2 de setembro de 2007

 

Grupo Abril faz oposição a Lula porque tem interesses contrariados

O blog “Os Amigos do Presidente Lula” matou a charada. A Editora Abril faz oposição ao Governo Lula por idealismo? Ideologia? Divergência política? Nada disso. A Editora Abril faz oposição irracional ao Governo Lula porque acabou a mamata.

Primeiro, vendeu 30% de seu controle acionário para o grupo sul-africano Naspers. Agora, vendeu a TVA para a Telefônica espanhola. Tem mais novidades. O Grupo Abril está negociando a Editora Ática, de livros didáticos, para a Editora Ouro.

E por que toda essa movimentação? É que até o final do governo demo-tucano de FHC a Editora Ática era a MAIOR fornecedora de livros didáticos para o MEC. Mina de ouro. A empresa usava sua estrutura de marketing e distribuição em larga escala para convencer professores a escolherem seus livros. As editoras menores não tinham esse poder de fogo.

Ora, o Governo Federal é o maior comprador individual de livros didáticos do mundo, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Com o Governo Lula as regras mudaram. O critério passou a ser o da qualidade. Assim, as editoras menores conquistaram mais espaço, maior participação.

Com o fim da mercantilização selvagem, o Grupo Abril perdeu 30% do mercado em 2004. E foi perdendo mais.

A direção da Abril Educação considera que o Governo Federal, atualmente, é um “negociador duro”, que tem inclusive “achatado” o preço dos livros escolares. O Governo Federal passou a comprar livros didáticos 25% mais baratos, em relação aos preços vendidos nas livrarias. A mamata acabou.

Com a compra em escala o poder de barganha do Governo Federal é grande, quando não há corrupção, e foi assim que os preços baixaram. Por que não agia assim no Governo FHC são eles que têm que explicar.

Com os lucros controlados, a Editora Ática foi posta à venda. Não há mais privilégios. Não é mais competitiva.

Ou seja, o Grupo Abril financia a oposição ao governo Lula pelo vil metal (que perdeu).

Agora dá para entender porque eles financiaram candidatos do PSDB.

Fonte: hhttp://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?