12 de junho de 2011
Robinson Almeida e Miro Borges defendem democratização da comunicação
O Blog do Gusmão e o portal O Recôncavo se juntaram na cobertura do I Encontro de Blogueiros Progressistas da Bahia, realizado nos dias 10 e 11 de junho, em Salvador. Eles publicaram, em parceria, vídeo mostrando a palestra de Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Miro Borges resumiu os três pontos consensuais entre os blogueiros progressistas do Brasil, pontos que unificam pensamento e ação dos ativistas digitais.
Também divulgaram, em parceria, a posição do Secretário de Comunicação do Estado da Bahia, Robinson Almeida, que defendeu o fortalecimento e a organização dos blogueiros progressistas, inclusive na disputa pelo mercado publicitário.
Ao comentar o tema “Políticas Públicas de Comunicação e Democratização das Verbas Publicitárias”, o jornalista Altamiro Borges (Vermelho e Barão de Itararé) adverte que a área de comunicação do Brasil sempre foi hegemonizada pelo setor privado, lembrando que esta não é a história da experiência da comunicação na Europa, por exemplo.
Para Miro, a “complementaridade entre o setor público e o privado” nunca existiu no Brasil. Para ele, o Estado brasileiro nunca teve uma política pública de comunicação e nunca enfrentou a regulamentação do setor, que a grande imprensa chama, marotamente, de “censura”. As grandes corporações da mídia nacional não quer regulamentação, porque, na prática, elas já regulamentam, na prática, o mercado.
Daí a necessidade de criarmos políticas públicas de comunicação que assegurem a diversidade e liberdade da comunicação, tendo o Estado brasileiro um papel fundamental neste processo, explica Altamiro Borges. Para ele, os blogueiros devem buscar o que nos unifica: a democratização da comunicação, a liberdade de expressão, democracia e justiça social. Aí, segundo ele, teremos a capacidade de ajudar a democratizar a comunicação no Brasil.
VEJA VÍDEO NO BLOG DO GUSMÃO
Também divulgaram, em parceria, a posição do Secretário de Comunicação do Estado da Bahia, Robinson Almeida, que defendeu o fortalecimento e a organização dos blogueiros progressistas, inclusive na disputa pelo mercado publicitário.
Ao comentar o tema “Políticas Públicas de Comunicação e Democratização das Verbas Publicitárias”, o jornalista Altamiro Borges (Vermelho e Barão de Itararé) adverte que a área de comunicação do Brasil sempre foi hegemonizada pelo setor privado, lembrando que esta não é a história da experiência da comunicação na Europa, por exemplo.
Para Miro, a “complementaridade entre o setor público e o privado” nunca existiu no Brasil. Para ele, o Estado brasileiro nunca teve uma política pública de comunicação e nunca enfrentou a regulamentação do setor, que a grande imprensa chama, marotamente, de “censura”. As grandes corporações da mídia nacional não quer regulamentação, porque, na prática, elas já regulamentam, na prática, o mercado.
Daí a necessidade de criarmos políticas públicas de comunicação que assegurem a diversidade e liberdade da comunicação, tendo o Estado brasileiro um papel fundamental neste processo, explica Altamiro Borges. Para ele, os blogueiros devem buscar o que nos unifica: a democratização da comunicação, a liberdade de expressão, democracia e justiça social. Aí, segundo ele, teremos a capacidade de ajudar a democratizar a comunicação no Brasil.
VEJA VÍDEO NO BLOG DO GUSMÃO