forte para esse reencontro entre o PT e o PDT, entre o lulismo e o brizolismo. Dilma é o resultado desse reencontro.

Serra, não. Serra é só Cristiano Machado.

 

Julgamento dos assassinos de Vitor Athayde Filho será quarta-feira, 25

Se não houver outro entulho jurídico, típico de nosso sistema legal, o julgamento do assassino confesso do economista Vitor Athayde Couto Filho será nesta quarta-feira, 25 de agosto, às 8h30, no Fórum Ruy Barbosa. A última tentativa foi no dia 4 de agosto que passou.

Vitor Athayde Couto Filho, economista e consultor da FAO para assuntos de alimentação, foi seqüestrado e morto em julho de 2006. Era filho do professor da UFBA, Vitor Athayde Couto e de Maria das Graças Azevedo (Gal).

Gal apela para que os amigos compareçam ao julgamento dia 25 de agosto, de forma que a Justiça seja feita. O juiz adiou o julgamento, mas o noticiário das emissoras de rádio divulga que não será novamente adiado.

SEGUE O APELO DE GAL:

Meus amigos, minhas amigas

Como vocês sabem, o julgamento dos assassinos de Vitorzinho não ocorreu no dia 4 pelos motivos mais absurdos: preso que sumiu, advogado que não se sentiu citado!. O novo Juri será dia 25 de agosto, próxima quarta-feira, no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, às 8,30.

Por favor, divulguem a nova data. Quem puder, compareça.

Vamos estar juntos cobrando justiça para Vitor. É o mínimo que podemos fazer como cidadãos, como seres humanos preocupados com tantas mortes prematuras e absurdas. O Brasil não pode continuar sendo o país da impunidade

Conto com voces. A cada um a minha gratidão desde já.

Abraços

Gal Azevedo

PARA ENTENDER A TRAGÉDIA:

Vitor de Athayde Couto Filho foi seqüestrado em sua residência, no Condomínio Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, quando se preparava para viajar, como representante da FAO, para a cidade de Juazeiro, no Vale do São Francisco, onde seria conferencista de um encontro sobre agricultura familiar e alimentação. Foi assassinado a pedradas pelo cantor de arrocha José Raimundo Cerqueira da Paixão, 25 anos, conhecido como José Abelha.

Para consumar o crime, Abelha contou com a ajuda de seu sobrinho Juracy Oliveira dos Santos, 23, e o amigo Carlos Alberto dos Santos, 24. José Raimundo chegou a efetuar um saque de R$ 2,4 mil com o cartão bancário de Vitor. Para confundir mais a polícia, o carro do economista foi incendiado em um terreno baldio próximo ao conjunto habitacional do CAJI, no município de Lauro de Freitas.


LIVRO LANÇADO NA DESENBAHIA

Em 21 de setembro de 2007, ocorreu o lançamento do livro (póstumo) do economista assassinado, no auditório da Desenbahia: “Agricultura familiar e desenvolvimento territorial – um olhar da Bahia sobre o meio rural brasileiro” foi o título.

O lançamento do livro foi precedido por um seminário. As falas dos especialistas, doutores, professores e autoridades voltaram-se para homenagens à memória do economista baiano, morto barbaramente aos 35 anos de idade pelas mãos traiçoeiras de um caseiro.

Vitor de Athayde Couto Filho dedicou toda sua curta carreira profissional “à investigação e desenvolvimento de programas e projetos dirigidos às populações do campo, à conservação sustentável dos recursos naturais, ao planejamento e à gestão de sistemas agrários”, como afirma José Graziano da Silva, representante regional da FAO para América Latina.

Seu livro foi patrocinado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) e da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF).

O prefácio é assinado pelo professor da UFBA, Vitor de Athayde Couto, pai do autor. Ele registra que seu filho Vitor se referia à agricultura familiar como sendo a “causa”.

Lutava pela causa, acreditava, vestia a camisa. Depois veio a luta pelos territórios, um projeto político de populações com direito a uma vida melhor. Hoje, a base do planejamento e das políticas públicas adotadas pelo Governo Wagner.

 

Economista Ronald Lobato apoia Emiliano para deputado federal

O economista e ex-secretário do Planejamento da Bahia, Ronald Lobato, em Carta Aberta declarou apoiar a candidatura de Emiliano a deputado federal (1331).

"Emiliano é um dos poucos políticos que não reduziram sua ação ao atendimento de pedidos pontuais, sem expressão social. Continua lutando pela construção de um mundo melhor, o que significa transparência e eficácia da ação governamental, metas de educação, saúde e uma segurança, conforme o plano nacional, que tem na ação social seu principal - mas não exclusivo - conteúdo", disse na carta.

