1 de março de 2011

 

Prefeitura de Vitória da Conquista vai lançar Portal da Transparência

A prefeitura municipal de Vitória da Conquista, Bahia, vai lançar ainda em março o seu Portal da Transparência. A ferramenta democrática criada pelo prefeito Guilherme Menezes (PT) foi apresentada ao ministro do Controle e da Transparência, Jorge Hage, em audiência solicitada pelo deputado federal Emiliano José (PT-BA). Nadjara Régis é a Secretária Municipal da Transparência de Vitória da Conquista. Em parceria com a CGU, a prefeitura está implantando também o Registro de Preços, sistema que garante celeridade e economia ao município nos processos de compras.

Jorge Hage (CGU) afirmou que a experiência de Vitória da Conquista será usada como modelo, isso porque a Prefeitura Municipal inovou ao centralizar, na Secretaria da Transparência, a área de planejamento para captação de recursos públicos, passando pelo acompanhamento da execução dos convênios, até a última fase, que é a prestação de contas, fechando o ciclo da aplicação do dinheiro público no município.

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) afirmou que a atitude da prefeitura é muito mais do que uma ação pontual, pois constitui-se num gesto de ousadia, de coragem e clareza de que a construção do espaço de direito democrático passa pela transparência. "O Governo Lula compreendeu perfeitamente e os ministros Waldir Pires e Jorge Hage souberam levar à frente. O prefeito Guilherme Menezes, com o mesmo espírito da revolução democrática do Brasil, está sendo vanguarda nesse aspecto".

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?