9 de setembro de 2010

 

Cuba propõe eliminação total das armas nucleares

Agência Adital – Cuba propôs hoje (09/09) que a metade dos atuais gastos militares, incluídos os relativos às armas nucleares, seja destinada ao desenvolvimento econômico e social através de um fundo dirigido pelas Nações Unidas.

Também propôs um plano de ação que permita alcançar a eliminação total e a proibição completa deste tipo de armamento em um prazo no máximo de 15 anos.

As propostas foram feitas pelo representante suplente permanente de Cuba na ONU, Rodolfo Benítez, ao falar na Sessão Solene da Assembleia Geral pelo Dia Internacional contra os Testes Nucleares.

O diplomata disse que a simples existência destes artefatos constitui uma grave ameaça para a paz e segurança, e recordou que hoje existem armas suficientes para aniquilar várias vezes a vida sobre a Terra e toda a obra da civilização. Ele considerou urgente a proibição e eliminação total destes instrumentos nucleares.

Com os recursos que hoje se dedicam aos armamentos, incluindo a modernização das armas nucleares, se poderia alimentar os 1 bilhão e 200 milhões de famintos existentes no mundo e garantir uma moradia adequada a mais de 640 milhões de crianças necessitadas.

Estes gastos ocorrem quando quatro quintos da humanidade vivem no subdesenvolvimento e na pobreza, 800 milhões de adultos não sabem ler e 17 mil crianças morrem de fome a cada dia.

A sessão da Assembleia Geral desta quinta-feira (9) foi a primeira celebração do Dia Internacional contra os Testes Nucleares, proclamado no ano passado para ser lembrado a cada 29 de agosto. (Prensa Latina).

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?