8 de setembro de 2010

 

A 37ª Jornada de Cinema da Bahia transpira política com P maiúsculo.

Acontece em salvador, de 9 a 16 de setembro, a 37ª Jornada de Cinema da Bahia, criação e direção do cineasta Guido Araújo. “Por um mundo mais humano” é o lema permanente. Mas o destaque deste ano é a temática em torno da defesa do meio-ambiente. Como sempre ocorre, o evento incorpora outras linguagens artísticas, sobretudo as artes plásticas e a música. Criativo mesmo é o envolvimento das pessoas com deficiência visual – a hora e a vez do INVISUAIS. A sessão Cine Acessível oferece filmes audiodescritos.

Em 1972, recém-saído da prisão da ditadura, virei jornalista e minha primeira tarefa foi cobrir a Jornada de Cinema da Bahia, numa entrevista coletiva no ICBA. Nunca mais perdi de vista o cineasta Guido Araújo. Ainda em setembro, eu o vi no lançamento da campanha de Emiliano José (PT), no Cais Dourado, na Cidade Baixa. Ele inclusive gravou uma declaração de apoio à candidatura de Emiliano, que está disponível no YouTube.

Por minhas contas deveria ser a 39ª Jornada de Cinema, mas, durante dois anos da “Era Collor” (1989/1990) ela foi interrompida. Segundo Guido Araújo, nestes dois anos de lacuna, para não deixar passar em branco, ele promoveu o Simpósio Internacional “O Cinema na Defesa do Meio Ambiente”, que está de volta. Começa nesta sexta-feira (10), às 9h, na Sala Ilha de Maré, do Hotel Victória Marina, no Corredor da Vitória, Salvador. Na pauta, meio ambiente, florestas e reforma agrária.

A cerimônia de abertura acontece nesta quinta-feira, 19h, no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, sob condução da atriz Ingra Liberato.

Na próxima segunda-feira (13), às 18h, no ICBA, uma sessão vai projetar a cenas de Under Attack, de Iara Lee, a diretora brasileira que integrava a Flotilha da Liberdade, grupo de ajuda humanitária que tentava furar o bloqueio nazista de Israel para levar 10 mil toneladas de alimento aos refugiados da Faixa de Gaza.

Será também uma oportunidade de ver Nablus – A Cidade Fantasma, sobre crianças palestinas que enfrentam militares israelenses com pedras.

LEIA MAIS AQUI

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?