24 de abril de 2008

 

A Bahia do preconceito recebe conferência GLBT

É um marco histórico. De hoje, 24 de abril, ao dia 26, acontece no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, a I Conferência Estadual de GLBT, com o tema "Direitos Humanos e Políticas Públicas: O caminho para garantir a Cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais". Trata-se da última etapa preparatória para a I Conferência Nacional GLBT, prevista para ocorrer dias 6, 7 e 8 de junho, em Brasília.

É um marco histórico porque esse pessoal todo, aqui na Bahia - pelo menos a parte pobre - sempre foi discriminado e perseguido. Quem não se lembra dos policiais-militares que jogaram ao mar da Pituba os travestis que faziam a noite? Dos 122 homossexuais assassinados em 2007 no Brasil, 18 foram na Bahia.

A Conferência integra as ações do programa "Brasil sem Homofobia", do Governo Lula, convocada por decreto Federal em novembro de 2007 e acatada pelo Governo Wagner, através do Decreto 10.910 de 18 de janeiro de 2008.

Em abril foi realizada uma maratona de Conferências Territoriais em 17 territórios identitários, onde as populações GLBT discutiram e apresentaram propostas de políticas públicas voltadas para atender as demandas dos homossexuais.

Estas proposições serão apresentadas e discutidas, agora, para que na Conferência Nacional sejam propostas diretrizes para subsidiar a implementação de políticas públicas para essa população e viabilizar o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, além de avaliar e propor estratégias para fortalecer o Programa Brasil Sem Homofobia.

É a vitória da luta pelo direito à dignidade e pelo respeito à diferença. Torço daqui para que os organizadores convidem as autoridades policiais-militares baianas. Elas merecem ser educadas para o respeito às diferenças. É o Brasil sem homofobia.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?