4 de outubro de 2008

 

Pesquisa Vox Populi revela que em Salvador não há mais “favoritos”

Com a manchete de primeira página “Três candidatos dividem preferência dos eleitores” o jornal A Tarde amanheceu neste sábado (4), véspera da eleição, informando que os “candidatos a prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) e Walter Pinheiro (PT) estão empatados tecnicamente na liderança de intenção de votos, segundo a última rodada da pesquisa A TARDE/ Vox Populi”.

Apesar da manchete cuidadosa, a pesquisa Vox Populi divulgada hoje revela que tudo mudou. ACM Neto (DEM) com 26% está tecnicamente empatado com Walter Pinheiro (PT) com 23%. O prefeito João Henrique (PMDB) caiu para 19%. Mas as manchetes do jornal A Tarde estão corretas, não há favoritos, as preferências estão divididas, e na pesquisa os três estão empatados tecnicamente. Somente as urnas dirão quem o eleitor quer na prefeitura.

NA PESQUISA ESTIMULADA Vox Populi, ACM Neto (DEM) obteve a preferência de 26% dos eleitores, oscilando quatro pontos PARA BAIXO em relação à sondagem anterior (de 30 e 31 de agosto). Walter Pinheiro (PT) subiu espetacularmente de 15% para 23% das intenções de voto – a maior variação para cima no intervalo entre as duas aferições. E João Henrique (PMDB) cresceu apenas de 18 para 19%; Antônio Imbassahy (PSDB), chega em tendência de queda, de 18% foi para 14%; e Hilton Coelho (PSOL) manteve-se na mesma faixa dos 2%.

NA PESQUISA ESPONTÂNEA, ACM Neto, que tinha 24% antes, caiu para 22%, mas manteve-se na liderança. WALTER PINHEIRO APRESENTOU MAIS UMA VEZ O MAIOR CRESCIMENTO passando de 13% para 20%. Ele está empatado tecnicamente com o candidato do DEM. João Henrique (PMDB) cresceu de 16% para 18% (empate técnico com Pinheiro). Antônio Imbassahy caiu de 14% para 12%; e Hilton Coelho continuou no patamar de 1%.

O instituto Vox Populi revela que o equilíbrio também marca os cenários do segundo turno. Na disputa entre ACM Neto e Walter Pinheiro há empate técnico (43% a 42%). O candidato do DEM teria vantagem maior se o confronto fosse com João Henrique (43% a 39%). A pesquisa ouviu 800 pessoas e tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais.

É isso. A pesquisa está próxima do prognóstico do blog BAHIA DE FATO. ACM Neto (DEM) perdeu a eleição.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?