13 de junho de 2009

 

Contra a Petrobras, até o jornal Valor Econômico entrou na dança

A gente cria preconceitos incríveis em relação à grande imprensa. Por exemplo, eu achava que o jornal Valor Econômico, por ser especializado, seria mais sério que os jornais ostensivamente partidarizados tipo Folha, O Globo e Estadão. Mas não, contra a Petrobras até o sisudo Valor Econômico partiu para a manipulação da manchete.

Parece até que a um chamado da ANJ, os jornalões se obrigam a manipular o noticiário: contra a Petrobras, o Brasil e o Governo Lula vale tudo.

Pois o Valor Econômico saiu-se com esta manchete: “Manobra contábil da Petrobras é usada por grandes empresas, sugere estudo”. Manobra contábil? Hum!!!! E quem vem explicar a verdade? Quem? Quem? Nada menos que o superblog Fatos e Dados, com uma “Carta ao jornal Valor Econômico”. Realmente, estamos numa nova era. Está no fim o poder da grande mídia impor sua própria versão dos fatos.

Pela “Carta ao jornal Valor Econômico”, postada no blog Fatos e Dados, a sociedade fica sabendo que não há utilização de manobra contábil na Petrobras, que os créditos tributários líquidos decorrentes da variação cambial são de R$ 1,14 bilhão e não R$ 4 bilhões; que os créditos tributários decorrem de pagamento a maior de imposto e, portanto não há como gerá-los pela vontade da empresa; que a Petrobras não deixou de pagar tributos para reforçar seu caixa; que compensar tributos é uma forma legítima de pagá-los; que compensar tributos NÃO é uma forma de financiamento, equivalente a acesso a crédito; que não há proporcionalidade exata entre a variação do PIB e a arrecadação. Ou seja, tudo ao contrário do qeu afirma o Valor Econômico.

A Carta da Petrobras ainda esclarece:

“Erroneamente, a matéria afirma que a Petrobras efetuou manobra contábil. Novamente, cumpre esclarecer que a Petrobras não adotou qualquer manobra, muito menos contábil. O procedimento legal adotado foi exclusivamente para fins tributários e sua contabilidade não sofreu, e nem sofrerá, qualquer modificação, pois segue estritamente a Lei das S/A e as normas da Comissão de Valores Mobiliários.

Se você se sentiu enganado, como eu, ao ler o Valor Econômico, a matéria correta na íntegra está no blog Fatos e Dados, o espaço da Petrobras que dá garantias da boa informação contra as fraudes da grande imprensa.


CONSULTE FATOS E DADOS

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?