1 de março de 2011

 

Terra Magazine convida Zulu Araújo para ser colunista

Zulu Araújo, ex-presidente da Fundação Cultural Palmares (Governo Lula) inaugura sua coluna na revista digital Terra Magazine com o excelente artigo “Galã da Cidadania”, em que analisa a importância do ator negro Lázaro Ramos no cenário da secular discriminação racial existente no Brasil. Zulu Araújo identifica manifestações veladas (ou não) de preconceito, em particular no campo estético, em que a sociedade ainda acredita que só pode ser representada por brancos.

Zulu Araújo pode falar. Acompanhou a carreira de Lázaro Ramos desde o teatro Olodum. “Lázaro Ramos é hoje o fruto mais bem acabado que a luta pela promoção da igualdade racial produziu no país nas últimas décadas. Firme sem ser autoritário, culto sem ser esnobe, ousado sem ser irresponsável, político, sem ser militante, além, evidentemente do enorme talento, faz de Lázaro hoje, um símbolo da cidadania que buscamos. Prova disto é a forma madura, inteligente e criativa com que ele vem encarando o manifesto preconceito por conta da sua presença como protagonista de uma novela das oito”.

Zulu tem uma conclusão: a estratégia brasileira da luta contra o racismo está dando resultados. "E Lázaro Ramos é filho dileto e direto de uma concepção de luta contra o racismo que está dando certo". E isso não é fruto da bondade da elite, nem da mobilidade espontânea da sociedade. É o resultado de uma luta árdua e permanente em busca da cidadania plena.

VALE A PENA LER NA ÍNTEGRA

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?