7 de dezembro de 2007

 

Deputado desmascara Tribunal de Contas dos Municípios

O deputado Paulo Rangel (PT-BA), que defende a extinção pura e simples do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), tem a coragem de assumir uma velha bandeira. As críticas vão desde a forma clientelista como seus integrantes são indicados, uma espécie de prêmio regiamente pago por serviços prestados ao mandatário da vez, passando por privilégios insustentáveis até a excrescência de sua própria existência. O TCM não é um órgão auxiliar do Poder Legislativo e sim um instrumento de coerção e dominação política.

Essa denúncia foi feita pelo então deputado estadual Emiliano José (PT) em setembro de 2003, em pleno XIII Congresso da Federação das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas, realizado em Salvador. Os pareceres do TCM sempre foram políticos.

Naquela ocasião Emiliano José declarou: “Na Bahia o TCM, por exemplo, é protagonista de uma obscena barganha, ao rejeitar as contas dos prefeitos caídos em desgraça com o senador ACM e ao aprovar as contas, mesmo que sejam absolutamente irregulares, dos prefeitos que se ajoelham perante o chefe. A senha de tal vergonha é: aprovado, com ressalvas, no caso, as ressalvas se referem a absurdos desvios das verbas públicas. Os técnicos trabalham direito, identificam as farsas contábeis, mas o parecer final vem de fora e atropelam os relatórios dos servidores”.

Quem sabe o deputado Paulo Rangel consiga abrir os olhos dos parlamentares.

Comments:
As denuncias dos Deputados Paulo Rangel e a época Deputado Emiliano José são procedentes.De que forma se auxilia o poder legislativo , se de acordo com a resolução 318 do TCM , o vereador pode apenas tirar cópias apenas do balancetes referentes as prestações de câmaras municipais e prefeituras. Infelizmente, as decisões políticas do TCM são uma vergonha para o nosso estado. Algo deveria ser feito para haver mudança nas regras do TCM. Possibilitando troca dos conselheiros a determinado tempo, enquanto isso não for feito, os políticos corruptos continuarão a cometer atos ilícitos e que vão de encontro aos principios da administração publica.
Atenciosamente,

Luciano Braga

Vereador em Santo Estevão e Pós Graduando em Administração de Cidades
lucianobraga76@gmail.com
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?