22 de julho de 2010

 

“Conforme seus candidatos, assim é seu partido”

Uma carta de um leitor da revista Veja (21/07) cabe como uma luva na mão do DEM de São Paulo. O leitor da revista Veja cita um antigo ditado para, equivocadamente, atacar a política externa do Brasil.

Ele diz que “conforme seus amigos, assim você é” e conclui que o Brasil, por manter relações comerciais com o Irã, Cuba, Venezuela e Bolívia, é igual aos governos destes países. Evidentemente, uma lógica às avessas.

Tanto é assim que a mesma edição da revista Veja se viu obrigada a publicar uma carta do ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores. Ele explica pacientemente aos jornalistas e editores da revista que foi chamado de “imoral” porque o Brasil mantém relações comerciais com a Guiné Equatorial. Mas não dizem o mesmo dos Estados Unidos, que mantêm lá as principais empresas do país, ou a França, de onde vem até a manteiga consumida no país africano.

Se “conforme seus amigos, assim você é” é um ditado que não serve para explicar as relações comerciais entre países, ao contrário, no caso de candidatos às eleições serve muito bem. Podemos até adaptar o ditado para “conforme seus candidatos, assim é seu partido político”.

Veja o caso de Selmo Santos, do DEM de São Paulo. Ele registrou sua candidatura a deputado federal de dentro da cadeia. Está preso por estelionato, desde janeiro deste ano, na casa de Detenção Provisória de Pinheiros, na capital paulista.

Ele foi preso porque responde processo por estelionato. Já foi condenado por estelionato, por falsidade ideológica e por tráfico de drogas. O cara mora num barraco e declarou que tem patrimônio de R$ 91,6 milhões. Entre seus bens está uma participação de R$ 80 milhões numa universidade que só existe no papel. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

Com toda essa ficha suja sua candidatura foi aprovada pelo DEM paulista. Fico imaginando o programa eleitoral do PSDB/DEM com José Serra na TV: “Por um país que pode mais, vote em Selmo Santos, do DEM, o candidato do Serra”. Aí surgem na tela o deputado Rodrigo Maia e o deputado ACM Neto: este nós apoiamos.

É isso. Conforme os candidatos, assim é o DEM e o PSDB.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?