4 de dezembro de 2007

 

Zilda Arns e Adib Jatene defendem CPMF no Senado

A fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns e o médico cardiologista Adib Jatene vão participar de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH) nesta quarta-feira (5), às 14h, quando os senadores vão discutir a importância de prorrogar a CPMF e a extensão dos benefícios alcançados no campo social com os recursos da contribuição.

Cada participante apresentará os resultados das ações em suas áreas de atividade. Adib Jatene, especialista na área de saúde, é diretor-geral do Hospital do Coração de São Paulo (HCOR). É conhecido como o criador do imposto do cheque e foi por duas vezes ministro da Saúde, nos governos de Fernando Collor e de Fernando Henrique Cardoso. Diante da falta de recursos para financiar a saúde, Jatene recebeu autorização de Fernando Henrique Cardoso para criar o Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF).

O Congresso aprovou a medida em dezembro de 1993 e a cobrança teve início em janeiro de 1994. Durante as recentes discussões sobre a importância social da prorrogação da CPMF, Adib Jatene manteve sua defesa da contribuição, contrariando interesses de alguns empresários. Para Jatene, a CPMF, além de garantir investimentos sociais, é o melhor instrumento para combater a ação dos sonegadores.

Em 1993, quando estudava a viabilidade do imposto do cheque, descobriu que dos 62% maiores correntistas de bancos nenhum pagava imposto de renda.

O requerimento para a realização da audiência pública foi assinado pelo presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS) e pela líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo, senadora Ideli Salvatti (PT-SC). (Fonte: Liderança do PT no Senado).

Fonte: Blog Por um Novo Brasil ( http://por1novobrasil.blogspot.com/)

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?