31 de julho de 2010

 

Dia 13 de agosto, Fidel Castro completa 84 anos, com saúde recuperada.

Salve Fidel. A nova direita que comanda a campanha de Serra (PSDB/DEM) não vai gostar, mas, no próximo dia 19 de agosto, o comandante Fidel Castro vai completar 84 anos totalmente recuperado da saúde.

Fidel Castro está voltando a aparecer em público, participou de programa de TV, reuniu-se com jovens, artistas e intelectuais e visita regiões do país que libertou da exploração norte-americana há mais de 50 anos. Dia 25 de julho chegou a vestir a camisa verde-oliva das Forças Armadas Cubanas. Lá, ao contrário do Brasil, o Exército é amado pelo povo.

Fidel também anunciou recentemente a próxima publicação de um livro seu, intitulado A vitória estratégica, que narra o triunfo de seu Exército rebelde em Sierra Maestra em 1958 e no qual incluiu uma "pequena autobiografia" sobre sua infância e juventude.

Ontem, sexta-feira, 30, visitei o cantor, compositor e produtor cultural Vitor Santana em Belo Horizonte. Ele é um dos coordenadores do evento “Cultura e Pensamento”, que vai ocorrer de 2 a 7 de agosto na capital mineira.

Na casa dele, estavam jovens artistas senegaleses, espanhóis, portugueses e cubanos. Todos cantavam músicas cubanas com muito entusiasmo. Mas a conversa gira em torno da cultura, não de política, mesmo que a campanha eleitoral tenha começado por aqui.

Na programação do evento há mesas de debate, palestras, workshops, mostra de filmes, audiovisuais, artes plásticas e muita música. Os temas giram em torno da cultura, diversidade, direitos humanos, meio ambiente, arte e novas linguagens. Eles debatem o tema “Territórios Solidários na Cultura”. Para eles, Cuba é uma referência cultural.

Durante o alegre sarau, eles ficaram sabendo da pesquisa Ibope, com 39% para Dilma e 34% para Serra. Incorporaram o fato à festa e continuaram a cantar e a falar sobre o evento “Cultura e Pensamento – Juventude e Ativismo”, que tem por objetivo a criação de uma rede internacional dedicada à aproximação cultural entre África e América Latina. É uma iniciativa da ONG Contato, dirigida por Vitor Santana e Helder Quiroga, numa parceria com Asociación Hermanos Saíz (Cuba), Centro Cultural Casa África (Senegal-Brasil) e ONG CIC Bata (Espanha), com apoio do MINC.

O evento vai se encerrar com um show de Chico César, no Music Hall.

Vitor Santana continua a tocar violão, eu vou me despedindo porque, embora o 6º Congresso de Ouvidores e Ouvidoras tenha se encerrado, amanhã é dia de voltar para minha realidade na Bahia: trabalho e campanha de Emiliano para deputado federal 1331.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?