23 de agosto de 2010

 

O IPEA responde ataques do jornal O Globo

Na “guerra suja” que empreende contra tudo e todos, o jornal O Globo (19/08) atacou a reputação do IPEA, uma fundação pública federal que há 46 anos fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais na formulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento. As ilações publicadas no jornal das Organizações Globo chegam a passar para o plano pessoal. O IPEA, para preservar sua reputação, coisa que já não existe no jornal O Globo, publica esclarecimentos públicos.

O IPEA explica aumenta de gastos, baseado no incremento das atividades e em deccorência o aumento de servidores. O IPEA nega que tenha utilizado serviços de táxi aéreo. O deslocamento dos servidores é feito em vôos de carreira. Para apoiar projetos de cooperação internacional criou representações em Caracas e Luanda. Outras representações virão em Cuba, Estados Unidos e França, por exemplo. Em todas elas os governos receptores fornecem escritório e moradia.

A realização de missão no exterior se fundamenta na competência do Ipea que lhe foi atribuída pelo presidente da República (art. 3º, anexo I do Decreto n.º 7.142, de 29 de março de 2010) de “promover e realizar pesquisas destinadas ao conhecimento dos processos econômicos, sociais e de gestão pública brasileira”. Além disso, a cooperação entre países conforma estratégia para a inserção internacional e passa a figurar dentre os princípios que regem as relações internacionais brasileiras, nos termos do artigo 4º da Constituição Federal, que estabelece que o Brasil recorrerá à “cooperação entre os povos para o progresso da humanidade”.

O Ipea aprimorou e ampliou seu programa de bolsas, incrementando seu relacionamento técnico com diversas instituições de estudos e pesquisas. Logo, os gastos cresceram. Destaca-se o ProRedes, que organizou 11 redes de pesquisa entre 35 instituições em todo Brasil. Da mesma forma, por meio desse programa, foi lançado, em 2008, o Cátedras Ipea, com o objetivo de incentivar o debate sobre o pensamento econômico-social brasileiro. As bolsas são distribuídas através de chamadas públicas e publicadas no DOU.

O IPEA relata com detalhes os gastos com comunicação social e patrocínios. Os contratos com ‘empresas de comunicação e marketing’ se referem a trabalhos de editoração digital e gráfica (revisão, diagramação e impressão) do trabalho produzido na casa (livros, boletins, revistas etc.) e de seu respectivo material de apoio (cartazes, fôlderes, banners, hot sites etc.). O Ipea não faz uso de inserções publicitárias de qualquer tipo.

LEIA EXPLICAÇÕES DO IPEA NA íNTEGRA

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