4 de agosto de 2010
Jornal Nacional recebe ordens para “tirar o pé” das notícias com Lula
A rede MobilizaçãoBR reproduz reportagem do site Nas Retinas, do jornalista Luiz Carlos Azenha. “JN “tira o pé” de Lula”. A Rede Globo já está repetindo a indecência de 2006, quando o Editor de Economia do Jornal Nacional recebeu ordens “do Rio” para que tirasse o pé das reportagens sobre aspectos econômicos da economia. A coisa está se repetindo. A ordem agora é “tirar o pé” de toda cobertura presidencial.
Em ano eleitoral, Jornal Nacional retira Lula do noticiário
Por Luiz Carlos Azenha
É evidente o esforço do Jornal Nacional para evitar que a candidata Dilma Roussef seja reconhecida pelo público como a candidata do presidente Lula. À medida que Lula aparece ao lado de Dilma, sua popularidade se cola à candidata. Um presidente com mais de 80% de aprovação popular pode, sim, impulsionar seu sucessor, apesar da mídia brasileira não querer e agora cobrar do presidente imparcialidade nas eleições.
Para atacar o presidente, espalhando preconceitos, a mídia não o trata como o titular do mais alto cargo público do país. Basta lembrar o bando de cachorros loucos que o entrevistou no Roda Viva em 2005, durante a mais grave crise de seu governo.
Recebi de profissionais de mídia, especializados em clipping e acompanhamento de telejornais, tabelas comparativas que mostram como o Jornal Nacional está limando Lula do noticiário em 2010 enquanto em outros jornais, a média de aparições do presidente muda pouco. Isso não é falta de pauta relevante, pois os outros jornais continuam com cobertura frequente dos atos da Presidência.
Em junho de 2010 Lula teve 4 citações no JN Nacional contra 9 em 2009. Em julho foram 3 em 2010 contra 13 em 2009. O blog Nas Retinas publica planilhas provando a esculhambação que está virando a cobertura presidencial do Jornal Nacional.
De janeiro a julho de 2009, o presidente Lula apareceu falando no JN 57 vezes. No mesmo período deste ano, foram 44. Uma redução acima de 20%. No entanto, se descontarmos as sonoras relacionadas ao Irã, que foram 12 no período, a queda seria de 44%, perto da metade. Na comparação apenas dos dois meses mais recentes, a diferença é impressionante:
junho de 2009 - 9 sonoras do Lula no JN (mais de 2 por semana);
junho de 2010 - 4 sonoras (uma por semana);
julho de 2009 - 13 sonoras (mais de 3 por semana);
julho de 2010 - apenas 3 sonoras (menos de uma por semana).
A REDE GLOBO PRESTA UM DESSERVIÇO AO BRASIL AO SABOTAR A DEMOCRACIA.
Em ano eleitoral, Jornal Nacional retira Lula do noticiário
Por Luiz Carlos Azenha
É evidente o esforço do Jornal Nacional para evitar que a candidata Dilma Roussef seja reconhecida pelo público como a candidata do presidente Lula. À medida que Lula aparece ao lado de Dilma, sua popularidade se cola à candidata. Um presidente com mais de 80% de aprovação popular pode, sim, impulsionar seu sucessor, apesar da mídia brasileira não querer e agora cobrar do presidente imparcialidade nas eleições.
Para atacar o presidente, espalhando preconceitos, a mídia não o trata como o titular do mais alto cargo público do país. Basta lembrar o bando de cachorros loucos que o entrevistou no Roda Viva em 2005, durante a mais grave crise de seu governo.
Recebi de profissionais de mídia, especializados em clipping e acompanhamento de telejornais, tabelas comparativas que mostram como o Jornal Nacional está limando Lula do noticiário em 2010 enquanto em outros jornais, a média de aparições do presidente muda pouco. Isso não é falta de pauta relevante, pois os outros jornais continuam com cobertura frequente dos atos da Presidência.
Em junho de 2010 Lula teve 4 citações no JN Nacional contra 9 em 2009. Em julho foram 3 em 2010 contra 13 em 2009. O blog Nas Retinas publica planilhas provando a esculhambação que está virando a cobertura presidencial do Jornal Nacional.
De janeiro a julho de 2009, o presidente Lula apareceu falando no JN 57 vezes. No mesmo período deste ano, foram 44. Uma redução acima de 20%. No entanto, se descontarmos as sonoras relacionadas ao Irã, que foram 12 no período, a queda seria de 44%, perto da metade. Na comparação apenas dos dois meses mais recentes, a diferença é impressionante:
junho de 2009 - 9 sonoras do Lula no JN (mais de 2 por semana);
junho de 2010 - 4 sonoras (uma por semana);
julho de 2009 - 13 sonoras (mais de 3 por semana);
julho de 2010 - apenas 3 sonoras (menos de uma por semana).
A REDE GLOBO PRESTA UM DESSERVIÇO AO BRASIL AO SABOTAR A DEMOCRACIA.