25 de fevereiro de 2011

 

Indígenas da Bahia pedem apoio ao deputado Emiliano (PT) e ao senador Walter Pinheiro (PT)

Os caciques das nações Pataxó e Tupinambá, do Extremo Sul da Bahia, escolheram o deputado federal Emiliano (PT-BA) e o senador Walter Pinheiro (PT-BA) para intermediação junto ao Governo Dilma. Eles denunciam, em documento, “grave situação de descaso social nas áreas fundiárias, de educação, saúde e sustentabilidade dos povos indígenas". O mesmo documento foi entregue ao Secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Paulo Maldos.

O grupo foi liderado pelo presidente da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (INPAT), Gerdion Santos do Nascimento, conhecido como "Aruã Pataxó". Ele denuncia a morosidade da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e sustenta que isso tem trazido sérios problemas às comunidades indígenas da região. "Vários territórios estão sob liminar para retirada dos índios de áreas historicamente ocupadas pelos índios sem uma posição firme da FUNAI", afirmou Gerdion. O senador Walter Pinheiro assegurou que vai articular junto ao Ministério do desenvolvimento Agrário (MDA) respostas ás demandas dos líderes indígenas.

O senador baiano, quando era secretário de Planejamento da Bahia, teve atuação reconhecida na implementação do novo mapeamento cartográfico do estado, que poderá auxiliar na identificação das terras indígenas, além de prevenir calamidades públicas, aperfeiçoar o recolhimento fiscal e auxiliar no desenvolvimento de planos diretores urbanos. Segundo Aruã Pataxó, atualmente cerca de 5.800 indígenas das Aldeias Pataxó do Extremo-Sul da Bahia ocupam territórios localizados nos municípios de Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália, Belmonte e Itamaraju.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?