Ronald Lobato destacou ainda que Emiliano entende que “a cultura é a argamassa capaz de construir o trabalho solidário que está e irá resgatar a condição e a qualidade de vida de boa parte de nossa população”. “Respeito aos companheiros, às pessoas, aos oprimidos é sua marca. E de quebra elegemos um companheiro lutador, presente e atuante”.

 

O IPEA responde ataques do jornal O Globo

Na “guerra suja” que empreende contra tudo e todos, o jornal O Globo (19/08) atacou a reputação do IPEA, uma fundação pública federal que há 46 anos fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais na formulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento. As ilações publicadas no jornal das Organizações Globo chegam a passar para o plano pessoal. O IPEA, para preservar sua reputação, coisa que já não existe no jornal O Globo, publica esclarecimentos públicos.

O IPEA explica aumenta de gastos, baseado no incremento das atividades e em deccorência o aumento de servidores. O IPEA nega que tenha utilizado serviços de táxi aéreo. O deslocamento dos servidores é feito em vôos de carreira. Para apoiar projetos de cooperação internacional criou representações em Caracas e Luanda. Outras representações virão em Cuba, Estados Unidos e França, por exemplo. Em todas elas os governos receptores fornecem escritório e moradia.

A realização de missão no exterior se fundamenta na competência do Ipea que lhe foi atribuída pelo presidente da República (art. 3º, anexo I do Decreto n.º 7.142, de 29 de março de 2010) de “promover e realizar pesquisas destinadas ao conhecimento dos processos econômicos, sociais e de gestão pública brasileira”. Além disso, a cooperação entre países conforma estratégia para a inserção internacional e passa a figurar dentre os princípios que regem as relações internacionais brasileiras, nos termos do artigo 4º da Constituição Federal, que estabelece que o Brasil recorrerá à “cooperação entre os povos para o progresso da humanidade”.

O Ipea aprimorou e ampliou seu programa de bolsas, incrementando seu relacionamento técnico com diversas instituições de estudos e pesquisas. Logo, os gastos cresceram. Destaca-se o ProRedes, que organizou 11 redes de pesquisa entre 35 instituições em todo Brasil. Da mesma forma, por meio desse programa, foi lançado, em 2008, o Cátedras Ipea, com o objetivo de incentivar o debate sobre o pensamento econômico-social brasileiro. As bolsas são distribuídas através de chamadas públicas e publicadas no DOU.

O IPEA relata com detalhes os gastos com comunicação social e patrocínios. Os contratos com ‘empresas de comunicação e marketing’ se referem a trabalhos de editoração digital e gráfica (revisão, diagramação e impressão) do trabalho produzido na casa (livros, boletins, revistas etc.) e de seu respectivo material de apoio (cartazes, fôlderes, banners, hot sites etc.). O Ipea não faz uso de inserções publicitárias de qualquer tipo.

LEIA EXPLICAÇÕES DO IPEA NA íNTEGRA

 

A luta do PT da Bahia é para eleger dois senadores

Em entrevista para o jornal Tribuna da Bahia (23/08), o candidato a deputado federal Emiliano (1331) previu que pelo atual cenário eleitoral, Dilma e Wagner ganharão no primeiro turno. E ressaltou que o PT da Bahia luta para eleição dos dois senadores, Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT).

Emiliano afirmou que o apoio do ex-governador Waldir Pires à sua candidatura aumenta as chances de vitória e anima a campanha. Na Câmara Federal Emiliano pretende continuar a luta pela defesa do diploma para exercício da profissão de jornalista, pela democratização dos meios de comunicação e por uma nova Lei de Imprensa.

Está em curso uma nova hegemonia pós ACM? Perguntou o repórter. Emeliano respondeu: “Este é um projeto de consolidação de uma hegemonia que se iniciou a partir da eleição de Lula, em 2002. A trajetória de luta do PT vem desde 1989, 1994, 1998 e 2002, quando o povo brasileiro decidiu colocar a si próprio na direção do país. Desde lá, vem oferecendo um projeto novo para o Brasil, com distribuição de renda e crescimento econômico. Não é por acaso que a Dilma (Rousseff) está na dianteira das pesquisas.

No caso da Bahia, com a eleição de Wagner, em 2006, nós iniciamos o projeto de transformações que estamos realizando no plano nacional, com uma mudança profunda na vida política, onde predominaram outros valores democráticos e republicanos, num clima de respeito às adversidades e liberdade política, como também nas políticas públicas, que se voltaram, principalmente, para os mais pobres”.

LEIA NA ÍNTEGRA

This page is powered by Blogger. Isn't yours?