18 de março de 2008

 

Revista IstoÉ presta desserviço à Língua Portuguesa

A revista IstoÉ presta um grande desserviço à cultura e ao Brasil. Passou a oferecer em fascículos aos seus pobres leitores a Novíssima Gramática Ilustrada de Sacconi. Segundo o lingüista Marcos Bagno é o que há de mais reacionário, conservador e antiquado em matéria de estudo gramatical. Sem falar do preconceito contra a diversidade lingüística e o dogmatismo na doutrina gramatical. É um fascista.

Os grupos sociais que não falam como o que ele determinou que é o “certo” são atingidos por seu discurso fascistóide, que trata como “língua de jacu” os nordestinos, os baianos, os indígenas, os peões, os analfabetos, os imigrantes italianos, os idosos, os militantes do PT, os afrodescendentes. Sobra até para os jornalistas. O autor é um desastre.

Em particular, Sacconi destrata a Bahia e sua “influência africana”. A revista Istoé precisa ser processada por crime de lesa-pátria, atentado à cultura e denunciada ao Procon por propaganda enganosa. Não há nada de “novíssima” na gramática que empurra lixo e preconceito aos seus (pobres) leitores.

Leia o artigo de Marcos Bagno na revista Caros Amigos, na mesma edição em que Luis Nassif detona a revista Veja. Imperdível.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?