9 de dezembro de 2009

 

Cidades violentas da Bahia vão receber verbas federais

Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Feira de Santana estão entre as 22 cidades que ocupam as piores posições no ranking das cidades onde os jovens estão mais vulneráveis à violência. Todas elas vão receber verbas federais do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci). Os prefeitos dessas cidades foram chamados a Brasília.

O estudo sobre as cidades violentas, encomendado pelo Ministério da Justiça e feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, criou um Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência para analisar o nível de segurança dos jovens em 266 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Para calcular o índice foram considerados o total de homicídios, mortes no trânsito, acesso a escola e emprego, pobreza e desigualdade em cada um dos municípios.

Entre os 43 municípios em que os jovens estão mais vulneráveis à violência, 25 cidades ainda não recebiam verbas do Pronasci. Entre elas estavam Itabuna, na Bahia, e Marabá, no Pará, os primeiros colocados no ranking. Os prefeitos das cidades violentas terão que aderir ao Pronasci, depois apresentar projetos.

Criado em agosto de 2007, o Pronasci destina verbas para municípios brasileiros desenvolverem projetos de segurança pública, já recebeu a adesão de 104 municípios de 21 Estados e liberou até novembro deste ano R$ 900 milhões para programas que investem em benefícios salariais para policiais e criam gabinetes de gestão integrada nos municípios.

Tem prefeito que é cego.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?